Foi nomeado Nuno Almeida, quando todos esperavam que, Artur Soares Dias finalmente fosse nomeado para um jogo grande do FCP nesta temporada. Artur Soares Dias que foi o 1º classificado dos árbitros em 2022/23 e na atual temporada até a data, só foi nomeado para 1 jogo do FCP, 2 do Benfica e 2 jogos do Sporting (os 2 contra o Benfica, logo aos olhos deste arbitro, qualquer clube ao ser o adversário do Benfica nesse jogo passa a ser logo bem quisto, sabendo nós que Artur Soares Dias é o maior anti-Benfiquista primário entre todos os árbitros que estiveram na Liga nas últimas 16 épocas). Artur Soares Dias é o arbitro mais vezes utilizado nos jogos envolvendo os candidatos ao titulo e aos seus olhos nestas últimas 16 épocas (em média apitou 43 jogos de cada candidato), permitiu ao FCP conquistar 79% dos pontos possíveis em 39 jogos, enquanto ao Sporting e Benfica permitiu apenas 63% em 44 jogos e 61% dos pontos possíveis em 47 jogos, ou seja, garantiu que o FCP conquistaria mais 17% que qualquer rival na Liga Portuguesa. Para tal concedeu um saldo positivo de 10 penaltis ao FCP (13 a favor -3 contra) e obrigou o seu principal rival a comeptir com um saldo neagtivo de -2 penaltis (7 a favor -9 contra). Nas últimas 16 épocas, em jogos apitados pelo Artur Soares Dias, o Benfica é entre os 4 candidatos aquele que tem o pior saldo de penaltis (-2 penaltis, pois foram 7 a favor e 9 contra), sendo o FCP, o clube ao que concedeu maior saldo favorável de penaltis (+10 penaltis, foram 13 a favor e 3 contra). Com ele o Sporting também apresenta um bom saldo favorável de penaltis, pois na sua carreira, o Artur Soares Dias acabou dirigindo 10 Derbies (Benfica-Sporting), nos quais concedeu 4 penaltis favoráveis ao Sporting, ou seja, penalizou o Benfica com 4 penaltis desfavoráveis nesses 10 Derbies em que o Benfica marcou 12 e sofreu 11 golos no total (sem os penaltis notar-se-ia a vantagem dos sucessivos plantéis do Benfica nestas últimas 16 épocas). Por época, cada arbitro normalmente no máximo, apita 4 jogos de cada candidato ao título, as excepções que encontramos nestas últimas 16 épocas, tinham sido de árbitros experimentadíssimos, que tinham tido um 5º jogo para se despedirem da atividade na 33ª ou 34ª jornada, como aconteceu com Carlos Xistra e Rui Costa. Só nestes casos é aceitável um 5º jogo.
Fontelas Gomes tem de explicar, porque os 2 árbitros melhores classificados de 2022/23 não estão a recompensados, com nomeações para jogos do líder (Sporting). Artur Soares Dias e João Pinheiro, pelos vistos tiveram o azar de terem dirigido as 2 únicas derrotas do Sporting e por isso não voltaram de ser nomeados para jogos do Sporting. Incompreensível, Artur Soares Dias não pode ser o 1º classificado de 2022/23, ser o representante Português que vai ao Europeu 2024 e até a data só ter sido nomeado para 9 jogos da 1ª Liga em 2023/24 (nenhum jogo do FCP contra os outros candidatos ao titulo). Nunca se viu tanta proteção a um candidato como a que tem tido o Sporting, em que não se nomeia os 2 árbitros melhores classificados para o atual líder da classificação, simplesmente porque não conseguiram garantir a vitória do Sporting quando foram nomeados e se previlegia um arbitro de 2º ano, Cláudio Pereira para extraordinariamente apitar 5 dos 15 jogos realizados em Alvalade e em todas as deslocações do Sporting na 2ª volta só se nomeia os mesmos 3 árbitros (Nuno Almeida, 4º classificado, André Narciso 6ºclassificado e Fábio Veríssimo 9º classificado). Porque sempre os mesmos 3 árbitros em todas as deslocações do Sporting, esquecendo-se dos melhores?
