segunda-feira, 15 de maio de 2023

A SPORTV novamente não esclarece, mas será que Fontelas Gomes quer ser transparente com os adeptos?

O futebol depende muito das decisões tomadas pelos árbitros, da forma como veêm cada lance capital.

No Portimonense 1 - Benfica 5, com as bancadas maioritariamente compostas por Benfiquistas, o arbitro auxiliar levantou a bandeirola indicando que a bola ultrapassou a linha, assinalando que foi golo, já no F. C. Porto 0 - Benfica 1, com o Dragão cheio de adeptos Portistas, o arbitro auxiliar não teve coragem para levantar a bandeirola indicando que a bola ultrapassou a linha de golo e nada sinalizou, preferiu ficar a aguardar que o VAR tomasse a decisão final, que este eslarecesse se a bola tinha entrado ou não. Em ambos os casos, não houve nenhuma imagem definitiva exibida pelo VAR que justifique a decisão final tomada, a realização televisiva da SPORTV não foi capaz de nos mostrar nenhuma imagem em que fosse colocada a linha sobre quantos centimetros a bola ultrapassou a linha de baliza, de modo a esclarecer perentoriamente aos adeptos que a bola entrou ou não, pelo que acabou prevalecendo a decisão tomada em campo pelo arbitro auxiliar. Será que a SPORTV não tem mesmo meios suficientes para colocar uma camâra TV no enfiamento da linha de golo ou as tem mas simplesmente não as disponibilizam aos adeptos! 

Não existe tecnolgia fiável para deteminar se a bola entrou ou não na nossa Liga da VARgonha? Se não têm deveriam ter, afinal de contas todos concordamos que, o golo é o momento mais importante num jogo de futebol, é até mais importante esclarecer um golo do que que um penalti, que nem sempre é lance de golo certo. Se protocolarmente o VAR tem a obrigação de confirmar todos os lances de golos ou possíveis penaltis, por maioria de razão o responsáveis pela Liga tinham a obrigação de implementar algo que obrigasse a operadora televisiva a esclarecer objetivamente se a bola ultrapassou ou não a linha de golo. Não faz sentido em plena era VAR, termos adeptos a discutir se a bola entrou ou não na baliza, uns a dizer que Diogo Costa é o único capaz de equiparar a Vitor Baia, defendendendo golos após a linha de baliza e outros a dizer que nada disso, que Nakamura e Diogo Costa fizeram extraordinárias defesas, mesmo em cima da linha de golo.

Ao ver estas 2 imagens há que possa afirmar que nos 2 a bola entrou e seguramente há também muitos afirmam que não entrou e com VAR, todos esperavam irradicar a dúvida em lances capitais de golo.

2 lances muito similares, com decisões diamentralmente opostas numa mesma Liga Profissional!

Caso os árbitros auxiliares tivessem tomadas decisões contrarias as que tomaram nos 2 lances, o Benfica manteria o mesmo saldo positivo de golo de 5 golos nesses 2 jogos, registando-se Portimonense 1 - Benfica 4 e F. C. Porto 0 - Benfica 2, nesse caso neste momento ficaria com vantagem no confronto direto com o FCP coisa que não tem atualmente, ou seja, na pratica estaria a 2 empates de se sagrar campeão. Mas com as decisões arbitrais efetivamente tomadas nestes 2 jogos, o Benfica para garantir o campeonato tem de obter mais uma vitória nos 2 jogos por realizar, pois ao FCP ainda falta realizar 3 jogos nos quais pode anular os 14 de desvantagem que tem hoje, caso as 2 equipas terminassem com os mesmos pontos (se o Benfica empatasse os 2 jogos que lhe faltam disputar).

Exige-se uma mudança na arbitrgem em Portugal, não é aceitável termos nas últimas 3 épocas (100 jogos), vermos os Benfiquistas a serem gozados pelos Dragastos por estarem a 3 épocas sem ganhar nada em Portugal, mesmo tendo um grande plantel, capaz de nas últimas 2 temporadas ser repetidamente uma das 8 melhores equipas de futebol na Europa. O Benfica conseguiu marcar 224 golos em 100 jogos para o campeonato, mesmo tendo o FCP usufruido de mais 15 penaltis que o Benfica e o Sporting usufruido de mais 12 penaltis que o Benfica, diferenças essas que só seriam expetáveis de ocorrer entre equipas com mais de 100 golos de diferença. Em condições normais arbitrais, seria expetável encontrarmos uma correlação direta entre o nº de golos marcados e os penaltis favoráveis assinalados, não é de todo o que vemos na Liga Portuguesa. Mesmo não havendo nenhum ataque melhor e tendo uma vantagem de mais de 100 golos sobre 8 das 11 equipas, o Benfica não conseguiu 12 penaltis de vantagem sobre nenhuma das outras 11 equipas que participaram em todas as últimas 3 edições do campeonato Português, nem mesmo sobre os principais candidatos a descida de devisão (Santa Clara que usufruiu de 18 penaltis, ou seja menos 1 que o Benfica, ou P. Ferreira, que usufruiu de 13 penalis, ou seja, menos 6 do que o Benfica).

Aqui está o quadro resumo de penaltis das últimas 3 épocas (últimos 100 jogos de campeonato):




O Benfica ataca muito, marca muitos golos, mas incompreensivelmente não é a equipa com mais penaltis assinalados a seu favor (esse é o FCP com 34 penaltis), nem é a 2ª equipa que usufruiu de mais penaltis (esse é o Sporting com 31 penaltis favoráveis para marcar 205 golos), nem é a 3ª equipa com mais penaltis (esse é o Gil Vicente com 22 penaltis favoráveis para marcar 111 golos), nem é a 4ª equipa com mais penaltis (ess é o V. Guimarães com 21 penaltis para marcar 119 golos). O Benfica com apenas 19 penaltis assinalados a seu favor, foi capaz de marcar 224 golos, algo que nenhuma outra equipa em Portugal foi capaz de superar! Um ataque tão realizador, inexplicavelmente obteve bastante menos penaltis do que a concorrência, acabou mesmo tendo piores condições arbitrais que o Gil Vicente e o V. Guimarães para lutar pelos titulos nas últimas 3 épocas (em 100 jogos é obra)! Isso para não compararmos os nºs do Benfica aos do FCP ou Sporting, porque os nºs de penaltis são incomparáveis!

Os responsáveis (Fontelas Gomes à cabeça), tem de uma vez por todas explicar, porque após 100 jogos, vemos que em média é assinalado, 1 penalti a favor do FCP e do Sporting a cada 6,6 golos marcados, enquanto só é assinado 1 penalti favorável ao Benfica a cada 12 golos marcados pelo Benfica, isto quando em Portugal nas últimas 3 épocas, a média geral é de 1 penalti a cada 7 golos marcados.

Sem comentários: