sexta-feira, 6 de março de 2020

Bruno Lage tal como foi Jorge Jesus no seu 2º ano é um alvo para o sistema

Artur Soares Dias, Jorge Sousa, Carlos Xistra, Pedro Proença e Olegário Benquerença (BANDO DOS 5), são estatisticamente os 5 árbitros que garantiram a maior vantagem do F. C. Porto em relação ao Benfica nas últimas 12 épocas. 2 equipas semelhantes, Benfica e F. C. Porto que conquistaram os mesmos 899 pontos em 373 jogos, é com indignação que descobrimos que com esses mesmos plantéis de valias semelhantes, com o BANDO DOS 5, o F. C. Porto só perdeu 70 pontos em 110 jogos e o Benfica perdeu 117 pontos em 102 jogos. Será que esses 47 pontos pontos de vantagem do F. C. Porto terá alguma coisa a ver com os 27 penaltis favoráveis que usufruiu a mais do que o Benfica nos jogo do BANDO DOS 5? É que diretamente com 27 penaltis, podem ser acrescentados 54 pontos se todos eles forem assinalados com o jogo empatado.

Nesta temporada, Bruno Lage teve que levar com o Jorge Sousa na Luz e o o Artur Soares Dias no Dragão, foi a forma que arranjaram para lhe diminuir o rendimento médio. Isto, que lhe aconteceu, já havia acontecido com resultados ainda mais desastrosos a outro grande treinador que o Benfica teve. Os anos que mais vezes nomearam o BANDO DOS 5 para jogos do Benfica, foram:

  • 14 vezes no 1º ano de Jesus, só eles conseguiram fazer esse extraordinário plantel do Benfica 2009/10 perder pontos (coitado do Jesus, teve que levar com eles em quase metade do campeonato só para que o Sistema garantisse que não ganhava o campeonato com muitos pontos de avanço para o F. C. Porto, foram só 8 pontos de diferença). Mas, mesmo nesta época em que com todos os outros árbitros o Benfica conquistou 100% dos pontos possíveis, o BANDO DOS 5 conseguiu fazer o Benfica perder 14 pontos e o F. C. Porto apenas 5 pontos. Não deu para o F. C. Porto ser campeão, mas não se pode dizer que não deram a ajuda, que costuma dar.
  • Em 2008/09 os nomearam por 13 vezes para jogos do Benfica em que permitiram ao clube apenas conquistar 49% dos pontos possíveis, colocaram o clube à 11 pontos do 1º classificado no final dessa época. Também controlaram 12 jogos do F. C. Porto, garantindo-lhe uma vantagem confortável sobre a concorrência (78% dos pontos possíveis).
  • Na época 2017/18 também conseguiram garantir que o F. C. Porto seria campeão, ao serem nomeados para controlar 12 jogos do Benfica nessa temporada e 11 jogos do F. C. Porto.


Jorge Jesus, depois do seu extraordinário 1º ano no Benfica 2009/10, em que não perdeu nenhum ponto que não seja, nos jogos que contaram com a presença do BANDO DOS 5, no seu 2º ano o sistema preparou-lhe uma armadilha, enquanto ainda estava no período de adaptação dos jovens novos reforços Sálvio e Nico Gaitan, que vieram substituir os transaccionados Ramires e Di Maria, conhecedores das capacidades do BANDO DOS 5 em diminuir o rendimento do Benfica, o Conselho de Arbitragem nomeou-lhe Pedro Proença, Olegário Benquerença e Carlos Xistra, logo nas primeiras 5 jornadas Há 5ª jornada instalou-se a crise no Benfica, como era expectável, pois já tinha ficado a 9 pontos do líder F. C. Porto. Foi assim criada, uma boa almofada para o F. C. Porto de Villas-Boas que esteve toda a temporada consistente. Após essas 5 jornadas, resolveram afrouxar um pouco a utilização do BANDO DOS 5 nos jogos do Benfica, pois eles sabem o efeito que estes elementos tem no rendimento do Benfica.  A pressão recaía sobre Jorge Jesus e já sem a constante preocupação do BANDO DOS 5 nos jogos seguintes, o certo é que o treinador continuou a fazer o seu trabalho e dos próximos 17 jogos do campeonato, só não conseguiu vencer o único que lhe colocaram um arbitro do BANDO DOS 5 (na altura o jovem Artur Soares Dias que ninguém sabia que iria ser tão bom a inclinar os campos como o Pedro Proença), ao 18º jogo, uma vez que o Benfica 2010/11 já vinha numa sequência de 18 jogos a vencer para todas as competições, inclusive uma vitoria na 1ª mão da 1/2 final da Taça por 2-0 em pleno Dragão, soaram os alarmes, a solução passa por nomear Carlos Xistra para apitar a deslocação do Benfica a Braga na 22ª jornada. Começa o jogo, este vendo que o Benfica já se tinha adiantado no marcador por 1-0, resolve inventar a expulsão do Javi Garcia ainda na 1ª parte. Como é óbvio, o plantel do Braga que na época passada tinha discutido o titulo até a última jornada, aproveitou a superioridade numérica para vencer esses jogo por 2-1. Em jogos contra grandes adversários é que o penalti e a expulsão se torna mais determinantes. Vejam o que o Carlos Xistra teve de fazer para retirar definitivamente o Benfica da luta em 2010/11.
A partir dessa jornada, Jorge Jesus, desiludido com os responsáveis da arbitragem e com a Liga Portuguesa deixou de utilizar o Fábio Coentrão, Javi Garcia, Aimar, Saviola, Cardozo, etc, na liga portuguesa e passou a utilizar o Carole, Airton, Felipe Menezes, Franco Jara e Kardec e os anteriores titulares só ficaram a jogar na Europa. Está forma de protesto fez com que perdessem ritmo de jogo e na fase mais avançada da época já não conseguiram ter sucesso nas outras provas que havia para ganhar, se bem que a 2ª mão da taça de Portugal, ainda traumatizados pela arbitragem anterior, voltaram a  nomear Carlos Xistra que deixou passar o 3-1 em fora-de-jogo que anulou os 2-0 que o Benfica trazia de vantagem. 

Controlando o BANDO DOS 5, a esmagadora maioria dos jogos em que o F. C. Porto enfrenta um rival suficientemente forte para dividir o favoritismo da partida e garantindo que nesses jogos arbitrados pelo BANDO DOS 5, em média o F. C. Porto conquista mais 17% dos pontos possíveis do que qualquer rival em Portugal, então qualquer plantel do F. C. Porto que, não seja muito incompetente conseguirá terminar a época em 1º lugar, pois um verdadeiro candidato ao título nestas últimas 12 épocas tem de ser capaz de conquistar 80% dos pontos possíveis. Com essa capacidade média, esse clube nunca deveria precisar de uma grande influência arbitral para ter um bom desempenho médio nos restantes jogos contra as equipas mais fracas do campeonato, é vergonhoso que também nesses jogos a equipa necessite do amparo semelhante ao que é dado pelo BANDO DOS 5. Uma equipa que em 110 jogos (45 deles contra o Benfica, Sporting e Braga) consegue conquistar 79% dos pontos possíveis, tem de conseguir vencer facilmente as outras equipas pequenas e médias dimensões do campeonato. 

Enquanto, todos os 5 do BANDO estiveram em atividade ao mesmo tempo, era quase infalível, o F. C. Porto iria ser sempre campeão, neste momento já só restam 3, o F. C. Porto só consegue ser campeão se o Conselho de Arbitragem continuar a insistir que Artur Soares Dias, Jorge Sousa e Carlos Xistra tem que continuar a controlar os jogos que decidem o título, ou seja os jogos do F. C. Porto e do Benfica.


Olhem com atenção para os dados que o Conselho de Arbitragem tem, e que não são facultados aos adeptos.

A Estatística comprova que nas 2 épocas em que o BANDO DOS 5 foi nomeado para poucos jogos do F. C. Porto (apenas 6 jogos em 2009/10 e 2013/14), o clube sem a ajuda destes seus melhores ativos nunca conseguiu ser campeão, mesmo numa altura em que o F. C. Porto tinha planteis melhores que o atual.
  • O F. C. Porto é um fortíssimo candidatos, sempre que o BANDO DOS 5 apita 9 ou mais jogos do clube, foi campeão com 11 pontos de avanço do Benfica em 2008/09 em que teve o BANDO DOS 5 por 12 vezes nos seus jogos (atenção que nessa temporada a 17ª jornada quando, o Benfica estava a vencer o F. C. Porto e preparava-se para assumir a liderança, Pedro Proença decide se deixar enganar pela queda na área do Lisandro Lopez, o 1-1 final permitiu ao F. C. Porto caminhar na liderança até ao final da época. Mais tarde, Lisandro foi castigo por um sumaríssimo, mas os pontos e o título, já havia sido entregue pelo Pedro Proença ao F. C. Porto. Ninguém viu qual foi o castigo para o Pedro Proença! 
  • Na época 2017/18, depois de 4 anos sem vencer, a um F. C. Porto cada ano mais fraco não dava jeito nenhum contar com eles em apenas 6 ou 8 jogos, logo o Conselho de Arbitragem deu a ajuda necessária e o F. C. Porto aproveitou as 11 vezes que teve o BANDO DOS 5 para se sagrar campeão pela última vez. 
  • Já na época, 2015/16 mesmo tendo o BANDO DOS 5 ajudado por 13 vezes não conseguiu terminar com mais de 80% conquistados, não havia forma dessa equipa se sagrar campeão, quando o Jorge Jesus comandava uma equipa que conquistou 83% dos pontos nessa época.
  • Curiosamente, as 2 épocas em que só foram nomeados por 6 vezes, tal só aconteceu porque estes árbitros falharam na proteção do F. C. Porto em relação aos seus rivais, pois em 2009/10 como Pedro Proença não conseguiu evitar a derrota do F. C. Porto em Braga à 5ª jornada deixou de ser indicado para servir os interesses do clube nessa temporada, foi de longe a pior época do F. C. Porto, até terminou a época atrás do Braga, já na época 2013/14, Artur Soares Dias não conseguiu proteger o F. C. Porto da derrota contra o Benfica e Pedro Proença contra o Sporting, logo deixaram de ser indicados para servir o clube nessa temporada.
  • Curiosamente, o F. C. Porto em algumas épocas até consegue ter um melhor rendimento médio nos jogos arbitrados pelo BANDO DOS 5 (que são maioritariamente contra os grandes clubes), do que o rendimento médio do clube (80%) com todos os outros árbitros, jogos maioritariamente com equipas pequenas, veja-se os grandes desempenhos médios com o BANDO DOS 5 nas épocas de 2008/09 (78% ajudou a ser campeão), 2010/11 (85% ajudou a ser campeão), 2011/12 (85% ajudou a ser campeão), 2012/13 (100% ajudou a ser campeão), depois disso só conseguiu ser campeão em 2017/18 (88% ajudou a ser campeão). Sem a ajuda do BANDO DOS 5 é difícil, seria muito mais difícil! 
  • O BANDO DOS 5 nesta incessante ajuda ao F. C. Porto, ainda não se deu conta que está a matar o desejo dos adeptos em ver um jogo de futebol, sempre que o nomeado para um jogo do F. C. Porto, o Artur Soares Dias, o Jorge Sousa e o Carlos Xista, já ninguém tem dúvidas que qual é a equipa com maiores probabilidades de vencer. É por isso, que mesmo não sendo bruxo, e conhecendo a estatística de que o F. C. Porto e o Benfica são os elencos com as valias mais semelhantes na Liga portuguesa antes do último clássico, publiquei isto e jogo veio a dar.me razão, aconteceu o penalti que iria acontecer se necessário fosse e para a equipa que previ.
  • O Benfica tem tido dos melhores plantéis da nossa liga, como se pode ver pelo rendimento médio que tem tido em cada época com todos os restantes árbitros, pois este BANDO DOS 5 não são elementos neutros, equidistantes no jogo. Só durante a época 2018/19 com a descrença dos adeptos em Rui Vitória e a constante contestação é que o desempenho médio foi muito baixo, em todos os outros anos a equipa tem tido mais de 80% dos pontos possíveis conquistados com uma arbitragem verdadeira. E olhe como o mesmo plantel, nas mãos de um grande treinador e com o apoio incondicional e generalizado dos adeptos conseguiu fazer o final da temporada com 18 vitórias e apenas 1 empate.

O BANDO DOS 5 só é nomeado para os jogos do F. C. Porto quando conseguem servir os interesses do F. C. Porto e não só servem nesses jogos como também nos jogos do seu principal rival, que eles transformam numa equipa com muito menor rendimento médio do que o F. C. Porto. Todos os treinadores do Benfica tiveram grandes problemas com os jogos arbitrados pelo BANDO DOS 5, este baixo rendimento com eles não é um problema exclusivo do Bruno Lage, Rui Vitória ou Jorge Jesus, para o BANDO DOS 5 o Benfica é que não pode vencer os jogos, é indiferente o nome do treinador.
Mas, como se pode ver no quadro, a estatística comprova que Bruno Lage é de longe o melhor treinador que passou pelo Benfica nos últimos anos. O Jorge Jesus também foi um treinador de sucesso no Benfica, mas também nunca conseguiu ultrapassar os incompreensíveis obstáculos que o BANDO DOS 5 costuma colocar no caminho do Benfica, apenas conseguiu conquistar 58% dos pontos possíveis nos jogos do BANDO DOS 5. Mesmo um bom treinador como o Jorge Jesus não consegue arranjar antídoto para ultrapassar o BANDO DOS 5, Rui Vitória mesmo tendo entrado num período em que o Benfica era recorrentemente campeão, (já só restavam Artur Soares Dias, Jorge Sousa e Carlos Xistra) o certo é que nesses 29 jogos so conseguiu conquistar 62% dos pontos, já o Bruno Lage conseguiu conquistar 83% dos pontos mesmos nos jogos em que tem que levar com o BANDO DOS 5. Com todos os restantes árbitros Bruno Lage, conquista 90% dos pontos possíveis, é esse o contributo que um grande treinador pode dar a uma equipa, melhor 10% em relação ao seu rendimento médio na última década. Os números indicam que Bruno Lage é ainda mais competente que o Jorge Jesus, quer nos jogos normais com todos os outros árbitros, quer a ultrapassar os obstáculos criados pelo BANDO DOS 5.

Desenganem-se os ingénuos adeptos Benfiquistas que no atual momento de frustrantes resultados, acreditam que a melhor solução é deixar o Bruno Lage sem o apoio que o jovem técnico tanto necessita. Bruno Lage não é o principal problema para o Benfica ter a 23ª jornada menos 1 pontos que o F. C. Porto. É que é mesmo o contrário, o recente sucesso do Benfica só foi possível pela extraordinária capacidade de liderança técnica do Bruno Lage, que foi capaz de vencer mesmo tendo que ultrapassar grandes pedras que lhe são colocadas no caminho. No ano passado, Bruno Lage estreou-se na 16ª jornada, com o Benfica a 7 pontos da liderança., logo à data aos olhos dos responsáveis da arbitragem o titulo já estava garantido para o F.C. Porto, não havia a necessidade de recorrer aos árbitros que garantem que o F. C. Porto não tem rival em Portugal (BANDO DOS 5) para diminuir mais as probabilidades desse Benfica 2018/19 ser campeão, por isso antes de conseguir passar para a liderança apenas teve que levar com o Artur Soares Dias à 20ª jornada (num dia de grande inspiração dos Benfiquistas que o Artur Soares Dias conseguiu transformar num 4-2 final, anulando 2 golos do Benfica em Alvalade, o possível 2-0 aos 22 minutos e o possível 4-1 aos 56 minutos, também ainda deixou transparecer pretensões de anular novo golo ao João Félix aos 36 minutos, deu dó, ver o desalento que provocou no jovem João Félix nesse momento, mas ai o VAR não lhe permitiu retirar mais esse golo ao Benfica) e com o Jorge Sousa na 24ª jornada (só um grande Benfica poderia ter virado um jogo em que o 1-0 para o F. C. Porto foi precedido de fora-de-jogo que Jorge Sousa deixou passar e logo que o Benfica conseguiu marcar 2 golos, Jorge Sousa tratou de expulsar o Gabriel com um insólito duplo amarelo no mesmo lance, bastava o F. C. Porto ter um 11 mais competente do que 10 Benfiquistas comandados pelo Bruno Lage para aproveitar os 18 minutos em superioridade numérica para evitar essa derrota e assim se sagraria campeão nacional facilmente).
Depois do Benfica assumir a liderança no campeonato 2018/19, o sistema ficou a saber que Bruno Lage só podia ser um técnico bastante competente por ter sido capaz de se manter obstinado em busca do objetivo desportivo, tendo sido obrigado a ultrapassar grandes obstáculos arbitrais nos jogos contra os seus rivais diretos, logo o último recurso que restava era então recorrer a algum dos elementos do BANDO DOS 5, só esses apresentam dados estatísticos que garantem nestas últimas 12 épocas que o Benfica não conseguiria vencer nenhum campeonato em Portugal. Assim sendo, recorreu-se ao Carlos Xistra na 27ª jornada (Benfica 1 - Tondela 0, tendo Carlos Xistra anulado ao Benfica 1 golo aos 16 minutos e outro aos 49 minutos para finalmente deixar subir no marcador o 1-0 final aos 84 minutos, acabou sendo o único jogo da era Lage 2018/19 em que o Benfica terminou os 90 minutos só com 1 golo), em desespero recorreu-se ao Artur Soares Dias na 32ª jornada e ao Jorge Sousa na 34ª jornada, mas esses jogos já foram na Luz e com o publico a puxar entusiasticamente pela equipa, levando-a a marcar 5 golos e 4 golos respectivamente nestes 2 últimos jogos em casa, nessa altura já nem os verdadeiramente artistas, Artur Soares Dias ou Jorge Sousa, conseguiriam fazer esse Benfica perder pontos. Além do jogo em que Carlos Xistra anulou 2 golos e não viu este penalti aos 9 minutos, só o Benfica de Lage reduzido a 10 no Dragão não terminou os 90 minutos com 3 ou mais golos marcados, era mesmo muito difícil obrigar o Benfica de Lage perder pontos.

Ao conhecer as condições arbitrais a que o Bruno Lage teve que ultrapassar para conseguir os dados estatísticos que conseguiu nos seus 42 jogos realizados no campeonato, em que regista 37 vitórias, 2 empates e 3 derrotas (1 com Artur Soares Dias e outra com Jorge Sousa contra o clube que aos olhos destes 2 árbitros não teve rival em Portugal nas últimas 12 épocas). Só um extraordinário técnico consegue 37 vitórias em 42 jogos, é que nesses 42 jogos teve que levar com o Artur Soares Dias por 5 vezes, o Jorge Sousa por 4 vezes e o Carlos Xistra por 3 vezes e nestas últimas 12 épocas, todos os técnicos que passaram pelo Benfica tiveram péssimos rendimentos médios com estes 3 árbitros ainda em atividade do que é o BANDO DOS 5 que garantiram nestas últimas 12 épocas que em Portugal, o F. C. Porto é um candidato sem nenhum rival que se possa considerar minimamente equiparável, aos olhos do BANDO DOS 5, o F. C. Porto teria condições arbitrais para conquistar o campeonato em Portugal. Com o BANDO DOS 5, o F. C. Porto conquistou 79% dos pontos possíveis nos 110 jogos que apitaram (45 deles contra os outros 3 candidatos ao título, Benfica, Sporting e o Braga), enquanto os outros grandes rivais, apenas conseguiram conquistar 62% dos pontos possíveis (Benfica em 102 jogos, 44 deles contra os outros 3 candidatos ao título), 62% (Sporting em 109 jogos) e 52% dos pontos possíveis (Braga nos 120 jogos apitados pelo BANDO DOS 5). Parece inacreditável, mas é a pura realidade, o BANDO DOS 5 garantiu que o F. C. Porto não teve rival em Portugal nas últimas 12 épocas, pois uma equipa com um rendimento médio 17% a do F. C. Porto nas últimas 12 épocas, não tem condições para se sagrar campeão em Portugal mesmo que esteja a ser orientada por um grande treinador, veja-se o caso do Sporting que em média nestas últimas 12 épocas conquistou em média 67% dos pontos possíveis, ou seja menos 13% do que os 80% que conquistaram em média o Benfica e o F. C. Porto e não conseguiu arrecadar nenhum título de campeão mesmo na era Jorge Jesus no Sporting em que elevou o nível da equipa (conquistou 77% dos pontos possíveis nas 3 épocas que esteve no Sporting). Jorge Jesus longe do BANDO DOS 5 está agora a coleccionar todos os títulos possíveis e imaginários, apesar de também ter rendimentos muito fracos nos jogos apitados pelo BANDO DOS 5 ainda assim conquistou muitos troféus no Benfica. Há ignorantes no que se refere a influência arbitral existente na Liga Portuguesa (no quanto o BANDO DOS 5 consegue diminuir o Benfica e elevar o F. C. Porto), que criticam o Jorge Jesus como tendo conquistado apenas 3 campeonatos nos 6 anos que esteve no Benfica ao mesmo tempo que conseguiu atingir 2 finais e uma 1/2 final da Liga Europa, mesmo sabendo que conquistou 80,4% dos pontos possíveis nos 184 jogos para o campeonato nacional que fez nas 6 épocas pelo Benfica, com uma equipa que recebeu do seu antecessor Quique Flores, que arrecadava apenas 65,6% dos pontos possíveis.

Qual é o treinador que com o plantel com uma valia futebolística muito semelhante ao do F. C. Porto conseguiria a pontuação que o Bruno Lage tem conseguido e estar há 23ª jornada a apenas 1 ponto de um F. C. Porto, que teve em 8 desses jogos o amparo de um elemento do BANDO DOS 5 (Jorge Sousa, controlou as vitórias nas difíceis deslocações do F. C. Porto a Luz e a Alvalade, além da visita ao sempre difícil Caldeirão dos Barreiros, Artur Soares Dias, controlou a visita ao Moreirense em que assinalou o penalti que permitiu ao F. C. Porto colocar-se em vantagem por 2-1, controlou o clássico da 2ª volta com o Benfica, em que voltou a assinalar o penalti que permitiu ao F. C. Porto colocar-se em vantagem por 2-1, Carlos Xistra, controlou o difícil Guimarães, expulsando o Tabsoba no 1º minuto e dado que aos 79 minutos os 10 jogadores do Guimarães ainda mantinham todo o Dragão num autentico sobressalto, permanentemente em risco de não conseguir os 3 pontos, então resolveu expulsar o Davidson deixando assim finalmente os 9 Vimanarences incapazes de discutir os pontos em jogo, também apitou o confronto direto com o Braga, em que assim que constatou que o Braga se adiantou no marcador, resolveu assinalar 1 penalti favorável ao F. C. Porto logo na 1ª parte de modo a que ainda dê tempo para se fazer a reviravolta no marcador, mas como não houve competência na conversão, então voltou a assinalar outro penalti favorável ao F. C. Porto aos 66 minutos e Carlos Xistra poder ajudar mais agora com uma expulsão, uma vez que o Ruben Amorim conhecedor da peça, foi substituindo os jogadores que Carlos Xistra ia sinalizando com cartão amarelo, não houve possibilidade dele poder colocar o Braga em inferioridade numérica, logo o F. C. Porto acabou perdendo pontos no Dragão e agora nesta 23ª jornada, Carlos Xistra foi responsável pela difícil deslocação aos Açores, mais uma vez assinalou 1 penalti favorável ao F. C. Porto e voltou atrás no vermelho que exibiu ao Manafá num lance semelhante a esta expulsão. Nos 6 últimos jogos do F. C. Porto arbitrados pelo Carlos Xistra, ele assinalou 6 penaltis favoráveis ao F. C. Porto e o clube jogou em superioridade numérica durante durante 166 minutos nos últimos 7 jogos que apitou! Esclarecidos! E para os iluminados terem a verdadeira noção da dificuldade que Bruno Lage tem enfrentado para estar ainda nesta altura em condições pontuais de vencer, ele esta a discutir taco a taco um titulo com um super F. C. Porto que nestas 23 jornadas nos 7 jogos em que sofreu um golo que o colocou em desvantagem no marcador ou esteve em sérias dificuldades no jogo dando indício de poder vir a perder, após isso, em cada um desses jogos o arbitro resolveu sempre assinalar pelo menos 1 penalti favorável ao F. C. Porto. Foi isso que aconteceu quando:
  1.  Na 1ª jornada, o Gil Vicente estava a vencer por 1-0 e Nuno Almeida assinalou o penalti que permitiu ao Alex Telles fazer o 1-1 aos 72 minutos e um pequeno clube como Gil Vicente para vencer este jogo ainda teve de ir para cima do F. C. Porto nos 18 minutos que restavam do jogo. Só um F. C. Porto num dia muito mau perde pontos com tanta ajuda arbitral! 
  2. Na 5ª jornada, na sempre longa deslocação ao Portimonense, Rui Costa resolve facilitar um pouco a tarefa do clube da sua Associação, ao inventar um penalti num carrinho em que a bola bateu no peito do defesa, que viria a permitir ao Alex Telles fazer o 1-0 aos 25 minutos, mas tal ajuda não chegava porque atingimos os 90 minutos com 2-2 no marcador, logo foram anunciados 5 minutos de descontos não os 3 ou 4 da praxe, o problema é que o F. C. Porto só viria a marcar o 3-2 aos 98 minutos! Aos 98 minutos, quando haviam sido anunciados 5 minutos de descontos! É difícil o F. C. Porto perder pontos com tanta ajuda arbitral recebida.
  3. Na 13ª jornada, o Belenenses estava a vencer por 1-0, quando João Pinheiro aos 32 minutos, resolveu assinalar o penalti favorável ao F. C. Porto que permitiu ao Alex Telles  fixar o 1-1 final. Conseguindo empatar aos 32 minutos ainda haveria mais de 1 hora para completar a reviravolta se houver competência do elenco para tal. Tem de ser um F. C. Porto num dia muito mau para perder pontos com tanta ajuda arbitral recebida! 
  4. Na 16ª jornada, com o resultado em 1-1, Artur Soares Dias assinalou aos 40 minutos, o penalti que permitiu ao Alex Telles colocar o F. C. Porto em vantagem no marcador por 2-1.
  5. Na 17ª jornada com o Braga a vencer por 1-0, Carlos Xistra assinalou 1 penalti favorável ao F. C. Porto, aos 44 minutos da 1ª parte de modo a que ainda dê tempo para se fazer a completa reviravolta no marcador no 2º tempo, mas como não houve competência na conversão, então algum tempo mais tarde teve que voltar a assinalar outro penalti favorável ao F. C. Porto (aos 66 minutos). Só um F. C. Porto num dia muito mau perde pontos com tanta ajuda arbitral! 
  6. Na 20ª jornada, no clássico da 2ª volta contra o principal rival (Benfica), aos 38 minutos Artur Soares Dias voltou a assinalar o penalti que permitiu ao F. C. Porto colocar-se em vantagem no marcador por 2-1. Isto num lance em que Ferro é empurrado pelas costas e não faz qualquer movimento em sentido de jogar a bola com a mão, além de terem sido perdoadas às expulsões ao Marega e ao Pepe por agressões ao Taarabt aos 3 e Só um F. C. Porto num dia muito mau perde pontos com tanta ajuda arbitral!  
  7. Na 23ª jornada, vendo que o F. C. Porto até aos 71 minutos só tinha feito ainda 1 remate enquadrado com a baliza do adversário e o Santa Clara já tinha enviado 2 bolas aos postes, Carlos Xistra resolveu assinalar mais 1 penalti favorável ao F. C. Porto. Penaltis para o F. C. Porto ele não resiste em assinalar, nos jogos apitados por Carlos Xistra nas últimas 12 épocas, o F. C. Porto é de longe a equipa que usufruiu de mais penaltis favoráveis, já são 11 os penaltis favoráveis ao F. C. Porto assinalados, enquanto ao seu principal rival (Benfica) apenas assinalou 4 penaltis favoráveis, já aos outros 2 candidatos, (Sporting e Braga) ele concedeu 7 penaltis favoráveis para cada. Como se vê, aos olhos do Carlos Xistra, o Benfica foi nestas últimas 12 épocas o pior dos 4 candidatos ao título, foi o clube que menos obrigou os adversários a fazer falta na sua área.
É este adversário do Bruno Lage, um adversário com um tremendo poder arbitral, que nas 7 vezes em que deu sinais no jogo de que podia perder o jogo, acabou sempre por usufruir de pelo menos 1 penalti favorável, isto para não falar do 8º jogo em que na 4ª jornada enfrentou um Guimarães na altura em alta, que acabou por ter um grande desempenho desportivo com apenas 10 jogadores desde o 1º minuto, todos os adeptos que estiveram no Estádio ficaram com a sensação que com 11 contra 11 seria uma partida de vencedor imprevisível, Carlos Xistra preferiu não correr esse risco.

O Bruno Lage apesar de ter um rendimento médio extraordinário, também tem alguns jogos que não consegue vencer, foram 5 em 42 jogos para o campeonato. Mas qual é o treinador, que em mais de 40 jogos consegue ganhar 40 e tal jogos?

Nos últimos anos, Bruno Lage (90% dos pontos possíveis em 2 épocas, com 1 título de campeão já conquistado, 1 Supertaça e neste momento na luta acesa pela seu bi-campeonato e já apurado para a final da Taça de Portugal) e o Jorge Jesus (o seu rendimento médio nos jogos sem o BANDO DOS 5 é quase de 90%) foram indiscutivelmente os treinadores mais competentes que passaram pelo Benfica.

Sem comentários: