sábado, 9 de março de 2024

TOP 25 dos clubes Europeus que usufruiram de mais penaltis nas últimas 6 épocas. Os penaltis fazem muita diferença para se obter ou não sucesso desportivo?

Aqui no Blog, é uma verdade evidente para todos, normalmente existe correlação entre penaltis e sucesso desportivo, é algo que é incontestável. Os dados estatísticos históricos da Liga Portuguesa, demonstram-nos que entre equipas de valias desportivas semelhantes (FCP e Benfica), haver uma diferença de 6 penaltis é o suficiente para definir que, a equipa com vantagem de penaltis obrigatoriamente terminará campeão a frente do seu rival. Entre Benfica e FCP, que tem sido as 2 mais fortes candidatos ao titulo nas últimas décadas em Portugal, sempre que existe uma diferença de 6 penaltis, invariavelmente a equipa com desvantagem de penaltis não consegue ultrapassar pontualmente o seu rival e ser campeão. Registem, basta ocorrer 6 penaltis de diferença, para sabermos que a Arbitragem decidiu essa Liga, pois nenhuma equipa de valia semelhante consegue anular o efeito dessa desvanagem arbitral! 

Nesta temporada 2023/24 poderá vir a ser histórica, caso o campeão Roger Schmidt consiga revalidar o titulo, uma vez que nestas 24 jornadas, inacreditavelmente o FCP com apenas 43 golos marcados vai com um saldo favorável de 1 penalti (7 penaltis favoráveis - 6 contra) e já leva uma vantagem de 5 penaltis em relação ao Benfica, que tem um saldo desfavorável de -4 penaltis (2 penaltis favoráveis - 6 contra) e mesmo com tamanha desvantagem arbitral o Benfica ainda se mantem na luta pelo titulo. Em toda a Europa obviamente não encontramos mais nenhuma equipa obrigado a jogar com um saldo desfavorável de -4 penaltis a manter ainda aspirações de lutar pelo titulo, nenhuma equipa Europeia com um saldo tão negativo de penaltis, consegue se manter entre os 3 primeiros classificados da sua Liga. 


Em baixo está o TOP Europeu de clubes com mais penaltis, onde se constata que os clubes que vencem o campeonato são maioritariamente os clubes que estão nos 13 primeiros lugarres do ranking de penaltis. Fora destas equipas mais afortunadas com penaltis só as equipas realmente muito fortes (as que dominam os seus adversários ao ponto de serem das equipas na Europa que marcam mais golos, conseguem ser campeões de uma forma constante). Entre os clubes Europeus apenas Bayern, City e PSG marcaram mais golos do que o Benfica nas últimas 6 épocas e também é evidente que estes clubes não tendo uma desvantagem de penaltis para os seus concorrentes venceram quase todos os títulos de campeão, só não conquistaram 1 dos últimos 6 campeonatos na sua Liga Nacional. COMPROVA-SE QUE O BENFICA COM + PENALTIS TERIA MAIS TITULOS.



É evidente que são os clubes que usufruem de mais penaltis que tem melhores condições para obter sucesso desportivo. A esmagadora maioria dos clubes que conquistaram titulos estão entre o TOP13 de penaltis e não é uma mera coincidência estatistica, os penaltis potenciam mesmo o resultado desportivo.

Como se pode ver no quadro em baixo, praticamente já estão atribuídos os campeões de Itália (Inter já leva 15 pontos de vantagem sobre o 2º classificado Juventus), Alemanha (Leverkusen já leva 10 pontos de vantagem usufruindo de 4 penaltis de vantagem sobre o 2º classificado o Bayern, mesmo o crónico campeão Alemão das últimas 11 épocas, não consegue ultrapassar uma desvantagem de 4 penaltis nesta temporada), França (PSG já leva 11 pontos de vantagem usufruindo de 4 penaltis de vantagem sobre o 2º classificado Brest) e de Espanha (Real Madrid já leva 7 pontos de vantagem usufruindo de uma vantagem de 3 penaltis sobre o 2º classificado Girona). Nos 6 principais campeonatos de futebol da Europa, somente falta decidir quem será campeão em Inglaterra e Portugal, curiosamente existe 3 penaltis de diferença entre o Liverpool (1º) e o City (2º) na Liga Inglesa e também em Portugal o 1º classificado Sporting usufruiu de uma vantagem de 3 penaltis sobre o 2º classificado Benfica. As equipas que usufruiem de mais penaltis estão invariavelmente na 1ª posição, já as que tem uma desvantagem de penaltis ocupam a 2ª posição. 

Será que nos jogos que faltam disputar se invertessemos as circunstância atuais de penaltis, ou seja, para que o Benfica, Manchester City, Girona passem a ter 3 penaltis de vantagem sobre os atuais 1º classificado teriam de usufruir no que resta da temporada de mais 6 penaltis do que o Sporting, Liverpool e Real Madrid, será que conseguiriam terminar como campeões 2023/24 nesse cenário. Meus amigos, muitos de vós, seguramente me diriam que ocorrendo tal cenário seria muito provavel que o Benfica, o Manchester City e até o Girona conseguissem ser campeões esta temporada, as probabilidades seriam imensamente superiores aos atuais em que estão com uma desvantagem de 3 penaltis para os lideres dos seus campeonatos. Mesmo o Bayern, caso o cenário de penaltis no final da temporada fosse o oposto do atual, para tal, o Bayern teria de usufruir de mais 8 penaltis do que o Leverkussen no que resta do campeonato, nesse caso as probabilidades do Bayern aumentariam exponencialmente ao que são atualmente. Este é o efeito que os penaltis tem no sucesso desportivo ou insucesso de uma equipa.

Moral desta história, nos 6 principais campeonatos da Europa, só em Italia temos os 2 primeiros com o mesmo saldo de penaltis (ambos apresnetam um saldo positivo de 2 penaltis), em todas as restantes Ligas, o 1º classificado leva uma vantagem de penaltis sobre o 2º classificado, sendo que os titulos já se encontram  quase oficialmente entregues ocorrendo uma diferença de 3 ou mais penaltis, só em Portugal, há o caso do atual 2º, o Benfica que mesmo com uma enorme desvantagem arbitral ainda não deu o titulo como entregue ao rival. O Benfica nestas 24 jornadas vai com uma desvantagem de 3 penaltis para o Sporting e de 5 penaltis em relação ao FCP, mas mesmo assim, a equipa do Roger Schmidt recusa-se a desistir do titulo 2023/24. O colosso alemão Bayern com a mesma desvantagem arbitral que o Benfica enfrentou já praticamente perdeu todas as hipóteses de conquistar o titulo. Pelos vistos, o Bayern quer contratar o Roger Schmidt para a próxima temporada, uma vez que, parece ser o único treinador na Europa capaz de vencer o titulo. mesmo sendo obrigado a jogar com uma evidente desvantagem no que toca aos penaltis concedidos a cada um dos candidatos da sua Liga. Como é possível, a uma equipa obrigado a jogar com um saldo desfavorável de -4 penaltis, ainda ter objetivas condições para ser campeão?

Quando vemos os dados dos 18 candidatos das 6 principais Ligas de Futebol, estranhamente constatamos que não existe nenhum outro candidato que tenha sofrido mais do que os 6 penaltis desfavoráveis com que puniram o Benfica e também que o Benfica é o único candidato a favor do qual só foram assinalados 2 penaltis, a todos os restantes candidatos foram concedidos mais penaltis, mesmo sabendo nós que apenas 6 clubes sofreram menos golos do que os 20 sofridos pelo Benfica e apenas 9 dos 18 candidatos marcaram mais do que os 56 golos marcados pelao Benfica. É inaceitável um candidato como o Benfica ter um saldo desfavorável de -4 penaltis após 24 jornadas já decorridas!

Será que o Benfica conseguirá ultrapassar o Sporting no que toca a penaltis e também na tabela classificativa? 
Conseguirá ser Roger Schmidt o 1º treinador a conquistar mais pontos do que o FCP numa temporada em que o FCP usufruiu de uma vantagem superior a 5 penaltis em relação ao Benfica?


2 comentários:

Pedro Vardasca disse...

O Inter só ganhou um titulo no espaço de tempo em que o Benfica ganhou dois (mais dois do Porto e um do Sporting). Previsivelmente, ganhará este ano.

Influência Arbitral disse...

Sim Pedro Vardasca, o Inter ao conquistar o titulo desta época arrecadará o seu 2 campeonato nas últimas 6 temporadas. O titulo 2023/24 ainda não está matematicamente atribuído, mas todos sabemos que com 16 pontos de vantagem sobre o 2º classificado quando já só faltam disputar 10 jornadas (30 pontos) em Itália, o titulo já não escapará ao Inter (mesmo que perca todos os 5 jogos fora,basta-lhe vencer os 5 jogos em casa para se sagrar campeão).


Não percebi bem, que clube pensas que vencerá o campeonato este ano?
O Benfica, mesmo sendo o clube obrigado a jogar com um saldo desfavorável de -4 penaltis ou o Sporting, que lidera neste momento, beneficiando de uma vantagem de 3 penaltis em relação ao Benfica. Acreditas que os penaltis favoráveis ao Benfica vão começar a ser assinalados nas 9 jornadas que faltam disputar e que se poderá reverter a desvantagem de 3 penaltis que leva neste momento?