segunda-feira, 6 de dezembro de 2021

Arbitragem conseguiu reduzir a 2, os 3 principais candidatos ao titulo, através duma brutal diferença de penaltis

Só chegamos a este ponto, porque não são assinalados infrações na área favoráveis ao Benfica! Os adversários, já nem se dão ao trabalho de ter cuidado na sua área defensiva! Podem pontapear os avançados do Benfica por trás dentro da área à vontade, como fez o Ugarte ao Rafa nesta semana. A comunicação social faz de conta que nada viram, afinal os Benfiquistas ainda não se indignaram!

Infelizmente, apesar de todos saberem que, o Artur Soares Dias durante a sua carreira sempre revelou muita dificuldade em conseguir assinalar penaltis a favor do Benfica, uma sensibilidade apuradíssima para os desfavoráveis ao Benfica e que o sportinguismo do VAR Hugo Miguel, nunca lhe deixaria desempenhar corretamente a sua obrigação de intervir de modo a garantir a aplicação das leis do jogo neste derby, mesmo assim foram estes 2 Dragartos, os eleitos pelo Fontelas Gomes. 

Não dá para acreditar que exista Benfiquistas que não veja, que nas condições arbitrais atuais, o clube não tem as mínimas hipóteses de obter sucesso desportivo (nem com Jorge Jesus, nem antes com Bruno Lage, nem que tivesse o Guardiola ou o Klopp). Antes de tudo, os Benfiquistas tem de se unir para mudar o estado da arbitragem em Portugal, em vez de estarem constantemente a trucidar treinadores e jogadores, é que podem mudar todos os profissionais do clube a meio de cada época, se não conseguirem mudar esta enorme desvantagem arbitral, nunca terão condições para obter sucesso desportivo. É que mesmo que se tivesse um orçamento, que permitisse contratar o Guardiola ou o Klopp e estes conseguissem trazer consigo o seu melhor 11 para o Benfica, na desequilibrada Liga Portuguesa, não se conseguiria anular completamente o efeito nos golos resultantes de uma desvantagem de 13 penaltis, em relação aos 2 principais rivais (FCP e Sporting). Consultando os dados históricos da nossa Liga, todos sabemos que é impossível ultrapassar na classificação 1 rival, que usufruiu de mais 13 penaltis, quando tens que ultrapassar na tua Liga, 2 rivais nessas circunstâncias, então...!

Em Portugal historicamente temos tido sempre 3 candidatos ao titulo assumidos todas as épocas, que são o Benfica, o F. C. Porto e o Sporting. Todos sabemos, mais de uma dezena de penaltis diferença nunca ocorre! Em condições arbitrais normais é impossível de ocorrer, pois tamanha diferença só acontece entre equipas com mais de 80 golos de diferença! Convenhamos tamanha diferença de golos, não ocorre entre Benfica, F. C. Porto e Sporting nunca em condições normais, nenhum terá um plantel tão inferior ao dos rivais ao ponto de marcar menos 80 golos que os rivais. 

Numa temporada podemos até encontrar mais de 10 golos de diferença entre estas equipas, mas não é expetável encontrarmos mais de 10 penaltis de diferença entre estes 3 principais candidatos ao título. Quando vemos que, o Benfica tem uma desvantagem de -13 penaltis em relação ao FCP e também de -13 penaltis em relação ao Sporting nas últimas 47 jornadas, compreendemos facilmente que há viciação arbitral através de penaltis na "Liga Fontelas Gomes". É inacreditável! Após 47 jogos, o Benfica ser a equipa da Liga com menos penaltis assinalados a seu favor, é que estamos a falar de um ataque que conseguiu marcar 104 golos (se descontarmos os 3 penaltis, por si só marcou 101 golos), é claramente o único da Liga que foi capaz de marcar por si só mais de 100, pois o FCP, por si só, seria capaz de marcar apenas 90 golos, se não tem usufruído de 17 penaltis em 47 jogos! 

Quando utilizamos os dados estatísticos de diversos jogos, podemos conhecer a força média das equipas de futebol. Utilizando apenas as 13 jornadas desta época 2021/22, ainda não teríamos uma amostra significativa para podermos retirar conclusões estatisticamente, mas se agregarmos a esses 13 jornadas, às 34 da temporada passada, já teremos uma amostra de 47 jogos. Com quase meia centena de jogos, já poderemos constatar que em condições arbitrais normais, encontraremos uma correlação positiva entre os golos e os penaltis, ou seja, as equipas com melhor saldo de golos tendem a ser também as equipas com melhor saldo de penaltis. Na realidade é que ocorre na generalidade, pois além do atípico caso do Benfica, vemos que as outras 3 das 4 equipas com o melhor saldo de golos, são também 3 das 4 equipas com melhor saldo de penaltis. Belenenses e Marítimo são 2 das 3 equipas com pior saldo de golos e aparecem também nas 3 equipas com pior saldo de penaltis. Assim, agregando 2020/21 com 2021/22, vemos que, após 47 jogos realizados, as equipas candidatas ao título, as 4 equipas com melhor SALDO DE GOLOS SEM PENALTIS são:

  1. Benfica, com 69 golos positivos, ou seja, os 67 oficiais, mesmo com o saldo negativo 2 penaltis desfavoráveis.
  2. F. C. Porto, com 59 golos positivos, ou seja, os 70 oficiais, menos o saldo favorável de 11 penaltis.
  3. Sporting, com 51 golos positivos, ou seja, os 62 oficiais, menos o saldo favorável de 11 penaltis.
  4. Braga, com 25 golos positivos, os 25 oficiais, menos o saldo favorável de 3 penaltis.
A pergunta que se coloca, quando analisamos o rendimento dos plantéis só por si, sem a influência arbitral (penaltis assinalados ou não depende muito da tendência do arbitro) e vemos que o Benfica teria uma vantagem de 10 golos para o FCP e 18 para o Sporting,  é porque o Benfica não está no lote das 4 equipas com o melhor saldo de penaltis na Liga Portuguesa? Como vimos, se todas as equipas tivessem competido mas mesmas condições arbitrais, com o mesmo saldo nulo de penaltis, o Benfica seria destacadamente a equipa com melhor rendimento na Liga. Infelizmente para a verdade desportiva, a equipa do Fontelas Gomes conseguiu criar ao Benfica uma desvantagem de 13 penaltis em relação ao FCP e Sporting. Só com os penaltis não assinalados a favor do Benfica, mas sim a favor dos rivais, a Arbitragem obrigou o Benfica a uma desvantagem de 13 golos em relação ao seus 2 rivais.

Aqui estão os 2 quadros, 1º ordenado pelo SALDO DE PENALTIS (classificação aos olhos dos árbitros) e o outro quadro em que as equipas aparecem ordenadas pelo SALDO DE GOLOS SEM PENALTIS (rendimento de cada equipa por si só sem o efeito de nenhum penalti).

A grande anormalidade estatístico, ocorre precisamente com o Benfica, o único dos 4 melhores SALDOS GOLOS SEM PENALTIS, que não está nos 4 melhores classificados pelo SALDO DE PENALTIS (único que não é dos 4 melhores aos olhos dos árbitros), como podem verificar acima. 

Infelizmente constatamos que, pelos árbitros portugueses, nestas últimas 2 épocas, apenas 2 equipas (FCP e Sporting, ambas com um saldo favorável de 11 penaltis), tem objetivamente condições arbitrais para se sagrarem campeãs, todas as outras tem muito menos penaltis. Ao colocarem o Benfica como a equipa com menos penaltis assinalados a seu favor com 47 jogos e ainda sancionando-o com 5 penaltis desfavoráveis, transformando o Benfica na equipa com 13º melhor SALDO DE PENALTIS da Liga Portuguesa nas últimas 2 épocas (com um saldo negativo de -2 penaltis). Aos olhos dos árbitros da "Liga Fontelas Gomes", o Benfica está muito mais próximo de ser uma das 3 equipas candidatas a descer, das 3 com piores condições arbitrais (Marítimo, Boavista e Belenenses). Destes 3 clubes, constatamos, que apenas o Boavista não é também uma das 3 equipas com pior SALDO DE GOLOS SEM PENALTIS, comprovando, que em condições arbitrais normais, ocorrerá uma correlação entre o saldo de golos e o saldo de penaltis. Muito provavelmente no final da temporada encontraremos nos 3 clubes que descem de divisão, o nome de 3 das atualmente últimas 7 equipas na classificação dos penaltis concedidos (Marítimo, Boavista, Belenenses, Vizela, P. Ferreira, Benfica e Portimonense, estas as únicas 7 equipas que apresentam um saldo desfavorável de penaltis). Diria que nesses 7 piores equipas aos olhos dos responsáveis pela "Liga Fontelas Gomes", temos os 6 principais candidatos a descida de divisão, pois mesmo querendo é de todo impossível a arbitragem conseguir anular completamente, o saldo de golos que o Benfica apresenta só por si sem penaltis. 

Gostaria de saber a sua opinião, gostaria que respondesses a estas 2 questões:
1 - Olhando para o 1º quadro (ordenado pelos penaltis), o Benfica tem alguma hipótese de lutar pelo titulo contra as 2 equipas que usufruíram de uma vantagem de 13 penaltis sobre o Benfica?

2 - E se olharem para 2º quadro, com todas as equipas nas mesmas condições arbitrais (todas sem penaltis), o Benfica de Jorge Jesus conseguindo uma vantagem de 10 e 18 golos para os rivais, será que não reuniria condições suficientes para conquistar sequer 1 destes 2 últimos campeonatos?


Sem comentários: