quinta-feira, 3 de março de 2022

Com Artur Soares Dias a apitar é quase impossível vencer o FCP

Fontelas Gomes sabe isso, como nós que temos as estatísticas também estamos fartos de saber.

O Sporting foi sendo superior até que aos 58 minutos, o Artur Soares Dias concedeu 1 penalti ao FCP, que lhe permitiu anular a desvantagem no marcador. Esse penalti viria a mudar completamente a tendência deste jogo. Um lance em que no contacto entre o Evanilson e o Pedro Porro, o arbitro pode marcar falta para qualquer dos lados, ele vai sempre apitar a falta que mais lhe interessa assinalar! 

Neste lance se vê a importância do FCP ter a apitar um arbitro com uma clara tendência arbitral, como é o caso do Artur Soares Dias. E foi este, o arbitro mais vezes utilizado nos clássicos FCP-Benfica! E alguns ainda se admiram como o Benfica não consegue vencer nesses jogos do Artur Soares Dias!

Todo o mundo viu que Evanilson atingiu com o braço na cara do Pedro Porro! Todo o mundo viu que o Pedro Porro em queda derrubou o Evanilson. Como todos sabemos a tendência arbitral do Artur Soares Dias, com ele a apitar não há nenhuma equipa que se aproxime do rendimento do FCP. Por alguma razão, estatisticamente é o arbitro que garante a maior diferença de penaltis entre o FCP e o Benfica nas últimas 14 épocas, Artur Soares Dias sozinho é responsável por 11 do total de 30 penaltis de vantagem que o FCP leva em relação do Benfica. 16 dos 32 jogos do FCP que o Artur Soares Dias apitou, foram contra os outros candidatos ao titulo (Benfica, Sporting e Braga) e mesmo assim, o FCP conquistou em média praticamente a mesma percentagem de pontos que conquista na Liga Portuguesa em que em cada 34 jornada só tem 6 confrontos contra os outros 3 candidatos ao titulo, enquanto que consegue baixar em 20%  o rendimento médio do Benfica, comparativamente ao que o clube consegue com todos os outros árbitros (81% - 61%).

Artur Soares Dias hoje como sempre, garantiu que com ele em campo, é quase impossível vencer o FCP. 

Em toda a carreira, Artur Soares Dias, apitou o FCP contra estas seguintes equipas:


Assim vemos que em toda a sua carreira na arbitragem, Artur Soares Dias já apitou o FCP por 47 vezes! Mesmo tendo apitado muitos jogos do FCP contra os outros candidatos ao titulo (9 vezes contra o Benfica, 6 vezes contra o Sporting e 6 contra o Braga), nesses 47 só encontramos 4 derrotas do FCP (3 deles as mãos de equipas comandadas pelo mestre da tática, Jorge Jesus)! Com Artur Soares Dias em campo até o fraco FCP de Peseiro que viria a terminar a temporada com menos 15 pontos do Benfica campeão e menos 13 que o Sporting, consegue ir vencer na Luz, o Benfica na 22ª jornada de 2015/16! 

Aqui estão todos os jogos do FCP apitados pelo Artur Soares Dias:





Por este andar, quando Artur Soares Dias encerrar a carreira, será mais um feito único que ficará nos registos históricos do Jorge Jesus, que é ser o único treinador a conseguir vencer o FCP com Artur Soares Dias em campo na Liga Portuguesa. Além do Jorge Jesus, só o Carvalhal também já conseguiu uma vitória, apesar de ter sido num jogo de menor importância (Taça de Portugal). Carvalhal conseguiu vencer o FCP com Artur Soares Dias em campo, num típico jogo de menor importância, em que se roda a equipa para a Taça e esse FCP entrou mesmo muito desconcentrado neste jogo que aos 20 minutos já tinha levado 3 golos do Braga. Depois o Artur Soares Dias decide atuar expulsando um defesa do Braga, o FCP ainda viria a aproveitar essa superioridade numérica para marcar 2 golos, mas não chegou para evitar essa derrota, este foi um dos poucos jogos que o Artur Soares Dias não conseguiu evitar a derrota do FCP. É necessário ser um grande treinador, ter muita experiência acumulado, já ter levado com o Artur Soares Dias em muitos jogos, para poder preparar a equipa convenientemente para vencer o FCP com o Artur Soares Dias em campo. 

Ruben Amorim, vai provando dia após dia que é um treinador com muito futuro, mas ainda não está no ponto de rebuçado, ainda não é capaz de vencer o FCP num jogo apitado pelo Artur Soares Dias. Isso é outro nível, só está ao alcance de muito poucos treinadores, tens de ter a equipa muito bem afinada para conseguir ultrapassar o Artur Soares Dias!

Na Liga Portuguesa, Jorge Jesus continua sendo um caso impar, só ele já conseguiu vencer o FCP num jogo do campeonato Português apitado pelo Artur Soares Dias. 

Sem comentários: