sábado, 5 de março de 2022

O efeito Artur Soares Dias na Liga da VARgonha

Nos últimos 20 jogos arbitrados pelo Artur Soares Dias, o Benfica teve 8, já o FCP apenas 1 derrota!

Basta ver o quadro resumo dos últimos 20 jogos do FCP e do Benfica apitados pelo Artur Soares Dias, para qualquer adepto de futebol perceber que tem existido viciação na Liga Portuguesa (VARgonha)! 

FCP-Últimos 20 jogos apitados por A. Soares Dias  Benfica-Últimos 20 jogos apitados A. Soares Dias


Uma imagem vale mais do que mil palavras! Basta pegar nesta amostra das últimos 20 jogos apitados pelo Artur Soares Dias do FCP (esquerda) e do Benfica (direita na imagem) para chegarmos a conclusão de que, aos olhos deste arbitro, não são 2 equipas que lutam pelo mesmo objetivo desportivo de ser campeão em Portugal (o FCP com Artur Soares Dias só teve 1 jogo mau, 1 derrota em 20 jogos e foi numa competição menor, jogo de Taça de Portugal, mas conseguiu que o Benfica tivesse sido derrotado em 8 dos últimos 20 jogos que apitou). É obra! 

Recuso-me a acreditar, que mais ninguém vê esta absurda anormalidade estatística no futebol português! Será que as autoridades desportivas ou mesmo estatais/judiciais não se apercebam destes claros indícios de viciação desportiva. Por muito que a comunicação social esconda os factos, abafe e tente limpar cada uma das arbitragens manhosas, que conduziram a estes dados estatísticos acumulados, a disparidade arbitral é tal que é impossível que não salte a vista de qualquer um com 2 dedos de testa

Em toda a carreira do Artur Soares Dias, o Benfica perdeu por 13 vezes, o Sporting 12, já o FCP perdeu apenas por 4 vezes nos 47 jogos controlados pelo Artur Soares Dias. Os responsáveis da arbitragem em Portugal devem pensar que todos os adeptos de futebol andam a comer gelados com a testa, para sistematicamente ser este artista, o preferido/nomeado para apitar o Benfica-Porto! Só pode! Então, nunca ninguém reparou, que este arbitro não garante equidistância arbitral (com ele a apitar o FCP conquistou 77% dos pontos possíveis, é destacadamente o clube com melhor rendimento médio nas últimas 14 épocas, seguido do Sporting que conquistou 64% dos pontos possíveis e depois do Benfica que apenas conseguiu 61% dos pontos possíveis, menos 20% do que conquista em média com todos os outros árbitros)! Não repararam que é mesmo, o arbitro com o qual se verifica a maior diferença de penaltis entre FCP e Benfica, de todos os árbitros que apitaram na Liga nas últimas 14 épocas (sozinho garantiu 11 penaltis de vantagem do FCP em relação ao Benfica). Querem nos fazer crer que nunca detetaram nenhuma clara tendência ou anormalidade nos jogos do FCP ou Benfica apitados pelo Artur Soares Dias! 

Nestas últimas 14 épocas, o FCP e o Benfica conquistaram 6 campeonatos cada, conquistam em média 80% dos pontos possíveis aproximadamente, com o Benfica a apresentar um saldo positivo de 694 golos e o FCP de 689 golos. Ou seja, 2 equipas que, em 442 jogos apresentam apenas 5 golos de diferença entre si, só podem ser mesmo equipas muito semelhantes em termos competitivos, logo é inaceitável que com um arbitro em especifico, que apitou apenas 32 dos 442 jogos do FCP, sozinho possa criar 11 penaltis de vantagem do FCP em relação ao Benfica. Se um arbitro em 32 jogos consegue criar 11 penaltis de diferença, mantendo a proporção todos os outros árbitros que apitaram os restantes 410 jogos, concederiam uma vantagem 141 penaltis ao FCP. Nestas condições arbitrais tão absurdamente diferentes é impossível existir verdadeiramente competição. É absurdo vermos que, aos olhos do Artur Soares Dias, o candidato Benfica, comete mais penaltis (-8) do que obriga os seus adversários a cometer (6), ou que o Benfica melhor ataque da Liga nestas últimas 14 épocas, obrigou os adversários a cometer menos penaltis, que qualquer outro candidato (concedeu 12 penaltis ao FCP , 14 ao Sporting e 8 ao Braga, mas apenas 6 ao Benfica). Nos últimos 14 campeonatos, o Benfica obteve um melhor rendimento médio nos 27 confrontos diretos contra o Sporting (em que o Benfica conquistou 62% dos pontos possíveis), do que nos 40 jogos do clube apitados pelo Artur Soares Dias, em que apenas permitiu ao Benfica conquistar 61% dos pontos possíveis.

Incompreensivelmente, vemos que as 2 equipas com o rendimento desportivo mais semelhante no geral com todos os árbitros, apresentam uma enorme diferença quando são apitados pelo Artur Soares Dias. Em todas as competições, com a arbitragem do Artur Soares Dias, o FCP apenas perdeu 4 em 47 jogos, mas conseguiu fazer o Benfica perder 13 dos 53 jogos que apitou e o Sporting perder 12 dos 49 jogos que apitou. Fica evidente porque razão, o Artur Soares Dias é o arbitro prediletamente utilizado pelos responsáveis da Liga para controlar os clássicos do FCP contra o Benfica (foi nomeado 9 vezes)! 

Artur Soares Dias é utilizado para controlar os jogos do FCP contra o seu maior rival (9 vezes o Benfica) e também contra os outros 2 maiores obstáculos em Portugal (foi nomeado para 6 jogos contra o Sporting e 6 contra o Braga), mas mesmo tendo sido nomeado para diversos jogos difíceis do FCP, o clube em 47 jogos somente regista 4 derrotas (apenas 2 no campeonato por 3-1 e 2-0 no jogo dos 11 Eusébios em que apesar do Benfica ter marcado 2 golos ainda fechou os olhos ao corte com a mão do Mangala). Logo nestas 2 derrotas na Liga com 2 golos de desvantagem compreende-se a dificuldade do arbitro em evitar a derrota do FCP, uma derrota por 3-2 na Taça de Portugal em que aos 28 minutos já o Braga vencia por 3-0 e aos 34 minutos expulsou o Borja, mesmo com o FCP em superioridade numérica apenas conseguiu reduzir para 3-2 e também teve outra derrota por 3-2 na Taça da Liga. 

Moral desta história: Nos 4 jogos que Artur Soares Dias não conseguiu evitar a derrota do FCP, os jogadores do Porto estiveram mesmo num dia muito mau, sofrendo 3 golos em 3 desses jogos e no outro também sofreriam 3, caso Artur Soares Dias não tivesse feito vista grossa a este corte com a mão na área. Tentou ajudar como podia o seu clube não perder, pois sabia que ao assinalar este penalti, o Benfica poderia marcar o 2-0 e assim terminar com quaisquer hipóteses do FCP conquistar pontos dessa partida, dai ter decidido nada assinalar. Afinal era só mais 1 penalti sonegado ao Benfica! 


Sem comentários: