segunda-feira, 23 de março de 2020

Conselho de Arbitragem investigado por suspeitas de corrupção e falsificação de documentos

Na comunicação social, foi noticiado que o Ministério Público está a investigar o Conselho de Arbitragem (CA) da Federação Portuguesa de Futebol (FPF), confirmou o PÚBLICO junto da Procuradoria-Geral da República (PGR). 

A mesma fonte confirmou que foi aberto um inquérito, sujeito a segredo de justiça, que se encontra a ser investigado no Departamento Central de Investigação e Acção Penal (DCIAP). 

A notícia foi avançada pela RTP, que adiantou que as investigações tiveram início numa queixa feita pelo ex-árbitro Jorge Ferreira. O antigo profissional de arbitragem revelou ter sido o autor das informações enviadas às autoridades. Em causa estão alegados crimes de corrupção e falsificação de documentos. O árbitro garantiu ainda, em entrevista ao mesmo canal, que sofreu pressões para beneficiar os clubes com maior poder


“Já fui ouvido e a Polícia Judiciária (PJ) arrolou várias testemunhas. [Falei] das ilegalidades que o CA tem efectuado. Essencialmente dois tipos: corrupção e falsificação de documentos. As provas que tenho foram entregues à PJ. O Conselho de Arbitragem quer agradar aos árbitros e aos clubes, aos que têm poder. Os três grandes, essencialmente”, afirmou o árbitro. 

O Ex-arbitro Jorge Ferreira queixou-se de ter descido de divisão logo no ano em que assinalou o seu 1º penalti desfavorável ao F. C. Porto, mas a realidade demonstra-nos que a pratica corrente dos responsáveis pela arbitragem nacional nunca permitiu a manutenção no 1º escalão de nenhum arbitro que num momento em que ainda estão os pontos em disputa tenha assinalado 2 penaltis desfavoráveis ao F. C. Porto. É verdade, não existe nenhum árbitro que tenha conseguido assinalar 3 infrações na área do F. C. Porto nas últimas 12 épocas!

Aqui no Blog somente analisando o número de penaltis que cada arbitro assinalou, detectamos alguns dados estatísticos curiosos que, indiciam haver viciação arbitral na Liga Portuguesa. Tal como nós aqui no Blog, seguramente o Conselho de Arbitragem também terá acesso aos números que deixam a realidade arbitral bem evidente para todos. Aparentemente não tentar evitar criar vantagens arbitrais.

Por incrível que possa parecer, a verdade é que:

  • O arbitro que conseguiu assinalar o maior número de penaltis desfavoráveis ao Benfica (Artur Soares Dias), foi aquele que o Conselho de Arbitragem nomeou para apitar por 6 vezes o clássico do futebol Português (Benfica-F. C. Porto)! Jorge Sousa apitou por 7 vezes, é o árbitro mais utilizado pelo CA para nesses confrontos diretos, estes 2 foram os que o CA utilizou para controlar mais de metade dos clássicos disputados nas últimas 12 épocas.  
  • Artur Soares Dias conseguiu punir o Benfica com 8 penaltis desfavoráveis! Benfica que, nestas últimas 12 épocas conquistou exatamente os mesmos 900 pontos, que o F. C. Porto conquistou nas 374 jornadas. O 2º arbitro que assinalou mais penaltis desfavoráveis ao Benfica, foi o também portuense Rui Costa (4). No mesmo período de 12 épocas, nenhum arbitro conseguiu ver mais de 2 penaltis na área do F. C. Porto! Porque nenhum arbitro conseguiu ver mais de 2 infrações na área do F. C. Porto é a questão que se levanta?

Existem árbitros que nestas últimas 12 épocas foram nomeados para tantos jogos do F. C. Porto, que é incompreensível como conseguimos ver que, praticamente nunca assinalaram penaltis na área do F. C. Porto, num momento em que ainda estão pontos em disputa. Casos evidentes de Pedro Proença, Jorge Sousa, Olegário Benquerença, Carlos Xistra e Artur Soares Dias (o BANDO DOS 5 que apitaram 19 dos últimos 24 clássicos Benfica-F. C. Porto)!

Mas a verdade é que todos os árbitros, que assinalam penaltis desfavoráveis ao F. C. Porto, foram bastante punidos por esse facto na sua classificação final e consequentemente nos seus rendimentos futuros. Esse é o critério utilizado no CA.

Todos os árbitros que punirem o F. C. Porto pela 2ª vez, com penaltis desfavoráveis assinalados num momento do jogo em que ainda estão pontos em disputa, nunca mais foram nomeados para jogos do F. C. Porto contra os principais adversários (Benfica, Sporting, Braga). Na verdade nestas últimas 12 épocas só houve 7 árbitros que conseguiram apitar a 2 falta na área do F. C. Porto, são os seguintes: 
  1. O 1º arbitro a assinalar 2 penaltis desfavoráveis ao F. C. Porto, foi o Elmano Santos, logo na 13ª jornada da época 2010/11, curiosamente acabou sendo o seu último ano na 1ª Liga, tendo sido o 20º arbitro que mais dinheiro amealhou nessa temporada em que Jorge Sousa foi o que mais recebeu (37.442€ só em jogos nacionais), seguido do Carlos Xistra (35.194€).
  2. Depois seguiu-se o Rui Sliva, que assinalou o seu 2º penalti desfavorável ao F. C. Porto na 5ª jornada da época 2013/14. Curiosamente no final da época, Rui Silva foi despromovido, aliás nas últimas 6 posições encontramos os árbitros com os quais o rendimento médio do F. C. Porto foram mais inferiores comparativamente ao do Benfica. Conclusão das classificações finais desta época 2013/14, em que os árbitros sentiram, que todos os que não permitem ao F. C. Porto obter um bom rendimento pontual, no final da época correm sérios riscos de ficar mal classificados, de descer de divisão até.
  3. Cosme Machado nestas últimas 12 épocas, assinalou 2 penaltis desfavoráveis ao F. C. Porto (ambos quando o clube já vencia por 3-0, sendo que num desses jogos, antes já tinha assinalado 1 penalti favorável ao F. C. Porto). Daí que não se pode concluir que deixou a 1ª Liga no final de 2015/16 por já ter assinalado 2 penaltis desfavoráveis ao F. C. Porto, pois na verdade ainda com pontos em disputa nunca assinalou viu nenhuma infração na área do F. C. Porto. Em todo o caso, chama a nossa atenção o facto de não ter sido nomeado para jogos do F. C. Porto nas 2 últimas épocas em que apitou, pelos vistos garantiu-se assim que haveria nenhum arbitro a punir o clube por 3 vezes.
  4. Vasco Santos, provavelmente não teve a cunha certa para chegar a internacional, pelo facto de ter assinalado 2 penaltis desfavoráveis ao F. C. Porto, 1 deles assinalado já com 4-0 no marcador, logo sem qualquer efeito. A sorte de se tornar internacional sorriu ao seu conterrâneo Jorge Sousa, é a vida!
  5. Nuno Almeida nestas últimas 12 épocas em 15 jogos do F. C. Porto que apitou assinalou 2 penaltis desfavoráveis ao F. C. Porto (1 deles num jogo em que o F. C. Porto já estava a vencer por 3-0). Já é atacado pelos apaniguados do "Macaco", aparentemente por não demonstrar ser um artista  na arte de esconder as infrações na área do F. C. Porto como Artur Soares Dias ou Carlos Xistra. Nas últimas 4 épocas somente por 3 vezes foram tornadas publicas, as classificações dos árbitros, sendo que Nuno Almeida foi 3º, 4º e 5º classificado, mas por incrível que possa parecer mesmo com tantas boas classificações nas últimas 4 épocas ainda não foi nomeado para nenhum jogo do F. C. Porto contra os outros 3 candidatos ao título (Benfica, Sporting ou Braga).
  6. Carlos Xistra nestas últimas 12 épocas, apitou 32 jogos do F. C. Porto e apenas assinalou 2 penaltis desfavoráveis ao F. C. Porto (1 deles assinalado com 2-0 no marcador numa partida em que também assinalou 1 penalti favorável ao F. C. Porto aos 95 minutos que permitiu ao clube fixar o 3-2 final). Como tem deixado passar as infrações na área do F. C. Porto e é o árbitro em atividade que mais penaltis favoráveis ao F. C. Porto já assinalou, o Conselho de Arbitragem já o premiou com a nomeação para 7 jogos do F. C. Porto contra os outros 3 candidatos ao titulo, isto apesar de nas últimas 4 épocas ter ficado classificado em 18º, 3º e 16º classificado. 7 jogos importantes do F. C. Porto, contrasta mesmo muito com o nº de jogos importantes do F. C. Porto que deram ao Nuno Almeida (0 jogos grandes).
  7. Artur Soares Dias, dos 2 penaltis desfavoráveis que assinalou nestas 12 épocas, 1 deles foi aos 89 minutos de um jogo com o F. C. Porto a vencer por 3-0 e o outro foi contra o Estoril, nos restantes 26 do clube que apitou nunca conseguiu ver nenhuma infracção na área do F. C. Porto, mesmo sendo 14 desses jogos contra o Benfica, Sporting ou Braga. E olhe, posso lhe confirmar que essas infracções na área aconteceram frequentemente como se pode ver aqui. Só não foram é assinaladas.


Estatisticamente existem evidencias de alguns casos que, devem requerer a devida investigação da PJ, para se saber das razões que permitiram chegar a determinado agregado acumulado no F. C. Porto e no Benfica. Enormes diferenças arbitrais entre estas 2 equipas, são pouco compreensíveis dada o equilibrado rendimento e qualidade dos planteis com que o F. C. Porto e o Benfica tem competido pelos títulos nas últimas 12 épocas. Na nossa opinião, a PJ deve enveredar esforços para obter os necessários esclarecimentos em relação aos dados do:
  • Artur Soares Dias, especialmente sobre o facto de ele ter transformado 2 equipas que no geral conquistaram exactamente os mesmos 900 pontos em 374 jogos  (80% dos pontos possíveis), em 2 equipas com rendimentos pontuais muito diferentes nos jogos que arbitrou, pois permitiu ao F. C. Porto conquistar 79% dos pontos possíveis nos 28 jogos arbitrados (inacreditável rendimento, tanto mais que 14 desses 28 jogos foram contra os outros 3 candidatos ao título, Benfica, Sporting e Braga) e apenas permitiu ao Benfica conquistar 67% dos pontos possíveis em 33 jogos. Não é expectável que uma equipa que conquista em média 80% dos pontos tendo que defrontar os outros 3 candidatos ao titulo apenas por 6 vezes em cada 34 jornadas, consiga depois em condições arbitrais normais conquistar 79% dos pontos possíveis defrontando os outros 3 candidatos ao titulo em metade dos jogos apitados! Realce também para o facto de, Artur Soares Dias, ter conseguido sozinho criar uma diferença de 9 penaltis favorável ao F. C. Porto em relação ao Benfica. É que nos 374 jogos realizados por todos os árbitros existe uma diferença total de 15 penaltis, ou seja, retirando o Artur Soares Dias da equação só restam 6 penaltis de diferença entre o F. C. Porto e o Benfica em todos os jogos não dirigidos pelo Artur Soares Dias (em mais de 340 jogos de cada uma das equipas). 9 penaltis de diferença, criados pelo Artur Soares Dias em aproximadamente 30 jogos (um campeonato inteiro), levantam muitas suspeita sobre a isenção e equidistância com que este arbitro conduziu os jogos do F. C. Porto e do Benfica! É inexplicável como obrigou o Benfica a jogar com um saldo desfavorável de 2 penaltis em aproximadamente um campeonato inteiro de jogos por ele apitados, os outros 2 grandes usufruíram ambos de saldo favorável de 7 penaltis (quer o F. C. Porto, quer o Sporting)!
  • Jorge Sousa, especialmente sobre o facto de ele ter transformado o F. C. Porto, destacadamente na equipa com melhor rendimento pontual médio em Portugal nas últimas 12 épocas e inacreditavelmente  ter transformado o Benfica apenas no 4º melhor clube Português nas últimas 12 épocas. Qualquer jogo do Benfica que ele apita em média o adversário (o Benfica conquista apenas 60% dos pontos possíveis nos 27 jogos do clube que apitou) será mais difícil de ultrapassar que o próprio Sporting (em 23 confrontos diretos com o Sporting nestas 12 épocas, o Benfica conquistou em média 64% dos pontos possíveis). O Sporting é o 2º obstáculo mais difícil que o Benfica enfrenta na Liga Portuguesa e o Braga o 3º (contra o qual conquistou 78% dos pontos possíveis), mas Jorge Sousa é um obstáculo maior que os próprios rivais naturais do Benfica na luta pelo título.
  • Carlos Xistra, especialmente sobre o facto de ele garantir nos jogos que apitou, que nas últimas 12 épocas não houve rival para o F. C. Porto na Liga Portuguesa. Nos seus jogos em média, o F. C. Porto conquistou 83% dos pontos possíveis, o Benfica 75%, o Sporting 69% e o Braga 58% dos pontos possíveis. Aos olhos do Carlos Xistra, qual era o rival que lutava com o F. C. Porto pelos títulos? Pois é, ... pelos vistos nenhum! 
  • Pedro Proença, especialmente sobre o facto de ele garantir nos jogos que apitou, que nas últimas 12 épocas não houve rival para o F. C. Porto na Liga Portuguesa. Nos seus jogos em média, o F. C. Porto conquistou 71% dos pontos possíveis, o Sporting 46%, o Benfica 44% e o Braga 31% dos pontos possíveis. Aos olhos do Pedro Proença qual era o rival que lutava com o F. C. Porto pelos títulos? Pois é, ...pelos vistos nenhum! 

Qual é a sua opinião, os dados estatísticos indiciam viciação ou não na Liga Portuguesa?

1 comentário:

Anónimo disse...

Clarinho. Só não vê quem não quer