quarta-feira, 10 de junho de 2020

Para jogos que decidem o campeão foram nomeados Carlos Xistra e Tiago Martins!

É mesmo necessário mudanças no futebol Português, ficar como está não garante equidistância.

Aqui no blog já há muito que alertamos que o facto dos dados estatísticos indiciarem que o Conselho de Arbitragem com as nomeações denuncia a procura de conceder vantagem arbitral ao F. C. Porto.

O meu amigo pergunta, com base em quê, constatas que existe uma tendência arbitral favorável ao F. C. Porto nos órgãos dirigentes do Futebol Português?
Resposta com base em 6 dados estatísticos reveladores que o C.A. não garante equidistância:
  1. Nas últimas 12 épocas, em 375 jogos, o Benfica conquistou 901 pontos e o F. C. Porto conquistou 900 pontos, ou seja, as 2 equipas conquistam em média 80% dos pontos disputados. Esta é o rendimento médio geral das equipas, logo o expectável é encontrarmos estas 2 equipas com rendimento médio muito semelhantes com cada um dos arbitro em concreto. Inexplicavelmente os 3 árbitros que garantem maior vantagem do F. C. Porto em relação ao Benfica (Artur Soares Dias, Jorge Sousa e Carlos Xistra), são os 3 árbitros que o C. A. mais vezes utiliza para jogos que definem o campeão. Que coincidência estranha! Podia ser um favorável a uma das equipas e outro favorável a outra equipa, mas não, com todos os 3 árbitros mais vezes utilizados para jogos dos candidatos ao título, é sempre o F. C. Porto a equipa com melhor rendimento pontual médio nas últimas 12 épocas. Artur Soares Dias, Jorge Sousa e Carlos Xistra garantem que só o F. C. Porto pode ser campeão em Portugal. Encontrarmos um arbitro que provoque diferenças superior a 10% entre estas 2 equipas, deveria ser sempre um sinal de alerta para quem tem a responsabilidade de garantir a verdade desportiva e condições arbitrais iguais para todas as equipas candidatas ao titulo. Devemos tentar perceber se essa enorme diferença (superior a 10%), foi ou não consequência da tendência desse arbitro em assinalar mais penaltis e expulsões favoráveis a uma das equipas do que a outra. 
  2. Em conjunto Artur Soares Dias, Jorge Sousa e Carlos Xistra apitaram 86 jogos do F. C. Porto (permitiram ao clube conquistar 202 pontos, ou seja 78,3% dos pontos possíveis), também apitaram 83 jogos do Benfica (permitiram ao clube conquistar 167 pontos, ou seja 67,1% dos pontos possíveis) e também apitaram 83 jogos do Sporting (permitiram ao clube conquistar 159 pontos, ou seja 63,9% dos pontos possíveis). Num tão alargado numero de jogos apitados por estes 3 árbitros, são quase 90 jogos que representam 3 campeonatos de 30 jornadas cada, qualquer adepto consegue compreender que nas 3 épocas, o F. C. Porto seria sempre o campeão, são 35 pontos a mais que o Benfica e 43 pontos a mais que Sporting. Isto é uma enorme diferença, que o F. C. Porto garante em relação aos outros candidatos, para um número de jogos equivalente a aproximadamente 3 épocas desportivas. Já entre Benfica e Sporting com uma diferença geral de apenas 8 pontos e faltando ainda disputar 7 jornadas para se completar os 90 jogos, ninguém pode extrapolar que o Benfica conseguiria ficar as 3 épocas a frente do Sporting. Em conclusão, estes 3 árbitros garantem que não há rival para o F. C. Porto em Portugal, obrigam ambos os rivais a ter rendimentos médios muito inferiores, ao que é o rendimento médio geral do clube nas últimas 12 épocas, diminuem o Benfica em 13% e diminuem o Sporting em 6,8%, o que prova que, o seu objectivo é prejudicar o rendimento principalmente daqueles que lutam pelos mesmos objectivos que o F. C. Porto.
  3. É demasiado óbvio que Artur Soares Dias, Jorge Sousa e Carlos Xistra não são neutrais nos jogos que envolvem os candidatos ao Titulo, em conjunto já assinalaram 26 penaltis favoráveis e 5 desfavoráveis ao F. C. Porto (permitiram ao F. C. Porto usufruir de um saldo favorável de 21 penaltis), também já assinalaram 13 penaltis favoráveis e 13 desfavoráveis ao Benfica (obrigaram o Benfica a competir com um saldo nulo de penaltis) e também já assinalaram 27 penaltis favoráveis e 12 desfavoráveis ao Sporting (permitiram ao Sporting usufruir de um saldo favorável de 15 penaltis). É inadmissível que com os 3 árbitros mais nomeados para jogos que decidem o campeão, o F. C. Porto possa usufruir de um saldo de 21 penaltis enquanto o seu principal rival tem um saldo nulo de penaltis com estes 3 árbitros. É que são os 2 únicos clubes que conseguiram ser campeões nestas 12 épocas, sendo equipas com um rendimento médio muito semelhante é incompreensível como o C.A. não repara que os dados estatísticos destes 3 árbitros deixam evidentes que existe influência arbitral nos jogos dos 2 principais candidatos ao titulo.
  4. Tiago Martins não reúne condições neste momento para apitar jogos que decidem o campeão, depois de esta temporada já ter-lhe acontecido o episódio da moeda de 5 cêntimos (queixa de falsidade no relatório do arbitro como as imagens comprovam) e principalmente do penalti inventado como VAR, para decidir o F. C. Porto - Benfica, jogo em que incompreensivelmente deixou por sancionar a barbará agressão do Pepe ao Taarabt, além da agressão do Marega aos 3 minutos. Tiago Martins ainda tem poucos jogos apitados de cada um dos clubes para se poder tirar ilações dos dados estatísticos, nestas últimas 12 épocas apitou 10 jogos do Benfica e apenas 6 jogos do F. C. Porto.
  5. Carlos Xistra não tem condições de imparcialidade para apitar os jogos que definem o campeão. Nos jogos para o campeonato arbitrados pelo Carlos Xistra, verificamos que, permitiu ao F. C. Porto usufruir de um saldo favorável de 9 penaltis (assinalou 11 penaltis favoráveis ao F.  C. Porto e apenas 2 desfavoráveis), enquanto ao Benfica apenas concedeu um saldo favorável de 2 penaltis (assinalou 4 penaltis favoráveis ao Benfica e 2 desfavoráveis). Estes 7 penaltis de diferença que Carlos Xistra criou entre o F. C. Porto e Benfica, nos jogos que arbitrou nas últimas 12 épocas, não reflectem fielmente aquilo que tem sido a força média das equipas nestas últimas 12 épocas (o Benfica tem um saldo favorável de 604 golos, enquanto que o F. C. Porto tem um saldo favorável de 583 golos). Isto revela que o Benfica chega mais vezes a área adversária do que o F. C. Porto.
  6. Nos 28 jogos em média apitados pelo Carlos Xistra de cada um dos 4 candidatos ao titulo, cada candidato ao titulo em média usufruiu de uma vantagem competitiva de ter jogado em superioridade numérica  durante 88 minutos. Só que quando vamos ver em concreto qual é o saldo de minutos em superioridade ou inferioridade numérica de cada clube, vemos que Carlos Xistra concedeu ao F. C. Porto a vantagem de jogar 278 minutos em superioridade numérica, enquanto que ao seu principal rival (o Benfica) tem é um saldo de 43 minutos em inferioridade numérica, é o único dos 4 candidatos ao titulo que jogou mais tempo em inferioridade do que em superioridade numérica. Já ao Sporting concedeu um saldo de 74 minutos em superioridade numérica e ao Braga concedeu 44 minutos em superioridade numérica. Aos olhos do Carlos Xistra, o Benfica é o candidato ao titulo que obriga os rivais a cometer menos infracções para levar a sua/expulsão. E lembramos nós que à 4ª jornada desta temporada, expulsou o Tapsoba neste lance ocorrido no 1 minuto de jogo, tal era a pressa de garantir o resultado.
Tiago Martins conseguirá ser equidistante?
É ridículo, o C. A. nomear, o Tiago Martins e o Carlos Xistra para apitar jogos do F. C. Porto e do Benfica, numa altura em que estes dois clubes estão a lutar ombro a ombro pelo titulo de campeão nacional 2019/20. Fica evidente a razão pelo qual nos últimos tempos, o Benfica tem tentado derrubar a actual direcção da Liga Profissional de Futebol e o F. C. Porto faz tudo para manter tudo como está. 
A situação actual não é equidistante, não garante tratamento igual para os 2 candidatos ao titulo.

Sem comentários: