quarta-feira, 16 de agosto de 2023

Pela arbitragem, as probabilidades do Benfica ser campeão na última década equiparam-se às do V. Guimarães!

FCP e Sporting jogam um campeonato a parte na Liga da VARgonha! A estatística comprova-o!

Todos sabemos o enorme efeito que os penaltis têm no rendimento desportivo de uma equipa. Os que usufruem de penaltis obtem sucesso desportivo que foge aos que não tem a sorte de as obter. Nenhum clube quer ser obrigado, a discutir titulos em competição direta com a equipa no mundo que usufrui de mais penaltis na última década! A equipa em todo o mundo com as condições arbitrais mais favoráveis!

Em condições arbitrais normais, tende a haver uma correlação entre a capacidade ofensiva de uma equipa (golos que consegue marcar) e os penaltis que obriga os seus adversários a cometer, ou seja, penaltis favoráveis que obtem. É por esta razão que, quando agregamos dodos de 5 ou 10 temporadas, o que é expectável encontrarmos é, as equipas com mais golos marcados, também sendo as que, obtiveram mais penaltis favoráveis. O que é anormal, é o que ocorre em Portugal, em que na última década, o Benfica, sendo destacadamente o melhor ataque com 731 golos marcados, não lidera no nº de penaltis, apenas obteve 69 penaltis assinalados a seu favor, quando o FCP usufruiu de 86 penaltis, marcando 677 golos e o Sporting usufruiu de 92 penaltis, marcando 619 golos, ou seja, o Sporting beneficiou de mais 33 penaltis do que o Benfica, mesmo tendo sido muito menos dominante/atacante do que o Benfica, pois acabou marcando menos 112 que o Benfica mesmo tendo usufruído de mais 33 penaltis do que o Benfica! 

Como no Conselho de Arbitragem não soa nenhum alerta, quando analisam os dados estatísticos da última década e constatam que, em média é assinalado 1 penalti favorável ao Sporting por cada  7 golos marcados, ao FCP por cada 8 golos, mas ao Benfica só é assinalado 1 penalti por cada 11 golos que consegue marcar! O Benfica em média necessita de marcar 11 para obter 1 penalti, quando o Sporting por cada 7 que consegue marcar é-lhe concedito 1 penalti. Isto são estatísticas de 10 épocas, de 307 jogos agregados, não é uma diferença média detetada em 30 ou sequer 100 jogos! Esta enorme diferença arbitral tem de ser analisada cuidadosamente do porque ter ocorrerido tanta diferença entre equipas que lutam pelos mesmos objetivos nas 10 épocas!

Agregando os dados das últimas 5 épocas (temos então 137 jogos), já temos uma boa amostra para se teria conclusões de que nas últimas épocas, o FCP é a equipa que usufrui de mais penaltis (51 para um ataque que conseguiu marcar 309 golos), seguido do Sporting que usufruiu de 39 penaltis e conseguiu marcar 261 golos, quando o Benfica mesmo tendo um ataque que foi capaz de marcar 302 golos, apenas pôde usufruir de 29 penalits, ou seja menos 22 do que os que foram concedidos ao seu rival FCP! É por demais evidente que as condições arbitrais concedidas ao Benfica estão muito longe das que são concedidas aos outros candidatos ao titulo, o FCP e o Sporting, as condições arbitrais concedidas ao Benfica na última década apenas se equiparam as do V. Guimarães. Nas últimas 10 épocas foram concedidos 92 penaltis ao Sporting, 86 ao F. C. Porto, enquanto apenas foram concedidos 69 penaltis ao Benfica e 67 ao V. Guimarães. Nas últimas 5 épocas, também vemos que foram concedidos 28 penaltis ao V. Guimarães, 29 ao Gil Vicente, 29 ao Benfica, sendo que a média dos 10 clubes mais representativos nas últimas 5 épocas, foi de usufruir 30 penaltis e marcar 198 golos, mas como se pode ver no quadro abaixo, apenas 2 clubes usufruiram mais do que os 30 penaltis que é a média, esses 2 clubes são as equipas que usufruíram de melhores condições arbitrais para lutar pelo titulo, o F. C. Porto que usufruiu incrivelmente de 51 penaltis e o Sporting que usufruiu de 39 penaltis.



Se o Benfica com apenas 69 penaltis conseguiu ser campeão na última década, o V. Guimarães com 67 penaltis, teve praticamente as mesmas hipóteses de obter sucesso desportivo nesses últimos 307 jogos! 

É evidente que aos olhos dos árbitros desta Liga Fontelas Gomes, só o FCP e o Sporting tiveram condições arbitrais favoráveis para lutarem pelo titulo na última década. Ao Benfica tem sido concedido as mesmas hipóteses que as do V. Guimarães para se sagrar campeão em Portugal. As condições arbitrais concedidas ao Benfica tem de ser substancialmente melhoradas para se equiparar as do Sporting e do F. C. Porto, não pode continuar a ser tão dificil se ser assinalados penaltis favoráveis ao Benfica, é inaceitável vermos tamanha diferença quando agregamos dados de 5 ou 10 épocas. 

Sem comentários: