sexta-feira, 21 de julho de 2023

No algarve, vimos frente-a-frente os 2 melhores avançados da seleção Portuguesa! Roberto Martinez também viu!

Num jogo que pôs frente-a-frente o Ronaldo e o Gonçalo Ramos, os 2 PL da seleção nacional, (ambos tiveram 3 oportunidades de golo), o duelo acabou por sorrir ao jovem avançado Benfiquista (único a marcar 2 golos, mesmo tendo partilhado o relvado com outras estrelas como Di Maria, Rafa, Talisca ou Neres). Gonçalo Ramos já consolidado como titular aos 22 anos, arranca esta nova época em grande forma, já vai com 3 golos marcados em apenas 90 minutos de utilização, tem tudo para se afirmar definitivamente como um dos melhores goleadores na Europa. Depois de na sua 1ª temporada a titular no Benfica ter marcado 27 golos em 47 jogos, sendo o melhor marcador da Liga Portuguesa sem o efeito dos penaltis. Já o Ronaldo ainda vai a zeros nos 127 minutos de utilização nesta pré-época. 

No futebol o que conta é o momento! É certo que ninguém é titular de Portugal porque demonstra potencialidades para dentro de 2 anos ser o melhor marcador Português, da mesma forma que ninguém deve ser titular da seleção Nacional porque há 2 anos marcava mais golos de todos os outros avançados Portugueses. 

Roger Schmidt no ano passado teve a coragem de apostar no jovem Gonçalo Ramos para ser o PL titular do Benfica aos 21 anos e apenas 1 ano depois, já é evidente mesmo para os leigos que Gonçalo Ramos é um dos melhores PL na Europa do futebol, a data de hoje não é necessário perceber tanto de futebol como o Roger Schmidt para ver que estamos perante um extraordinério avancado centro, se já foi capaz de fazer o que fez aos 21 anos, então no futuro com mais maturidade vai ser um caso sério.

O melhor barómetro do que vale um jogador na atualidade é comparar o que se vai fazendo nas oportunidades que se tem em campo nos últimos meses (na última temporada Gonçalo Ramos marcou 30 golos nos 3.669 minutos oficiais que disputou, sendo que 3 golos e 191 destes minutos foram pela seleção, enquanto o Ronaldo pela seleção marcou 8 golos em 1.001 minutos de utilização e 17 golos pelo Al-Nassr em 2.751 minutos). 

Há 2 anos atrás ninguém deu o lugar de PL titular ao Gonçalo Ramos no Benfica ou na seleção, ninguém apostou num jovem com muito potencial para ser o futuro grande avançado Português e olhe ele já tinha um grande histórico de golos marcados nas fases finais nas seleções nacionais Sub-17, Sub-19 ou Sub-21, no total mesmo nunca tendo sido a aposta efetiva da federação em 13 jogos nessas fases finais, conseguiu marcar 9 golos em 571 minutos, ou seja, em média marca 1 golo a cada 63 minutos em que foi aposta nas fases finais de uma grande competição de seleções (pela seleção A no Mundial Catar 2022 marcou 3 golos em 153 minutos de utilização em 4 jogos, no Europeu Sub-21 marcou 1 golo em 128 minutos de utilização em 5 jogos, no Europeu Sub-19 marcou 4 golos em 268 minutos de utilização em 3 jogos e no Europeu Sub-17 marcou 1 golo em 22 minutos de utilização). 


Com estes números bastante bons, já é altura da Federação Portuguesa apostar verdadeiramente no Gonçalo Ramos como titular, com mais minutos/confiança seguramente marcará ainda muito mais golos. Gonçalo Ramos marcou golos desde sempre em todos os escalões de formação e agora só lhe falta treinador que aposte nele, como aconteceu com o Roger Schmidt para desatar a marcar golos e mais golos.


Apesar do enorme histórico de golos marcados pelo Cristiano Ronaldo, após 6 tentativas continua a faltar marcar ao Benfica. Provavelmente não existe mais nenhuma outra equipa no mundo que o Ronaldo não tenha marcado golos após 5 jogos realizados.

Cristiano Ronaldo não está completamente certo quando diz que: "o futebol na Europa perdeu muita qualidade. A Liga Portuguesa não é top-top!" Não é só na Liga Inglesa que há grandes equipas de futebol, em Portugal existe também uma grande equipa. O Benfica nas 2 últimas temporadas esteve nas 1/4 final da Champions, ou seja, está entre as 8 melhores equipas Europeias em 2022/23, tal como esteve em 2021/22 .

É certo que muitos jogadores foram contratados para a Liga Saudita, mas a verdade é que o Benfica mesmo inserido na Liga Portuguesa, logo com muito menos recursos financeiros para contratar estrelas, futebolisticamente a diferença ainda é significativa do 1º de Portugal para o 2º classificado da Liga Saudita. 

1 comentário:

Anónimo disse...

Os dois melhores avançados da seleção, nunca os dois melhores avançados portugueses...