segunda-feira, 1 de novembro de 2021

O golo do Estoril foi ilegal.

Quantos golos sofridos pelo Benfica foram anulados e quantos golos marcados pelo Benfica foram anulados? Nestas 10 jornadas, o Benfica já leva 7 golos marcados anulados, já os sofridos quantos foram anulados? Pois é, mesmo quando são ilegais, como neste caso, o VAR não repõe a verdade desportiva, é por isso que chegamos ao cumulo do Benfica ter mais golos marcados anulados do que golos sofridos na Liga Portuguesa.

Num jogo de futebol os erros arbitrais influenciam muito o resultado final. O VAR tem a função de corrigir os erros arbitrais flagrantes e neste caso o empurrão nas costas é por demais evidente

O Benfica perdeu 2 pontos na sequência dessa omissão do VAR (Bruno Esteves), num lance aos 90 minutos, ficou sem tempo para recuperar desse grave erro arbitral (Jorge Jesus disse que este resultado deixou os seus jogadores abalados a forma como perderam esses 2 pontos e a liderança no campeonato). É que a posse da bola que precedeu esse momento devia ser para o Benfica, mas o 4º arbitro (conseguiu ver aquilo que não aconteceu, um toque do Pizzi na bola antes dela sair) e concedeu ao Estoril a hipótese de ariscar tudo para atacar a baliza do Benfica já ao minuto 90, já não tinham nada a perder nesse momento da partida. 

Neste último Estoril - Benfica, o bom desempenho defensivo da equipa do Benfica, apenas permitiu que o Estoril fizesse 2 remates enquadrados com a baliza, foram 2 lances mais resultantes das decisões arbitrais tomadas do que de erros defensivos dos jogadores do Benfica e o clube acabou perdendo 2 pontos. Os jogadores do Benfica não tiveram qualquer hipótese de impedir, que esses 2 remates fossem direcionados a sua baliza. O 1º destes remates foi num livre direto aos 52 minutos, uma vez que o João Pinheiro considerou, o encosto do Gonçalo Ramos nas constas do médio do Estoril, suficiente para assinalar falta a entrada da área (note-se não estamos a falar de um empurrão com as 2 mãos nas costas), mas aos 90 minutos, não assinalou nenhuma infração, quando Rosier com as duas mãos empurrou o Gonçalo Ramos nas costas, afastando-o de modo a poder cabecear, marcando assim o golo do empate. 

O arbitro pode se desculpar, que não viu o empurrão do Rosier ao Gonçalo Ramos (em cada canto existem muitos duelos), mas já o VAR que tem a obrigação protocolar de analisar todos os lances de golo, não tem desculpa ou atenuante para a validação de um golo irregular com influencia direta na repartição dos pontos nesse jogo.  É incompreensível que não tenha visto, que esse golo foi precedido de um empurrão clara com as 2 mãos nas costas do Gonçalo Ramos. O facto deste jovem avançado não ter uma queda fácil como o Taremi, não é motivo para que o VAR não consiga ver/assinalar, o empurrão nas costas! O anti-Benfiquismo primário evidente na comunicação social, é o que leva a que as imagens do empurrão nas costas do Gonçalo Ramos não sejam comentadas/destacadas, já qualquer toque no Taremi é analisado a lupa como uma possível falta (imaginem o Taremi a ser empurrado nas costas com as 2 mãos, o que se diria na comunicação social)! Quando um jogador é empurrado por um adversário com as 2 mãos nas suas costas, é incompreensível que não se assinale essa infração.

Já há muito tempo que neste blog, avisamos que este período negro da arbitragem em Portugal não terminará se os Benfiquistas não erguerem a voz para denunciar o que se passa na Liga, têm de exigir para finalmente conseguirem as desejadas mudanças na arbitragem Portuguesa. Na época passada, no ranking de penaltis, o Benfica foi o 116º e último entre todas as equipas que disputaram as 6 principais Ligas da Europa (foi um milagre chegar a Liga dos Campeões, nunca a última equipa da Europa em penaltis tinha conseguido chegar a LC), nesta nova temporada a estratégia da equipa Fontelas Gomes tem sido a mesma, ou seja, não assinalar penaltis favoráveis ao Benfica. Entre as 116 equipas que disputam as 6 principais Ligas, já quase todas as equipas usufruíram de penaltis assinalados a seu favor, o Benfica caminha novamente para ser o último de todos, essa é a realidade aos olhos dos árbitros portugueses. Na Liga Portuguesa, já foram assinalados 30 penaltis a favor de 15 clubes diferentes (nenhum a favor do Benfica), além do atípico exemplo do Benfica (21 golos marcados e nenhum penalti favorável assinalado), todas as outras equipas que já conseguiram marcar mais de 16 golos já usufruíram de pelo menos 1 penalti assinalado a seu favor. Alguém acredita que o Benfica tem condições arbitrais para ser campeão em Portugal, sendo obrigado a jogar na Liga portuguesa com uma desvantagem de 14 penaltis para o FCP e de 10 penaltis para o Sporting?

Os jornalistas podiam era perguntar ao Sérgio Conceição, Ruben Amorim e Jorge Jesus, se consideram compreensível ter de competir com uma desvantagem de 14 e 10 para os outros 2 rivais, ou no extremo oposto, caso pudessem jogar com uma vantagem de 14 e 10 penaltis para os outros 2 rivais, se consideram essa vantagem competitiva suficiente para qualquer treinador minimamente competente se sagrar campeão?


Sem comentários: