terça-feira, 26 de janeiro de 2021

A situação arbitral é insuportável! Salvem o futebol Português antes que aconteça uma desgraça!


Há um momento é que necessário dizer Basta! Basta Fontelas!

A tolerância tem limites! Ninguém quer vir a assistir a adeptos de cabeça perdida no próximo erro arbitral que venha a acontecer, é que o futebol é um jogo em que acontecem erros!  

Quem dirige tem de saber dar um murro na mesa no momento certo, tem de saber que há um limite, em que termina a tolerância, tem de conseguir controlar as injustiças antes que aconteça uma desgraça! Não se pode esperar que ocorra um acto transloucado de um adepto desesperado, indignado com tantos sucessivos atropelos as leis do jogo para tentarem salvar o Futebol Português da vergonha que esta a viver NESTE PERÍODO ARBITRAL MAIS NEGRO DA HISTÓRIA DO FUTEBOL PORTUGUÊS! 

Os responsáveis não podem nunca esquecer que o futebol é emoção, não é uma coisa racional, não se pode exigir ao adeptos comportamentos desportivos após 15 penaltis de diferença nos últimos 24 jogos! E os adeptos não conseguem, semana após semana continuar a assistir impávidos e serenos a erros tão flagrantes, numa era em que existe a possibilidade de o VAR corrigir erros arbitrais tão flagrantes, como os ocorridos nesta 15ª jornada. Em condições arbitrais normais, nesta 15ª jornada teria sido assinalado 1 penalti desfavorável ao F. C. Porto e finalmente teria sido assinalado o 1º penalti favorável ao Benfica na Liga Portuguesa! Nunca nenhum clube venceu uma Liga, sem ter usufruído de nenhum penalti favorável, esqueçam, isso nunca aconteceu e nunca acontecerá na história do futebol mundial!

Onde é que já se viu um candidato ao titulo, ainda não ter nenhum penalti assinalado a seu favor, estar a caminho de ser a última das 136 equipas a usufruir do seu 1º penalti favorável, ou uma equipa marcar 30 golos ou mais golos sem ter ocorrido nenhum penalti a seu favor. Esta temporada vamos chegar ao cumulo de o Benfica ser a única equipa portuguesa sem nenhum penalti assinalado a seu favor na Liga Nós, ou pior ainda ser a única equipa europeia a não usufruir de 1 penalti favorável entre os 136 equipas que disputam as 6 principais Ligas europeias. Na Europa toda, não existe nenhuma equipa mesmo que seja apenas uma mediana equipa, que ainda não tenha usufruído de nenhum penalti favorável no seu campeonato nacional, (SÓ AO BENFICA 2020/21 ACONTECEU ESTE BIZZARRO FACTO ESTATÍSTICO DE NÃO TER NENHUM PENALTI ASSINALADO A SEU FAVOR). Todas as equipas das 6 principais Ligas Europeias, que estão a lutar pelos lugares, que dão acesso a Champions, já usufruíram de 5 penaltis em média neste momento. Apresentam os seguintes números de penaltis assinalados a seu favor, devidamente ordenados pela ordem das Ligas, onde já foram assinalados mais penaltis (Itália, Inglaterra, Portugal, França, Espanha e Alemanha):

  1. Milão, usufruiu de 12 penaltis favoráveis em 19 jogos e obviamente com tantos penaltis é o clube que lidera neste momento a Liga Italiana com 43 pontos conquistados. Fruto de ter beneficiado de tantos penaltis o Milão é que está surpreendentemente em 1º neste momento em Itália, mas os principais favoritos em Itália eram por esta ordem, a Juventus que, usufruiu de 5 penaltis em 18 jogos até ao momento conquistou 38 pontos (atua 4º classificado), o Inter Milão que, usufruiu de 4 penaltis, conquistou 41 pontos em 19 jogos (atual 2º da classificação) e a Roma que, usufruiu de 5 penaltis, conquistou 37 pontos em 19 jogos (atual 3º da classificação). Nesta Liga todas as equipas já usufruíram de 1 penalti pelo menosÉ por demais evidente o efeito arbitral na classificação atual da Liga Italiana, pois o Milão só está tão bem colocado, porque beneficiou de demasiados penaltis, mas os outros candidatos estão a competir em condições muito similares (não há nenhum com menos do que 4 penaltis), nada que se compare ao que se passa em Portugal! As condições arbitrais que o Benfica tem em Portugal não são equiparáveis aos dos clubes italianos na luta pela Champions, todos os 4 clubes colocados nas 4 primeiras posições, já usufruíram de pelo menos 4 penaltis assinalados a seu favor!  
  2. Leicester, usufruiu de 10 penaltis favoráveis em 19 jogos e obviamente com tantos penaltis está neste momento muito bem classificado na tabela, com 38 pontos reparte o 2º lugar com o Manchester City que usufruiu de 5 penaltis em 18 jogos, na liderança encontra-se, o Manchester United com 6 penaltis e 40 pontos conquistados em 19 jogos. O atual 4º classificado é o Liverpool com 5 penaltis e 34 pontos conquistados. Todos os clubes colocados nas 4 primeiras posições, já usufruíram de pelo menos 5 penaltis assinalados a seu favor e estamos a falar de uma Liga em que não existe a cultura dos avançados se deixarem cair na área, não se tolera nenhum piscineiro como o Taremi, que aqui já teria levado muitos cartões pelas quedas teatrais!  É evidente o efeito arbitral na classificação atual da Liga Inglesa, pois o Leicester só está tão bem colocado, pelo facto de ter usufruído de tantos penaltis assinalados a seu favor (+ 4 penaltis que os rivais), Leicester que a partida nem era considerado como um dos favoritos, mas todos os outros, os 3 verdadeiros candidatos ao titulo em Inglaterra, estão a competir em condições arbitrais muito similares (usufruíram de 5 ou 6 penaltis), nada que se compare ao que se passa em Portugal!  Realmente é incompreensível como o Benfica é o único clube obrigado a lutar pelos lugares que dão acesso à Champions, sem poder usufruir de nenhum penalti favorável e a ter que tentar anular uma desvantagem de 8 penaltis para um rival nessa luta (F. C. Porto). Pergunta-se ao Fontelas Gomes, se acha expectável uma equipa conseguir marcar golos suficientes, ao ponto de anular completamente uma desvantagem de 8 penaltis, em relação ao seu principal rival em apenas 15 jogos?
  3.  F. C. Porto, usufruiu de 8 penaltis favoráveis em 15 jogos, sendo atualmente o 2º classificado com 35 pontos conquistados e obviamente com tantos penaltis de vantagem em relação aos rivais, acabou nessa jornada por ultrapassar o Benfica na classificação, que é o atual 3º classificado com 33 pontos conquistados sem ter usufruído de NENHUM PENALTI FAVORÁVEL. O atual líder da Liga Portuguesa é o Sporting com 4 penaltis e 36 pontos conquistados em 14 jogos e o atual 4º classificado é o P. Ferreira que usufruiu de 4 penaltis e conquistou 28 pontos em 15 jogos. Ou seja, todos os restantes 3 clubes que estão nas 4 primeiras posições já usufruíram de pelo menos 4 penaltis (até houve um que usufruiu de 8 penaltis na Liga Portuguesa!), mas inexplicavelmente até a data, tem sido proibido assinalar o 1º penalti favorável ao Benfica! É por demais evidente, o efeito arbitral na classificação atual da Liga Portuguesa. O Fontelas Gomes não pode dizer, que não vê nada de anormal na Liga Portuguesa! Os números não enganam, não se chega a uma tendência tão pronunciada, em condições normais de arbitragem! Excecionalmente algumas pequenas diferenças, podem ficar evidentes, quando se analisa os dados arbitrais estatisticamente, como vimos na Liga Italiana e Inglesa, mas nunca ocorre esta enorme diferença que se encontra na Liga Portuguesa, entre equipas com o mesmo objetivo desportivo, numa Liga Profissional de Futebol, havendo entidades cujo o objetivo é preservar a verdade desportiva. Entre clubes com o mesmo potencial, é impossível encontrarmos tamanha diferença, em condições arbitrais normais. Todos sabemos que, é impossível anular uma diferença de 8 penaltis em apenas 15 jogos! No equivalente a meio campeonato apenas, esta enorme diferença de 8 penaltis não pode acontecer em nenhuma Liga profissional, nem entre o 1º e o 10º classificado sequer, quanto mais entre o 2º e 3º classificado! Apesar de sermos a Liga com menos jogos realizados, é onde existe a maior diferença de penaltis entre os candidatos ao titulo, o que é esclarecedor sobre o efeito arbitral na nossa Liga!
  4. Lyon, usufruiu de 8 penaltis e conquistou 43 pontos em 21 jogos, sendo atualmente o 3º classificado da Liga Francesa. Neste momento no topo da classificação estão com 45 pontos empatados, o (1º) PSG com 5 penaltis assinalados a seu favor e o Lille que usufruiu de 3 penaltis na 2ª posição, para completar na 4ª posição, está o Mónaco que usufruiu de 6 penaltis e conquistou 39 pontos em 21 jogos. Nesta Liga todas as equipas já usufruíram de 1 penalti pelo menos. Na Liga Francesa os 4 primeiros classificados usufruíram entre 3 a 8 penaltis até a data em 21 jogos, logo disputaram em condições muito mais similares do que aconteceu em Portugal. O Lille tem uma desvantagem de 2 penaltis em relação ao PSG, logo ninguém pode dizer que a arbitragem claramente não concedeu condições para que todos os candidatos com reais capacidades para ter sucesso desportivo em França não o possam ter. A competição decorre em condições arbitrais, mais ou menos similares, não é nada comparável ao que se deteta em Portugal, em que claramente vemos que o Benfica tem sido puxado para baixo pela arbitragem. Em toda a Europa só o Benfica apresenta um saldo positivo de 15 golos, mas ainda não beneficiou de nenhum penalti a seu favor! As outras equipas Europeias que ainda não usufruíram de NENHUM PENALTI FAVORÁVEL, são o Nacional da Madeira (tem um saldo negativo de 7 golos nos 15 jogos), o Armínia Bielefeld (tem um saldo negativo de 15 golos nos 18 jogos), Cádiz (tem um saldo negativo de 10 golos nos 20 jogos). Os responsáveis pela Arbitragem nestas Ligas, podem justificar que não foram eles os máximos responsáveis, por estas equipas não estarem a lutar pela Champions nos seus campeonatos, mas o C. A. liderado pelo Fontelas Gomes não tem como justificar o facto do Benfica com um saldo positivo de 15 golos, ainda não ter usufruído de nenhum penalti. Nacional, Armínia Bielefeld e Cadiz, é com estas equipas que o C. A. quer equiparar o Benfica entre todas as 136 equipas que disputam as 6 principais Ligas Europeias, em vez de ser com o Manchester, Liverpool, Barcelona, Atlético Madrid, Bayern Munique, Juventus, Milão, PSG ou Lyon!
  5. Villarreal, usufruiu de 7 penaltis e conquistou 34 pontos em 20 jogos é neste momento o 5º classificado. O líder Atlético Madrid usufruiu de 5 penaltis e conquistou 47 pontos em 18 jogos, o atual 2º classificado é o Real Madrid usufruiu de 2 penaltis e conquistou 40 pontos em 19 jogos, o 3º classificado é o Barcelona que usufruiu de 5 penaltis em 19 jogos tendo 37 pontos conquistados e o 4º é o Sevilha que usufruiu de 3 penaltis nos 19 jogos, em que conquistou 36 pontos. Como vemos, os 5 primeiros classificados em Espanha tiveram entre 2 e 7 penaltis, logo não existe uma muito significativa diferença arbitral entre as equipas, alias entre os 3 principais candidatos, os 3 primeiros da classificação, o Atlético Madrid, o Real Madrid e o Barcelona existe no máximo uma diferença de 3 penaltis em 19 jogos, menos de metade da diferença que existe em Portugal entre o 2º e o 3º classificado. 
  6. RB Leipzig, usufruiu de 7 penaltis e conquistou 35 pontos estando neste momento na 2ª posição, enquanto o líder Bayern Munique usufruiu de 6 penaltis e conquistou 42 pontos nos mesmos 18 jogos. Realisticamente o 3º, 4º e 5º classificados neste momento, já não estão na luta pelo titulo, pois o Leverkussem com 2 penaltis e 32 pontos em 18 jogos, o Wolfsburg com 3 penaltis e 32 pontos e o Monchengladbach com 7 penaltis e 31 pontos já não estão em condições de ultrapassar a Bayern na luta pelo titulo. Na Liga Alemã, os 2 clubes que ainda estão a lutar pelo titulo usufruíram de 7 e 6 penaltis a seu favor, logo estão realmente a competir em condições muito similares, nada que se compare ao que se passa em Portugal.

Como se vê entre os 4 ou 5 primeiros classificados destes 6 principais campeonatos Europeus, temos muita dificuldade em encontrar um clube de topo que tenha usufruído menos do que 3 penaltis a seu favor (o Benfica é caso único, em que vemos que, não usufruiu de nenhum penalti, mesmo com apenas 1 penalti não existe mais nenhum outro clube nos 4 primeiros lugares da tabela). Só com muitos erros arbitrais, se chegou aos 30 golos atuais do Benfica, sem sequer ter beneficiar ainda do seu 1º penalti, já com quase numa volta inteira do campeonato concluída. É um acumular de erros, sempre em prejuízo do mesmo clube, sem haver nenhum sinal por parte dos dirigentes da Arbitragem Nacional (não são anunciados nem castigos, nem nenhuma consequência, após tantos erros no mesmo sentido)! Sendo o futebol um jogo de emoções, as injustiças não corrigidas pelo sistema podem levar a actos desesperados de indignação dos indivíduos, pois já não lhes resta nenhuma esperança na regeneração por dentro do sistema no poder, logo não é de admirar que seja o próximo arbitro a errar a sofrer as consequências, desgraçando a sua carreira, vida familiar ou a sua própria vida mesmo! Infelizmente mesmo com o VAR, continuam a existir demasiados erros, para que não ocorra a legitima indignação de quem se sente que esta a ser enganado!

Antes de em 22/06/2020, Sérgio Conceição ter publicamente pedido mais penaltis, o Benfica e o F. C. Porto partilhavam a liderança com 64 pontos cada (27ª jornada de 2019/20), tendo o Benfica um saldo positivo de 38 golos e o F. C. Porto de 34 golos, sendo que até nessa data o F. C. Porto só tinha 1 penalti de vantagem sobre o Benfica. Desde a 27ª jornada de 2019/20 até a 15ª jornada de 2020/21, o F. C. Porto usufruiu de uma vantagem de 13 penaltis, em relação ao Benfica nestes últimos 23 jogos do campeonato. Se acrescentarmos o jogo, entre as 2 equipas ocorrido para a Supertaça em 23/12/2020, em que mais uma vez, com o jogo empatado, o F. C. Porto usufruiu de mais 1 penalti favorável e o Benfica sofreu mais 1 penalti desfavorável, então em Portugal tivemos, uma diferença de 15 penaltis entre as 2 principais equipas portuguesas, nos últimos 24 jogos! É evidente que, o atual C. A. liderado pelo Fontelas Gomes, nada tem feito no sentido de corrigir os sucessivos erros arbitrais, que tem ocorrido sempre no mesmo sentido, dai os dados estatísticos a que chegamos nos últimos 23 jogos do campeonato. É incapaz de impor aos árbitros, equidistância entre os competidores da Liga Portuguesa. 




Este quadro resumo dos últimos 23 jogos do campeonato é esclarecedor da influência arbitral na Liga!

Como na 27ª jornada de 2019/20, o Benfica e o F. C. Porto partilhavam a liderança com 64 pontos, com uma ligeira vantagem de 4 golos para o Benfica em relação ao F. C. Porto, o Fontelas Gomes ou quem conseguir, que explique como o mesmo plantel do Benfica que, só conseguiu marcar mais 4 golos que o seu principal rival em 27 jogos (em que jogou com uma desvantagem de apenas 1 penalti), conseguiria anular uma desvantagem de 15 penaltis nos 24 jogos seguintes? Pois, ...é obvio, que é impossível!

Não sei se finalmente o Fontelas Gomes já percebeu que esta situação arbitral é insuportável!!!

7 comentários:

Anónimo disse...

Caro Marco Pina,

Penaltis nesta jornada 15 que ficaram por marcar:

Benfica 1, mão de Nuno Borges, Nacional 1, mão de Jardel.

Farense 1, mão de Corona, FC Porto 1, Marega é pontapeado dentro de área, com expulsão para o defesa do Farense.

Jornada 15, moral da história:

O FC Porto foi escandalosamente beneficiado, e o Benfica estupidamente lesado... Qual a narrativa da máquina de propaganda? O Porto, tem sido levado ao colo, por exemplo, o Porto Benfica no Dragão, foi um escandalo, e o Benfica mais uma vez foi mt prejudicado!

Já agora, e que tal uma análise ao Porto B Benfica B, não há? Erros desumanos, houve, e de que maneira...

Duarte Calabote Gomes (o pedagogo do apito encarnado)

Anónimo disse...

Vai-te daqui, anónimo porquista! Vai ladrar para a santa terrinha, labrego!

Anónimo disse...

Pois pois e dos outros jogos não convém falar. Se o penalti sonegado tivesse sido marcado e concretizado o penalti de Jardel acontecia? Certamente não e certamente o resultado final não seria empate. Mas no Algarve o resultado provavelmente seria um empate. Lógico ou não?

Francisco disse...

Caro fugitivo de Vigo, tira mas é a cabeça da areia e vê a luz do dia são roubos a traz de roubos, isto esta pior que nos anos 80 e 90 o APITO DOURADO, é uma brincadeira perante tantos roubos, e beneficiado outro o tal dos seis 6 pontos. tinham vergonha nem assim ganharam a taça da liga pobres corruptos tem mais penaltis a seu favor que jogos jogados.
o pedagogo que dava concelhos matrimoniais na casa da Madalena aos pais dos apitadores.

Leonardo Oliveira disse...

E vem para aqui este calhorda adepto do clube da máfia da palermo portuguesa deitar faladura. Vê se o teu clube paga o que deve..

Rui dos Santos disse...

Precisamos de 1 verdadeiro CAPITÃO para a nossa equipa e não 1 gajo que passeie a braçadeira. Depois de Luisão só o Ruben que não era mas fazia o posto com RAÇA, pondo em respeito os adversários(incluindo os GATUNOS da APITAGEM).

Red Sea disse...

Soube-se agora que o Veríssimo vai concordar que errou e, assim sendo, a porta fica aberta para a despenalização do jogador lagarto.
Até aqui tudo bem. Mal são as diferentes decisões quando se trata do Benfica, lembremo-nos dos casos +/- recentes de Weigl e Otamendi, que foram pedidas também despenalizações e levamos chumbo. No caso de Weigl, num jogo contra os corruptos em que o jogador nem tocou no adversário, convém lembrar que foi num jogo apitado pelo inefável e incontornável Soares Dias, que, nesse desafio, esteve uma lástima em nosso prejuízo. Dois pesos e duas medidas?