quinta-feira, 2 de novembro de 2023

A quem interessa uma crise técnica no Benfica? Aos Benfiquistas seguramente não!

O Benfica com o apoio dos seus adeptos todos sabem, sempre foi o glorioso de Portugal! Mesmo os adversários do Benfica reconhecem, que não o conseguem derrotar sem antes conseguirem instalar desunião entre a família Benfiquista, daí que a campanha contra o treinador do Benfica seja sempre a principal via utilizada para tentar diminuir o Benfica da luta pelo titulo. Foi assim, com todos os treinadores, os inimigos do Benfica são especialmente mais acintosos com os treinadores que revelaram competência para colocar o Benfica no caminho do sucesso, como Jorge Jesus, Bruno Lage (estes 2 foram o que apresentaram melhor futebol logo a seguir à Roger Schmidt), Rui Vitória, Com todos eles, a MDCSDQT conseguiu fazer a cabeça dos “verdadeiros” que é assobiando os seus, que melhor contribuíriam para definição de quem será campeão. Obviamente os resultados práticos disso, no final da temporada foram sempre o Benfica em 3º lugar. Ainda há adeptos que não perceberam que é a eles que cabe sempre puxar os seus para cima, deveriam era criticar os inimigos do Benfica quando estes desrespeitam um profissional do Benfica. A falta de apoio das bancadas levou a 3 anos de seca de troféus, até que finalmente chegou o Roger Schmidt cujo futebol conquistou quem ama o Benfica. 

No Benfica, Roger Schmidt é seguramente depois de Sven Erickson, o treinador que conseguiu apresentar melhor futebol. Incompreensivelmente desde que chegou a Portugal anda a ser perseguido de forma abjeta pela MDCSDQT ("não roda a equipa" ou dia seguinte "não estabiliza um onze", o objetivo sempre foi fomentar a desunião no Benfica, instabilizar o principal responsável pelo retomar do caminho de sucesso desportivo no Benfica). É inaceitável que alguém que diz representar os interesses Benfiquistas como comentador na TV, não defenda o treinador que mais prazer de ver jogar futebol lhe deu. É incompreensível que um Benfiquista possa pretender que o Benfica volte ao buraco em que a equipa estava antes de ser comandada pelo Roger Schmidt. 

Será impossível ao Benfica encontrar outro treinador capaz de o levar ao sucesso nas condições arbitrais atuais. Neste campeonato 2023/24 em apenas 9 jornadas, o Benfica já leva uma desvantagem de 5 penaltis para o FCP e 5 Sporting, ou seja, a arbitragem forçou uma vantagem de 5 golos dos rivais sobre o Benfica, mas Roger Schmidt mesmo nestas condições arbitrais adversas e sem o apoio incondicional de todos os Benfiquistas consegue apresentar um saldo positivo de 11 golos, sendo que o Sérgio Conceição fortemente apoiado pelos portistas/árbitros mesmo derrotado pelo Roger Schmidt nas 2 vezes que se enfrentaram esta temporada apresenta apenas um saldo positivo de 7 golos (nas mesmas condições concedidas ao Roger Schmidt, ou seja, com menos 5 penaltis teria um saldo de apenas 2 golos) e o atual líder Sporting apresenta um saldo positivo de 12 golos, um deles a Liga confirmou que foi validado indevidamente, por ter ser sido obtido em fora-de-jogo (comprovado erro humano doVAR Hugo Miguel na colocação das linhas). Ou seja, mesmo usufruindo de uma vantagem de 5 penaltis sobre o Benfica, sem o golo ilegal, o Sporting apenas teria o mesmo saldo positivo de 11 golos que o Benfica apresenta. Agora caso as condições arbitrais se invertessem, fosse o Benfica a jogar com uma vantagem de 5 penaltis sobre os rivais (para tal, o Benfica teria de ter usufruído de 10 penaltis), teríamos ao final de 9 jornadas, o Benfica com um saldo positivo de 21 golos! Qualquer treinador que em 9 jornadas conseguisse um saldo positivo de 21 golos seria levado em ombros e pasme-se para isso bastaria que o Roger Schmidt beneficiasse das mesmas condições concedidas na Liga Portuguesa ao Sérgio Conceição ou ao Ruben Amorim. 

O Benfiquista tem de compreender que para obter sucesso desportivo tem de proteger o seu treinador sempre (nunca houve nenhum treinador campeão no Benfica sem a ajuda dos adeptos), então quando o treinador já provou ser o mais capaz de ter sucesso nas condições arbitrais adversas, em que o Benfica tem sido obrigado a competir em Portugal na era Fontelas Gomes, isso tem de ser imperativo! Se o Benfica tivesse 5 penaltis de vantagem sobre o FCP e o Sporting e não estivesse a liderar com melhor saldo de golos do que os seus rivais, então sim se poderia criticar Roger Schmidt, agora quando está a ser fortemente penalizado com uma desvantagem de 5 penaltis em 9 jornadas em relação aos rivais e mesmo assim consegue apresentar um saldo de golos superior ao do FCP em 4 golos e equiparável ao do Sporting, o treinador dessa equipa tem de ser protegido pelos adeptos para reverter esta descomunal diferença desfavorável de penaltis.

Enquanto não se conseguir inverter a tendência arbitral evidenciada neste quadro, nenhum Benfiquista tem direito de criticar quem representa o Benfica dentro do campo ou banco.


Aconselho os comentadores Benfiquistas a exibirem este quadro sempre que alguém criticar os seus.

A arbitragem nas últimas 4 épocas, ao Benfica concedeu semelhantes oportunidades de ser campeão aos do V. Guimarães ou Gil Vicente, enquanto ao FCP e Sporting foram  concedidos um nº de penaltis  incomparavelmente superior. E o Benfica é que é o melhor ataque a Liga. Só na Liga Portuguesa é que encontramos a anormalidade estatística, da equipa mais ofensiva, que marca mais golos na Liga, (o Benfica com 248 golos) não ser sequer nenhuma das 2 equipas que usufrui de mais penaltis na sua Liga. Em condições arbitrais seria expetável encontrarmos uma correlação positiva entre a quantidade de golos marcados e os penaltis favoráveis. Em nenhuma outra Liga, encontraremos os 2 candidatos que marcam mais golos, uma delas a usufruir em média de 1 penalti a cada 6 golos marcados e a rival a usufruir de 1 penalti a cada 12 golos marcados! 

Em todos os restantes campeonatos são concedidos aos candidatos condições arbitrais bastante similares, em Itália todos os 3 melhores ataques usfruiíram em média de 1 penalti a cada 9 golos marcados, em França em média os candidatos usufruem de 1 penalti a cada 9 golos, em Espanha em média os candidatos usufruem de 1 penalti a cada 12 golos, tal como em Inglaterra e Alemanha. Como se pode ver no quadro resumo seguinte das 5 melhores Ligas de Futebol da Europa nas últimas 10 épocas, em que se confirma que a norma é a equipa que marca mais golos, por ser a que monstrou ser a mais forte, depois também acaba sendo a que usufrui de mais penaltis na sua Liga. 


  • Em Inglaterra, Manchester City foi o melhor ataque e é também a que usufruiu de mais penaltis.
  • Em Italia, Nápoles foi o melhor ataque e é também a que usufruiu de mais penaltis.
  • Em França, PSG foi o melhor ataque e é também a que usufruiu de mais penaltis.
  • Em Espanha, Barcelona foi o melhor ataque e Real o 2º sendo a que usufruiu de mais penaltis.
  • Na Alemanha, Bayern foi o melhor ataque e é também a que usufruiu de mais penaltis.
  • Já em Portugal, Benfica foi o melhor ataque, mas quem usufruiu de mais penaltis foram o Sporting e o FCP. Na Liga Portuguesa encontramos o mais evidente indício de viciação arbitral!
Nestas condições arbitrais tão adversas, cabe aos Benfiquistas denunciar em todos os espaços de antena disponíveis, a desvantagem arbitral com que têm obrigado o Benfica a jogar na Liga Portuguesa.

Sem comentários: