quarta-feira, 11 de março de 2020

Os árbitros e os penaltis favoráveis assinalados nas últimas 12 épocas (QUAIS AS DIFERENÇAS)

Em condições normais arbitrais encontraremos uma correlação positiva entre os penaltis assinalados e os pontos conquistados/golos marcados. Duas equipas com o mesmo objetivo desportivo tendem a usufruir de um volume muito semelhante de penaltis no final da época.
Está é uma verdade, que é facilmente demonstrável estatisticamente, pois normalmente quando agregamos mais de 10 jogos, poderemos constatar que acorreu 1 penalti, eventualmente 2 ou 3 favoráveis a mesma equipa e também uma ou outra desfavorável. O que não acontece, é serem sistematicamente assinaladas penaltis favoráveis a uma equipa, em prejuízo  de todas as outras equipas adversárias, ou detectarmos que o seu principal rival é clube especialmente prejudicado com penaltis desfavoráveis, como acontece com os números do Artur Soares Dias.

Dentro do quadro dos 36 árbitros da Liga Portuguesa que assinalaram penaltis mas últimas 12 épocas, temos os seguintes grupos de árbitros:
  • Aqueles que são estatisticamente neutro no nº de penaltis que concederam ao Benfica e ao F. C. Porto, apresentam um diferença nula de penaltis assinalados (Paulo Baptista, Luís Godinho, Vasco Santos, Hugo Pacheco, João Ferreira, Olegário Benquerença, Jorge Tavares, Tiago Antunes)
  • Aqueles que apesar de não apresentarem um saldo igual de penaltis nos jogos do Benfica e do F. C. Porto, apenas permitiram a qualquer um deles uma pequena vantagem arbitral de um saldo favorável de 1 ou 2 penaltis (Gonçalo Martins, Pedro Henriques, Hélder Malheiro, Paulo Costa, Duarte Gomes, Nuno Almeida, Cosme Machado, Elmano Santos, Manuel Oliveira, Rui Oliveira, Rui Silva, Manuel Mota, Tiago Martins, Lucílio Baptista, Luís Ferreira).  Pelas infrações na área que apitaram, obviamente que não podemos considerar estes árbitros como sendo tendenciosos, a vantagem que qualquer destes árbitros concedeu é uma simples ocorrência isolada, sem qualquer significado estatisticamente relevante.
  • Aqueles que revelam uma clara vantagem arbitral favorável ao F. C. Porto (Jorge Sousa, João Capela, Rui Costa, Marco Ferreira, Bruno Esteves e Hugo Miguel). Quando o clube usufrui de um saldo favorável de 3 ou mais penaltis, então convêm olhar com mais atenção os dados desse arbitro, é que poderemos estar perante um claro indício de um arbitro tendencioso. Aqueles que revelam uma clara vantagem arbitral favorável ao Benfica (João Pinheiro, Bruno Paixão, Jorge Ferreira e Fábio Veríssimo). Antes catalogar qualquer destes árbitros como sendo um elemento tendencioso, que não consegue garantir equidistância nas suas actuações que devia ser intrínseco a condição de arbitro, devemos tentar perceber qual é o rendimento médio que permitem ao Benfica e ao F. C. Porto nos seus jogos, para confirmarmos se esses penaltis tem reflexos nos rendimentos pontuais médios de cada um dos clubes com esses árbitros (existindo diferenças superiores a 10% então adensam-se as duvidas sobre a tendência desse arbitro).
  • Aqueles em que a diferença entre os 2 principais candidatos ao título já é incontestavelmente enorme, sendo superior a 5 penaltis. Para se chegar a estes números tem de haver uma tendência arbitral clara. Felizmente entre 36 árbitros, só encontramos 3 que são declaradamente favoráveis a um determinado clube, que são o Artur Soares Dias, Carlos Xistra e Pedro Proença, os 3 claramente favoráveis ao F. C. Porto. Curiosamente os  3 já aqui haviam sido classificados como pertencentes ao BANDO DOS 5 árbitros. que estatisticamente garantem que o F. C. Porto não teve rival em Portugal nas últimas 12 épocas, aos seus olhos só o F. C. Porto teria sido campeão em Portual nesse período!  Artur Soares Dias é atualmente o campeão da tendência arbitral, sozinho conseguiu criar uma diferença de 9 penaltis em relação ao Benfica! Inacreditável como um árbitro, que por definição deve ser neutro consegue, sozinho criar uma diferença de 9 penaltis entre o F. C. Porto e o Benfica em aproximadamente 30 jogos! No geral em 374 jogos existe uma vantagem total de 15 penaltis favoráveis ao F. C. Porto em relação ao seu principal rival (Benfica), sendo Artur Soares Dias responsável por 9 desses 15 penaltis de diferença. Bastaria que o Artur Soares Dias e o Pedro Proença (que em apenas 6 épocas criou uma diferença de 6 penaltis entre os 2 clubes) não tivessem apitado nenhum jogo dos 2 clubes para se anular essa diferença de 15 penaltis que existem nos 374 jogos realizados por cada uma das equipas. Seria curioso vermos qual é o rendimento médio do F. C. Porto e do Benfica nesses jogos sem o Artur Soares Dias e sem o Pedro Proença, uma coisa temos a certeza, tendo os 2 clubes disputados esses jogos com o mesmo nº de penaltis, o rendimento médio do Benfica foi claramente superior ao do F. C. Porto. Os 15 penaltis favoráveis ao F. C. Porto nos jogos arbitrados pelo Artur Soares Dias e Pedro Proença é que permitiram que neste momento as duas equipas tenham exactamente os mesmos 900 pontos acumulados em 374 jogos (12 épocas). 

Todos compreendemos que um arbitro que conceda boas condições arbitrais para o Benfica, prejudica as hipóteses de sucesso desportivo do F. C. Porto, tal como um arbitro que garanta o insucesso desportivo do Benfica, está a potencializar as probabilidades de sucesso desportivo do F. C. Porto. Logo, os 4 primeiros da lista, Artur Soares Dias, Carlos Xistra, Pedro Proença e Jorge Sousa são os que mais contribuem para os títulos conquistados pelo F. C. Porto e pela falta de títulos do Benfica.
Conforme o anteriormente prometido na publicação anterior, de seguida apresentamos o quadro resumo dos 36 árbitros que assinalaram penaltis nas últimas 12 épocas, nos jogos do F. C. Porto e do Benfica (objetivamente os 13 primeiros desta listagem deveriam ser escrutinados mais atentamente).

Aos olhos do Artur Soares Dias, Carlos Xistra e Pedro Proença, não existem dúvidas quanto a equipa mais favorecida, ninguém assinalam +6 penaltis a favor de uma equipa por coincidência. Apenas com estes 3 primeiros árbitros desta listagem existe uma vantagem de 6 ou mais penaltis em relação ao principal rival. A titulo de exemplo, podemos confirmar que, sempre que o saldo de penaltis do F. C. Porto foi superior ao do Benfica em 6 penaltis, o F. C. Porto conseguiu utilizar essa vantagem para se sagrar campeão quer em 2008/09, quer em 2010/11. Como o Benfica nas últimas 12 épocas ainda nunca conseguiu terminar a temporada com uma diferença superior ao do F. C. Porto em 5 penaltis, ainda não pudemos confirmar estatisticamente se consegue aproveitar esses 6 penaltis a mais do que o rival, para se sagrar campeão, pode ser que tal venha a acontecer. Pode ser que apareça um arbitro favorável ao Benfica ao nível do que o Artur Soares Dias é favorável ao F. C. Porto.

Na atual temporada 2019/20, nas 24 jornadas já realizadas tem havido um certo equilíbrio: 
  • O F. C. Porto já usufruiu de 8 penaltis favoráveis e o Benfica também usufrui de 8 penaltis favoráveis. A classificação final não resulta somente dos penaltis que são assinalados. mas após a 24ª jornada, se em vez que estarmos com números de penaltis semelhantes, houvesse uma diferença de 9 penaltis entre o Benfica e o F. C. Porto, seguramente já teríamos encontrado o campeão 2019/20. Concorda, certo? 
  • O F. C. Porto só foi punido com 1 penalti desfavorável e o Benfica sofreu 2 penaltis desfavoráveis, provavelmente se não tem sido penalizado com o 2º penalti desfavorável, em vez de estar em 2º lugar a 1 ponto da liderança neste momento, estaria no 1º lugar com 2 pontos de avanço. Esta foi a diferença na classificação do campeonato resultante do último penalti assinalado pelo Artur Soares Dias, nesta época 2019/20. Todos sabemos a relevância que tem um penalti numa partida de futebol. 
Por aqui se vê a influência que um arbitro que apenas conceda penaltis favoráveis a um dos candidatos ao título, pode ter na determinação de quem será campeão. Os candidatos ao titulo que efetivamente lutem pelo campeonato, em condições normais nunca terão entre si 9 penaltis de diferença no final de um campeonato, pois se isso ocorrer em princípio a equipa que beneficiar desses 9 penaltis a mais, vai as aproveitar para conquistar muitos pontos do que o seu rival. Sempre que se detecta tamanha diferença de penaltis entre 2 equipas que continuam numa luta pontual taco a taco, é porque a equipa com menos penaltis favoráveis tem efetivamente melhor plantel que o rival. Só assim, conseguiria se manter competindo, obtendo o rendimento médio semelhante a da equipa claramente beneficiada pela arbitragem. Sempre que vemos grandes diferenças no nº de penaltis das 2 equipas, temos que tentar perceber o que provocou essa enorme diferença arbitral e quem são os árbitros que as criaram. O foco deve estar em expurgar esses elementos do jogo, só assim conseguiremos defender a verdade desportiva. Na Liga Portuguesa, quando analisamos os dados estatísticos dos penaltis assinalados nas últimas 12 épocas, constatamos que só existem 3 casos gritantes, que carecem de serem explicados por quem de direito:
  1. O caso do Artur Soares Dias, que criou uma diferença de 9 penaltis favorável ao F. C. Porto.
  2. O caso do Carlos Xistra, que criou uma diferença de 7 penaltis favorável ao F. C. Porto.
  3. O caso do Pedro Proença, que criou uma diferença de 6 penaltis favorável ao F. C. Porto.

Nós aqui no Blog, há muito tempo que alertamos que Artur Soares Dias não reúne condições de equidistância entre F. C. Porto e Benfica apitar os seus jogos. Agora imaginam a indignação que sentimos quando verificamos que ele foi nomeado por 7 vezes para apitar o clássico mais importante da Liga Portuguesa. Um árbitro que em média permite o F. C. Porto conquistar 79% dos pontos possíveis em 28 jogos (14 dos quais contra o Benfica, Sporting e Braga), não pode apenas permitir ao Benfica conquistar 67% dos pontos possíveis em 33 jogos, pois estamos a falar de 2 planteis que no mesmo período no geral em 374 jogos, conquistaram exactamente os mesmos 80% dos pontos possíveis.

Luís Filipe Vieira, após mais uma desastrosa arbitragem do ASD, finalmente insurgiu-se contra as sucessivas nomeações do Artur Soares Dias para os jogos entre o Benfica e F. C. Porto. Finalmente percebeu que este só assinala penaltis favoráveis ao F. C. Porto, em contraste nos jogos do seu principal rival (Benfica) nos quais só assinala penaltis desfavoráveis ao Benfica. Nem mesmo assim conseguiu que o Conselho de Arbitragem evitasse utilizar ASD nos importantes jogos na caminhada pelo título de campeão nacional.

Ontem foi a vez do Pinto da Costa criticar o arbitro que melhor defendeu os interesses do clube nos últimos anos: "Se Artur Soares Dias é o melhor, mais preocupante é. Mal da arbitragem se o Artur Soares Dias é o melhor...
Que o Artur Soares Dias não apite mais o F. C. Porto. Não tem condições para apitar jogos do F. C. Porto."

Não dá para entender como se pode pedir ao Artur Soares Dias que assinale um penalti num remate fora da área e antes não se exigiu que ele marcasse este penalti!

Esta declaração do Pinto da Costa será um simples momento teatral ou ele ignora os dados estatísticos que indicam que sempre que o BANDO DOS 5 não apitam/controlam muitos jogos do F, C, Porto, o clube tem perdido o campeonato, foi assim na época 2009/10, em que o BANDO DOS5 apenas foi nomeado para 6 jogos do F. C. Porto, e o clube terminou a época na 3ª posição a 8 pontos do Benfica e na época 2013/14 apenas foram nomeados para 6 jogos do F. C. Porto e o clube voltou a ficar em 3º lugar agora a 13 pontosdo Benfica. Diria que na próxima época sem a ajuda do Artur Soares Dias, o F. C. Porto correrá sérios riscos de voltar a ficar em 3º a mais de 10 pontos do Benfica. Com os plantéis a disposição dos 2 clubes e sem a ajuda do Artur Soares Dias, é o mais expectável. Não sou bruxo, simplesmente me limito a olhar com atenção para os dados estatísticos. Não há como fugir, no futebol o rendimento dos clubes é sempre expresso em números.

1 comentário:

JB disse...

É uma vergonha...o Maicon conseguiu marcar um golo ao SLB 2 metros fora de jogo e agora anulam um golo por 3 cm? "Enbergonhem-se" pá!!!