Quando vemos nos dados estatísticos que, o Conselho de Arbitragem para acompanhar o Sporting nas deslocações nesta 2ª volta nomeou sistematicamente sempre os mesmos 3 árbitros:
- Fábio Veríssimo foi nomeado para controlar as deslocações a Famalição (20ª jornada), Moreirense (22ª jornada) e Amadora (27ª jornada). Num espaço de 2 meses, entre 19/02/2024 e 16/04/2024 nomeou-se o mesmo árbitro para apitar 3 deslcações do Sporting para o campeonato, além de ter apitado também a 1ª mão da Taça de Portugal em 01/03/2024. Fábio Veríssimo que protagonizou uma desastrosa decisão arbitral para os amantes do espetáculo desportivo, ao anular indevidamente um golo limpo ao Di Maria, demonstrando que tinha um claro objetivo de garantir sucesso desportivo ao Sporting. Todos os que assistiram a esse jogo sabem que história da atual temporada mudaria completamente, caso Fábio Veríssimo não o tivesse influenciado aos 72 minutos com a decisão que tomou em beneficio do Sporting. Mesmo após esse golo indevidamente anulado, o Benfica continuou por cima do jogo mas não teve confiança para materializar em golo a sua superioridade em campo, tal como voltaria a acontecer dias depois no 2º jogo da 1/2 da Taça de Portugal, sendo assim eliminado, por o golo de Di Maria não ter sido validado.
- André Narciso foi nomeado para controlar as deslocações a Vizela (18ª jornada) e ao Rio Ave (23ª jornada), no total desta temporada apitou 4 jogos do Sporting e nenhum do FCP. André Narciso é um arbitro que se estreiou na 1ª Liga na temporada 2018/19, tendo já apitado 80 jogos da 1ª Liga (nenhum deles envolvendo o FCP, incrível!). Para quem acompanha os dados estatísticos, é inacreditável, constatar que na atual temporada, André Narciso já foi nomeado para dirigir 4 jogos do Sporting, o mesmo arbitro que em 6 temporadas inteiras, o Conselho de Arbitragem nunca achou competente para apitar qualquer jogo do FCP! Em quê é que ficamos, o arbitro é bom para apitar jogos envolvendo candidatos ao titulo, ou não? Como um arbitro pode ser tão incompetente, para em 6 épocas, não ter tido o previlégio de apitar 1 jogo sequer do FCP e ao mesmo tempo na atual temporada ser tão bem visto pelos dirigentes, ao ponto de já ter sido bafejado com a sorte de ser sido nomeado para apitar 4 jogos do Sporting (o eleito campeão 2023/24 pelos responsáveis pela arbitragem)? Em toda a 2ª volta de 2023/24 só 3 árbitros assumiram a responsabilidade de acompanhar o Sporting por este Portugal inteiro e é nestas condições arbitrais, que temos ouvido semana após semana o anuncio da MDCSQT de quem vai ser campeão 2023/24. Só os jogadores e treinadores do Benfica se recusam a desistir de lutar por um titulo à muito anunciado pela MDCSQT, chegamos ao cúmulo de haver adepos em Faro a assobiar quem insiste em continuar a lutar para que o Benfica ganhe os seus jogos! Roger Schmidt continua a lutar, pudera, felizmente não percebe a MDCSQT.
- Nuno Almeida, foi nomeado para controlar as deslocações a Arouca (25ª jornada) e agora surpeendentemente ao Dragão (31ª jornada), apesar de já ter estado anteriormente em outros 4 jogos do Sporting neste campeonato. Para surpresa geral, em vez de ser nomeado o Artur Soares Dias como habitualmente, esta semana para o clássico FCP-Sporting foi nomeado o Nuno Almeida, que vai assim excepcionalmente apitar o seu 5º jogo do Sporting. Nomear para o Classico, o mesmo árbitro que validou o golo em fora de jogo, que permitiu ao Sporting vencer por 2-1 o Casa Pia na 2ª jornada é o expoente máximo de que os erros arbitrais calamitosos são premiados e não castigados nesta Liga. Um árbitro internacional de 48 anos (Nuno Almeida) cuja a carreira decidiram prolongar para além da idade limite que atingiu no final da temporada passada (provavelmete o Conselho de Arbitragem achou que este arbitro merecia ter a oportunidade de no seu último jogo de carreira a poder festejar em campo com o seu Sporting campeão nessa tempora, daí lhe ter atribuído excepcionalmente este 5º jogo) e que apesar da sua já bastante longa carreira, o FCP sempre o conseguiu manter longe dos seus jogos importantes na luta pelo campeonato. Antes desta atual temporada em que foi nomeado para os 2 clássicos FCP-Sporting, o FCP tinha conseguido que nunca tivesse sido nomeado para apitar um FCP-Benfica e apenas por 1 vez tinha sido nomeado para apitar um FCP-Sporting na 3ª jornada da época passada.
A surpresa com a nomeação de Nuno Almeida para um 5º jogo do Sporting nesta temporada e 5º jogo do FCP (2 das 5 derrotas do FCP neste campeonato foram nos jogos apitados por este arbitro, pelo que os adeptos do FCP dispensariam de bom grado Nuno Almeida de um 5º jogo do seu clube este ano), depois de na 30ª jornada termos constatado que, o Cláudio Pereira tinha acabado de ser nomeado para o seu 5º jogo do Sporting em 2023/24. Qual é a necessidade de nomear o mesmo árbitro (Cláudio Pereira) para apitar 5 dos 15 jogos do Sporting em Alvalade? 1 em cada 3 jogos do Sporting em casa foi controlado por Cláudio Pereira e ninguém acha estranho na MDCSQT. Se o Sporting em Alvalade necessita de àrbitros que garantam mais tempo de jogo útil, os outros clubes também necessitariam disso Fontelas Gomes! Qual é o racional de nos 17 jogos para os quais nomearam Cláudio Pereira, 5 deles ser em Alvalade e apenas 1 no Dragão e 1 na Luz, sendo verdade que todos os clubes perante os seus adeptos querem ter o maior tempo útil de jogo possível em casa.
Estes 2 árbitros (Nuno Almeida e Cláudio Pereira excepcionalmente nomeados para 5 jogos do Sporting) foram dos que mais vezes foram utilizados na 1ª Liga 2023/24 até esta jornada (17 jogos da 1ª Liga para cada um deles), vemos que os responsáveis pela Arbitragem em Portugal quiseram que em conjunto os 2 controlassem 10 jogos do Sporting 2023/24 e apenas 3 jogos do 2º classificado, o Benfica, não se sabe é a razão disso ter acontecido assim. Só Fontelas Gomes poderá explicar, porque foi necessário um 5º jogo de cada um deles para garantir que o Sporting seria o campeão 2023/24 e não utilizar antes os 2 árbitros melhores classificados 22/23 nos jogos do lider da classificação (Artur Soares Dias e João Pinheiro em conjunto só apitaram 3 jogos do Sporting, 5 do Benfica e 5 do FCP)!
É óbvio para todos que os responsáveis pela Arbitragem em Portugal decidiram quem seria campeão está temporada, mesmo antes de ser jogados os jogos (não foi só obrigar o Benfica a vir jogar no Dragão antes sequer de completar as 72 horas regulamentares depois de ter ido a Alvalade ser derrotado por Fábio Veríssimo, obviamente só apareceram as camisolas em campo nesse jogo e o Benfica perdeu como quem marcou essa data pretendia). O FCP desta temporada está mais fraco que o habitual, mas ninguém tem dúvidas que tem um dos 3 melhores plantéis da Liga Portuguesa, logo suficiente para conseguir vencer, um Benfica sem as 72 horas de descanso regulamentares (em 30 jornadas o Benfica 2023/24 só conseguiu conquistar mais 11 pontos que o FCP, o 3º classificado da Liga Portuguesa).
Há muita gente que não percebe a influência no rendimento desportivo que é ter um arbitro favorável, veja-se o caso desta temporada do FCP, sem estar amparado por Artur Soares Dias/Carlos Xistra/Jorge Sousa. Hoje sabemos que após apenas 30 jornadas, já o FCP está matematicamente fora da luta pelo titulo, mas tal extraordinário facto aconteceu na atual temporada, também como conseguência dos responsáveis pela Arbitragem, terem apenas nomeado Artur Soares Dias, para controlar 1 único jogo do FCP esta temporada. Todos sabemos que, Artur Soares Dias é entre todos os árbitros que apitaram nas últimas 16 épocas, aquele que garante a maior vantagem competitiva do FCP em relação ao seu principal rival, o Benfica, pois sozinho garantiu 12 penaltis de vantagem do FCP em relação ao Benfica. O 2º arbitro que garantiu maior vantagem de penaltis do FCP sobre o Benfica, foi o Carlos Xistra que garantiu 9 penaltis de vantagem do FCP e o 3º foi Pedro Proença, que garantiu 6 penaltis de vantagem para o FCP.
Antes do estranho caso do jovem arbitro no seu 2º ano na 1ª Liga, Cláudio Pereira, que na 30ª jornada desta temporada foi nomeado para controlar o seu 5º jogo do Sporting 2023/24, as excepções anteriores ocorrerem com Carlos Xistra (apitou o 5º jogo do FCP em 2019/20 participando na 33ª jornada na festa do titulo no Dragão), Rui Costa (no ano que atingia o limite de idade, foi nomeado para apitar o 5º jogo do Benfica na 34ª jornada da época passada), Benfica-Santa Clara da última jornada em que o Benfica só perderia o titulo caso consentisse empate e o FCP vencesse o V. Guimarães por 11 golos, jogo em que Artur Soares Dias (apitou o 5º jogo do FCP em 2022/23, seria dificil coseguir fazer o seu FCP campeão nessa temporada, mas ao expulsar um jogador do V. Guimarães logo no 1º minuto, demonstrou a todos que ainda seria possível, o FCP ter condições favoráveis para marcar os 11 golos que necessitava nessa última jornada, caso o Rui Costa conseguiesse que o Benfica não marcasse na Luz. Fontelas Gomes conhece perfeitamente as tendências arbitrais de cada arbitro como prova o facto de excepcionalmete ele no desespero total ter utilizado o Artur Soares Dias num 5º jogo do FCP e Benfica para tentar mudar o campeão em 2022/23. E agora todos os adeptos vêm o fraco rendimento desportivo do FCP num ano em que o Conselho de Arbitragem lhe privou da presença do Artur Soares Dias nos seus jogos.
Segue o quadro resumo dos árbitros até a 30ª jornada, ordenados pela % de tempo útil de jogo permitido, em que vemos que os arbitros com mais jogos apitados nesta Liga 2023/24 são: Nuno Almeida, Cláudio Pereira, Luís Godinho com 17 jogos realizados, Fábio Veríssimo e João Pinheiro com 16 jogos realizados e André Narciso com 15 jogos realizados, já o 1º Artur Soares Dias só teve 9 jogos.
Se os responsáveis pela arbitragem decidiram dar aos 2 árbitros com mais tempo útil de jogo (André Narciso e Cláudio Pereira), 9 jogos do Sporting, porque só os nomearam para 1 jogo do FCP! Se os nomearam para 9 jogos do Sporting porque são os 2 árbitros que nesta temporada tem permitido um maior % de tempo útil de jogo, não permitir o mesmo aos outros rivais não terá sido injusto para esses candidatos, como o FCP que, em vez de ter estes 2 árbitros em 9 jogos, como teve o Sporting, apenas os teve por 1 única vez, logo na 2ª jornada, aí aproveitou o muito tempo útil concedido pelo Cláudio Pereira para aos 90+10 minutos através do Marcano marcar o 2-1 final contra o Farense. O Benfica que os teve em 4 jogos, também não mereceiam ter os mesmos 9 que teve o Sporting em 2023/24? Ou será, que o Cláudio Pereira foi premiado com um excepcional 5º jogo do Sporting nesta temporada 2023/24 pelo seu contributo para a liderança do Sporting ao não ter assinalado penalti sofrido por Tengsted aos 93 minutos, no Benfica 1 - Casa Pia. Contribuiu na definição do campeão 2023/24?
Os responsáveis pela arbitragem conhecem as carateristicas/tendências de todos os elementos que compõe o quadro de árbitros a sua disposição. Todos eles sabem que ao longo destas últimas 16 épocas, o Artur Soares Dias é o arbitro que teve a responsabilidade de dirigir mais jogos envolvendo um candidato ao titulo, em média concedeu-lhes um saldo positivo de 4 penaltis em 43 jogos. É este um valor média expetável de um candidato nos jogos controlados pelo Artur Soares Dias, mas na realidade, a repartição não foi igualitária entre os candidatos, constata-se que claramente é ao FCP que concede mais penaltis (saldo favorável de 10 penaltis) e o seu principal Benfica é o clube que ele concede um saldo mais desfavoráveis de penaltis (-2 penaltis, pois nos 47 jogos do Benfica que apitou assinalou 7 a favor e 9 contra).
- Carlos Xistra ter tido o direito a um 5º jogo do FCP no seu ano de despedida, compreende-se, afinal de contas ele tinha todo o direito em participar na festa do titulo 2019/20 no Dragão, depois de ter concedido ao FCP 5 penaltis nessa temporada! Com ele a apitar o FCP conquistou 82% dos pontos possíveis nos 34 jogos do clube que apitou (concedeu-lhe um saldo favorável de 11 penaltis), a 2ª equipa com melhor rendimento pontual foi o Benfica, ao qual permitiu conquistar apenas 74% dos pontos possíveis (concedeu-lhe um saldo favorável de 2 penaltis).
- Rui Costa, ter tido direito a um 5º jogo do Benfica em 2022/23 no seu ano de despedida, seria compreensível se o objetivo fosse permitir ao arbitro terminar a carreira num jogo que todos esperavam ser a festa do titulo como se veio a verificar, mas o facto de terem decidido prolongar a carreira do Rui Costa e esta temporada não ter sido nomeado para nenhum jogo do Benfica por não ter conseguido evitar que o Benfica vencesse o Santa Clara na última jornada de 2022/23, indicia que os responsáveis pela Arbitragem Nacional tem conhecidmento que este arbitro seria mais condigmanente agraciado no final da sua carreira se a terminasse no Dragão ou Alvalade, já que nos seus jogos, concedeu ao FCP uma vantagem de 4 penaltis (8 a favor -4 contra) em 24 jogos e ao Sporting uma vantagem de 5 penaltis (6 a favor - 1 contra) em 32 jogos, já ao Benfica em 34 jogos, 24 deles em pleno Estádio da Luz e mesmo assim, ele viu/assinalou 6 penaltis a favor do Benfica e 4 contra. Ou seja, o Benfica teve um saldo favorável de 2 penaltis, o FCP de 4 e o Sporting de 5 penaltis!
- Artur Soares Dias ter tido direito a um 5º jogo do Benfica em 2022/23 na última deslocação do clube em que seria possível conseguir obrigar o Benfica a perder pontos de modo a poder perder esse campeonato, foi uma penúltima cartada desesperada utilizada pelo Fontelas Gomes, sendo a utilização dele num 5º jogo do FCP na 34ª jornada a última cartada, em que o clube tinha de vencer por 11 golos e o arbitro fez a parte que podia ao expulsar um adversário logo no 1º minuto, seguramente nessa altura o Benfica ainda não estava a vencer na Luz logo passava a ser possível ao FCP vencer por 11 golos desde que o Rui Costa conseguisse que o Benfica não vencesse.
- Cláudio Pereira teve direito a um 5º jogo do Sporting ainda na 30ª jornada, é a 1ª vez, que isso acontece com um arbitro antes da 32ª jornada e estamos a falar de um jovem arbitro no seu 2º ano na 1ª Liga. Agora também na 31ª jornada voltou-se a fazer algum nunca visto antes, na mesma temporada antes da 32ª jornada, vemos um clube a ter direito ao mesmo arbitro pela 5ª vez. Para fazer do Sporting campeão 2023/24, o Sporting utilizou basicamente 6 árbitros para controlarem 24 jogos (Nuno Almeida 5 vezes, Cláudio Pereira 5 vezes, Fábio Veríssimo 4 vezes, André Narciso 4 vezes, António Nobre 3 vezes e Manuel Oliveira 3 vezes), sendo que o 1º classificado do ano passado Artur Soares Dias sendo um incorrigível portista anti-Benfiquista primário só interessou nomea-lo para os 2 confrontos diretos contra o Benfica. Assim o 1º classificado de 2022/23, Artur Soares Dias, só esteve nos jogos do Sporting contra o Benfica, o 2º classificado João Pinheiro esteve em apenas 1 jogo do Sporting, ou seja, os 2 primeiros classificados da época passada em conjunto apitaram 3 jogos do Sporting (as únicas 2 derrotas do Sporting no campeonato ocorreram uma com cada um destes 2 árbitros), o 5º classificado Ricardo Baixinho não foi nomeado para nenhum jogo do Sporting e o 10º classificado Helder Carvalho apitou 1 vez o Sporting.
Sem comentários:
Enviar um comentário