sexta-feira, 2 de fevereiro de 2024

Nesta década, qual é o clube que usufruiu de mais penaltis em todo o mundo?

F. C. Porto. O mais estranho, é que isto acontece numa década em que o FCP não é a equipa Portuguesa que marca mais, não tem plantéis de futebol elevada qualidade. Desta forma fica mais evidente aos olhos de todos, o quão viciado/podre estão as estruturas que lideram o futebol em Portugal nas últimas décadas.

Continua sendo o F. C. Porto a equipa no mundo que usufrui de mais penaltis. Facto incontestável!

Quando analisamos dados das últimas 16 épocas, nesses 486 jogos para o campeonato, concluímos que:

  • Foram assinalados 152 penaltis favoráveis ao FCP, equipa com um ataque que neste período marcou 1.108 golos, ou seja, em média usufrui de 1 penalti a cada 7 golos que consegue marcar.
  • Foram assinalados 135 penaltis favoráveis ao Sporting, equipa com um ataque que marcou 925 golos, ou seja, neste período de 16 épocas, em média usufrui de 1 penalti a cada 7 golos que consegue marcar.
  • Foram assinalados 123 penaltis favoráveis ao Benfica, equipa com um ataqie que marcou 1.164, ou seja, em média o Benfica usufrui de 1 penalti a cada 9 golos que consegue marcar. O Benfica conseguiu marcar mais 56 golos do que o FCP e mesmo assim quem usufruiu de mais penaltis na Liga Portuguesa foi destacadamente o FCP, logo seguido do Sporting. Incrível! Na Liga Inglesa, Alemã, Italiana, Francesa, etc, quando agregas dados de 1 década constatas que a equipa que marca mais golos é também a que usufruiu de mais penaltis, já que em condições arbitrais normais existe uma correlação positiva entre o nº golos marcados e nº de penaltis. Só na Liga Portuguesa, encontramos esta anómalia estatística de a equipa que marca mais golos (Benfica) ser apenas a 3ª que usufrui de mais penaltis, pois o FCP e o Sporting são claramente as equipas que usufruem de mais penaltis na Liga Portuguesa. Fontelas Gomes foi eleito por estes 2 clubes e tudo tem feito para os beneficiar em prejuízo do sucesso desportivo do Benfica.
Segue-se, o quadro resumo dos penaltis de cada candidato (FCP, SLB, SCP e SCB) nas últimas 16 épocas.


No Quadro acima, salta a vista que se o desempenho desportivo dependesse exclusivamente dos árbitros, contabilizando só o momento de jogo em que foram concedidos penaltis favoráveis, o FCP teria conseguido acrescentar diretamente com esses penaltis mais 164 pontos, o Sporting mais 134 pontos, já o Benfica apenas mais 118 pontos, ou seja, os árbitros só com os penaltis que assinalaram, criaram condições para o FCP poder ter arrecadado mais 46 pontos do que o Benfica nas últimas 16 épocas.

Podemos repartir os dados gerais de penaltis em 2 períodos de 8 épocas cada, em que se constata, que nos primeiros 8 anos o FCP obteve um saldo favorável de 54 penaltis, o Benfica 40 penaltis e o Sporting era o 3º no ranking de penaltis com um saldo favorável de apenas 28 penaltis (sendo o 3º clube com mais penaltis não conseguiu conquistar nenhum campeonato nessas 8 épocas). O FCP que tinha uma vantagem de 36 penaltis em relação ao Sporting de 2008/09 a 2015/16, passou agora nas últimas 8 épocas,  a ter uma vantagem de apenas 5 penaltis para o Sporting (logo o Sporting pode conquistar 1 campeonato e está na luta para tentar obter o seu 2º nos últimos 8 campeonatos), mas agora entre 2016/17 e 2023/24 em relação ao Benfica, o FCP aumentou ainda mais a sua vantagem de penaltis, ao obter mais 19 penaltis do que o Benfica, quando nos primeiros 8 anos era de 14 penaltis. O Benfica é o único dos 3 grandes que não financia um claque organizada, instrumentalizando-os para para poder pressionar a estrutura da arbitragem em Portugal, daí que apesar de ser o melhor ataque em Portugal ter passado de 2º com mais penaltis nos primeiros 8 anos para o 3º (último dos grandes) nos últimos 8 anos. Estas são as vantagens competitivas que o FCP e Sporting tem em ter uma guarda pretoriana nos Super Dragões e na Juve Leo. 

Aqui estão os dados estatísticos discriminados por época:
Os 3 grandes são as equipas que marcam mais golos e as que usufruem de mais penaltis, mas entre elas existem claramente 2 que usufruem de muito melhores condições arbitrais de que uma delas (os penaltis deixam isso demasiado evidente para quem dirrige possa dizer que nunca tinha reparado nessa diferença)!
Infelizmente a comunicação social é conivente com o Status Quo vigente, não divulga/esclarece os adeptos sobre a quantidade de penaltis concedido a cada um dos candidatos ao titulo em Portugal por temporada. É por isso que continuamos a ter viciação arbitral, clubes a lutar pelos mesmos objetivos, em que no saldo total de penaltis em 486 jogos, se deteta uma diferença de 33 penaltis entre o F. C. Porto e o Benfica. O Benfica é quem marca mais golos em Portugal, mas o FCP é claramente a equipa que usufrui de mais penaltis em Portugal. É evidente a viciação arbitral em benefiício do FCP e prejuízo do Benfica.

Sem comentários: