quinta-feira, 24 de julho de 2014

CLASSIFICAÇÃO FINAL DOS ARBITROS 2013/14

O Conselho de Arbitragem já disponibilizou a classificação final dos árbitros na época 2013/14.

Como é nosso apanágio, este é um assunto que merece ser devidamente analisada neste espaço.

Pedro Proença, o arbitro português selecionado para o mundial, foi com se esperava mais uma vez o 1º classificado de entre todos os árbitros da liga profissional portuguesa. Como de certo modo também é compreensível este arbitro foi esta época protegido para que não se envolvesse em situações que pudessem comprometer a sua presença na fase final do Brasil 2014, realizando apenas 22 jogos no total da 1ª e 2ª liga, foi do quadro de árbitros da liga profissional aquele que menos jogos do campeonato nacional arbitrou. Da equipa que viria a se sagrar campeã nesta época apenas dirigiu uma partida, foi na 25ª jornada, jogo que terminou com a vitória do Benfica por 1-0 sobre o Braga,  também foi o único jogo do Braga esta época. Arbitrou 2 jogos do Sporting, empate com o Estoril e vitória por 1-0 contra o F.C. Porto, jogo em que o único golo foi precedido de um fora de jogo não assinalado. Arbitrou ainda o F.C. Porto 1 - Guimarães 0, em que o único golo do jogo foi de penalti, mais uma vez, uma má decisão arbitral do Pedro Proença definiu o resultado final, pois nesse lance claramente houve erro no castigo máximo que assinalou quando Quintero descaradamente se atirou para cima do defesa. Nos outros jogos não envolvendo as equipas candidatas ao titulo durante a época não agregamos os casos e erros arbitrais desses jogos, por isso, abstemo-nos de efetuar comentários sobre esses desempenhos ou a nota final atribuída ao arbitro.

Para uma melhor compreensão em relação a existência de alguma tendência do arbitro para potenciar o rendimento de uma das equipas ou para prejudicar o rendimento de uma das equipas candidatas ao titulo, complementamos o quadro com a informação de qual é a equipa que obteve uma maior % de pontos em disputa nos jogos dirigidos por esse arbitro e também qual foi a 2ª melhor equipa, sendo certo que no geral com todos os árbitros incluídos nas últimas 6 épocas (180 jogos) o F.C. Porto e o Benfica foram as duas equipas com as melhores % de pontos ganhos oficiais.
Nos números gerais destes 180 jogos de cada uma das equipas a diferença de rendimento médio entre a 1ª e a 2ª equipa com melhor rendimento é de 3,3% e a diferença para a 3ª melhor equipa é de 19,6%. Assim, para qualquer dos árbitros analisados individualmente não é aceitável encontrarmos diferenças maiores de que 20% entre a equipa que obtém melhor rendimento nos jogos que dirigem e a 2ª equipa. Felizmente com mais de 30 jogos dirigidos dos candidatos ao titulo apenas existem 2 árbitros a apresentar grandes discrepâncias no rendimento médio das equipas, que são o Pedro Proença e o Olegário Benquerença. Aos outros árbitros não se detetam de uma forma tão evidente uma tendência favorável a um dos candidatos ao titulo. A bem da verdade no topo da classificação felizmente foram estes 2 árbitros aqueles que menos jogos dirigiram esta época nos 23 árbitros que compõem o quadro profissional.

Eis então, a classificação final dos árbitros, com a informação de quantas vezes dirigiu jogos em que intervieram equipas candidatas ao título.


Algumas curiosidades:
  • No top 10 dos árbitros melhores classificados em 2013/14 existe um arbitro que ainda não dirigiu nenhum dos 4 candidatos ao titulo nos últimos 6 anos, que é o Manuel Oliveira da A.F. Porto, 10º classificado. Nos 10 primeiros lugares deveriam ser reservados para os árbitros que dirigiram jogos com maior exposição mediática, cujo escrutínio dos adeptos seja mais rigoroso.
  • No top 10 dos árbitros melhor classificados em 2013/14 existem 4 árbitros da A.F. Porto e  2 árbitros da A.F. Lisboa. O arbitro melhor colocado da A.F. Porto foi o Jorge Sousa, o 5º classificado da época 2013/14, que não dirigiu nenhum jogo do F.C. Porto e do Benfica apenas dirigiu a 1º jornada, derrota por 1-2 com o Marítimo, jogo em que assinalou um penalti favorável ao Marítimo e não sancionou a carga sofrida pelo Lima na área no último lance do jogo.  
  • Os 4 árbitros da A.F. Braga estão classificados entre o 9º e o 17º classificado da época 2013/14, com nenhum deles o rendimento do F.C. Porto foi superior ao do Benfica nos últimos 6 anos.
  • Os 2 árbitros de A.F. Setúbal foram o 19º e 20º classificado desta época, com ambos o rendimento do F.C. Porto foi inferior ao do Benfica nos últimos 6 campeonatos. Com Bruno Paixão o 20º classificado, o Sporting é o clube com melhor rendimento seguido do Benfica.
  • Os 3 árbitros da A.F. Lisboa melhores classificados foram aqueles com os quais o F.C. Porto conquistou uma maior % de pontos quer em relação ao Benfica, quer em relação ao Sporting nestas últimas 6 épocas.
  • O F.C. Porto conseguiu oficialmente uma maior % de pontos que o Benfica com todos os 5 árbitros da A.F. Porto e apenas com um dos árbitros da A.F. Porto, o Sporting conseguiu conquistar mais 1% dos pontos em disputa que o F.C. Porto nos últimos 6 campeonatos. 
  • Vasco Santos, o arbitro da A.F. Porto pior classificado, terminou a época como 13º classificado. O Hugo Pacheco, 23º classificado e pior arbitro desta época, pertence a A.F. Lisboa. O melhor arbitro desta época também é da A.F. Lisboa.
  • O 2º classificado da época 2013/14, Marco Ferreira da A.F. Funchal foi o único dos 8 primeiros classificados com o qual é o Benfica a equipa com melhor rendimento percentual nos últimos 6 campeonatos. Todos os outros árbitros melhor classificados da época 2013/14 permitiram ao F.C. Porto obter um rendimento pontual médio melhor que o do Benfica nos últimos 6 campeonatos.
  • Carlos Xistra da A.F. Castelo Branco foi o 3º classificado da época 2013/14, com este arbitro o F.C. Porto e o Braga foram as 2 melhores equipas nos últimos 6 campeonatos e os grandes de Lisboa foram as equipas candidatas ao titulo com pior rendimento desportivo.

Aguardamos o seu comentário com alguma situação que mereça ser realçada neste quadro ilustrativo publicado com a classificação oficial dos árbitros e com os dados estatísticos de cada arbitro nos últimos 6 campeonatos.

1 comentário:

Sakana disse...

GOLPES, GOLPISTAS, PANÇUDOS E TALIBANS

sakanagem69.blogspot.com