segunda-feira, 18 de março de 2024

Vergonhoso Fontelas Gomes! Na Liga Portuguesa se deteta uma vantagem de 36 penaltis do FCP relativamente ao Benfica!

O que tem feito os responsáveis pela arbitragem em Portugal em defesa da igualdade de condições arbitrais para todas as equipas que participam no campeonato nacional? O Futebol é um jogo, em que existe a possibilidade dos árbitros assinalarem uma grande penalidade, concedendo justamente ou não as equipas a melhor oportunidade possível de um arbitro interferir no marcador de um jogo. Sim, penalti faz parte do jogo, as leis têm é de serem aplicadas da mesma forma para todos os clubes, de forma a que não se detete que haja uma clara influência arbitral, após 100 jogos realizados. 

Em condições arbitrais normais, agregando mais de 100 jogos nunca encontraremos uma diferença superior a 5 penaltis entre 2 equipas, que apresentam rendimentos desportivos semelhantes, equipas que não tem uma diferença de golos superior a 10 golos (como acontece com Benfica e FCP, que apresentam uma diferença de 8 golos nos 512 jogos realizados nos últimos 16 campeoantos, com estes nºs só podemos concluir que não seria expetável encontrarmos mais de 5 penaltis de diferença entre estas 2 equipas). Isto caso na Liga Portuguesa, os responsáveis pela Arbitragem revelassem algum enpenho em defesa de equidade arbitral entre os clubes competidores. Nunca em Liga alguma que não a Portuguesa encontramos um clube a lutar pelo titulo após 26 jornadas sendo obrigado a jogar com um saldo desfavorável de -4 penaltis (foram assinalados 2 a favor e 6 contra o Benfica). Alguém acredita que é possível ocorrer mais penaltis na área defendida pelo Benfica do que na dos adversários, isto falando nós de um candidatado ao titulo que vai com um saldo positivo de 39 golos (60 marcados - 21 sofridos). Em nenhuma outra Liga, quando agregamos dados de uma década, a equipa que marca mais golos não é consequentemente também a equipa que usufruiu de mais penaltis, isso só acontece em Portugal. O Benfica é obrigado a lutar pelos titulos, competindo contra os Reis de Penaltis entre os clubes Europeus (o FCP e o Sporting), apesar de ambos revelam muito menos força ofensiva que o Benfica, são muito mais bafejados com a sorte de usufruir de penaltis assinalados a seu favor. É inaceitável que nas últimas 16 épocas, tenham sido assinaldos mais penaltis favoráveis ao Sporting (135) do que favoráveis ao Benfica (123), quando o Benfica se tem mostrado claramente mais forte ofensivamente, como provam os 236 golos a mais que marcou comparativamente ao Sporting (1.183-947)! Quantas vezes é preciso chegar a área para marcar mais 236 golos? E não ocorrem infrações na área favoráveis ao Benfica, mesmo chegando muito mais vezes à área, hum!

Como em média na Liga Portuguesa, é assinalado 1 penalti a cada 8 golos marcados, por isso, 5 penaltis de diferença só devem acontecer entre 2 clubes que apresentam 40 golos de diferênça e como entre equipas de valia semelhantes, que lutam pelos mesmos objetivos nunca ocorre uma diferença superior a 40 golos, não aceitamos como equidistante qualquer arbitro que diferencie FCP e Benfica, em mais de 5 penaltis. A tolerância é até 5 penaltis de diferença! Felizmente nas últimas 16 épocas a esmagadora maioria dos árbitros que estiveram na 1ª Liga estão dentro dessa tolerância. Declaradamente tendênciosas, daqueles que basta pegar nos total de penaltis que concederam a cada clube, para sabermos que são tendenciosos, aqueles que nem necessitamos de ver a forma como conduziram jogos das 2 equipas, ou o rendimento pontual médio que permitiram ao FCP e ao Benfica obter nos jogos que controlaram, encontramos apenas 3 árbitros (Artur Soares Dias, Carlos Xistra e Pedro Proença), que tenham criados mais de 5 penaltis de diferença entre FCP e Benfica. Infelizmente para a verdade desportiva, foram nomeados para apitar/controlar 13 clássicos (FCP-Benfica) e mesmo depois de aos olhos de todos ser evidente a sua tendência arbitral, ao concederem ao FCP 27 penaltis de vantagem comparativamente ao Benfica. Árbitros que em 83 jogos concedessem ao FCP uma vantagem de 27 penaltis em relação ao Rio Ave já deixaria implicito que não são neutros, agora quando é uma vantagem de 27 penaltis em relação ao rival Benfica, isso ultrapassa tudo o que possa ter uma explicação racional estatísticamente. Mesmo sendo um dos 3 que mais diferenciaram os principais candidatos ao titulo em Portugal, o FCP conseguiu impor/premiar o Pedro Proença, como atual Presidente da Liga Portuguesa, de forma a perpetuar a enorme vantagem arbitral que tem tido em relação ao Benfica. O arbitro que criou a maior diferença de penaltis entre o FCP e o Benfica (12 penaltis de diferença) foi o Artur Soares Dias, destacadamente o arbitro mais pró-FCP que passou pela Liga, o 2º foi o Carlos Xistra que criou uma diferença de 9 penaltis e o 3º foi o Pedro Proença que criou 6 penaltis de vantagem do F. C. Porto em relação ao Benfica. Ou seja, os 3 árbitros mais tendenciosos que passaram pela Liga Portuguesa nos últimos 16 épocas, em conjunto apitando 83 jogos do Benfica garantiram 27 penaltis de vantagem ao F. C. Porto em relação ao Benfica. Ou seja, 27 dos 36 penaltis que o FCP leva de vantagem sobre o Benfica nestas 16 épocas, são da responsabilidade destes 3 árbitros, cujos dados estatísticos revelam que são claramente tendenciosos. Segue-se o Quadro resumo que separa os dados destes 3 árbitros de todos os restantes árbitros que atuaram na Liga Portuguesa nas últimas 16 épocas.


Com os 3 árbitros mais tendenciosos da Liga, em média é assinalado 1 penalti favorável ao FCP a cada 6 golos que consegue marcar, enquanto ao Benfica é somente cada 11 golos marcados, já com todos os restantes àrbitros em média é assinalado 1 penalti a cada 8 golos marcados pelo FCP e a cada 9 golos marcados pelo Bebfica.


A tendência arbitral ficará evidente no nº de penaltis o mesmo arbitro assinala favorável ao FCP e ao Benfica, uma vez, que estes são equipas com um rendimento médio bastante similar nas últimas 16 épocas (511 jornadas disputadas), nos quais o Benfica apresenta um saldo positivo de 802 golos (1.183 marcados - 381 sofridos) e o F. C. Porto apresenta um saldo positivo de 794 golos (1.129 marcados - 332 sofridos), ou seja, estamos a falar de 2 equipas semelhantes, que apresentam uma diferença de apenas 8 golos em 512 jogos. Qualquer um percebe que o rendimento destas 2 equipas tem sido bastante semelhante, são apenas 10 golos de vantagem sobre o FCP, mas atenção, para se chegar a uma diferença tão pequena foi necessário conceder ao F. C. Porto mais 36 penaltis do que ao Benfica. 

É óbvio que tem havido viciação arbitral na Liga Portuguesa, pois se em média ocorre 1 penalti a cada 8 golos na Liga Portuguesa é estatisticamente improvável que possa realmente ter acontecido mais 36 infrações na área ofensiva do F. C. Porto do que na do Benfica, quando estamos a falar de 2 equipas com um saldo de golos bastante semelhantes. Só seria expetável encontrarmos 36 penaltis de diferença entre equipas com 288 golos de diferença entre elas, nunca entre 2 equipas que lutam pelos mesmos objetivos! 

Nós aqui neste Blog acompanhamos os dados estatísticos referentes aos penaltis que ocorreram nos jogos envolvendo os 4 candidatos ao titulo (Benfica, F. C. Porto, Sporting e Braga) e nas últimas 16 épocas incompreesivelmente, se constata que existe uma diferença de 36 penaltis entre o FCP e o Benfica, as 2 equipas que tem vindo a dominar a Liga Portuguesa nesse período (7 titulos de campeão para cada um dos clubes e 1 titulo de campeão para o Sporting, quando ainda falta atribuir o de 2023/24 em que o Sporting e o Benfica são os principais favoritos neste momento). 

Qual é a responsabilidade de cada arbitro em concreto nos 36 penaltis de vantagem do FCP sobre o Benfica nas últimas 16 épocas? A Vermelho temos os nomes daqueles árbitros favoráveis ao Benfica e a Azul os favoráveis ao FCP, sendo que a branco temos os árbitros equidistantes, que consederam ao Benfica e ao FCP exatamente o mesmo nº de penaltis durante a sua carreira.

Aqui está o Quadro geral comparativo de penaltis entre Benfica e FCP com cada árbitro em concreto:




Com os dados estatísticos, é incompreensível vermos o jovem arbitro nomeado para o Casa Pia - Benfica da 26ª jornada, com tão poucos jogos apitados na carreira já ter concedido uma vantagem de 3 penaltis do FCP relativamente ao Benfica, mas muito pior e constatarmos que os 3 árbitros mais tendenciosos de toda a Liga (em conjunto criaram uma vantagem de 27 penaltis do FCP sobre o Benfica em apenas 83 jogos do Benfica que apitaram), infelizmente para a verdade desportiva estes 3 árbitros (Artur Soares Dias, Carlos Xistra e Pedro Proença) foram nomeados para dirigir 13 dos 32 clássicos FCP-Benfica, jogos que como se sabe tem sido decisivos para a atribuição dos titulos de campeão em Portugal. 

1 comentário:

UNDIANO MALIMANCO disse...

Bom trabalho e obrigado pela informação.
Os números falam por si e não é preciso ir 7 anos para a Universidade estudar matemática e estatística para perceber o que se passa. As pessoas com olhos e com boa memória sabem que nos últimos anos o futebol profissional masculino em Portugal tem sido uma MENTIRA. Basta ver os campeonatos e títulos que o FCP tinha em 1972 e tem agora. E aqui incluo os títulos internacionais que as pessoas bem informadas sabem como foram conquistados.
Nada acontece por acaso porque NÃO HÁ COINCIDÊNCIAS.
Ainda vai levar algum tempo a limpar a sujidade e a trampa que tem impregnado a sociedade portuguesa, porque a corrupção, o compadrio, o tráfico de influências, lavagem de dinheiro e outras coisas mais graves que eu conheço mas que me abstenho de mencionar, por enquanto, levam tempo.
Mais 1-2 anos e isto acaba, até porque a seita, ou melhor, as seitas que estão por detrás disto irão desaparecer, não apenas em Portugal. É uma infestação que aflige o planeta há milhares de anos.