segunda-feira, 5 de fevereiro de 2024

O regresso do extraordinário defesa direito Alexander Bah

Alexander Bah é destacadamente o jogador com maior % de pontos conquistados no Benfica.
O que impõe mais respeito em campo pode ser o capitão Otamendi, o maior nome no mundo do futebol pode ser o Di Maria, o maior desequibrador pode ser o Rafa, o mais imprescindível pode ser o Aursnes, o que os adeptos do Benfica mais se identificam como expoente máximo da mistica do Benfica pode ser o João Neves, mas ninguém pode negar que o atleta que garante maior rendimento desportivo é o Bah. 
Em 55 jogos disputados pelo Benfica, venceu 42, empatou 7 e perdeu apenas 6 jogos! Conseguir 42 vitórias em 55 jogos, estatisticamente é vencer 76,4% dos jogos em que particiou e se contabilizarmos apenas os minutos em que esteve em campo, poderiam ser 46 V, 7 E e 2 D





 Que enorme defesa direito! Bravo! Analisando o que aconteceu de facto, nos jogos em que participou e o Benfica não venceu, constatamos que se contabilizarmos somente o resultado verificado nos minutos em que esteve em campo, Alexander Bah poderia apresentar este extraordinário curriculo, 46 vitórias, 7 empates e 2 derrotas nos minutos em que esteve em campo. Extraordinário! 

Vejamos agora, o que aconteceu nos 6 jogos que perdeu, 1 deles a equipa estava a vencer o FCP por 1-0 aos 26 minutos quando o Uribe lesionou-o obrigando a abandonar o jogo, na analise indidual do seu contributo em vez de uma derrota, Bah deveria ter no curriculo mais 1 vitória. Depois dessa lesão na 27ª jornada, ficou afastado diversos jogos e o treinador viu-se forçado a o lançar em campo na 2ª parte do jogo contra o Sporting quando o Benfica já perdia po 2-0, mas com Bah em campo a equipa conseguiu marcar 2 golos e empatar esse Derby, ou seja, 1 dos empates que tem registado, contabilizando apenas o tempo que esteve em campo seria mais 1 vitória. A única derrota para o campeonato que tem em 2023/24, foi na 1ª jornada, quando a equipa estava a vencer por 1-0 aos 53 minutos quando o António Nobre decidiu expulsar o Musa por este ter pisado a bola e o seu pé escorregado atingindo o tornozelo do jogador do Boavista e mesmo com 10 jogadores quase que Alexander Bah consegueria mais uma vitória não fosse o arbitro aos 90 minutos com o Benfica a vencer por 2-1 ter assinalado 1 penalti desfavorável ao Benfica, que permitiu o 2º golo do Boavista que nos descontos ainda viria a marcar um terceiro golo no seu 3º remate a baliza. Na Liga dos Campeões no jogo que o Benfica viria a perder por 1-0 contra o Inter, quando o Bah teve que abandnar o campo por lesão aos 23 minutos, ainda estava 0-0 no marcador. Outra derrota que apresenta no seu curriculo na Champions, foi contra o Red Bull Salsburgo em que o Benfica sofreu 2 penaltis e uma expulsão logo aos 8 minutos, por isso nessas condições não há super atleta em campo que possa valer o Benfica. Se juntarmos a isso que o empate que tem na Taça de Portugal, enquanto Bah esteve em campo também o Benfica estava a vencer por 1-0, aos 31 minutos, quando o Tiago Martins resolveu lhe exibir o cartão vermelho por ter pisado um adversário, minutos depois foi o Aursnes a ser pisado e aí Tiago Martins não utilizou o mesmo rigor. Com o Bah expulso e o Benfica reduzido a 10 em campo, o jogo viria a terminar empatado, o prolangamento também e o Benfica acabaria eliminado nos penaltis.


Parece incrível, mas o rendimento desportivo do Benfica com Bah em campo é incomparável ao que o clube apresenta quando ele está lesionado. Quem não se lembra, da estraordinária temporada que o Benfica estava a fazer em 2022/23 até a sua lesão, aos 26 minutos contra o FCP na jornada 27ª, nesse momento antes dele abandonar o terreno de jogo, o Benfica estava a vencer por 1-0, ou seja, estava a minutos de alargar a vantagem para 10 pontos e encerrar em definitivo a discusão de quem seria campeão em Portugal. Depois de Alexander Bah ter sido lesionado pelo Uribe, o FCP conseguiu reverter esse jogo para 1-2 e permanecendo ele lesionado até a 33ª jornada quando o Benfica defrontou o Sporting e no fim da primeira parte estava a perder por 2-0, ou seja a diferença pontual quase completamente anulada, não restou outra solução ao treinador, que apressou o seu regresso a competição colocando-o em campo no inicio da 2ª parte e com ele em campo o Benfica conseguiu marcar 2 golos, empatando esse jogo, conseguindo assim resgatar 1 ponto desse jogo que antes do Bah entrar parecia completamente perdido. Arriscou o treinador e petiscou, o Benfica conseguiu arrecadar o titulo, ao apressar o regresso de lesão do seu jogador atleticamente mais competente (Bah é destacadamente o melhor atleta do Benfica, quando temos em conta somente as capacidades atléticas, velocidade, resistência, intensidade, capacidade fisica para os choques corpo-a-copro, para os duelos 1 para 1 defensivos/ofensivos, nos duelos aéreos, capacidade aérobica para fazer sucessivas piscinas para cima e para baixo rapidamente, etc.

A falta que este extraordinário atleta fez ao Benfica foi enorme. O Gegenpressing que caracteriza o modelo que o Roger Schmidt implementou no Benfica não é tão eficaz, há até quem critica o treinador porque a equipa sem as estraordinárias qualidades atleticas do Bah na lateral direita, o futebol do Benfica não é tão espetacular. Alexander Bah é claramente um puro sangue de competição! Alexander Bah, é o melhor de todos fisicamente, mas também o Aursnes, João Neves, Florentino, Otamendi, António Silva e Morato são os outros 6 animais de competição do plantel do Benfica além do Alexander Bah (defensivamente, quem consegue ganhar-lhe nos piques) e o Rafa Siva (ofensivamente). Grande parte do sucesso do modelo Gegenpressing do Benfica de Roger Schmidt depende destes 8 extraordinários animais de competição que o treinador escolheu para o seu plantel, com todos eles disponíveis, o Benfica torna-se uma equipa muito dificil de contrariar. 

No período em que não teve Alexander Bah disponível, o treinador do Benfica teve muitas dificuldades em implementar com o sucesso que os adeptos do Benfica estavam acostumados a ter com o Bah no 11.

Aqui estão os 55 jogos que o Alexander Bah esteve disponível para representar o Benfica dentro do campo:

Um atleta que em 55 jogos em que representou o Benfica, em condições arbitrais normais de 11 contra 11, nos minutos que esteve em campo consegueria 46 vitorias, 7 empates e apenas 2 derrotas é especial.

Bem-vindo de volta a competição Alexander Bah! Como disse um dia, Roger Schmidt, quem ama o Futebol, ama o Benfica, apecia o espetáculo desportivo que o 11 do Roger Schmidt consegue dar. 

Bem-vindo, Alexander Bah!



Sem comentários: