terça-feira, 21 de julho de 2020

No seu último jogo da carreira, Carlos Xistra teve como prémio a participação na festa do F. C. Porto!

Fez-se justiça ao que ele contribuiu como arbitro! É que todos os adeptos de futebol reconhecem que Carlos Xistra teve uma carreira, em que muito trabalhou para o sucesso desportivo do F. C. Porto, por isso não estranham, que tenha sido convidado a participar na festa do título 2019/20. Época em excepcionalmente foi nomeado para 5 jogos do F. C. Porto e foi capaz de contribuir com 5 penaltis favoráveis e 2 expulsões favoráveis ao F. C. Porto (permitindo-lhe jogar 106 minutos em superioridade numérica) e não assinalou nenhum penalti ou expulsão desfavorável ao F. C. Porto!
5 dos 14 penaltis que o F. C. Porto usufrui nesta época, foram da responsabilidade do Carlos Xistra, segue-se Artur Soares Dias que, concedeu 4 penaltis favoráveis ao F. C. Porto em 4 jogos arbitrados!
Isto é o Xistrema a funcionar! Era o objetivo do C. A. quando lhe prolongou a carreira mais 1 época!

Carlos Xistra despediu-se da arbitragem no Dragão (F. C. Porto 6 - Moreirense 1), tal como tinha acontecido ao Olegário Benquerença em 22/05/2015 (F. C. Porto 2 - Penafiel 0). O último jogo envolvendo os candidatos ao titulo do Pedro Proença foi também no Dragão (F. C. Porto 2 - Braga 1), ele que ainda viria a apitar mais um jogo (Rio Ave - Académica) terminando ai a carreira definitivamente. Não somos só nós neste Blog, que sabemos que o BANDO DOS 5 tem trabalhado para o sucesso desportivo do F. C. Porto e como tal fizeram por merecer terminar as suas carreiras com o devido reconhecimento do Dragão e não com as criticas dos rivais que prejudicaram ao longo dos anos. Com estes 3 árbitros do BANDO DOS 5 que já terminaram a carreira (Olegário Benquerença, Pedro Proença e Carlos Xistra), o C. A. demonstrou no momento das suas despedidas que sabia perfeitamente qual é o clube favorecido pelas suas arbitragens. Da mesma forma que ninguém tem dúvidas sobre onde Artur Soares Dias e Jorge Sousa irão terminar as suas carreiras com os devidos agradecimentos dos adeptos do clube aos serviços, que prestaram durante a sua carreira.

Os erros nas decisões arbitrais do Carlos Xistra são recorrentes, como se pode ver em baixo.

A vontade do Carlos Xistra ajudar a se atingir um objetivo levou-o a assinalar penalti em 2019/20, mesmo quando o Guarda-redes chega primeiro, agarrando a bola antes do atacante chocar com ele!
São incompreensíveis os diversos erros nos jogos apitados pelo Carlos Xistra, sempre em prejuízo do mesmo clube (Benfica), o objetivo sempre foi de beneficiar o sucesso desportivo do F. C. Porto.
Anulando golos e fechando os olhos aos penaltis, Carlos Xistra conseguiu diminuir muito o Benfica.








Como sabíamos nós que o Dragão seria sempre o sitio ideal para se enaltecer/agradecer o trabalho prestado pelo Carlos Xistra? É uma conclusão muito simples, para quem tem acesso aos dados estatísticos das últimas 12 épocas. Com a arbitragem do Carlos Xistra, só o F. C. Porto tem condições arbitrais para ser campeão em Portugal! Carlos Xistra permitiu ao F. C. Porto conquistar 82% dos pontos possíveis nos 34 jogos do clube que apitou (mesmo sendo 7 desses jogos, confrontos diretos contra os outros 3 candidatos ao titulo). É que o F. C. Porto nestas últimas 12 épocas, conquistou em média 80% dos pontos possíveis nos restantes 349 jogos apitados por todos os outros árbitros. Não é fácil um clube ter um rendimento superior com um arbitro internacional do que é o rendimento médio do clube, pois os árbitros internacionais apitam maioritariamente os jogos mais difíceis dos candidatos ao titulo. Carlos Xistra concedeu um saldo de 26 decisões arbitrais favoráveis aos 4 candidatos ao titulo, 14 deles favoreceram o F. C. Porto e apenas 1 o Benfica! Extraordinário!

Carlos Xistra nestas últimas 12 épocas assinalou 33 penaltis favoráveis aos 4 candidatos, o que daria em média 8 penaltis para cada candidato se aos seus olhos, os 4 clubes tivessem o mesmo tratamento como clubes que lutam pelos mesmos objetivos, mas na realidade vemos que o Carlos Xistra:
  1. Concedeu 13 penaltis favoráveis ao F. C. Porto, ou seja, o F. C. Porto usufruiu de 40% dos penaltis favoráveis aos candidatos ao titulo que Carlos Xistra assinalou nas 12 épocas.
  2. Concedeu 9 penaltis favoráveis ao Braga, o 2º candidato ao titulo que usufruiu de mais penaltis assinalados pelo Carlos Xistra. Ou seja, o Braga usufruiu de 27% dos penaltis favoráveis aos candidatos ao titulo que Carlos Xistra assinalou nas 12 épocas.
  3. Concedeu 7 penaltis favoráveis ao Sporting,  o 3º candidato ao titulo que usufruiu de mais penaltis assinalados pelo Carlos Xistra. Ou seja, o Sporting usufruiu de 21% dos penaltis favoráveis aos candidatos ao titulo que Carlos Xistra assinalou nas 12 épocas. 
  4. Concedeu 4 penaltis favoráveis ao Benfica,  é entre os candidatos ao titulo, aquele que usufruiu de menos penaltis favoráveis assinalados pelo Carlos Xistra. O Benfica apenas usufruiu de 12% dos penaltis favoráveis aos candidatos ao titulo que Carlos Xistra assinalou nas 12 épocas. Ou seja, o Benfica apenas usufruiu de  4 penaltis favoráveis dos 33 favoráveis aos candidatos que assinalou, quando em média os outros 3 candidatos ao titulo, usufruíram de 10 penaltis favoráveis cada. 
Em seguida apresenta-se, o quadro resumo de todos os penaltis e expulsões assinalados pelo Carlos Xistra nas últimas 12 épocas, para cada um dos 4 candidatos ao titulo e a média dos 4.


Houve viciação arbitral ou será que alguém acredita que nestas últimas 12 épocas, o Benfica foi mesmo o candidato que obrigou os adversários a cometer menos faltas na sua área defensiva?

Quando se analisa a totalidade das decisões arbitrais relevantes que Carlos Xistra tomou nas últimas 12 épocas, vemos que nos jogos arbitrados pelo Carlos Xistra, o F. C. Porto usufruiu de um saldo favorável de 14 decisões arbitrais (11 penaltis e 3 expulsões que lhe permitiram jogar 278 minutos em superioridade numérica), enquanto o seu principal rival (o Benfica) é o candidato com pior saldo de decisões arbitrais favoráveis, conseguiu apenas um saldo favorável de 1 decisão arbitral (2 penaltis favoráveis e 1 expulsão desfavorável, tendo mesmo um saldo de 43 minutos em inferioridade numérica nestas 12 épocas), quando a média dos outros 3 candidatos é de usufruírem de 132 minutos em superioridade numérica e de um saldo favorável superior a 8 decisões arbitrais relevantes (5 penaltis e 3 expulsões). Como só 2 clubes conquistaram títulos de campeão nas últimas 12 épocas, logo ao constatarmos que com Carlos Xistra nesse período, o F. C. Porto foi destacadamente o que usufruiu de melhores condições arbitrais (saldo de 14 decisões arbitrais favoráveis) e o Benfica é aquele que usufruiu de piores condições arbitrais entre os 4 candidatos ao título (saldo de 1 decisão arbitral favorável em 12 épocas), só podemos concluir que este arbitro foi utilizado pelo C. A. para se atingir um objetivo especifico (fazer F. C. Porto campeão), que não a de criar condições arbitrais equidistantes entre os clubes que estão em luta pelo titulo de campeão. Os números do Carlos Xistra, demonstram a vergonha que tem sido a arbitragem portuguesa nas últimas 12 épocas! Os dirigentes da arbitragem não respeitam os adeptos!

Apesar destes dados estatísticos históricos claramente tendenciosos, Carlos Xistra tem vindo a ser premiado pelo C. A. nestas 12 épocas com jogos importantes, sendo mesmo o 2º arbitro mais utilizado nos jogos que, decidiram quem é o campeão nacional. Em média apitou 29 jogos de cada um dos 4 candidatos ao titulo nestas últimas 12 épocas, assim sendo, podemos afirmar que, sozinho é responsável por 1 dos 6 títulos conquistados pelo F. C. Porto neste período, pois o Benfica e Sporting nunca teriam condições para sequer lutarem pelo título até ao último terço, conquistando respetivamente apenas 74% e 68%  dos pontos possíveis nos jogos arbitrados pelo Carlos Xistra.
É vergonhoso o Xistrema em vigor, a única boa noticia para os adeptos de futebol em Portugal é que Carlos Xistra finalmente abandonou a arbitragem! Já não haverá mais estas Xistralhadas!


2 comentários:

Anónimo disse...

A estatística não engana. Podem dar as voltas que quiserem que os dados estão aí, para provar o padrão.

A grande questão é: como parar o tal sistema que recicla árbitros, geração atrás de geração? Antes, eram os Pratas, os Coroados, os Calheiros. Até ontem, os Proencas, os Xistras, os Soares dias. Só que eles já estão a untar os novos árbitros. É um ciclo de corrupção que dura há décadas. O que temos de extirpar não são apenas estes árbitros peões, mas sim quem os manipula. Secarmos a fonte do Mal.

Isto é um nojo.

Pedro B.

Anónimo disse...

E no domingo despede-se outro....