quarta-feira, 1 de novembro de 2023

Golo anulado por alegado fora-de-jogo (no VAR já nem disfarçam nessa incessante procura do resultado pretendido)?

No Bessa, quando o Boavista marcou aquele que poderia ser o 1-1 aos 82 minutos, o VAR conseguiu colocar a linha no pé do Esgaio, mas a imagem deixa transparecer que há todo o corpo de Diomande atrás dessa linha do fora-de-jogo de 27 cm assinalado, o que deixou aos adeptos a ideia que possa ter ocorrerido novo erro grosseiro do VAR  na colocação da linha, tal como já tinha acontecido num lance em que o Casa Pia se viu prejudicado no rendimento desportivamente em benefício do Sporting. 

Imagens que nos levam a pensar que o VAR é usado como dá jeito para o resultado pretendido.
No dia seguinte, no Arouca - Benfica, aos 52 minutos em busca de motivo para a decisão de anular o 2º golo do Benfica, o VAR acabou por recuar muito atrás, para espanto geral o VAR apresentou-nos uma imagem de um alegado fora-de-jogo de Gonçalo Guedes, por ter corrido e recebido um passe efetuado pelo Aursnes para o seu próprio meio campo defensivo como se vê na imagem seguinte. 

Quem inventou o futebol não criou o jogo com qualquer tipo de limitação dos jogadores duma mesma equipa poderem trocar passes entre si no seu meio campo defensivo. Faz todo sentido não existir fora de jogo para passes trocados no meio campo defensivo. Para uma bola que está no seu meio campo defensivo, o avançado terá obrigatoriamente de correr para trás no intuito de chegar primeiro que os adversários a essa bola, sob pena de ser acusado pelos seus colegas de não demonstrar compromisso para o trabalho que é necessário fazer no seu meio campo defensivo. Qual é o avançado que se pode recusar a correr para tentar chegar a uma bola no seu meio campo defensivo primeiro que os adversários com o argumento que está empedido pela lei de disputar bolas no seu meio campo defensivo? Alguém que recebe um passe antes da linha do meio campo, depois ainda terá sempre de fazer essa bola percorrer todo o meio campo ofensivo para poder chegar ao golo, por isso como é que alguém pode usufruir duma vantagem indevida ao receber uma bola no seu próprio meio campo defensivo? 

A vontade é tanta de anular o golo marcado pelo Benfica que o VAR até se esqueceu que não poderia ter recuado tanto na análise ao lance do golo, pois só pode recuar até ao ponto em que se inicia o ataque que deu golo e esse momento está documentado na imagem seguinte do toque na bola do jogador do Arouca, a bola é recuperada pelo Guedes depois do choque/duelo corpo a corpo, que depois passa ao Neres, que coloca em  Di Maria que por fim desmarca João Mario para golo. Começa aqui o lance.

Se não encontraram nenhum fora-de-jogo, no passe do Di Maria, no anterior do Neves ou no do 1º passe deste ataque que deu golo feito por Gonçalo Guedes, então o golo tinha de ser validado. 

É que mesmo num cenário hipotético de fora de jogo efetivo de Gonçalo Guedes caso o passe do Aursnes tivesse sido recebido pelo Gonçalo Guedes a entrada da área atacante, rematando este ao poste com tal estrondo ao ponto de levar a bola a retornar até ao meio campo defensivo do Benfica, isto sem que os árbitros tivessem visto/assinalado fora-de-jogo, ocorrendo depois no meio campo defensivo do Benfica o duelo fisico de jogadores das 2 equipas na luta pela posse de bola (com o jogador do Arouca a tocar nessa bola em pleno meio campo defensivo do Benfica), conseguindo o Benfica ganhar essa duelo e a bola iniciando novo ataque que lhe permita chegar ao golo, pelo protocolo em vigor esse golo já não seria passível de ser revertido pelo VAR. 
Para anular um golo, o VAR só pode recuar até ao momento em que se inicia esse ataque que deu golo. 

Quantos golos do Benfica são anulados pelo VAR e já agora porque será que não vemos o inverso? 








2 comentários:

Anónimo disse...

Sim, seria importante saber quantos golos anulados ao Benfica, em comparação com os seus rivais. Até mesmo, quantos golos anulados por jogo.
Seria um dado curioso, até para tirar algumas conclusões.

Anónimo disse...

Diz o Pinotes Batista que o SPORTING mereceu ganhar ao Boavista e com esse argumento tenta passar por cima do escandaloso erro da anulação do golos do Boavista
Se esse argumento fosse validado o slb teria ganho ao Boavista e ao casa pia
No bessa o SPORTING foi altamente beneficiado o que já está a ser um padrão neste campeonato PÊNALTI PERDOADO E FORA DE JOGO ESCANDALOSO
COMO JÁ SÃO ERROS A MAIS FICAM AS PERGUNTAS:
HAVERÁ INSTRUÇÕES SUPERIORES PARA LEVAR O SCP EM ANDOR DOURADO ???
HAVERÁ RECOMPENSAS A CORRER POR FORA???
SERÃO MERAS COINCIDÊNCIAS ESTES APAGÕES DE APITADORES E VARES???
SERÁ COINCIDÊNCIAS CÓSMICAS
SERÃO FENÓMENOS PARANORMAIS???
Quem souber que responda
Ou então que seja o MP/PJ a entrar em ação
ASSIM É QUE NADA PODE CONTINUAR
A CLASSIFICAÇÃO DO SCP É UMA FRAUDE GIGANTESCA
Quanto ao fcp nem vale a pena falar pois em TODOS OS JOGOS há mil estórias de benefícios mil
Enfim o costume dos longos últimos 40 anos
COM VERDADE DESPORTIVA O SLB LIDERAVA ISOLADISSIMO