quinta-feira, 11 de maio de 2023

Por norma cada arbitro só apita 4 jogos de cada candidato ao titulo por temporada. Porque utilizar ASD para alterar o que tem sido norma?

O Artur Soares Dias está temporada já apitou 4 jogos do Benfica, contra o F. C. Porto, Sporting, P. Ferreira e Famalicão, ou seja já atingiu o limite dos 4 jogos do Benfica, tal como já apitou 4 jogos do FCP, já não deveria interferir mais na luta pelo título de campeão 2022/23. Artur Soares Dias ainda só apitou 3 jogos do Sporting, até se aceita perfeitamente que possa ser nomeado para apitar o 4º jogo do Sporting, não pode é ser nomeado para o 5º jogo do Benfica. Qual é a necessidade de contornar a regra?

É mais perigoso ter Artur Soares Dias num jogo contra o Sporting do que contra o Portimomense, é certo, uma vez que as diferenças entre o Benfica e o Portimonense não são facilmente esbatidos mesmo para um arbitro tendencioso, como seria num jogo contra outro grande como o Sporting, mas desenganem-se os que pensam que será fácil para o Benfica ultrapassar o Artur Soares Dias na 32ª jornada! Para terem % dos uma ideia da dificuldade, basta referir que nestas últimas 15 épocas, o Benfica só conseguiu arrecadar 61% dos pontos possíveis nos 44 jogos apitados pelo Artur Soares Dias e mesmo sendo o Sporting o 2º adversário com o qual o Benfica apresenta um rendimento médio mais baixo nas últimas 15 épocas, nos 21 Derbies contra o Sporting que não foram controlados por Artur Soares Dias, o Benfica conquistou em média 68% dos pontos possíveis, mas nos 8 apitados pelo Artur Soares Dias apenas conseguiu conquistar 46% dos pontos possíveis. Ou seja, para o Benfica um jogo apitado por Artur Soares Dias é em média mais dificil do que propriamente um jogo contra o seu grande rival histórico, o Sporting com todos os outros árbitros. Na 32ª jornada Benfica tem de ultrapassar Artur Soares Dias com o qual em média apenas conquista 61% dos pontos possíveis, enquanto na 33ª jornada, Benfica tentará ultrapassar o Sporting, com o qual conquista em média 68% dos pontos possíveis desde que não esteja Artur Soares Dias em campo, já quando ele está a controlar o jogo o rendimento baixa para 46%.

Como conseguiu ASD ser ainda um obstáculo maior do que é o próprio Sporting para o Benfica? 

É evidente que Artur Soares Dias é o arbitro que mais defende os interesses do FCP em prejuizo do Benfica!

Aqui no último Benfica 1 - Famalicão 0 da 23ª jornada, Artur Soares Dias voltou a demonstrar que não assinala penaltis favoráveis ao Benfica, porque não quer e acabou mesmo exibindo o cartão amarelo ao Otamendi por protestar corte do defesa do Famalicão com a mão que o arbitro não quis assinalar. Artur Soares Dias recorrentemente demonstra dificuldade em assinalar penaltis favoráveis ao Benfica. Por isso, lá atingiu a histórica diferença de 12 penaltis entre FCP e Benfica, mais nenhum outro arbitro conseguiu diferenciar tanto as 2 equipas com melhor rendimento desportivo na Liga (convenhámos, como em média acontece 1 penalti a cada 8 golos, só seria expetável encontrarmos 12 penaltis de diferença entre equipas com cerca de 96 golos de diferença ente elas, obviamente isso nunca acontece entre FCP e Benfica)! Nestas últimas 15 épocas, o Benfica piora o seu rendimento médio contra os rivais quando o arbitro é Artur Soares Dias e o F. C. Porto melhora o seu rendimento médio contra os rivais quando o arbitro é Artur Soares Dias, como se pode comprovar no quadro resumo que se segue:


Quem acompanha o Futebol Português sabe que Artur Soares Dias, com 12 penaltis de diferença entre FCP e Benfica, é o arbitro que criou a maior diferença de penaltis entre estes 2 rivais nas últimas 15 épocas. A forma como este arbitro inclina o campo com nas pequenas decisões, é ainda mais perniciosa do que o que se deteta na diferença de penaltis, é de longe o arbitro que mais diferencia os 2 candidatos. Só mesmo a desesperada tentativa de ajudar o FCP, é que pode levar o Conselho de Arbitragem a abdicar da regra de cada arbitro ser nomeado no máximo por 4 vezes cada um dos candidatos em competição na Liga Portuguesa. O titulo de campeão nunca devia ser decidido por um arbitro predileto!

Ontem na TV, o comentador Sportinguista Rui Santos sabendo que Artur Soares Dias ainda pode ser nomeado para um 4º jogo do Sporting, deu-se ao desplante de pedir Artur Soares Dias no próximo Sporting-Benfica, puderá como Sportinguista que é, sabe perfeitamente que nestas últimas 15 épocas, o Benfica nos 8 Derbies contra o Sporting apitados pelo Artur Soares Dias, em média conquistou apenas 46% dos pontos possíveis, já nos restantes 21 Derbies sem Artur Soares Dias, o Benfica conquistou em média 68% dos pontos possíveis. O Artur Soares Dias prejudica o rendimento desportivo do Benfica!

É não ter vergonha na cara, pedir para se contornar os princípios de igualdade a que todas as equipas devem ter na competição, pedindo que o Artur Soares Dias fosse nomeado para um 5º jogo do Benfica na mesma temporada, algo que nestas últimas 15 épocas, nunca acontece, com nenhum arbitro. Esta temporada, Artur Soares Dias já controlou 4 jogos do Benfica e 4 jogos do FCP (a 4ª e última cartada foi utilizada no Benfica-FCP na 27ª jornada, já chega de influencia deste arbitro na luta pelo título)! 

Por norma cada arbitro apita no máximo 4 jogos de cada um dos candidatos ao titulo por época. É por isso que, vemos que o arbitro mais utilizado mais utilizado pelo Conselho de arbibitragem para controlar os jogos dos candidatos ao titulo (Artur Soares Dias), controlou 165 jogos envolvendo os 4 candidatos ao titulo (apitou 37 jogos do FCP e 44 do Benfica), mesmo assim até a data nunca tinha sido nomeado para apitar 5 jogos na mesma temporada de nenhum dos candidatos.Princípio que também se aplica a Pedro Proença, Jorge Sousa, Nuno Almeida, Fábio Veríssimo e Rui Costa (4º arbitro com mais jogos dos candidatos, 110), árbitros com diversos anos a apitar na Liga, mas nunca foram nomeados para 5 jogos na mesma temporada de nenhum dos 4 candidatos ao titulo (FCP, Benfica, Sporting e Braga). Hugo Miguel, com 121 jogos dos 4 candidatos ao titulo, foi o 2º arbitro mais vezes utilizado (apitou 30 jogos do FCP e 29 do Benfica), também no máximo foi nomeado para 4 jogos da mesma equipa por temporada. Carlos Xistra, com 117 jogos dos 4 candidatos foi o 3º arbitro mais  utilizado (apitou 34 jogos do FCP e 24 jogos do Benfica), além da única excepção foi na sua última temporada, que a 33ª jormada foi nomeado para o seu 5º jogo do FCP em 2019/20, para poder estar se despedir dos relvados na festa de campeão do FCP, também no máximo foi nomeado para 4 jogos de cada equipa por temporada. Só os responsáveis do Conselho de Arbitragem saberão porque abriram a excepção de atribuir um 5º jogo ao Artur Soares Dias esta temporada, ou Carlos Xistra em 2019/20 (diria que era para lhe permitir despedir em grande, participando na festa do titulo do FCP), bem que mereceu participar nessa festa, afinal de contas nessa época Carlos Xistra assinalou 5 penaltis favoráveis ao FCP nos 5 jogos que dirigiu! 

Até ao momento em 15 épocas, a única excepção foi o Carlos Xistra, que foi premiado com a atribuição do 5º jogo, de modo a participar na festa do titulo no seu jogo de despedida! Todos os outros árbitros no máximo controlam 4 jogos de cada uma dos candidatos! Haverá alguma razão para ser assim por norma, época após época, com todos os árbitros e agora não! Não se pode alterar uma norma a meio do jogo! O atual Conselho de Arbitragem não tem condições para se manter em funções!

Nomear Artur Soares Dias para controlar o seu 5º jogo do Benfica é o desespero total! O Conselho de Arbitragem perdeu por competo a vergonha, ao lançar a Liga Poruguesa completamente na lama.


Sem comentários: