domingo, 1 de março de 2020

BANDO DOS 5 árbitros foi nomeado para 19 dos últimos 24 clássicos

Com o BANDO DOS 5, o F. C. Porto é de longe a equipa com melhor rendimento médio em Portugal, o BANDO DOS 5 garantiu um F. C. Porto sem rival nos últimos 12 campeonatos. Para o confronto direto entre as 2 únicas que repartiram os títulos nas últimas 12 épocas, tem sido nomeados sistematicamente árbitros com os quais o F. C. Porto tem uma vantagem clara sobre o Benfica. O Conselho de Arbitragem escolheu o BANDO DOS 5 para 19 dos últimos 24 clássicos! O BANDO DOS 5 controlou 80% dos clássicos entre o Benfica e o F. C. Porto, as 2 únicas que se sagraram campeões nas últimas 12 épocas.
A insistência em Artur Soares Dias, Jorge Sousa, Carlos Xistra, Pedro Proença e Olegário Benquerença nos jogos dos 2 principais candidatos ao título, obrigatoriamente conduziria a contestação dos atuais responsáveis pelo sector da Arbitragem em Portugal. O Conselho de Arbitragem ao longo destes anos não tem conseguido resistir em tomar partido na luta pelo título entre F. C. Porto e Benfica, logo é evidente que não estão em condições de garantir equidistância arbitral entre os 2 principais candidatos ao título de campeão nacional. Neste momento, já é por demais evidente que a equipa liderada pelo Fontelas Gomes não garante equidade , não tem condições para se manterem a frente da Arbitragem nacional. Para o clássico da 1ª volta nomearam o portuense Jorge Sousa (aos olhos deste árbitro, não houve nenhum clube rival em Portugal que se possa sequer aproximar ao rendimento do F. C. Porto nas últimas 12 épocas) e inacreditavelmente para o jogo da 2ª volta nomearam o também portuense Artur Soares Dias (aos olhos deste árbitro, não houve nenhum clube rival em Portugal que se possa sequer aproximar ao rendimento do F. C. Porto nas últimas 12 épocas)! Estas são as condições arbitrais criadas pelo C. A. para o F. C. Porto e ao Benfica lutarem entre si pelos títulos em Portugal. O Conselho de Arbitragem já teve mais do que tempo, para perceber que com a arbitragem de Artur Soares Dias ou Jorge Sousa, só 1 clube teria arrecadado todos os últimos 12 campeonatos. Com estes árbitros do BANDO DOS 5, o campeão seria sempre o F. C. Porto, independentemente de ser treinado por Sérgio Conceição, André Villas-Boas, Lopetegui ou José Peseiro, teriam sempre um melhor rendimento médio do que o do Benfica independentemente de ser de Bruno Lage, Jorge Jesus, Koeman ou Rui Vitória. Aos olhos do BANDO DOS 5, nunca houve rival com um rendimento pontual equiparável ao F. C. Porto nas últimas 12 épocas!


O Conselho de Arbitragem ao não garantir um arbitro equidistante nos confrontos diretos entre o Benfica e o F. C. Porto, claramente tem estado a viciar a competição em Portugal, favorecendo declaradamente o F. C. Porto, que é de longe a equipa com um melhor rendimento médio nos jogos arbitrados pelo BANDO DOS 5 (Artur Soares Dias, Jorge Sousa, Carlos Xistra, Pedro Proença e Olegário Benquerença). Para estes 5 árbitros acima elencados, o F. C. Porto não teve rival em Portugal nestas últimas 12 épocas, pois garantiram que em média todas as outras equipas conquistam menos 17% dos pontos que permitem ao F. C. Porto conquistar em média nos jogos que apitam.

Uma diferença de 17% entre F. C. Porto e Benfica será sempre um facto estatístico de realce, pois:

  • Numa amostra de mais de 100 jogos realizados nas últimas 12 épocas, só seria possível encontrarmos um rendimento médio do F. C. Porto superior em 17% a de todos os restantes rivais em Portugal, se houvesse uma clara tendência arbitral, pois nesse mesmo período em analise, no geral o rendimento médio do Benfica (80,5%) é ligeiramente superior ao do F. C. Porto (80,3%) e o do Sporting (67,5%) é apenas 12,8% inferior ao do F. C. Porto. 
  • Nesse mesmo período de 12 anos aqui analisado, nenhum jogador que tenha mais de 100 realizados pelo F. C. Porto, conseguiu que o clube tivesse um rendimento médio 17% superior ao do Benfica no espaço de tempo em que representou a equipa, nem Hulk, nem Jackson Martinez, nem Deco o conseguiram, diria mesmo que nem o Messi ou o Ronaldo conseguiriam fazer o F. C. Porto conquistar mais 17% dos pontos possíveis do que o Benfica em mais de 100 jogos (3 épocas). Só um elemento extraordinariamente determinante consegue criar uma diferença de 17% entre o F. C. Porto e o Benfica em mais de 100 jogos analisados, isso só acontece com este incrível BANDO DOS 5 que permite ao F. C. Porto usufruir de um saldo favorável de 28 penaltis e apenas 2 ao seu principal rival (Benfica).
  • Nenhum dos treinadores que passaram pelo F. C. Porto nas ultimas 12 épocas conseguiu registar um rendimento médio superior ao do Benfica em 17% durante o mesmo período. Nem Guardiola, nem Mourinho, nem o Klopp conseguiriam tal feito em mais de 100 jogos realizados na Liga Portuguesa, só está ao alcance do BANDO DOS 5. E ainda há quem não queira reconhecer que o Conselho de Arbitragem tem utilizado o BANDO DOS 5 para desvirtuar a verdade desportiva em Portugal. Os dados estatísticos destes 5 árbitros denunciam que não são simples elementos neutrais nos jogos dos candidatos ao título.




A verdade é esta, somente com uma clara tendência arbitral, seria possível neste período de 12 anos de dados estatísticos analisados aqui neste blog, em que o F. C. Porto, (conquistou 896 pontos nos 372 jogos, ou seja 80,3% dos pontos possíveis), consiga nos 109 jogos apitados pelo BANDO DOS 5, um rendimento médio 17% superior a de qualquer rival em Portugal! É que, o Benfica conquistou 898 pontos nos mesmos 372 jogos, ou seja, 80,5% dos pontos possíveis. No geral, sem uma tendência arbitral vincada dum arbitro, o rendimento médio dos diversos planteis do Benfica e do F. C. Porto foram muito semelhantes neste período de 12 épocas, logo numa amostra de 100 jogos em condições arbitrais normais nunca encontraríamos uma diferença de 17% entre estes 2 clubes rivais. Só com uma grande influência arbitral será possível uma das equipas obter um rendimento médio 17% superior ao do seu rival em mais de 100 jogos apitados. Fica assim, estatisticamente comprovado que o rendimento médio do Benfica foi muito prejudicado pelas arbitragem do BANDO DOS 5, já que em vez de ser superior ao seu principal rival, passou a ser 17% inferior ao do F. C. Porto. Também se constata que, mesmo o Sporting que cujo rendimento médio geral nesse mesmo período tem sido de conquistar 67% dos pontos possíveis com todos os árbitros (753 pontos nos 372 jogos), acabou sendo prejudicado pelo BANDO DOS 5, pois em vez de estar a apenas 12,8% do rendimento médio do F. C .Porto, o BANDO DOS 5 ainda conseguiu aumentar essa diferença para 17%, nos 109 jogos que arbitraram do Sporting nos últimos 12 campeonatos.
Aqui esta o quadro resumo descriminando os jogos do BANDO DOS 5 de todos os restantes árbitros nas últimas 12 épocas, comparando o número de penaltis e o rendimento médio das 3 equipas grandes em Portugal.


Estatisticamente é fácil de comprovar que o BANDO DOS 5 favorece claramente o rendimento desportivo do F. C. Porto em prejuízo dos seus naturais rivais na luta pelo campeonato, prejudicando especialmente o seu principal rival (o Benfica), consoante podemos constatar em diversos dados:
  • O extraordinário saldo favorável de penaltis que concederam ao F. C. Porto de 28 penaltis, enquanto só permitiram aos seus rivais usufruir de um saldo favorável de 13 penaltis (Sporting) e de apenas 2 penaltis ao Benfica. Todas as pessoas compreendem que 3 equipas concorrentes pelo mesmo objectivo (ser campeão nacional), nunca em condições normais arbitrais podem registar esta incrível diferença de 26 penaltis entre elas em aproximadamente 3 campeonatos apenas. No mesmo período com todos os árbitros, os 2 principais rivais demonstraram ter um desempenho médio muito semelhante (80,5% e 80,3%, estamos a falar de 898 pontos e 896 pontos conquistados em 372 jogos), não se compreende uma diferença de 26 penaltis entre estes 2 rivais, nem sequer se compreende o facto de terem permitido ao F. C .Porto usufruir de mais 15 penaltis que o Sporting nos 109 jogos que o BANDO DOS 5 arbitrou de cada um destes 2 clubes. Em pouco mais de 100 jogos, estamos a falar de aproximadamente 3 campeonatos e em condições de normalidade arbitral é impossível ocorrer uma diferença de 26 ou mesmo de 15 penaltis entre equipas que lutam pelo mesmo objetivo. Impossível!!!  Impossível de ocorrer em condições arbitrais normais!
  • Como se sabe, a decisão de marcar uma grande penalidade é a decisão arbitral mais relevante que um arbitro pode tomar num jogo, com apenas 1 decisão, permiti-se a uma equipa acrescentar mais 2 pontos ou leva-se o rival a perder 2 pontos diretamente com essa decisão arbitral relevante. É que na interpretação das leis do jogo existe sempre uma margem para a sensibilidade/bom senso do arbitro, é por isso que se detecta que alguns árbitros têm maior ou menor sensibilidade ao toque, consoante ocorra na área de 1 dos candidatos ou na do seu principal rival. Ao constatarmos que nestas últimas 12 épocas, o BANDO DOS 5 assinalou 33 penaltis favoráveis ao F. C. Porto e apenas 5 desfavoráveis ao F. C .Porto (3 deles assinalados num momento que pode levar a perda direta de pontos), mas que foram capazes de penalizar o Benfica com 16 penaltis desfavoráveis (9 deles assinalados num momento que pode provocar a perda direta de pontos), de penalizar o Sporting com 15 penaltis desfavoráveis (7 deles assinalados num momento que pode provocar a perda direta de pontos) e de penalizar o Braga com 23 penaltis desfavoráveis (18 deles que podem provocar a perda direta de pontos). É incompreensível, como estes números podem acontecer em condições arbitrais normais! O BANDO DOS 5 tendo tido coragem para assinalar 18 penaltis que diretamente podem fazer o Braga perder pontos, de assinalar 9 penaltis que podem diretamente fazer o Benfica perder pontos e apenas conseguiram assinalar 3 penaltis que podem diretamente fazer o F. C. Porto perder pontos nos 109 jogos do clube que apitaram! Alguém acredita que com o jogo empatado ou com o F. C. Porto a vencer apenas por um golo apenas aconteceram 3 faltas na área do F. C. Porto nos 109 jogos apitados pelo BANDO DOS 5? Só os próprios árbitros e o Conselho de Arbitragem conseguem explica porque os seguintes penaltis desfavoráveis ao F. C. Porto não foram assinalados?
Artur Soares Dias conseguiu explicar ao Conselho de Arbitragem estes lances que lhe escaparam?





Vistos estes lances que passaram impunes, agora se percebe melhor o facto de nas últimas 12 épocas, Artur Soares Dias ter assinalado 25 penaltis desfavoráveis aos 4 candidatos ao título (punindo o Benfica, Braga e o Sporting por 8, 8 e 7 vezes respetivamente e o  F. C. Porto apenas por 2 vezes). Com os pontos em disputa é muito complicado para ele ver infrações nessa área!

Jorge Sousa conseguiu explicar ao Conselho de Arbitragem os seguintes lances que deixou passar?







Depois de ver estas imagens exemplares se compreende melhor, porque apenas 1 dos 11 penaltis que Jorge Sousa assinalou desfavoráveis aos 4 candidatos ao titulo, foi para punir o F. C. Porto.
Com os pontos em jogo é mesmo muito difícil ao Jorge Sousa assinalar infracções na área do seu F. C. Porto.


Carlos Xistra conseguiu explicar ao Conselho de Arbitragem os seguintes lances que deixou passar?




Vistos estes lances se compreende melhor porque apenas 2 dos 15 penaltis desfavoráveis aos 4 candidatos ao título, foram para punir o F. C. Porto. E porque nos seus jogos apitados, o F. C. Porto é de longe a equipa que usufruiu de mais penaltis favoráveis assinalados pelo Carlos Xistra, foram 10 penaltis favoráveis, enquanto o seu principal rival (Benfica) apenas teve 4 penaltis favoráveis, aliás é dos 4 candidatos aquele que usufruiu de menos penaltis favoráveis assinalados pelo Carlos Xistra. Esclarecedor das razões porque não pode ser considerado um elemento neutro na luta entre o Benfica e o F. C. Porto pelos títulos em Portugal.



Aqui no blog, pelo menos dos últimos 12 campeonatos temos publicamos as estatísticas arbitrais de todos os árbitros que dirigiram um número relevante para ser analisado estatisticamente e podemos, confirmar, que para arbitrar os Clássicos Benfica - F. C. Porto, caso o Conselho de arbitragem estivesse interessado em criar a maior vantagem arbitral possível para o F. C. Porto, utilizando apenas os 5 árbitros, então os escolhidos seriam o Artur Soares Dias, Jorge Sousa, Carlos Xistra, Pedro Proença e Olegário Benquerença (BANDO DOS 5), já se o objectivo fosse criar a maior vantagem arbitral possível ao Benfica, então estatisticamente os escolhidos seriam Rui Costa, Jorge Ferreira, Bruno Esteves, Bruno Paixão e João Capela. É esta a verdade que os números deixam muito transparente aos olhos de qualquer adepto conhecedor das estatísticas de cada um dos árbitros portugueses. Os Benfiquistas não tem razões para confiar no atual Conselho de Arbitragem, mas o mesmo se diria dos Portistas se os árbitros nomeados para os clássicos fossem os 5 que garantem a maior vantagem possível ao Benfica.

Caro amigo, na sua opinião o que diriam os portistas das condições arbitrais, se chegassem a conclusão que para 19 dos últimos 24 clássicos tinham sido nomeados os 5 árbitros que garantem a maior vantagem do Benfica em relação ao F. C. Porto?


2 comentários:

Anónimo disse...

Caros,

Esta latente ou patente influência arbitral, também se manifesta na Champions?

Vamos por partes, o Benfica nesta década 10, disputou 10 edições consecutivas na Champions, disputou no seu total 70 jogos (excluidos play offs ou pré-eliminatórias), qual o balanço do Benfica nesses 70 jogos que disputou nesta década na Champions:
24 vitórias, 14 empates, e 32 derrotas (saldo negativo de 8 derrotas).
Marcou 78 golos, e sofreu 103 golos, saldo negativo de 25 golos.

O FC Porto, nesta década 10, participou em 8 edições da Champions (excluida a edição 2010/11 quando venceu a Liga Europa, e esta 2019/20). O FC Porto disputou 62 jogos na Champions (excluidos jogos de play offs), qual o balanço do FC Porto nesses 62 jogos que disputou na Champions nesta década:
29 vitórias, 14 empates, e 19 derrotas (saldo positivo de 10 vitórias).
Marcou 100 golos, e sofreu 76 golos, saldo positivo de 24 golos.

É mais que evidente a discrepância de rendimento desportivo, FC Porto versus Benfica na Champions, porém, a mesma discrepância nem se traduz nos Campeonatos disputados em Portugal, pergunto, as campanhas desastrosas do Benfica na Champions, serão explicadas pelos Skominas da UEFA? "ke passousse"?

O ainda presidente do Benfica, pediu recentemente árbitros estrangeiros a apitar na nossa Liga, observando aqueles registos desastrosos do Benfica na Champions, caso para perguntar, "ke passousse" para o "leitor" de Galamba pedir árbitros estrangeiros a apitar na nossa Liga?

Janela_Opaca

Anónimo disse...

Se não tiveres memória curta...lembra-te do que o Michel Platini disse em relação ao FC Porto e arbitragens em alguns jogos europeus