quinta-feira, 21 de março de 2024

Após 26 jornadas, o Benfica vai com saldo de -4 penaltis! Histórico, nunca uma equipa com um saldo de -4 penaltis se sagrou campeão!

Obviamente, que quando os responsáveis de uma Liga decidem obrigar um candidato a jogar com um saldo desfavorável de -4 penaltis, estão a anunciar aos adeptos que para eles (Benfica) não pode ser campeão 2023/24. Todas as pessoas sabem que, por mais que essa equipa prejudicada corra ou salte, nessas condições arbitrais tão adversas jamais será campeão! 

Nunca ninguém conseguiu tal feito na história do futebol Português! É impossível de ocorrer tal facto!

Se é algo que nunca ninguém conseguiu fazer, certamente não estão a espera, que seja o Benfica de Roger Schmidt a conseguir ser Bicampeão, estando ainda a formar competitivamente 2 teenagers (António Silva e João Neves), que corajosamente lançou na equipa principal ainda séniores de 1º ano. Roger Schmidt conseguiu ser campeão com eles no 11 (uma excepção que confirma a regra pode acontecer), agora ser Bicampeão é atingir outro nível de excelência! Se alguém me dissesse que o Benfica terminará a temporada 2023/24 com um saldo positivo de penalti como acontece com todos os candidatos (para tal tem de usufruir de mais 5 penaltis nos 8 jogos que faltam), ainda poderia acreditar que haveria condições mínimas para estes 2 teenagers poderem vir a ser Bicampeões em Portugal, participando ativamente no 11 titular tipo do Benfica 2023/24, agora mantendo-se com tamanha desvantagem arbitral nesta Liga (-4 do que Sporting e -5 do que o FCP) é impossível a qualquer equipa se sagrar campeão. Todas as equipas para terem sucesso desportivo necessitam de usufruir de penaltis, as outras que são é sistematicamente castigadas com penaltis desfavoráveis, nunca conseguem sequer sonhar em serem campeãs, no máximo podem aspirar em não descer de divisão. 

Nenhuma outra equipa em Portugal apresenta um saldo de -4 penaltis nete momento, só o Benfica! Entre todas as 18 equipas da Liga Portuguesa, o Benfica é quem joga em piores condições arbitrais (-4 penaltis de saldo), o 2º com piores condições é o Famalicão com um saldo de -3 penaltis (3 favoráveis - 6 desfavoráveis) e está a 37 pontos da liderança, sem surpresa nesta semana acaba de sofrer chicotada psicologica na tentativa desesperada de evitar a descida de divisão. Na Liga Francesa só Lorient tem um saldo igual ou inferior a -4 penaltis e esta atualmente na 15ª posição a 33 pontos da liderança. Em Italia, a Udinese na 14ª posição a 49 pontos da liderança é a melhor equipa entre aquelas que tem um saldo igual ou inferior a -4 penaltis. Em Espanha, Betis 7º classificado a 30 pontos da liderança é a melhor entre as equipas com saldo igual ou inferior a -4 penaltis. Na Liga Alemã, Eintracht Frankfurt na 6ª posição a 30 pontos da liderança é a melhor entre aquelas que tem saldo igual ou inferior a -4 penaltis. Em Inglaterra o melhor que encontramos entre aquelas que tem saldo igual ou inferior a -4 penaltis, é o Totenham na 5ª posição a 8 pontos do 3º classificado. Moral desta história, que os dados comparativos de penaltis por esta Europa fora nos ensina, é que com um saldo de -4 penaltis, o máximo que se pode aspirar é estar a 8 pontos de atingir a 3ª posição, nunca lutar pelo titulo, nessas condições arbitrais ninguém ambiciona realisticamente ainda conseguir vir a ser campeão.

A titulo de exemplos históricos para que todos percebam que os penaltis são decisivos para o sucesso desportivo de uma equipa, vamos ver qual é o saldo de penaltis dos últimos 15 campeões em Portugal:

  1. Benfica foi campeão em 2022/23 com um saldo positivo de 11 penaltis (11 a favor - 2 contra).
  2. F. C. Porto foi campeão em 2021/22 com um saldo positivo de 6 penaltis (9 a favor - 3 contra).
  3. Sporting foi campeão em 2020/21 com um saldo positivo de 8 penaltis (10 a favor - 2 contra).
  4. F. C. Porto foi campeão em 2019/20 com um saldo positivo de 12 penaltis(14 a favor - 2 contra).
  5. Benfica foi campeão em 2018/19 com um saldo positivo de 3 penaltis (9 a favor - 6 contra).
  6. F. C. Porto foi campeão em 2017/18 com um saldo positivo de 5 penaltis (5 a favor - 0 contra).
  7. Benfica foi campeão em 2016/17 com um saldo positivo de 6 penaltis (7 a favor - 1 contra).
  8. Benfica foi campeão em 2015/16 com um saldo positivo de 6 penaltis (7 a favor - 1 contra).
  9. Benfica foi campeão em 2014/15 com um saldo positivo de 3 penaltis (6 a favor - 3 contra).
  10. Benfica foi campeão em 2013/14 com um saldo positivo de 5 penaltis (9 a favor - 4 contra).
  11. F. C. Porto foi campeão em 2012/13 com um saldo positivo de 11 penaltis(12 a favor - 1 contra).
  12. F. C. Porto foi campeão em 2011/12 com um saldo positivo de 6 penaltis (10 a favor - 4 contra).
  13. F. C. Porto foi campeão em 2010/11 com um saldo positivo de 4 penaltis (9 a favor - 5 contra).
  14. Benfica foi campeão em 2009/10 com um saldo positivo de 10 penaltis (11 a favor - 1 contra).
  15. F. C. Porto foi campeão em 2008/09 com um saldo positivo de 8 penaltis (9 a favor - 1 contra).
Comprova-se, assim, nenhuma equipa na história recente, conseguiu ser campeão sem ter usufruído de pelo menos um saldo favorável de 3 penaltis nas últimas 16 temporadas, que é o período sobre o qual temos registos estatísticos aqui neste Blog. Se todas as equipas para serem campeãs precisaram no mínimo de um saldo favorável de 3 penaltis, como o pode o Benfica ser campeão com um saldo desfavorável de -4 penaltis em 2023/24? O Benfica incompreensivelmente quase que não usufrui de penaltis favoráveis ao envés disso, tem sido é bastante punido, o facto de ter sofrido já até a 26ª jornada, 6 penaltis desfavoráveis é sintomático da barbaridade cometida contra o clube! Consultando o histórico, constatamos que somente 1 equipa, conseguiu se sagrar campeão, mesmo tendo sido penalizado com 6 penaltis desfavoráveis nessa temporada, foi o Benfica na época 2018/19.
Alguém sabe quando foi a última vez que uma equipa com um saldo negativo de penaltis foi campeão?

Nas 26 jornadas disputadas na Liga Portuguesa 2023/24, o Benfica jogou com um saldo negativo -4 penaltis (foram assinaladas 2 penaltis favoráveis e 6 desfavoráveis ao Benfica). Com tão adversas condições arbitrais, não existe nenhum clube no mundo que conseguisse ser campeão em Portugal, competindo na mesma Liga que Sporting (o 2º Clube Europeu que usufruiu de mais penaltis na última década, sendo o 3º clube Europeu que usufruiu de mais penaltis nas últimas 6 épocas) e FCP (clube Europeu que usufruiu de mais penaltis nas últimas 6 épocas, sendo também o 2º da última década). Pouca sorte do Benfica, ser obrigado a competir na mesma Liga onde estão o 2º e o 3º clubes Europeus que usufruiram de mais penaltis nesta última dezena de anos. Aqui está o quadro com o TOP 20 constituído pelos 5 principais candidatos ao titulo nas 6 principais Ligas de futebol da Europa.


No agregado das últimas 10 épocas, ao contrário do que acontece em todas as outras Ligas, em que normalmente a equipa que marca mais golos é a que obtem também mais penaltis, o Benfica com 789 golos marcados é a que marca mais golos em Portugal, mas não é nem a 1ª, nem a 2, nem sequer a 3ª equipa Portuguesa que usufrui de mais penaltis nesta década (até o V. Guimarães usufruiu de mais 4 penaltis do que o Benfica, mesmo marcando menos 348 golos do que o Benfica)! Incrível! E os responsáveis pela arbitragem em Portugal continuam a assobiar para o ar, tentando passar a ideia que não vêm nada de anormal! Fica-se completamente esclarecido quando ao nível de viciação arbitral que ocorre na Liga Portuguesa, vendo a tabela acima em que se ordenou pelo Ranking de penaltis todos os 5 melhores clubes das 6 principais Ligas de futebol da Europa (Inglaterra, Espanha, Italia, ALemanha, França e Portugal), mesmo sabendo nós que a Liga Portuguesa e Alemã são as que tem menos jogos, pois tem apenas 18 equipas (34 jornadas por época), enquanto as outras são disputadas por 20 equipas (38 jornadas por época).

Em Itália há equilibrio no campeonato dos penaltis, os 4 principais candidatos estão separados por apenas 9 penaltis. A Juventus conquistou 6 campeonatos na última década em Italia.

Em França, PSG é a equipa que marca e usufrui de mais penaltis, acabou conquistando 9 campeonatos nesta década em França. Nesta década é a equipa Europeia com mais penaltis e é a única que consegue competir no campeonato dos penaltis com o FCP e o Sporting nas últimas 6 temporadas.

Em Inglaterra, Manchester City é a equipa que marca e usufrui de mais penaltis, acabou conquistando 6 campeonatos nesta década em Inglaterra.

Na Alemanha, Bayern Munique é a equipa que marca e usufrui de mais penaltis, acabou conquistando 9 campeonatos nesta década na Liga Alemã. Nesta temporada com um saldo de -1 penalti (3 a favor - 4 contra), acabará por perder este campeonato para o Leverkussen que tem uma vantagem de 4 penaltis em relação ao Bayern Munique nas 26 jornadas já disputadas até ao momento e tem plantel capaz de se equipar ao do Bayern (mesmo sem o efeito dos penaltis, o Leverkussem teria um saldo positivo de 44 golos e o Bayern Munique um saldo positivo de 45 golos nas 26 jornadas já disputadas).

Haja vergonha na cara, Fontelas Gomes, se até o crónico campeão Bayern, sucumbe sem penaltis em 23/24, como querem que o Benfica lute pelo titulo com um saldo desfavorável de -4 penaltis?


1 comentário:

dezazucr disse...

Quem devia falar não fala. Quem está lá dentro recisa-se a defender o Benfica.