quarta-feira, 4 de março de 2020

A importância das grandes penalidades assinaladas nas últimas 12 épocas (Benfica, F. C. Porto e Sporting)

Todos sabemos que a decisão arbitral que consegue ter uma influência direta nos pontos conquistados é a de assinalar 1 grande penalidade. O penalti é a decisão arbitral mais relevante no jogo, mas os penaltis não são todos iguais, alguns tem muito mais importância do que outros que são assinalados quando a equipa já está a vencer por 2 ou mais golos de diferença. É por isso, que aqui no blog se decidiu também registar o resultado que se verifica no momento em que foi assinalado o penalti.

Os penaltis que só por si permitem a equipa acrescentar mais 2 pontos conquistados (os penaltis favoráveis assinalados com o jogo empatado), são sem dúvida os mais relevantes, pois marcar o golo que coloca a equipa em vantagem, é normalmente o mais difícil de conseguir numa partida de futebol, já que com o jogo empatado, a equipa tende a arriscar um pouco para tentar o golo de vantagem, mas tem que ter sempre algumas cautelas, pois se arrisca demasiado em busca de acrescentar mais 2 pontos ao que tem, corre sempre um certo risco de vir a perder o ponto que tinha, se sofrer 1 golo entretanto. Já o 2º tipo de penaltis favoráveis mais importantes é o que acontece quando a equipa está a perder apenas por 1 golo de diferença, uma vez que é uma clara oportunidade da equipa acrescentar diretamente com esse penalti 1 ponto e ainda terá o resto da partida para se decidir se defende esse ponto (caso o adversário seja mais forte) ou ainda vir a arriscar em busca de fazer mais 1 golo para vencer a partida ou não (caso acredite que tem equipa para vencer essa partida). 

Quando analisamos as últimas 12 épocas, constatamos que existem algumas diferenças entre os 3 grandes, já que quando estamos a falar de grandes penalidades favoráveis, no agregado acumulado temos os clubes classificados pela seguinte ordem de nº de penaltis que beneficiaram:
  1. O F. C. Porto usufruiu de 104 penaltis favoráveis (49 deles assinalados com o jogo empatado e 16 quando estava a perder por 1 golo de diferença, ou seja só com esta decisão arbitral relevante teve a oportunidade de acrescentar mais 114 pontos). Os 2 árbitros que neste período mais penaltis favoráveis ao F. C. Porto assinalaram, foram o Carlos Xistra por 11 vezes e o Artur Soares Dias por 9 vezes (curiosamente, os 2 pertencem ao BANDO DOS 5). No geral, nestas últimas 12 épocas, o F. C. Porto conseguiu arrecadar 899 pontos e marcar 817 golos, é o 2º melhor ataque da Liga. 
  2. O Sporting usufruiu de 98 penaltis favoráveis (36 deles assinalados com o jogo empatado e 18 quando estava a perder por 1 golo de diferença, ou seja só com esta decisão arbitral relevante teve a oportunidade de acrescentar mais 90 pontos). Só com os penaltis favoráveis que foram assinalados, o F. C. Porto poderia ter neste momento mais 24 pontos que o Sporting. O arbitro que mais penaltis favoráveis ao Sporting assinalou, neste mesmo período analisado, é o Artur Soares Dias que, assinalou 14 penaltis favoráveis ao Sporting (3 deles nos 5 jogos contra o Benfica, que dirigiu e conseguiu que o Benfica não vencesse 2 destes 5 jogos mesmo que o Sporting nesses 5 jogos só tenha conseguido marcar 1 golo que não tenha resultado de penalti assinalado pelo Artur Soares Dias). No geral, nestas últimas 12 épocas, o Sporting conseguiu arrecadar 753 pontos e marcar 648 golos. 
  3. O Benfica que no geral nestas últimas 12 épocas conseguiu arrecadar os mesmos 899 pontos que o F. C. Porto conseguiu, mas foi destacadamente o melhor ataque da Liga com 874 golos marcados, mesmo assim foi apenas oficialmente o 3º clube que mais obrigou os adversários a fazer faltas na sua área! Esta é uma anomalia estatística, que deveria chamar a atenção dos responsáveis pela arbitragem, deveriam tentar saber, porque razão o Benfica tendo tido um ataque que foi capaz de marcar mais 57 golos do que o F. C. Porto, mais 226 golos que o Sporting e ainda assim usufruiu de menos penaltis do que estes rivais. É que não faz nenhum sentido, porque em condições arbitrais normais é expectável encontrarmos, uma correlação positiva entre o nº golos e o nº penaltis favoráveis assinalados, é isso que permite com que não seja contestável o facto de normalmente os 3 clubes grandes serem sempre os clubes que beneficiam de mais penaltis favoráveis, já que também são os que atacam, conseguindo marcar mais golos, logo ninguém pode negar que nessas condições, vão obrigar os seus adversários a cometer mais vezes infracções nas suas áreas defensivas do que as outras equipas que marcam menos 226 golos, correcto! Só com os penaltis favoráveis que foram assinalados, o F. C. Porto poderia ter neste momento mais 22 pontos do que o Benfica nas últimas 12 épocas. 
Esta é a vantagem arbitral que, o F. C. Porto teve só com os penaltis favoráveis que foram efetivamente assinalados, mas também curiosamente obteve uma clara vantagem quando analisamos os penaltis desfavoráveis aos 3 grandes que foram assinados nos últimos 12 campeonatos, já que o F. C. Porto apenas foi punido com 27 penaltis desfavoráveis, enquanto os seus rivais Benfica e Sporting foram punidos com 35 e 48 penaltis desfavoráveis respetivamente (com o jogo empatado nestas últimas 12 épocas foram assinalados 7 penaltis desfavoráveis ao F. C. Porto e 19 penaltis desfavoráveis a cada um dos rivais, Benfica e Sporting). Nos penaltis desfavoráveis, os dados já respeitam a correlação expectável, pois o F. C. Porto apresentou neste período a defesa menos batida, tendo consentido apenas 213 golos, seguindo-se o Benfica que consentiu 270 golos e do Sporting que consentiu 323 golos, no acumulado das 3 equipas foram 110 penaltis desfavoráveis para 826 golos sofridos, ou seja, cada um dos grandes, em média sofre um penalti desfavorável por cada 7,5 golos sofridos. Esta média expectável de sofrer 1 penalti por cada 7,5 golos sofridos, ainda vem levantar mais suspeitar em relação aos extraordinários 8 penaltis desfavoráveis que o Artur Soares Dias assinalou ao Benfica, pois a equipa apenas sofreu 31 golos nos 33 jogos que ele apitou, logo os adversários apenas conseguiram marcar 23 golos sem o efeito dos penaltis desfavoráveis (estatisticamente é incompreensível, a verdade é que com a arbitragem do Artur Soares Dias, o Benfica sofreu 1 penalti a cada 3 golos que o ataque adversário lhe conseguiu marcar)! 

Ser penalizado com penalti desfavorável é sempre mau qualquer que seja o momento do jogo, mas é sempre pior quando o jogo está empatado, pois depois só fazendo 2 golos podes chegar a vitória. Já viram, a diferença que é sofrer 7 ou 19 penaltis desfavoráveis assinalados com o jogo empatado para equipas que lutam pelo mesmo objetivo! O critério arbitral na área do F. C. Porto não é seguramente igual a dos seus principais rivais, para em 12 épocas nenhum arbitro ter visto mais de 2 infracções na área do F. C. Porto. Repito, nenhum arbitro viu mais de 2 infracções na área nas últimas 12 épocas!

Segue-se o quadro resumo das últimas 12 épocas, subdividindo em 2 blocos de 6 campeonatos cada, uma com os primeiros 6 anos em que o campeonato tinha 30 jornadas e o outro nos últimos 6 anos em que o campeonato tem 34 jornadas.

Espero que este quadro resumo dos penaltis assinalados nas últimas 12 épocas tenha sido esclarecedor para si. E que após estares bem inteirado do efeito dos penaltis no rendimento médio das equipas, conseguirás compreender melhor, o porquê de neste momento a tabela classificativa das últimas 12 épocas. 

Facto estatístico: para se compreender o efeito que tem uma grande penalidade assinalado num jogo, pegue-se no exemplo do F. C. Porto ou Benfica, em que no acumulado de 12 épocas (373 jogos), cada um destes 2 clubes conquistou 899 pontos, em média 80% dos pontos possíveis e detalhando:
  • Vemos que nos jogos em que usufruem de 1 penalti favorável, as suas probabilidades de sucesso desportivo nesse jogo aumentam só por esse facto, independentemente do momento em que é assinalado o penalti favorável, já que ambas as equipas tiveram muitos penaltis que foram assinalados quando já estavam a vencer por 2 ou mais golos de vantagem (17 o F. C. Porto e 16 o Benfica desses penaltis que não tem qualquer interferência direta nos pontos conquistados). É que, o F. C. Porto aumentou o seu rendimento pontual médio para 86% nos 96 jogos em que usufruiu de 1 penalti favorável nas últimas 12 épocas e o Benfica aumentou o seu rendimento médio para 83% nos 85 jogos em que usufruiu de 1 penalti favorável. Quanto maior é o nº de jogos em que se beneficia de penaltis favoráveis, maior é o incremento percentual em relação ao que é o rendimento médio geral do clube, por isso se, em vez de 85 fossem 96 jogos, o Benfica também apresentaria aproximadamente 86% dos pontos possíveis conquistados nesses jogos seguramente. O Sporting conseguiu conquistar também 83% dos pontos nos 89 jogos disputados, em que usufruiu de penaltis favoráveis (e olhe que no geral dos 373 jogos das últimas 12 épocas, o Sporting apenas conquista 67% dos pontos possíveis) e o Braga que no geral conquistou 60% dos pontos possíveis, conseguiu também aumentar o seu rendimento médio para 73% nos 54 jogos que usufruiu de penaltis favoráveis.
  • O contrário também está comprovado estatisticamente, ao agregarmos separadamente apenas jogos em que sofreram 1 penalti desfavorável, constatamos que os clubes diminuem drasticamente as suas probabilidades de sucesso desportivo nessa partida, pois em média os 4 candidatos ao título,  em 38 jogos com penaltis desfavoráveis apenas conquistaram 56% dos pontos possíveis. É a realidade que os números deixam a descoberto, mesmo para as equipas candidatas ao título, sofrer uma grande penalidade desfavorável é bastante prejudicial ao seu rendimento pontual no final dessa partida. O ideal é mesmo ter o menor nº possível de jogos em que se sofre 1 penalti desfavorável. Para não variar, também nesta perspectiva, o F. C. Porto foi nas épocas em análise, o clube com mais sorte com as arbitragens, pois só teve 27 desses jogos. O rendimento médio do F. C. Porto nesses 27 jogos diminuiu para 73%, já o Benfica conquistou apenas 56% dos pontos possíveis nos 34 jogos em que sofreu 1 penalti desfavorável e o Sporting 50% nos 39 jogos em que sofreu 1 penalti desfavorável. Existe uma diferença de 7 jogos entre o F. C. Porto e o Benfica (sozinho o Artur Soares Dias é o responsável por 6 desses 7 penaltis de diferença e ainda querem nos fazer crer que um arbitro neutro, imparcial, apropriado para ser o responsável para dirigir os clássicos). Este dado também deve ser aliado ao facto de ter sido o Artur Soares Dias, de longe o árbitro que mais penaltis desfavoráveis apitou contra o Benfica (-8), normalmente este arbitro dirige os jogos do Benfica contra os mais complicados adversários do Benfica, é por isso que detectamos que desses 8 penaltis com que puniu o Benfica, 3 foram para favorecer o Sporting, 1 o F. C. Porto,  1 o Braga, 1 o Belenenses, 1 o Guimarães, 1 o Marítimo, tudo adversários que podem aproveitar a oportunidade que o golo de penalti lhes confere para vencer os 3 pontos da partida. Artur Soares Dias ter assinalado 8 penaltis desfavoráveis ao Benfica nos 33 jogos do clube que dirigiu e apenas 6 favoráveis é uma anomalia estatística que os responsáveis pela arbitragem deveriam tentar perceber porque tal facto aconteceu, pois não é estatisticamente expectável encontrarmos num candidato ao título mais penaltis desfavoráveis que favoráveis depois de 33 jogos realizados (aproximadamente um campeonato inteiro)! Encontramos 8 penaltis desfavoráveis ao Benfica assinalados por um único arbitro é bastante suspeito, para termos um termo de comparação podemos afirmar que nos jogos que apitou dos outros 2 grandes tanto o Sporting como o F. C. Porto não foram tão penalizados, por exemplo, ao F. C. Porto só assinalou 2 penaltis desfavoráveis (1 deles aos 89 minutos de um jogo que o F. C. Porto vencia por 3-0)! 8 penaltis desfavoráveis assinalados pelo mesmo árbitro não aconteceu nem ao Sporting, nem ao F. C. Porto nestas últimas 12 épocas e até podemos afirmar mais, o F. C. Porto que é aquele que apresenta um rendimento médio equivalente ao do Benfica nestas últimas 12 épocas, em todo o quadro de árbitros que esteve em actividade neste período não encontramos nenhum arbitro que tenha assinalado mais do que 2 penaltis desfavoráveis ao F. C. Porto! Se nenhum arbitro viu mais de 2 penaltis desfavoráveis ao F. C. Porto, como terá Artur Soares Dias conseguido ver 8 desfavoráveis ao Benfica, que é um clube com um rendimento geral semelhante ao do F. C. Porto!

Bruno Lage nos 42 jogos para o campeonato conquistou 89,7% dos pontos possíveis, o Benfica em média tem tido treinadores que conquistam 80% dos pontos possíveis, os que conquistam 10% menos que isso são maus (despedidos), os que conquistam 10% acima disso são bons, um individuo conseguir fazer variar o rendimento médio do clube em 20%  não acontece (diferenciar o Benfica e o F. C. Porto em 20% com mais de 34 jogos realizados, é caso para PJ investigar, não é normal)!
Desenganem-se os ingénuos adeptos Benfiquistas que no atual momento de frustrantes resultados, acreditam que a melhor solução é deixar o Bruno Lage sem o apoio que o jovem técnico tanto necessita. Bruno Lage não é o principal problema para o Benfica ter a 23ª jornada menos 1 ponto que o F. C. Porto. É que é mesmo o contrário, o recente sucesso do Benfica só foi possível pela extraordinária capacidade de liderança técnica do Bruno Lage, que foi capaz de vencer mesmo tendo que ultrapassar grandes pedras que lhe são colocadas no caminho. E para os iluminados terem a verdadeira noção da dificuldade que Bruno Lage tem enfrentado para estar ainda nesta altura em condições pontuais de vencer, ele esta a discutir taco a taco um titulo com um F. C. Porto que tem usufruído de condições arbitrais incomparavelmente mais favoráveis, que disputou todos os jogos contra os outros 3 candidatos (Benfica, Sporting e Braga) com o conforto de um elemento do BANDO DOS 5 que lhe garantem que aos seus olhos, o F. C. Porto não tem rival em Portugal e nos 7 jogos das 23 jornadas que sofreu golo que o colocou em desvantagem no marcador ou ficou em sérias dificuldades no jogo dando indício de o poder perder, após esse golo sofrido, em cada um desses jogos o arbitro resolveu sempre assinalar 1 penalti favorável ao F. C. Porto. Foi isso que aconteceu quando:
  1.  Na 1ª jornada, o Gil Vicente colocou-se em vantagem por 1-0 e o pronto socorro veio do Nuno Almeida que assinalou aos 72 minutos, o penalti que permitiu ao Alex Telles fazer o 1-1. Um pequeno clube como o Gil Vicente para vencer este jogo ainda teve de ir para cima do F. C. Porto nos 18 minutos que restavam do jogo. Só um F. C. Porto num dia muito mau perde pontos com tanta ajuda arbitral, em média os planteis do F. C. Porto tem conquistado 86% dos pontos nos jogos em que beneficia de um penalti favorável! 
  2. Na 5ª jornada, na sempre longa deslocação ao Portimonense, Rui Costa resolve facilitar um pouco a tarefa do clube da sua Associação, ao inventar um penalti num carrinho em que a bola bateu no peito do defesa, que viria a permitir ao Alex Telles fazer o 1-0 aos 25 minutos, mas tal ajuda não chegava porque atingimos os 90 minutos com 2-2 no marcador, logo foram anunciados 5 minutos de descontos não os 3 ou 4 da praxe, o problema é que o F. C. Porto só viria a marcar o 3-2 aos 98 minutos! Aos 98 minutos, quando haviam sido anunciados 5 minutos de descontos! É difícil o F. C. Porto perder pontos com tanta ajuda arbitral recebida.
  3. Na 13ª jornada, o Belenenses estava a vencer por 1-0, quando João Pinheiro aos 32 minutos, resolveu assinalar o penalti favorável ao F. C. Porto que permitiu ao Alex Telles  fixar o 1-1 final. Conseguindo empatar aos 32 minutos ainda haveria mais de 1 hora para completar a reviravolta se houver competência do elenco para tal. Tem de ser um F. C. Porto num dia muito mau para perder pontos com tanta ajuda arbitral recebida! 
  4. Na 16ª jornada, com o resultado em 1-1 em Moreira de Cónegos, onde o F. C. Porto em 9 visitas só tinha 3 vitórias, logo era aconselhável levar alguém do BANDO DOS 5 para dirigir esta partida de modo a garantir essa vitória,  incumbiu-se Artur Soares Dias de assinalar aos 40 minutos, o penalti que permitiu ao Alex Telles colocar o F. C. Porto em vantagem no marcador por 2-1 e assim se ultrapassou mais um campo historicamente difícil para o F. C. Porto, para a Luz e Alvalade (15ª jornada) essa tarefa foi atribuída ao Jorge Sousa (outro do BANDO DOS 5 que a estatística diz que maiores diferenças conseguem criar entre o F. C. Porto e o Benfica).
  5. Na 17ª jornada com o Braga a vencer por 1-0, Carlos Xistra assinalou 1 penalti favorável ao F. C. Porto, aos 44 minutos da 1ª parte de modo a que ainda dê tempo para se fazer a completa reviravolta no marcador no 2º tempo, mas como não houve competência na conversão, então algum tempo mais tarde teve que voltar a assinalar outro penalti favorável ao F. C. Porto (aos 66 minutos). Só um F. C. Porto num dia muito mau perde pontos com tanta ajuda arbitral! Na 18ª jornada foi nomeado outro arbitro portuense o Rui Oliveira, que expulsou um jogador do Gil Vicente aos 72 minutos, partida que terminou com a vitória do F. C. Porto no final por 2-1.
  6. Na 20ª jornada, no clássico da 2ª volta contra o principal rival (Benfica), aos 38 minutos Artur Soares Dias voltou a assinalar o penalti que permitiu ao F. C. Porto colocar-se em vantagem no marcador por 2-1. Isto num lance em que Ferro é empurrado pelas costas e não faz qualquer movimento em sentido de jogar a bola com a mão, além de terem sido perdoadas às expulsões ao Marega e ao Pepe por agressões ao Adel aos 3 e Só um F. C. Porto num dia muito mau perde pontos com tanta ajuda arbitral!  Quando vemos esta sequência de nomeações de árbitros francamente favoráveis ao rendimento desportivo do F. C. Porto tão seguidos, 16ª, 17ª, 18ª, 20ª e 23ª tem de coincidir com um período de muito bons resultados desportivos para o F. C. Porto.
  7. Na 23ª jornada, vendo que o F. C. Porto até aos 71 minutos só tinha feito ainda 1 remate enquadrado com a baliza do adversário e o Santa Clara já tinha enviado 2 bolas aos postes, Carlos Xistra resolveu assinalar mais 1 penalti favorável ao F. C. Porto, desta vez numa bola em que o guarda-redes chega primeiro que o avançado e agarra a bola antes de o avançado chocar contra ele. Ele com a bola agarrada antes dos 2 atletas chocarem um contra o outro e a falta é assinalada ao guarda-redes! Tudo serve para favorecer, esse é o principal objetivo do BANDO DO 5. Penaltis para o F. C. Porto ele não resiste em acrescentar mais um, nos jogos apitados por Carlos Xistra nas últimas 12 épocas, o F. C. Porto é de longe a equipa que usufruiu de mais penaltis favoráveis, já são 11 os penaltis favoráveis ao F. C. Porto assinalados, enquanto para o seu principal rival (Benfica) apenas assinalou 4 penaltis favoráveis, já aos outros 2 candidatos, (Sporting e Braga) ele concedeu 7 penaltis favoráveis para cada. Como se vê, aos olhos do Carlos Xistra, o Benfica foi nestas últimas 12 épocas o pior dos 4 candidatos ao título, foi o clube que menos vezes obrigou os adversários a fazer falta na sua área.
Eu não conheço nenhum treinador que consiga fazer mais pontos que, um F. C. Porto que em todos os 7 jogos em que não conseguiu evitar que o adversário lhe marcasse golo, foi-lhe concedido pela arbitragem um penalti favorável para ver se conseguia anular essa desvantagem e houve ainda o Carlos Xistra que deu o 1º penalti favorável na 1ª parte e o 2º na 2ª parte, pois a desvantagem do F. C. Porto persistia no marcador aos 66 minutos. Alguém acha que o Jorge Jesus, ou o Guardiola conseguiriam fazer mais pontos que este atual F. C. Porto amparado pelo BANDO DOS 5 em tudo que é jogos potencialmente divididos, árbitros que lhe garantem estatisticamente que não teve/tem rival em Portugal nestas últimas 12 épocas. É que em média o F. C. Porto e o Benfica tem tidos plantéis muito similares, conquistam 80% dos pontos possíveis e numa temporada em que verificamos que em todos os jogos que o F. C. Porto sofreu golos que os colocou em desvantagem lhe é sistematicamente concedido 1 penalti favorável, assim só mesmo num dia de particular mau desempenho dos seus jogadores é que perdem pontos (tipo falhar 2 penaltis). E como não há treinadores no mundo que consiga montar estratégias infalíveis para todos os jogos, que consiga vencer quase 100% dos pontos possíveis, em alguns jogos o Bruno Lage irá perder pontos por muito competente que seja. Mesmo sabendo que no seu reinado se conquistou 89,7% dos pontos possíveis em 42 jogos do campeonato, terá sempre muita dificuldade para se superiorizar ao F. C. Porto amparado pelas condições arbitrais que tem tido esta época para se sagrar campeão. A solução é conseguir manter o plantel focado no objetivo como ele tão bem tem feito nestas 2 épocas, que tem que ser a Direcção e os adeptos a chamar a atenção para as desigualdades arbitrais no campeonato.

É este adversário do Bruno Lage, um adversário com um tremendo poder arbitral, que além de ter os jogos difíceis controlados por 1 elemento do seu BANDO DOS 5 (vide o exemplo da 4ª jornada enfrentou um Guimarães na altura em alta, que acabou por ter um meritório desempenho desportivo com apenas 10 jogadores desde o 1º minuto, todos os adeptos que estiveram no Estádio ficaram com a sensação que com 11 contra 11 seria uma partida de vencedor imprevisível, Carlos Xistra preferiu não correr esse risco, preferiu decidir o vencedor no 1º minuto), ou que nas 7 jornadas em que deu sinais de que podia perder o jogo, em que acabou sempre por ser salvo por 1 penalti favorável. Com estas condições arbitrais tão favoráveis, um F. C. Porto competente,  já teria o campeonato resolvido.

O Bruno Lage apesar de ter um rendimento médio extraordinário, também tem alguns jogos que não conseguirá vencer como todos os treinadores, foram 5 em 42 jogos para o campeonato. Mas qual é o treinador, que em mais de 40 jogos consegue ganhar 40 e tal jogos? O Sérgio Conceição nem com a ajuda do BANDO DOS 5 a apitar todos os jogos difíceis do F. C. Porto conseguirá vencer todos os outros clubes pequenos em que em princípio não seria necessário 1 penalti para um verdadeiro campeão vencer esses pequenos adversários. Só mesmo um pequeno campeão é que vai andando amparado pelos penaltis pronto socorro, sempre que se veja apertado.

Nos últimos anos, Bruno Lage (89,7% dos pontos possíveis em 2 épocas, com 1 título de campeão já conquistado, 1 Supertaça e neste momento na luta acesa pela seu bi-campeonato e já apurado para a final da Taça de Portugal) e o Jorge Jesus foram indiscutivelmente os treinadores mais competentes que passaram pelo Benfica. Bruno Lage perdeu os jogos apitados por Artur Soares Dias e Jorge Sousa, tal como o Jorge Jesus também perdiam muitos pontos nos jogos arbitrados por estes 2 árbitros. Todos que estão atentos a arbitragem, sabem que aos olhos destes 2 árbitros nunca houve e não há rival para o F. C. Porto, alguém tem dúvidas, mesmo que tenha ao comando o Peseiro ou Lopetegui, o F. C. Porto é sempre o vencedor?

2 comentários:

Franco Baresi disse...

Em 12 anos a diferença não dá nem um penalty por ano. Por amor de Deus, como se pode extrapolar alguma conclusão a partir daqui?

Anónimo disse...

Dados de 18 épocas (2001/2002 a 2018/2019):

Penalties favoráveis

SCP marcou 1016 golos e teve 154 penalties favoráveis, dos quais converteu 125
1 penalty assinalado por cada 6.60 golos
1 penalty convertido por cada 8.13 golos

FCP marcou 1188 golos e teve 127 penalties favoráveis, dos quais converteu 97
1 penalty assinalado por cada 9.35 golos
1 penalty convertido por cada 12.24 golos

SLB marcou 1227 golos e teve 129 penalties favoráveis, dos quais converteu 109
1 penalty assinalado por cada 9.51 golos
1 penalty convertido por cada 11.25 golos

Penalties desfavoráveis

SCP sofreu 501 golos e teve 59 penalties desfavoráveis, dos quais 49 convertidos
1 penalty assinalado por cada 8.49 golos sofridos (que compara com 6.6 nos penalties favoráveis totais)

1 penalty convertido por cada 10.22 golos sofridos (que compara com 8.13 nos penalties favoráveis convertidos)

FCP sofreu 372 golos e teve 39 penalties desfavoráveis, dos quais 32 convertidos

1 penalty assinalado por cada 9.53 golos sofridos (que compara com 9.35 nos penalties favoráveis totais)

1 penalty convertido por cada 11.63 golos sofridos (que compara com 12.24 nos penalties favoráveis convertidos)

SLB sofreu 450 golos e teve 50 penalties desfavoráveis, dos quais 43 convertidos

1 penalty assinalado por cada 9.00 golos sofridos (que compara com 9.51 nos penalties favoráveis totais)

1 penalty convertido por cada 10.46 golos sofridos (que compara com 11.25 nos penalties favoráveis convertidos):

Em resumo :
No SCP um em cada 8.13 golos marcado foi de penalty
No FCP um em cada 12.24 golos marcado foi de penalty
No SLB um em cada 11.25 golos marcado foi de penalty

No SCP um em cada 10.22 golos sofrido foi de penalty
No FCP um em cada 11.63 golos sofrido foi de penalty
No SLB um em cada 10.46 golos sofrido foi de penalty

O SCP teve um saldo de golos de 515 golos e de 95 penalties totais/ 76 convertidos (rácio de 5.42/6.78)
O FCP teve um saldo de golos de 816 golos e de 88 penalties totais/ 65 convertidos (rácio de 9.27/12.55)
O SLB teve um saldo de golos de 777 golos e de 79 penalties totais/ 66 convertidos (rácio de 9.83/11.77)

Já agora.

Se os jogos em que houve penalties assinalados os jogos tivessem terminado com os resultados que ocorriam quando da marcação dos respectivos penalties:

O SCP teria tido nestas 18 épocas menos 101 pontos
O FCP teria tido nestas 18 épocas menos 88 pontos
O SLB teria tido nestas 18 épocas menos 82 pontos