domingo, 9 de julho de 2023

Estes são os 23 árbitros da 1ª Liga para a época 2023/24

Após a publicação da classificação final dos árbitros em 2022/23, já era do conhecimento geral quem tinha ficado nas 2 últimas posições e por isso descido de categoria, o Vitor Ferreira (da A. F. Braga, apitou 11 jornadas) e o Rui Costa  (da A. F. Porto, nomeado pelo Conselho de Arbitragem para 18 jornadas), sabe-se agora, que também o Manuel Mota abondonará a 1ª categoria por ter atingido o limite de idade e subiram pela 1ª vez ao quadro principal de árbitros em Portugal, Bruno Vieira (A. F. Beja) e José Bessa (A. F. Porto), sendo que regressam à primeira categoria, o David Silva (A. F. Porto) e Iancu Vasilica (A. F. Vila Real). Ou seja, na 1ª categoria da época anterior para esta, a A. F. Braga perde 2 árbitros, enquanto a A. F. Porto ganha mais 1 árbitro, com 7 representantes notal, A. F. Porto é agora destacadamente a Associação mais representada na arbitragem, segue-se Lisboa com 4 árbitros, depois aparecem Braga e Leiria com 2 árbitros cada, todas as restantes só tem 1 representante cada. 

Salta a vista que o sector da Arbitragem se mantem completamente dominada pelo Porto, tem quase o dobro de representantes de Lisboa (no ano passado os árbitros da A. F. Porto controlaram 12 dos 34 jogos do FCP e 11 jogos do Benfica, enquanto os árbitros de Lisboa, apenas foram nomeados para apitarem 4 dos 34 jogos do FCP e 3 jogos do Benfica! É pois, uma grande disparidade, não devem ser os árbitros de uma só Associação a decidire quem será o campeão nacional, neste quadro atual, mesmo numa temporada como a de 2022/23 em que futebol apresentado pelo Benfica foi muito superior ao do FCP, na classificação final a diferença pontual será sempre residual, nunca refletirá o desempenho desportivo. A pergunta que se coloca aos responsáveis pela arbitragem, é qual é a necessidade de 30% dos árbitros serem da A. F. Porto (associação de um candidato ao titulo em Portugal, que já é a equipa no mundo inteiro com mais penaltis nesta década)? Só nas últimas 3 épocas, em 102 jogos, o FCP usufruiu de 17 penaltis de vantagem sobre o Benfica! Tamanha descrepancia não faz soar alarmes de que se exigem mudanças na arbitragem nacional.Será que é para manter estes vergonhosos dados estatísticos numa Liga que deveria ter um histórico mais concentâneo com uma das 6 principais Ligas de Futebol na Europa.

Estes são os 23 árbitros da 1ª Liga para a época 2023/24:

 Ricardo Baixinho (AF Lisboa)

Tiago Martins (AF Lisboa)

Hélder Malheiro (AF Lisboa)

Miguel Nogueira (AF Lisboa)


Artur Soares Dias (AF Porto)

Manuel Oliveira (AF Porto)

Gustavo Correia (AF Porto)

Fábio Melo (AF Porto)

João Gonçalves (AF Porto)

José Bessa (AF Porto)

David Silva (AF Porto)


João Pinheiro (AF Braga)

Carlos Macedo (AF Braga)


António Nobre (AF Leiria)

Fábio Veríssimo (AF Leiria)


Cláudio Pereira (AF Aveiro)

Iancu Vasilica (AF Vila Real)

Bruno Costa (AF Viana do Castelo)

André Narciso (AF Setúbal)

Hélder Carvalho (AF Santarém)

Bruno Vieira (AF Beja)

Luís Godinho (AF Évora)

Nuno Almeida (AF Algarve)


Para a temporada 2023/24, Portugal tem como árbitros de 1ª categoria na UEFA, o Artur Soares Dias, João Pinheiro, Tiago Martins e António Nobre, permanecendo como internacionais de 2ª categoria, o Luís Godinho, Fábio Veríssimo, Miguel Nogueira, Gustavo Correia e Vítor Ferreira.

Aqui no Blog, temos dados estatísticos de penaltis de 32 árbitros que apitaram nas últimas 15 épocas, e ordenando-os desde aqueles que assinalaram mais penaltis favoráveis ao Benfica (a vermelho) até aqueles que assinalaram mais penaltis favoráveis ao FCP (a azul), temos o seguinte quadro resumo:

Vasco Santos, Hugo Miguel, Manuel Mota, Rui Costa e Bruno Esteves, ainda não estão definidos como (EX) árbitros, uma vez que mesmo já não aparecendo em campo ainda podem interferir nas decisões arbitrais tomadas pelo VAR. A lista final de elementos designados como VAR ainda não foi publicada, temos que aguardar para sabermos se esses nomes continuam ou não nessas funções.

Da consulta dos dados estatísticos de penaltis, facilemente se conclui que o Artur Soares Dias, foi de longe o árbitro que garantiu a maior vantagem de penalti do FCP em relação ao Benfica nas últimas 15 épocas (12 penaltis de diferença) e o Bruno Paixão foi quem garantiu a maior vantagem de penaltis do Benfica em relação ao FCP nas últimas 15 épocas (4 penaltis diferença)!

Sem comentários: