Marcou o 1º golo da temporada, parece que David Neres campeão ainda fará melhor que o de 2022/23.
Os adeptos já estavam com saudades de ver futebolistas de elite e David Neres voltou a demonstrar arte! Só jogou 45 minutos, mas que grande 1ª parte fez o fantasista Brasileiro neste 1º jogo treino de 2023/24. Após tanto tempo sem doces destes, foi a degustação total até lamber os dedos, chupar os dedos! Chupem! Todo o mundo já foi criança, já gostou de Chupas! Chupem não é uma ofensa!
Todos vimos o Messi na flash interview no final dos 1/4 final do Mundial, contra os Paises Baixos a dizer para o adversário: "Que miras, Bobo! Que miras, Bobo!" Tal como o do Neres, é uma provacação, mas não é uma ofensa, que justifique um profissional ficar privado de poder conquistar um titulo em campo. Imaginem, a FIFA a fazer como na Liga Portuguesa e por um simples "Que miras, Bobo!" ou "Chupem Laranjinhas!", tivesse aplicado 1 jogo de castigo, privando o Mundo inteiro de poder ver Messi em campo numa 1/2 do Mundial, em que viria a abrir o marcador dessa partida, garantindo o acesso a final em que voltou a espanhar magia, a conquistar muitos jovens adeptos para este desporto. Felizmente para os adeptos de futebol a FIFA protegeu a beleza do jogo, uma simples provocação nunca deveria ser equiparada a um insulto, a uma ofensa. Messi pode disputar o titulo, como David Neres também merece ter a oportunidade de disputar o titulo da Supertaça.
É criminoso para quem gosta de futebol, castigar Neres com 1 jogo de suspensão (a cumprir numa partida que vale 1 troféu), por num momento de euforia aparecer a dizer "Chupem" nos festejos do titulo. Qual é o adepto que nunca viu um jogador nos festejos a dizer "Chupa!", "Tomá!", ou algo semelhante, como embrulha! Levando adiante este castigo a David Neres, fazendo jurisprudência, no futuro todos tem obrigariamente de ser castigados, cada vez que após um golo, gritem "CHUPA" ou "TOMÁ!" Então nos bancos de suplentes, isso é mato como vimos por exemplo, o Sérgio Conceição a festejar os golos da vitória obtidos nos últimos minutos, contra o Famalicão e o Casa Pia. Será que esses "Chupas", que ouvimos semanalmente deveriam dar sempre 1 jogo de castigo, os mesmos 1 jogo de castigo que é aplicado quando se insulta "filhos da puta". Será que tem a mesma gravidade dizer a os rivais "chupem" ou "filhos da puta"? No Conselho de Disciplina não deveriam equiparar comportamentos que não são equiparáveis. Um insulto é muito diferente de uma simples provocação.
O histório comportamental do David Neres e os constantes exemplos de desportivismo que tem tido na sua carreira, não mereciam este tratamento disciplinar. David Neres é seguramente dos maiores artistas puros da bola na nossa Liga, daqueles predistinados que conquistará mais jovens adeptos amantes do Futebol para a Liga Portuguesa, um grande desequilibrador ofensivo, que tendo extraordinários recursos técnicos, dribla como nenhum outro, obrigando os adversários a ter que infringir nas leis do jogo para o travar, mas mesmo sendo superdotado tecnicamente é daqueles jogadores eticamente exemplares, não passa o jogo todo a se atirar para o chão, a tentar enganar os árbitros, a pressiona-los para que expulsem os adversários jogo sim, jogo não. O Conselho de Disciplina não devia cometer tamanha injustiça, com um predistinado, exemplar desportista como o David Neres.
Grandes jogadores de futebol, daqueles que vale a pena pagar o bilhete para ver é disso que necessitamos numa Liga Periférica como a nossa, mas os dirigentes preferem retirar David Neres de um jogo que vale um troféu oficial por uma simples provocação, que se vê todas as semanas na TV. Que adepto de futebol que veja 5 jogos de futebol numa semana é que não viu nenhum jogador a dizer Chupa nessa jornada!
Sem comentários:
Enviar um comentário