domingo, 29 de outubro de 2023

o Benfica já mudou tudo nas últimas 3 épocas (Presidente, treinadores, jogadores), a tendência arbitral é que não há forma de conseguir mudar

Em 9 jornadas já existem 5 penaltis de desvantagem do Benfica para o FCP e o Sporting! O Benfica tem um saldo desfavorável de -3 penaltis, enquanto aos rivais foi concedido um saldo favorável de 2 penaltis! 

Já é hora de se exigir mudanças na arbitragem Portuguesa! Como está é impossível ao Benfica poder competir! Os adeptos podem não ter conhecimento do efeito dos penaltis no rendimento desportivo, mas a verdade é que entre FCP e Benfica sempre que ocorreu uma diferença de 6 penaltis, o clube que usufruiu dessa vantagem, sempre conseguiu aproveitar tal facto para terminar o campeonato a frente do rival. Encontrarmos 6 penaltis de diferença em 34 jogos tem esse efeito na classificação, agora imaginem a crise que obrigam o Benfica viver por em apenas 9 jormadas já levar uma desvantagem de 5 penaltis para o FCP e de 5 penaltis para o Sporting! 5 penaltis de desvantagem em 9 jogos!

Em vez dos assobios que diminuem o rendimento dos jogadores, os adeptos até podem conseguir criar uma onda positiva que arraste a equipa para as vitórias mesmo tendo muito menos penaltis do que os rivais, mas a verdade é que ao Benfica bastaria ter as condições arbitrais dos rivais para garantir uma vantagem clara de golos sobre os rivais (é inaceitável constatarmos que nestas últimas 16 épocas, o Sporting tenha usufrído de mais 4 penaltis do que o Benfica, mesmo tendo o Benfica conseguiu um saldo de golos superior ao do Sporting em 253 golos)! O FCP obteve uma vantagem de 36 penaltis sobre o Benfica e deste modo no geral o saldo de golos do Benfica de 774 golos só é superior em 5 golos ao do FCP que é de 769 golos. Imaginem o rendimento desportivo do Benfica se tivesse usufruído de mais 72 penaltis (única forma de ter uma vantagem de 36 penaltis para o seu principal rival como acontece com o FCP nestas 16 épocas)!

Desenganem-se aqueles que pensam que, o que o Benfica necessita é de mais instabilidade/assobios! Voltar a mudar jogadores e treinadores não é o caminho mais correto para o sucesso como prova o histórico recente, as últimas 16 épocas demonstram que o Benfica apesar de marcar claramente mais golos que o FCP e o Sporting, incompreensivelmente não consegue liderar no campeonato dos penaltis (o FCP usufrui de uma vantagem de 36 penaltis sobre o Benfica, mesmo o Sporting que conquistou menos 137 pontos teve a sorte de usufruir de mais 4 penaltis do que o Benfica)! Os penaltis são muito importantes para se obter sucesso desportivo, um golo no futebol pode fazer muita diferença (ser ou não assinalado penalti sobre o Tengstedt é a diferença entre liderar a tabela ou acabar a jornada a 3 pontos da liderança)!

Facto: Se em vez de um saldo desfavorável de -3 penaltis, o Benfica tivesse um saldo positivo de 3 penaltis, teria nestas 9 jornadas um saldo mais favorável de golos do que os 11 que leva atualmente. Com um saldo desfavorável de -3 penaltis só pode estar em crise de resultados.Como não é assinalado penalti favorável ao Benfica, quando o defesa só se preocupa em empurrar/derrubar o Tengstedt, isto em plena área de proteção dos avançados! 

Os Benfiquistas na ansia de gloriosas vitorias por largas goleadas, estão constantemente a autoflagelar-se, são severamente criticados os jogadores e os treinadores sempre que não conseguem a vitória, chega-se ao cumulo de mesmo havendo erro arbitral gritante aos 93 minutos (penalti por assinalar sobre Tengsted) a critica severa não é dirrigida ao arbitro Claúdio Pereira ou VAR João Pinheiro, por terem sonegado ao Benfica uma clara oportunidade de conquistar os 3 pontos nesta partida, os mesmos árbitros que neste jogo conseguiram assinalar 1 penalti desfavorável ao Benfica, num lance em que é claramente o atacante a arrastar o pé a procura do contacto e não uma clássica rasteira. 

Enquanto os Benfiquistas não demonstrarem união para mudar a tendência arbitral vigente em Portugal, continuará a equipa a fazer mudanças sucessivas, sem os treinadores/jogadores terem tempo sequer de se ambientarem/integrarem. Nenhuma equipa que sofra 4 penaltis nas primeiras 9 jornadas tem condições arbitrais para liderar o seu campeonato, qual é a surpresa para o Benfica nestas condições não ser lider isolado. É nestas condições que os "verdadeiros" exigem aos avançados do Benfica que façam muitos golos, se para os travar até passam impunes empurrões ostensivos com as 2 mãos nas costas, como conseguirão fazer golos? Num jogo em que os atacantes são impedidos de marcar por 2 vezes em falta dentro da área e não é assinalado nenhum penalti favorável ao Benfica, tem de haver criticada severa a arbitragem.

Erros como estes são indesculpáveis numa era em que existe a possibilidade do VAR intervir em defesa da verdade desportiva. Nesta mesma Liga, é incompreensível ter sido assinalado penalti desfavorável ao Benfica em Vizela por Aursnes ter colocado a mão nas costas do avançado e nada ser assinalado quando Neres aos 34 minutos é empurrado ao rematar ou Tengstedt é ostensivamente empurrado com as 2 mãos aos 93 minutos. 


Os Benfiquistas não podem continuar a tolerar estes erros arbitrais recorrentes na Liga Portuguesa!

Os treinadores e jogadores devem procurar criar mais oportunidades de golo, aos adeptos cabe a função de exigir que as leis de proteção dos atacantes na grande área seja aplica aos avançados do Benfica. É inconcebível um candidato ao titulo ter um saldo desfavorável de -3 penaltis após 9 jornadas (o Benfica tem 1 penalti favorável e -4 desfavoráveis). Nestas últimas 16 épocas, nunca antes aconteceu a um candidato ao titulo (Benfica, FCP ou Sporting), uma época em que foram obrigados a competir com um saldo tão negativo de penaltis, anteriormente, apenas em 2020/21 encontraremos outra temporada em que foram assinaladas mais penaltis desfavoráveis ao Benfica do que favoráveis (em 2020/21, o Benfica teve um saldo desfavorável de -2 penaltis e obviamente ficou relegado para 3º lugar), como podem confirmar no quadro em baixo, o FCP nestas últimas 16 épocas nunca teve uma temporada em que foram assinalados mais penaltis desfavoráveis do que favoráveis. O Sportig nas 2 épocas em que teve um saldo desfavorável de -1 penalti, acabou em 7º em 2022/13 e em 2º em 2008/09. Um saldo negativo de penaltis é uma forma da arbitragem retirar a equipa da hipótese de ser campeão. Os Benfiquistas tem de concentrar atenções em defender o Benfica desta interferência arbitral tão desfavorável que se deteta nestas 16 temporadas, especialmente nesta temporada 2023/24.


Não é expetável encontrarmos uma equipa com um saldo positivo de 11 golos com um saldo negativo de penaltis de -3 penaltis, tal só acontece porque os penaltis favoráveis ao Benfica continuam sem ser assinalados pelos árbitros. Aqui no Blog, já se demonstrou que os penaltis são muito importantes para o sucesso desportivo. Nenhuma equipa com um saldo negativo de -3 penaltis consegue ser campeão, nunca sequer se consegue ser 1º classificado tendo mais 1 penalti desfavorável do que favoráveis! 

O Benfica nestas 9 jornadas já marcou 19 golos e sofreu 8 golos, é alarmante constatarmos que já sofreu 4 penaltis desfavoráveis, tendo usufruído de apenas 1 penalti favorável. Em condições arbitrais normais, vemos que em média geral em Portuga ocorre 1 penalti a cada 8 golos, mas incompreensívelmente consta-se que o Benfica 2023/24 usufrui de 1 penalti a cada 19 golos e sofre 1 penalti a cada 2 golos consentido! Qual é a equipa que pode ter sucesso desportivo, se por cada golo sofrido é castigado com 1 penalti desfavorável. Qualquer equipa nestas condições só atingirá sucesso com uma união e apoio incondicional a todos os que tem que lutar em campo em defesa dessa equipa. Todos entendem que nestas 9 jornadas, o Benfica com um saldo positivo de 3 penaltis estaria incomparavelmente com melhor saldo de golos do que os 11 golos positivos que tem neste momento, em que foi obrigado a jogar com um saldo desfavorável de -3 penaltis. O FCP usufruindo de 3 penaltis favoráveis nestes 9 jogos, conseguiu marcar 13 golos e sofreu 6, apresentando um saldo positivo de 7 golos! Imaginem a jogar nas condições arbitrais que o Benfica é obrigado a competir.


Nas últimas 16 épocas, que é o período do qual temos os dados estatísticos de penaltis agregados neste Blog, nunca um dos 3 principais candidatos ao titulo em Portugal tinha sofrido 4 penaltis desfavoráveis em apenas 9 jornadas, alías o FCP mesmo em campeonatos inteiros de 34 jornadas só por uma única vez sofreu 5 penaltis (nestas 16 épocas, o FCP foi campeão 7 vezes, ficou em 2º por 5 vezes e em 3º por 3 vezes) e o Benfica em 34 jornadas, o máximo que sofreu foram 6 penaltis desfavoráveis em 2018/19  época em que sofreu 31 golos e beneficiou de 9 penaltis favoráveis, marcando uns incríveis 103 golos com Bruno Lage no comando. Os adeptos não defenderam a equipa e Bruno Lage acabou despedido na época seguinte, também depois de uma extraordinária 1ª temporada do Jorge Jesus no Benfica em 2010/11 o Benfica sofreu 5 penaltis, são estas as peculariadades da Liga Portuguesa sempre que os treinadores do Benfica constroem equipas que empolgam os adeptos, aumentando os penaltis desfavoráveis ao Benfica tem sido possível colocar os adeptos contra a sua própria equipa, pois enevitavelmente passarão a ter mais dificuldades em vencer, os penaltis influenciam muito o rendimento desportivo, apesar dos adeptos iludidos por grandes exibições anteriores pensarem que continuarão a ter sucesso sempre mesmo numa situação de clara desvantagem de penaltis para os rivais. O que os dados históricos demonstram que não é verdade, pois as condições arbitrais são muito importante para o sucesso desportivo e as equipas que usufruem de mais penaltis tendem a vencer mais.


4 comentários:

Anónimo disse...

Para haver penáltis a bola tem que ser jogada dentro da grande área. Se a bola não chega ou raramente não lá chega, não há penaltis. A existência de faltas dá-se onde rola a bola!!!

Influência Arbitral disse...

Caro Anómimo das 11:50,

Esse é mesmo o ponto chave onde fica evidente que existe viciação arbitral na Liga Portuguesa, pois se o Benfica é a equipa com maior capacidade ofensiva da Liga (a que marcou mais golos, mais vezes chega a área adversária, nos últimos 10 campeonatos o Benfica conseguiu marcar 748 golos, o sporting marcou 635 golos usufruíndo de 94 penaltis enquanto, o FCP marcou 688 golos usufruíndo de 89 penaltis, ou seja mais 19 dos que foram assinalados para o Benfica). O Benfica não pode ter na Liga 2 rivais, que marcando muito menos golos beneficiam de muito mais penaltis assinalados a seu favor do que o Benfica. Os 748 golos do Benfica não resultaram seguramente de muitos remates de fora de área, pois o Benfica não teve nesta última década nenhum especialista em remates de fora de área, capaz de marcar 3 golos dessa maneira por temporada.

Não pode ocorrer 1 penalti a cada 19 golos na área ofensiva e na area defendida pelo Benfica serem assinaldos 1 penalti a 2 golos sofridos pelo Benfica!

Cuska disse...

Mas o Florentino não fez penalty ou é o árbitro que deveria estar proibido de o assinalar? Não percebi? Foi mal assinalado?

Anónimo disse...

Outro fator importante para ganhar um penalti é chegar primeiro à bola, porque quem faz a falta de uma maneira geral é quem chega atrasado.