sexta-feira, 12 de maio de 2023

NECESSITAM DE MAIS PROVAS DA VICIAÇÃO ARBITRAL DOS ATUAIS RESPONSÁVEIS NACIONAIS?

Como para a 32ª jornada conseguem nomear Manuel Oilveira (arbitro A.F.Porto), para o F. C. Porto - Casa Pia e Artur Soares Dias (arbitro A. F. Porto) para o Portimonense - Benfica? 

Pela 1ª vez nas últimas 15 temporadas, o Conselho de Arbitragem sentiu necessidade de nomear o mesmo arbitro, para controlar 5 jogos do Benfica na mesma temporada. E o eleito foi logo o Artur Soares Dias! O único arbitro com mais de 10 jogos realizados do Benfica, que viu/assinalou mais penaltis desfavoráveis ao Benfica do que as que viu/assinalou favoráveis ao Benfica! Nos 44 jogos do Benfica que apitou, o Benfica marcou 94 golos e sofreu 49, obteve pois, um saldo positivo de 45 golos, os nºs demonstram claramente que foi superior aos adversários desses 44 jogos, mesmo assim conseguiu Artur Soares Dias ver/assinalar mais infrações na área defendida pelo Benfica do que infrações cometidas sobre os seus atacantes. Já o FCP nos 37 jogos apitados pelo Artur Soares Dias apresenta um saldo positivo de 41 golos (marcou 77 e sofreu 36 golos), para tal usufruiu de 13 penaltis favoráveis e sofreu 3 desfavoráveis, ou seja, jogou usufruíndo de um saldo favorável de 10 penaltis, enquanto o Benfica foi obrigado a jogar com um saldo desfavorável de -2 penaltis. O que não se percebe é, como pode ocorrer 12 penaltis de diferença entre duas equipas que apresentam apenas 4 golos de diferença entre elas (45-41=4)? Sendo que o Benfica (+45) até apresenta um saldo superior ao do FCP (+41). 12 penaltis de diferença só é expetável de acontecer entre equipas que diferem em aproximadamente 100 golos. Então em média não ocorre 1 penalti a cada 8 golos na nossa Liga? É possível ocorrer 12 penaltis de diferença entre o 1º e o 2º em qualquer outra Liga em apenas 37 jogos? Qual seria a diferença entre o 1º e 10º classificado nessa Liga, já para não dizer para o último classificado, 20, quiça 25 penaltis! Alguém pagaria bilhete para assistir expetante para saber quem venceria essa Liga, havendo tamanha diferença de penaltis entre as 2 melhores equipas? Mesmo que 2 equipas diferem apenas em 4 golos nessa Liga, com 12 penaltis de diferença em 37 jogos, todos sabemos quem vencerá esse campeonato, pois só 1 dos clubes tem verdadeiramente condições para vencer.

Mantendo proporcinalmente o rendimento médio que o Artur Soares Dias permite a cada clube nos jogos que apita (78,4% dos pontos possíveis ao FCP e 60,6% dos pontos possíveis ao Benfica, caso este tivesse sido o arbitro de todos os 483 jogos nas últimas 15 épocas, o FCP teria conquistado 1136 pontos e o Benfica apenas 878 pontos, ou seja, estariam separados por 258 pontos! Esclarecido sofre o efeito que Artur Soares Dias teve nos 2 principais candidatos ao titulo em Portugal nas últimas 15 épocas! Atenção, o FCP com Artur Soares Dias conquista em média 78,4% dos pontos, mesmo tendo sido confrontos diretos contra os outros candidatos ao titulo, 19 dos 37 jogos do FCP que apitou! Se em 37 jogos, o FCP usufrui de um saldo favorável de 10 penaltis então em 483 jogos se fossem todos apitados pelo Artur Soares Dias o FCP usufruiria de um saldo favorável de 131 penaltis. E olhe o saldo final oficial do FCP com todos os arbitros foi favorável em 106 penaltis, sendo o do Benfica favorável em 76 penaltis, tal como o Sporting nestas últimas 15 épocas.

ARTUR SOARES DIAS NOMEADO PARA CONTROLAR O SEU 5º JOGO DO BENFICA! QUER MAIOR PROVA DE QUE EXISTE VICIAÇÃO ARBITRAL NA LIGA PORTUGUESA? 

