sábado, 27 de novembro de 2021

Belenenses SAD vs Benfica : Qual será a última equipa Portuguesa a usufruir de 1 penalti?

Neste sábado, teremos o confronto direto entre 2 das equipas da capital Portuguesa, o Benfica (melhor ataque sem penaltis em igualdade com o FCP, com 26 golos marcados só por si sem influência arbitral) e o Belenenses, o pior ataque da Liga com 7 golos marcados. Qual será a última equipa Portuguesa a usufruir de 1 penalti? 15 equipas da Liga Portuguesa já beneficiaram de penaltis favoráveis, apenas o Benfica, o Belenenses e o Braga ainda não tiveram direito a nenhum penalti.

Nesta temporada 2021/22, já foram assinaladas 32 penaltis na nossa Liga.  Até poderíamos pensar que é proibido assinalar penaltis para as equipas cujo nome começa por B, mas não na Associação de Futebol do Porto existe um clube que começa com B (Boavista), que já usufruiu de 1 penalti favorável e é até juntamente com o Sporting das poucas equipas que ainda não sofreram nenhum penalti desfavorável até esta 12ª jornada. Também não podemos afirmar que existe proibição de assinalar penaltis a favor das equipas da A. F. Lisboa, pois o Estoril já usufruiu de 3 penaltis favoráveis e também foram assinalados 3 penaltis favoráveis ao Sporting, ambos assinalados ainda com o jogo empatado.

Na época anterior (2020/21), incompreensivelmente, o Benfica foi a equipa que teve menos penaltis assinalados a seu favor, entre as 116 equipas que disputaram as 6 principais Ligas de futebol na Europa, nesta temporada caminha novamente para ser a última equipa a usufruir de 1 penalti. Inexplicavelmente, mesmo agregado os penaltis destas 2 épocas, o Benfica não consegue ter mais penaltis assinalados a seu favor do que as 3 equipas que desceram de divisão (só disputaram 34 jogos), o Farense (beneficiou de 8 penaltis), o Rio Ave (beneficiou de 8 penaltis) e o lanterna vermelha Nacional da Madeira (beneficiou de 2 penaltis). 

Segue-se o quadro resumo das 15 equipas que disputaram as últimas 2 épocas da Liga Portuguesa.


Só o Fontelas Gomes e a sua equipa, nos consegue explicar da razão pelo qual, agregados quase meia centena de jogos (45 jornadas já concluídas), o Benfica é destacadamente a equipa com menos penaltis assinalados a seu favor. Nestas últimas 2 épocas o FCP usufruiu de uma vantagem de 15 penaltis em relação ao Benfica e o Sporting usufruiu de uma vantagem de 14 penaltis em relação ao Benfica. O Benfica apresenta nesses 45 jogos, 96 golos marcados no total, o que deduzindo os 2 penaltis, chegamos a conclusão que só por si, o seu ataque foi capaz de marcar 94 golos, sendo claramente o melhor ataque da Liga Portuguesa, enquanto o 2º melhor ataque sem os penaltis, é o do FCP com 85 golos marcados, se deduzirmos os 17 penaltis aos 102 golos marcados oficialmente e o Sporting sem penaltis, é o 3º melhor ataque com 69 golos, se deduzirmos os 13 penaltis aos 82 golos marcados. Só os adeptos do Benfica podem unidos lutar para inverter esta enorme desvantagem de penaltis com que o Fontelas Gomes pretende colocar o Benfica fora da luta pelo titulo. Os Benfiquistas anseiam por poder anular esta enorme desvantagem de penaltis, que faz com que mesmo tendo o melhor saldo de golos sem penaltis da Liga, não tem a mínima hipótese de se sagrar campeão nas atuais condições arbitrais.

Nunca nenhum clube ultrapassou na classificação rival que usufruiu de uma vantagem de 15 penaltis, quanto mais conseguiu ultrapassar 2 rivais um com 15 outro com 14 penaltis a mais!

1 comentário:

Mark Trencher disse...

Foi o Belém. Num jogo atípico, uma decisão atípica. Logo quando não ia influenciar nada (provavelmente literalmente).