quinta-feira, 18 de maio de 2023

Nos últimos 100 jogos, o FCP usufruiu de 34 penaltis, o Sporting de 31 e o Benfica de apenas 19


Diretamente com penaltis, foram concedidos 40 pontos ao Sporting, 38 ao FCP e apenas 19 ao Benfica!


Quando em Portugal alguns se vangloriam que nas últimas 3 épocas conquistaram titulos e que obtiveram um nível de conquistas incomparavelmente superior ao de Gil Vicente, V. Guimarães, Santa Clara ou Benfica,  esquecem-se de dizer que estas 4 equipas que se seguem entre o 3º e o 6º com mais penaltis, usufruiíram de bastante menos penaltis do que os que foram atribuidos FCP ou Sporting. É que nas últimas 3 épocas (100 jogos para o campeonato), oa árbitros Portugueses concederam 34 penaltis ao FCP, 31 ao Sporting e depois já bastante distante, temos o 3º clube português com mais penaltis (Gil Vicente, que usufruiu de 22 penaltis), o 4º é o V. Guimarães, que usufruiu de 21 penaltis, o 5º é o Santa Clara, que usufruiu de 20 penaltis e somente em 6º aparece o Benfica, que usufruiu de apenas 19 penaltis, mesmo tendo marcado neste período um total de 224 golos, sendo claramente o melhor ataque em Portugal se descontando-se o efeito direto dos penaltis nos golos que cada equipa conseguiu marcar.

O Benfica, tendo sido capaz de marcar 224 golos nesses 100 jogos, demonstra que em condições arbitrais normais tinha de estar nos lugares de topo, no que se trata do ranking de penaltis e não no meio da tabela, sendo o 6º entre as 12 equipas que disputaram todas as últimas 3 édições da Liga Portuguesa!
Em média, nestas últimas 3 épocas, foi assinalado 1 penalti a cada 7 golos marcados, mas somente o Benfica demora em média 12 golos, para que possa ser assinalado 1 penalti a seu favor, enquanto o FCP e o Sporting em média obtem 1 penalti a cada 6,6 golos marcados!

Apenas 12 équipas participaram em todas as últimas 3 édições da Liga portuguesa, sendo o Benfica o 6º da classificação aos olhos dos árbitros Portugueses e dos penaltis que assinalaram neste periodo.

Quem vê este quadro resumo de penaltis das últimas 3 épocas (100 jogos) só pode concluir que é imperioso ocorrer mudanças na Arbitragem Portuguesa, exige-se que haja equidade entre os candidatos.
Quando haverá mudanças na Arbitragem Portuguesa e o Benfica conseguirá atingir os lugares do topo?

Será que o Fontelas Gomes sabe que em Portugal, os Benfiquistas também merecem ter condições para obter sucesso desportivo? É que da mesma forma que uma boa equipa como o Benfica jamais de deixará ultrapassar na classifcação por outro rival que tenha usufruído de menos 15 penaltis, também é óbvio que conceder 15 penaltis de vantagem aos rivais (FCP ou Sporting), transforma-os nos princpais candidatos a obter sucesso desportivo. Afinal de contas, são 15 penaltis de vantagem do FCP em relação ao Benfica, são 12 penaltis de vantagem do Sporting em relação ao Benfica nas últimas 3 temporadas!








1 comentário:

Coach disse...

Boas meu caro

Por acaso tem registo dos minutos de compensação que o porto tem quando está a perder ou empatado, comparado com o Benfica?