Entre todos os árbitros que apitaram na Liga Portuguesa nas últimas 15 épocas, Artur Soares Dias é aquele que apresenta a maior diferença de penaltis concedidos ao FCP e ao Benfica, sozinho é responsável por 12 dos 30 penaltis de diferença que existem entre estess rivais nas últimas 15 épocas! O 2º arbitro que criou a maior diferença de penaltis foi o Carlos Xistra, com 9 penaltis de diferença e o 3º foi o Pedro Proença que criou 6 penaltis de diferença, todos os restantes árbitros criaram 4 ou menos penaltis de diferença entre os 2 principais rivais na luta pelo titulo em Portugal nas últimas 15 épocas. 

Antes destes extraordinários 5 jogos do Benfica para o Artur Soares Dias (2022/23), o último árbitro nomeado para 5 jogos de um candidato ao titulo numa mesma temporada, foi o Carlos Xistra em 2019/20. Nessa altura foi realmente uma situação deveras especial, o Carlos Xistra estava no seu ano de despedida da arbitragem e por isso na 33ª foi-lhe concedido a benesse de terminar a carreira apitando o seu 5º jogo do FCP nessa temporada. Assim, pôde participar no Dragão na festa do titulo do F. C. Porto, certamente foi um último dia de sonho para o Carlos Xistra! Terminar a sua carreira garantindo em campo o título do FCP, poder participar a seguir na festa de consagração e ter a oportunidade de receber presencialmente os agradecimentos/louros pelo seu elevado contributo no titulo conquistado (nos 5 jogos do FCP que apitou nessa temporada concedeu 5 penaltis favoráveis ao FCP vejam o quão alto é nível de influência arbitral que estamos a falar!). Somente um único arbitro conseguir assinalar 5 penaltis a favor da mesma equipa numa temporada, é obra! Muitas equipas numa temporada inteira de 34 jornadas não conseguem usufruir de mais do que 5 penaltis, como aconteceu ao Benfica na época passada (em 2021/22 usufruiu de 5 penaltis em 34 jogos) ou em 2020/21 (Benfica usufruiu de apenas 2 penaltis em 34 jogos)! Carlos Xistra conseguiu sozinho 5 penaltis para o FCP em 2019/20, mas nestas 15 épocas, não tem mais nenhum ano em que algum outro candidato ao título tenha usufruído de 5 penaltis numa mesma temporada. Para se ver o quão extraordinário é vermos um arbitro assinalar 5 penaltis para a mesma equipa numa só temporada, basta constatar que nenhum arbitro conseguiu conceder 5 penaltis ao Benfica numa mesma temporada nas últimas 15 épocas! Esclarecido! Vê agora, que Carlos Xistra fez por merecer participar na festa do titulo em 2019/20 no Dragão, fez por merecer a nomeação para um 5º jogo do FCP numa mesma temporada! Os dirigentes sabem onde os árbitros querem fazer a sua festa de despedida. A festa de despedida do Carlos Xistra, foi no Dragão, do Pedro Proença foi no Dragão e ninguém tem dúvidas que a festa de despedida do Artur Soares Dias será no Dragão! 

Aqui está o quadro resumo comparativo entre o Benfica e o FCP nos últimos 15 campeonantos:







Nas últimas 15 épocas (483 jogos de cada uma das equipas), na Liga Portuguesa temos 2 equipas (FCP e Benfica) com um rendimento médio bastante semelhante (conquistando em média cerca de 80% dos pontos possíveis), tem ambas exatamente o mesmo saldo positivo de 756 golos! Após 483 jogos realizados, encontrarmos 2 equipas com exatamente o mesmo saldo de golos, demonstra enequivocamente que tem sido equipas bastante similares ao longo deste mesmo período de tempo. Obvervando os nºs com mais atenção no efeito arbitragem, salta a vista que as 2 equipas apresentem o mesmo saldo de golos após 483 jogos, mas para tal foi necessário aos árbitros conceder, 30 penaltis de vantagem ao FCP em relação ao Benfica. É uma brutal diferença para equipas que lutam pelos mesmos objetivos e com rendimentos desportivos tão similares. É que em condições arbitrais normais, só é expetável encontrarmos 30 penaltis de diferença entre equipas que tem mais de 240 golos de diferença (8x30=240), pois em média nas últimas 15 épocas, ocorreu 1 penalti a cada 8 golos (o Benfica e o FCP em conjunto usufruíram de 264 penaltis e marcaram 2719 golos)! 


Na Liga Portuguesa, por temporada, cada arbitro tem sido nomeado para dirigir 4 jogos de cada candidato ao titulo no máximo! Tem sido está a noma seguida, tanto é, que pela 1ª vez na sua já longa carreira, o Artur Soares Dias está nomeado para controlar o seu 5º jogo do Benfica num mesmo campeonato (2022/23), até hoje no máximo apitou 4 jogos por temporada (foram 6 temporadas a apitar 4 jogos do Benfica) e em 5 temporadas apitou 3 jogos do Benfica, neste período também só dirigiu 4 jogos do FCP por época no máximo. Nestas últimas 15 épocas, mais nenhum arbitro teve o privilégio de dirigir 5 jogos do Benfica no mesmo campeonato, nem sequer com o Pedro Pedro, que era utilizado para tudo e mais alguma coisa, chegaram a este cúmulo de necessitarem de o utilizar em 5 jogos do Benfica! Vitor Pereira não chegou ao nível da pouca vergonha a que o Fontelas Gomes chegou! É obrigatória uma mudança na arbitragem!

Ocorrendo 1 penalti a cada 8 golos, como 2 equipas com o mesmo saldo de golos podem apresentar 30 penaltis de diferença? Nunca deveria acontecer se houver quem defenda a verdade desportiva numa competição profissional. A defesa da equidade na competição deve ser sempre o principal objetivo dos responsáveis pela Arbitragem de qualquer Liga de futebol do 1º mundo.

Caso se mantenha a atual classificação como está até ao final deta temporada, teremos então os últimos 15 titulos de campeão distribuidos da seguinte forma: 7 para o FCP, 7 para o Benfica e 1 para o Sporting, isto sabendo-se, que o FCP usufruiu de um saldo favorável de 106 penaltis, o Benfica de um saldo favorável de 76 penaltis e o Sporting usufruiu de um saldo favorável de 76 penalits! Quem dirife a arbitragem consegue com estes dados dizer que não vê nada de anormal na arbitragem nacional? Ou seja, o FCP usufruiu de uma vantagem de 30 penaltis sobre o Benfica e sobre o Sporting nas últimas 15 épocas! 30 penaltis de diferença poderia não ser ter tanta influência no rendimento desportivo, no caso dessa diferença tivesse acontecido em penaltis assinalados quando já se estava a vencer por 2 ou mais golos de vantagem, mas infelizmente para a verdade desportivo não foi o caso em Portugal. Se analizarmos os penaltis concedidos a cada uma das equipa discriminando a resultado que se verificava quando foram assinalados, vemos que grande parte da diferença ocorreu em momento em que é possível acrescentar pontos diretamente com penaltis (18 penaltis de diferença com o jogo empatado e 2 a perder por 1 golo). Estes penaltis são os que podem permitir acrescentar diretamente mais pontos conquistados (penalti assinalado com o jogo empatado permite acrescentar 2 pontos e usufruir de 1 penalti quando se está a perder por 1 golo, permite acrescentar 1 ponto diretamente com esse penalti), constata-se que o FCP diretamente com penaltis que usufruiu pôde acrescentar 154 pontos e o Benfica 116 pontos. Ou seja, somente com a arbitragem (diretamente com penaltis), concedeu-se ao FCP uma vantagem de 38 pontos em relação ao Benfica! São demasiados pontos de diferença só em penaltis!

Não é possível nas últimas 3 épocas termos os dados que temos em 99 jogos, serem concedidos: 

  • 34 penaltis ao FCP, 21 deles assinalados quando permite acrescentar pontos diretamente.
  • 31 penaltis ao Sporting, 22 deles assinalados quando permite acrescentar pontos diretamente.
  • 21 penaltis ao Guimarães
  • 21 penaltis ao Gil Vicente 
  • 19 penatis ao Benfica 10 deles assinalados quando permite acrescentar pontos diretamente. Para cúmulo ainda há quem se vangloria que o Benfica não ganha nada há 3 épocas!


Sem comentários: