quarta-feira, 1 de dezembro de 2021

A "Liga Fontelas Gomes" envergonha os amantes do Futebol em Portugal

Que vergonha, foi precisamente neste jogo disputado em pleno surto do Covid-19 e já com o marcador em 5-0, é que acharam por bem assinalar o 1º penalti favor do Benfica na Liga Portuguesa! Encontraram uma saída airosa para conseguirem evitar que fosse evidente aos olhos de todos, que o campeonato tem sido viciado pela equipa de Fontelas Gomes, ao privarem os Benfiquistas de poder usufruir de penaltis favoráveis. Todas essas infrações na área tem ficado impunes no campeonato.

Na 1ª imagem foi assinalado penalti, mas na 2ª imagem nada foi assinalado, com o Benfica a perder 2 pontos, no jogo imediatamente anterior ao confronto direto 2021/22 com o Sporting em Alvalade.  Diferentes interpretações arbitrais em lances semelhantes na "Liga Fontelas Gomes", consoante o resultado que está no marcador, quando os adversários do Benfica cometeram infrações na área. Com o resultado em 5-0, é muito mais fácil assinalar 1 penalti a favor do Benfica, do que com o 1-1 que se verificava no Benfica-Nacional, na 1ª partida não adiada pela Liga em pleno surto de Covid-19 de um clube em Portugal. Quando ocorreu o 1º surto de Covid-19 num clube (Sporting) em meados de Setembro 2020, a Liga adiou a 1ª jornada do Sporting-Gil Vicente de 19/09/2020 para 28/10/2020. Incompreensivelmente quando ocorreu ao plantel do Benfica, mesmo com 17 infetados, o clube foi obrigado a ir a jogo com o Nacional da Madeira, com o Sporting e com o Guimarães nas semanas seguintes, nesses 3 jornadas, o Benfica perdeu 7 pontos dos 9 pontos possíveis e ainda existem paineleiros da nossa praça que gozam o Jorge Jesus, quando este se lamenta o sucedido. Bastou ser o Benfica a jogar contra um rival com um surto de Covid-19 para a Liga perceber que deve proteger as equipas que se vêm confrontados com muitos casos de Covid-19 ao mesmo tempo. 

Neste momento, Belenenses passou a ser a única equipa da Liga sem nenhum penalti favorável! 

O Benfica livrou-se de em 2 anos seguidos ser o pior classificado em penaltis na Liga NÓS, deixando o Belenenses (com 7 golos marcados é o pior ataque da competição), com o fardo de ser o último clube da Liga Portuguesa a usufruir de 1 penalti em 2021/22, o que faz algum sentido, incompreensível seria, que o último da Liga fosse a equipa que mais ataca/marca na Liga Portuguesa, na antevisão desta jornada publicamos aqui, um artigo com as nossas duvidas de quem seria o último clube a usufruir do seu 1º penalti em Portugal.  

A "Liga Fontelas Gomes" conseguiu na temporada passada transformar, o Benfica no lanterna vermelha na classificação de penaltis na Liga Portuguesa e tudo indicava que pretendia repetir o mesmo na atual temporada, pois ainda com os pontos/campeonatos em disputa, tem sido evidente que não são assinalados penaltis a favor do Benfica. Esta extraordinária situação de não serem assinaladas infrações na área a favor do Benfica, é bastante evidente quando vemos os dados estatísticos desde quando, o Sérgio Conceição pediu publicamente mais penaltis aos árbitros na 27ª jornada de 2019/20 até hoje, em que se constata que, em 53 jogos foram assinalados 23 penaltis a favor do FCP e apenas 4 a favor do Benfica! Desde a 27ª jornada da época 2019/20, que não é assinalado nenhum penalti a favor do Benfica enquanto o titulo ainda está em disputa, convenhamos que este penalti assinado nesta última jornada, já com 5-0 no marcador é completamente irrelevante, tal como o da 4-0 da 33ª jornada da época 2019/20 contra um Desportivo das Aves, que já estava despromovido matematicamente, tal como foram os 2 assinalados na época passada, já quando o Benfica estava completamente arredado da luta pelo título. 

Aqui está o quadro resumo dos últimos 53 jogos do Campeonato Português, ou seja desde a 27ª jornada da época 2020/21 até hoje (jornada 12ª da época 2021/22), do FCP, SLB, BRAGA e SCP.

Nestes últimos 53 jogos, o FCP e o Sporting com 131 pontos, conquistaram ambos mais 8 pontos que o Benfica que apenas conquistou 123 pontos, mas convêm referir que o Benfica teve uma desvantagem de -18 penaltis em relação ao F. C. Porto (12 deles assinalados com o jogo empatado) e de -14 penaltis em relação ao Sporting (9 deles assinalados com o jogo empatado). Somente com estes penaltis assinalados com o jogo empatado, a arbitragem criou condições para nesses últimos 53 jogos, o FCP conquistar mais 24 pontos e o Sporting mais 18 pontos do que o Benfica. É imperioso que o Benfica consiga que haja maior equilíbrio nos penaltis que valem pontos para poder competir com os rivais. É necessário terminar definitivamente com este período de brutal diferença de penaltis entre os candidatos ao titulo em Portugal. Como todos sabemos, nunca um clube da grandeza dos 3 grandes, algum dia se vai deixar ultrapassar na classificação, por um rival que tenha usufruído de menos 14 penaltis!

Quando começou o PERÍODO MAIS OBSCURO DA ARBITRAGEM EM PORTUGAL (EM QUE O BENFICA FOI OBRIGADO A JOGAR COM UMA DESVANTAGEM DE 18 E 14 PENALTIS EM RELAÇÃO AO FCP E SPORTING RESPETIVAMENTE), nessa data em que Sérgio Conceição pediu mais penaltis, após 27 jornadas disputadas na época 2019/20, tínhamos a seguinte classificação (Benfica e FCP com 64 pontos):


Curiosamente se nas primeiras 27 jornadas de 2019/20, o FCP usufruiu de uma ligeira vantagem de 2 penaltis em relação ao Benfica (na pratica foi o penalti que o Soares Dias assinalou a favor do seu FCP no confronto direto com o Benfica na 20ª jornada dessa temporada que permitiu o 3-2 final), mesmo assim ambas as equipas apresentavam os mesmos 64 pontos, o Benfica com um saldo positivo de 39 golos, enquanto o FCP apresentava um saldo positivo de 34 golos, ou seja, rendimentos desportivos muito semelhantes, com uma ligeira vantagem de 5 golos para o Benfica. Ora, mantendo-se o mesmo rendimento médio de golos nos próximos 53 golos, seria expetável encontrarmos o FCP com um saldo positivo de 67 golos e o Benfica com um saldo positivo de 77 golos. Qual não é a nossa surpresa, quando constatamos que na realidade nesses 53 jogos, o saldo de golos sem o efeito dos penaltis do Benfica foi de 78 golos (muito semelhante aos 77 expetáveis por quilo que tinha sido o rendimento nas primeiras 27 jornadas de 201920) e o FCP apresenta um saldo de 69 golos (também aqui muito semelhante aos 67 expetáveis mantendo o mesmo desempenho médio das primeiras 27 jornadas de 2019/20). É evidente que a brutal diferença de penaltis, que vemos nestes últimos 53 jogos para o campeonato é que permitiram ao F. C. Porto apresentar oficialmente um saldo de golos superior ao do Benfica (saldo de 76 golos), já que o FCP apresenta um saldo de 85 golos. Mesmo sabendo que nessa época 2019/20 quem se sagrou campeão foi o FCP e na época 2020/21 o campeão foi o Sporting, a verdade é que sem o efeito dos penaltis, nesses últimos 53 jogos, o Benfica apresenta um saldo positivo 78 golos, enquanto o FCP e Sporting apresenta um saldo positivo de 69 e 51 golos respetivamente. Mesmo o atual Benfica supostamente mergulhado na maior crise desportiva, se não tem jogado com uma desvantagem de -18 penalti em relação ao FCP e de -14 penaltis em relação ao Sporting, teria uma vantagem de 9 e 27 golos marcados para o FCP e Sporting respetivamente! Nada mau!

O Fontelas Gomes ou quem conseguir que explique como uma equipa que em 27 jornadas só consegue uma vantagem de 5 golos em relação ao rival, conseguiria anular completamente o efeito no saldo de golos, de uma desvantagem de -18 penaltis nas 53 jornadas seguintes?

É óbvio que nas condições arbitrais atuais o Benfica não tem as mínimas condições para ter sucesso desportivo! Nunca nenhum clube conseguiu ultrapassar um rival que tenha usufruído de mais 14 penaltis, quanto mais 2 deles, um com 18 outro com 14. Nunca, REPITO NUNCA! Os Benfiquistas ainda tem muito que trabalhar para retirar o clube desta realidade arbitral tão adversa que todos constatamos na "Liga Fontelas Gomes." 

2 comentários:

Anónimo disse...

Seria bom também fazer um apanhado dos últimos anos com os árbitros que apitaram os jogos de SLB, FCP, SCP e Braga e a que associação pertencem.

dolviran disse...

Levaste um banho do sportem, mas a culpa e dos soares dias e do Porto. és ridiculo.