quinta-feira, 11 de junho de 2020

Com apenas 5 árbitros tem sido possível ao C. A. garantir quem é campeão em Portugal (Controlando 30% dos jogos e 80% dos clássicos)

Desenganem-se, os que querem dividir para reinar, tentando colocar as culpas no Bruno Lage ou nos jogadores. O que está a acontecer neste momento, foi o mesmo tipo de ruído social colocado em cima da equipa do ano passado que levou a mudança técnica, a mesma equipa que cessado o ruído viria a se sagrar campeão, é certo que para isso acontecer, o Bruno Lage teve de ter tamanha competência, para com 10 jogadores conseguir vencer o F. C. Porto no Dragão (depois de Jorge Sousa inventar um insólito duplo amarelo no mesmo lance para dar vantagem competitiva ao F. C. Porto como lhe é habitual). A verdade que todos os adeptos devem saber antes de criticar, é que com o BANDO DOS 5, o F. C. Porto sempre competiu em vantagem, o Benfica nunca teve condições para ser campeão em Portugal, nem com Bruno Lage (que é o herói que conquistou 79% dos pontos possíveis em 13 jogos com o BANDO DOS 5), nem com Rui Vitória (que conquistou 62% dos pontos possíveis em 29 jogos com o BANDO DOS 5), nem com Jorge Jesus (que conquistou 58% dos pontos possíveis em 48 jogos com o BANDO DOS 5). O Jorge Jesus também na sua 1ª época no Benfica ainda conseguiu surpreende-los, conquistando 67% dos pontos possíveis em 14 jogos arbitrados pelo BANDO DOS 5, mas quanto mais jogos comandam mais hipóteses terão de diminuir o rendimento médio do Benfica. O Bruno Lage o ano passado, quando entrou ainda conseguiu surpreender o BANDO DOS 5, vencendo os 5 jogos que eles apitaram, mas nesta temporada já lhe fizeram perder 8 pontos nos 8 jogos que apitaram. Qualquer que seja o treinador, com o BANDO DOS 5, o rendimento pontual do Benfica é muito inferior ao do F. C. Porto.

O Conselho de Arbitragem tem utilizado o BANDO DOS 5 para garantir vantagem ao F. C. Porto e a direcção do Benfica nestes 12 anos não conseguiu acabar com isso, nem denunciar esta situação. Não denuncia o BANDO DOS 5, por isso sujeitou-se a jogar os 103 jogos arbitrados por eles, com uma diferença de 27 penaltis a menos do que o F. C. Porto usufruiu. Que anjinhos, nessas condições acreditar que tem uma oportunidade justa de se sagrar campeão! Nestas condições, só se F. C. Porto tiver um plantel muitíssimo inferior ao do Benfica. É que vejam bem, com o BANDO DOS 5, o Sporting obtém em média o mesmo rendimento médio que o Benfica obteve (ambos conquistam 61,5% dos pontos possíveis) e para tal só tiveram que conceder uma vantagem de 11 penaltis em pouco mais de 100 jogos ao Sporting, agora imaginem se tivesse concedido uma vantagem de 27 penaltis ao Sporting. Compreendem agora quem teria melhor rendimento médio se fossem 27 penaltis de diferença? 27 penaltis é uma enorme diferença, ninguém intelectualmente honesto pode considerar aceitável tamanha diferença entre 2 rivais que lutam pelo mesmo objectivo em cento e poucos jogos. Um arbitro assim, não é isento o suficiente para apitar 80% dos clássicos que definem quem é o campeão durante 12 anos. Tem de haver mudanças em quem dirige o futebol em Portugal!

Será possível encontrarmos uma diferença de 3 penaltis entre as 2 equipas, num arbitro que tenha apitado 10 jogos o Benfica e do F. C. Porto? É pouco provável, mas tratando-se de uma pequena amostra é possível que aconteça, sem que tenha havido necessariamente uma interferência arbitral. Numa amostra maior a tendência é um maior equilíbrio, é deixar de acontecer grandes diferenças entre equipas que lutam pelo mesmo objectivo (título), logo em princípio obrigam os seus adversários a cometer um número muito semelhantes de faltas na sua área defensiva. Uma das equipas pode realmente ter usufruído de mais 3 penaltis que o rival numa pequena amostra de 10 jogos ou até em 20 jogos, o que não acontece entre equipas semelhantes, em condições arbitrais normais de equidistância, é essa diferença aumentar de 3 para 6 penaltis quando se passa de 10 para 20 jogos ou para 9 em 30 jogos. Alguém já viu uma diferença de 9 penaltis entre candidatos no final do campeonato? Quanto maior é a amostra, menos provável será encontrarmos diferenças percentualmente significativas, caso o arbitro seja mesmo equidistante, um elemento neutro no jogo. 

Se alargarmos a amostra para 30 jogos de cada uma das 2 equipas que lutam pelo titulo, será possível encontrarmos 9 penaltis de diferença? Em condições arbitrais normais, seguramente que não! Em média, cada candidato ao titulo usufrui de um penalti por cada 8 golos que consegue marcar, logo é impossível uma equipa lutar taco a taco pelo campeonato com outra equipa que é capaz de marcar mais 72 golos que ela num campeonato só, limitando-se os árbitros a cumprir as leis do futebol com equidistância. Não é possível num campeonato de 30 jornadas, existindo equidistância arbitral, uma das equipas terminar com mais 9 penaltis que o seu principal rival! Sempre que isso acontece, podemos afirmar que o campeão dessa época foi escolhido pela C. A., pois tamanha diferença de penaltis entre equipas que lutam pelo mesmo objectivo, com desempenhos médios muito semelhantes, seguramente se reflectirá nos pontos conquistados pelas 2 equipas. Sem uma tendência arbitral declarada do arbitro, é impossível chegarmos a uma grande diferença no número de penaltis que cada uma das equipas usufruiu, como 9 em 30 jogos ou 27 em 100 jogos! É por isso que, ao constatarmos que o BANDO DOS 5 permitiu, ao F. C. Porto usufruir de um saldo favorável de 29 penaltis nos 111 jogos do F. C. Porto que dirigiram, quando ao seu principal rival (Benfica), apenas concederam um saldo favorável de 2 penaltis em 103 jogos dirigidos, concluímos que o objectivo do BANDO DOS 5 era garantir que em Portugal só o F. C. Porto pudesse ser campeão. Pois, nas últimas 12 épocas as únicas equipas que foram campeãs foram o Benfica e o F. C. Porto. Qual seria a equipa que em pouco mais de 100 jogos, conseguiria fazer mais pontos que o F. C. Porto, usufruindo o F. C. Porto de mais 27 penaltis que essa equipa rival? É impossível anular uma diferença arbitral de 27 penaltis em aproximadamente o equivalente a 3 campeonatos de 34 jornadas (ou seja, 102 jogos).

Os dados estatísticos comprovam que o C. A. utilizou o BANDO DOS 5 para definir que o principal favorito a ser campeão em Portugal seria sempre o F. C. Porto, pois:
  • Quando nomearam Carlos Xistra para esta deslocação a Portimão, o C. A. já sabia que existia uma grande probabilidade de o Benfica perder pontos, tal como quando nomearam Artur Soares Dias para o Dragão ou o Jorge Sousa para o Estádio da Luz na recepção do F. C. Porto. É que ao longo das últimas 12 épocas, estes 3 são os árbitros mais utilizados pelo C. A. para os jogos dos candidatos ao titulo, em média o Artur Soares Dias apitou 32 jogos de cada candidato ao titulo, Carlos Xistra apitou 29 jogos e Jorge Sousa apitou 26 jogos. Tem sido com estes 3 árbitros que o C. A. tem utilizado para definir o campeão, seguem-se o Hugo Miguel com uma média de 25 jogos (com ele o Benfica conquista em média 83% dos pontos possíveis e o F. C. Porto 82%, não foi nomeado para nenhum clássico) e já só com uma média de 19 jogos, o Rui Costa (já foi nomeado para apitar 1 clássico, se bem que nessa altura o titulo já estava matematicamente atribuído). 
  • O BANDO DOS 5 (Olegário Benquerença, Pedro Proença, Jorge Sousa, Artur Soares Dias e Carlos Xistra), que garantem que só o F. C. Porto pode ser campeão em Portugal, controlaram 29,5% do total dos jogos realizados pelo F. C. Porto, 27,4% do total dos jogos do Benfica e 29,3% dos jogos realizados pelo Sporting nas últimas 12 épocas. Como se vê, O BANDO DOS 5 nestas últimas 12 épocas, apitou 3 em cada 10 jogos dos candidatos ao titulo! É este BANDO DOS 5 quem definiu o campeão em Portugal e aos olhos deles, o F. C. Porto conquista em média 78,4% dos pontos, enquanto os 3 rivais, conquistam apenas 61,5% (Benfica e Sporting) e 51,8% (Braga). Ou seja, aos olhos deles o F. C. Porto não teve rival se equiparasse!
  • Curiosamente sem a ajuda deles, o F. C. Porto passa a ter rivais (quer Benfica, quer Sporting), pois na época de 2009/10, o BANDO DOS 5 apenas apitou 6 jogos do F. C. Porto (o clube terminou em 3º lugar) e na época 2013/14 o BANDO DOS 5 apenas apitou 6 jogos do F. C. Porto (o clube terminou em 3º lugar). O BANDO DOS 5 é a principal força do F. C. Porto, enquanto estiveram os 5 em simultâneo em actividade, o F. C. Porto só não foi campeão nas épocas 2009/10 e 2013/14, pois nessas épocas apenas foram nomeados para apitar 6 jogos do F. C. Porto! Só com 6 jogos não conseguem fazer do clube campeão, nem sequer transformar-lhe num clube claramente melhor que o Sporting. Na época 2015/16 só foram nomeados para 8 jogos do F. C. Porto e o clube voltou a terminar em 3º lugar. Nas restantes épocas em que apitaram 9 ou mais jogos do F. C. Porto, o BANDO DOS 5 conseguiu sempre fazer do clube o principal favorito, só não o levou a campeão quando tinham planteis incomparavelmente inferiores aos do Benfica .
  • Para 19 dos últimos 24 confrontos directos entre o Benfica e o F. C. Porto, foram nomeados um dos elementos do BANDO DOS 5 (Olegário Benquerença, Pedro Proença, Jorge Sousa, Artur Soares Dias e Carlos Xistra). Inacreditável 19 dos 24 jogos entre os 2 clubes que foram campeões foram apitados por árbitros claramente favoráveis ao F. C. Porto (árbitros com os quais existe mais de 10% de diferença no rendimento médio dos clubes). Nas últimas 12 épocas, o BANDO DOS 5 garantiu que o F. C. Porto não teve nenhum rival que pudesse se aproximar do rendimento médio de 78,4% que permitiram ao F. C. Porto (concedendo-lhe um saldo favorável de 29 penaltis). O BANDO DOS 5 nestas últimas 12 épocas, garantiu ao F. C. Porto, uma diferença de segurança de 17% para todos os outros rivais directos, uma vez que, apenas permitiu ao Benfica conquistar 61,5% dos pontos possíveis (concedendo-lhe apenas um saldo favorável de 2 penaltis) e ao Sporting conquistar 61,5% dos pontos possíveis (concedendo-lhe um saldo favorável de 13 penaltis). 13 penaltis nem metade dos 29 penaltis é, agora o que dizer da diferença de 2 para 29, são quase 15 vezes mais.
  • O BANDO DOS 5, nestas últimas 12 épocas, controlaram 45 dos 70 confrontos directos do F. C. Porto contra os outros 3 candidatos ao titulo (Benfica, Sporting e Braga), ou seja estes 5 árbitros que garantem que só o F. C. Porto pode ser campeão em Portugal, controlaram 64% dos jogos grandes do F. C. Porto, 62% dos jogos grandes do Benfica (44 dos 71 jogos grandes realizados pelo Benfica), também controlaram 54% dos jogos grandes do Sporting (37 dos 69 jogos). Ao controlaram a esmagadora maioria dos jogos em que realmente os candidatos correm sérios riscos de perder, pois estão a enfrentar adversários com os mesmos objectivos, o BANDO DOS 5 acabou sendo aqueles que definem quem é o campeão. É que em jogos entre iguais, um penalti faz muito diferença. pois normalmente não se consegue ser tão superior a esses adversários para garantir 2 golos de diferença. O F. C. Porto teve muita sorte com a nomeação do BANDO DOS 5 para estes confrontos com os outros rivais.

Depois de visto o quadro resumo dos dados estatísticos do BANDO DOS 5 e dos restantes árbitros, compreendem agora, porque com o BANDO DOS 5 só o F. C. Porto pode ser campeão em Portugal.
Fica assim, comprovado estatisticamente que com apenas 5 árbitros, utilizando-os em 30% dos jogos dos candidatos ao título é possível garantir que equipa conquista o titulo de campeão no campeonato. Temos é que escolher esses 5 árbitros a dedo, ou seja aqueles 5 que garantem a maior diferença entre o rendimento médio da equipa que queremos favorecer e o seu maior rival, nomeando-os para apitar 80% dos confrontos directos entre as 2 principais candidatos. É certo que no campeonato além do rival principal existem outras equipas que potencialmente candidatas, por isso há que nomear esses 5 árbitros para 64% dos confrontos directos com as outras 3 equipas candidatas aos mesmos objectivos, desde que se garanta que com esses 5 árbitros todos os outros 3 candidatos tem rendimentos médios incomparavelmente inferiores a equipa que queremos conceder vantagem arbitral (F. C. Porto). 

Qual é a sua opinião, seria possível conseguir maior vantagem a uma equipa controlando 5 árbitros?
Atenção utilizando sempre os mesmos 5 para a esmagadora maioria dos jogos, a viciação seria óbvia.

5 comentários:

Ribas Andrade disse...

Tanto neurónio gasto numa pseudo "tese de doutoramento arbitral", para alimentar uma paranoia que o mina, sem dar por isso! Saia dessa realidade paralela, que há mais vida para além da bola!

ChakraIndigo disse...

A direcção que faça o seu papel. Se não conseguiu demonstrar este cenário e denuncia-lo em 12 anos é incompetência ou desleixo.

Depois temos as nossas culpas, nesta sequencia dos ultimos jogos não se pode falar de influencia arbitral.

No entanto, num cenario de longo prazo isto é factual.

Viva o Benfica

Anónimo disse...

Esse bando, provavelmente também é replicado na Champions, porque o Benfica é sempre penalizado na Europa pelos "Skominas", mas também recordo que o FC Porto é uma equipa com pedigree Champions, a única em Portugal!

Ora vejamos, nas três últimas edições da Champions, o Benfica foi sempre eliminado na fase de grupos, com os seguintes registos:
18 jogos disputados.
4 vitórias.
2 empates.
12 derrotas.
17 golos marcados.
36 golos sofridos.

"ke passousse" na Champions com o Benfica, algum bando de mal-feitores? "ke passousse" questionaria o erudito leitor de Galamba. Nem há um "titularissimo" VAR Bruno Esteves, primo da mulher do leitor de Galamba? Na Champions, não há Bispos e Arcebispos?

“Vamos ter os padres que escolhemos e ordenámos, nas missas que celebramos, temos é de rezar e cantar bem», o Arcebispo Adão nem afirmou que este e-mail é truncado, pois não?

Alguém sabe o que é feito do "menino querido" Nuno Cabral? primeiramente escrutinou jovens árbitros na AF de Vila Real, foi o "pai" do "promissor" Gonçalo Martins. Depois, foi delegado da Liga, mas também conselheiro do Benfica, assim como empresário de árbitros.

E o insuspeito Ferreira Nunes? o ex arbitro de andebol de Coimbra, esse mesmo que despromoveu o Internacional Marco Ferreira, e quase promovia a Internacional o Jorge Ferreira da esquiça de Fafe. O Frank Vargas ainda não foi preso?

E porque nas Organizações Criminosas, isto anda tudo interligado, o Júlio Loureiro de Fafe, ex observador, e também responsavel pela despromoção do Marco Ferreira, é um dos arguidos naquele "alvo" processo e-toupeira, não é?

Vamos acreditar na Justiça, e vamos ver o que se fará com aquele treta da sociedade V. Pereira&Ferreira Nunes SA!

Duarte Calabote Gomes (o pedagogo do apito encarnado)

conana disse...

Aqui sabe-se muito acerca de viciação arbitral. Vou ler com atenção.

Influência Arbitral disse...

Utilizar os 5 árbitros que garantam a maior diferença favorável ao F. C. Porto em relação ao Benfica, para apitarem 80% dos confrontos directos dos 2 principais candidatos é uma forma clara de tentar atingir um objectivo.

Mesmo sabendo que nestes 2 confrontos directos, definem 12 pontos na luta pelo título, o C. A. para dar ainda maior vantagem arbitral ao F. C. Porto, utilizou estes 5 árbitros para controlar 64% dos confrontos directos do clube contra os outros 3 candidatos ao titulo (Benfica, Sporting e Braga). O F. C. Porto nestes últimos 12 anos, conquista em média 80% dos pontos (enfrentando por 6 em cada 34 jornadas os outros 3 candidatos, ou seja por cada 34 jogos só tem 6 jogos verdadeiramente difíceis), mas quando é apitado pelo BANDO DOS 5, mantém praticamente o mesmo rendimento médio mesmo tendo defrontado por 45 vezes em 111 jogos os outros rivais pelo titulo (Benfica, Sporting e Braga).

Estes 5 árbitros no geral apitaram cerca de 30% dos jogos do F. C. Porto nas últimas 12 épocas, garantindo que o clube conquistaria 78,4% dos pontos possíveis, enquanto os rivais apenas permitira conquistar 61,5% dos pontos possíveis (Benfica e Sporting). Como conseguiram esse feito? Concederam um saldo favorável de 29 penaltis ao F. C. Porto, de 13 penaltis ao Sporting e de apenas 2 ao Benfica. Em pouco mais de 100 realizados, é óbvio que tamanha diferença de 16 ou 27 penaltis obrigatoriamente se reflectirá no rendimento pontual médio destas equipas. Só não vê isso quem não quer ver.
Em condições arbitrais normais é impossível chegarmos a uma diferença de 27 penaltis em pouco mais de 100 jogos, logo os 5 árbitros utilizados para controlar 80% dos últimos 24 clássicos, foram nomeados porque não queriam um arbitro equidistante a apitar as 2 equipas de valia mais semelhante.