domingo, 12 de fevereiro de 2023

Clássico e a prova dos 9 de que, o Artur Soares Dias é o arbitro que mais favorece os interesses desportivos do FCP em Portugal

Prova nº1 que ASD é o arbitro do todo o quadro da Liga mais  favorável ao rendimento do FCP. 

Todos sabemos que o Sporting é um dos rivais com o qual o FCP tem mais dificuldades em conquistar os 3 pontos (vencer), nas últimas 15 épocas, com todos os outros árbitros que não o Artur Soares Dias, o FCP conquistou em média 53% dos pontos possíveis em 24 clássicos, já nos 6 confrontos diretos entre o FCP e o Sporting dirigidos pelo Artur Soares Dias, o FCP aumentou o seu rendimento médio, para uns incríveis 83% dos pontos possíveis conquistados nesses 6 clássicos arbitrados pelo Artur Soares Dias.


Um arbitro que aumente 30% o rendimento médio do FCP de 53% para 83% seguramente que  favorece o rendimento do FCP! Jogo contra o Sporting arbitrado pelo Artur Soares Dias, é como já começar a partida em vantagem (arbitral), enquanto que com todos os restantes arbitros, estamos a falar de um confronto no qual é expetável que o FCP apenas consiga conquistar metade dos pontos possiveis (53% dos pontos possíveis)!


Prova nº2 que ASD é o arbitro do todo o quadro da Liga mais  favorável ao rendimento do FCP. 

Artur Soares Dias potencia o rendimento do FCP contra o Sporting como se demonstrou acima e comprovadamente se constata que, também favorece o FCP nos confrontos contra o Benfica. Pois, nas últimas 15 épocas, com todos os outros árbitros que não Artur Soares Dias, o FCP conquistou em média 53% dos pontos possíveis em 22 clássicos FCP-Benfica, já nos 7 confrontos diretos entre o FCP e o Benfica dirigidos pelo Artur Soares Dias, o FCP aumentou o seu rendimento médio, para uns incríveis 67% dos pontos possíveis conquistados nesses 7 clássicos arbitrados pelo Artur Soares Dias.

Nenhum outro arbitro controlou mais classicos do que Artur Soares Dias nas últimas 15 épocas, logo seria expetável que os dados estatísticos dos seus jogos fossem os mais aproximados possível da média geral dos clubes com todos os outros árbitros, mas claramente se deteta que não é o caso, pois ele em ambos os casos favoreceu o rendimento médio do FCP contra os seus 2 principais rivais em Portugal.


Prova nº3 ASD que é o arbitro do todo o quadro da Liga mais  favorável ao rendimento do FCP. 

Quem acompanha este Blog, seguramente já tinha conhecimento que nos jogos arbitrados pelo Artur Soares Dias, o clube a que é permitido um maoir rendimento médio é o FCP, que conquistou em média 78% dos pontos possíveis nos 36 jogos do FCP que apitou (denasiado elevado rendimento quando vemos que metade dos jogos do FCP que dirigiu foram confrontos diretos contra os outros 3 candidatos a titulo), enquanto ao principal rival do FCP nas últimas 15 épocas, o Benfica, o Artur Soares Dias apenas permitiu que conquistasse 61% dos pontos possíveis. Ou seja, com a arbitragem do Artur Soares Dias, nas últimas 15 épocas, um campeonato inteiro de 34 jornadas implica em média, o FCP campeão conquistando 79 Pontos, o Sporting 65 pontos e o Benfica apenas 62 pontos (Benfica a 17 pontos do FCP)! Algém acredita que o Benfica em média conquistou menos 17 pontos do que o FCP em cada um dos últimos 15 campeonatos, ridiculo! Como seria isso possível entre, uma equipa com um saldo positivo de 44 golos (Benfica) e outra com saldo positivo de 40 golos (FCP), nos jogos arbitrados por ele nas últimas 15 épocas, sem os penaltis assinalados pelo Artur Soares Dias, o Benfica teria uma vantagem de 16 golos em relação ao FCP (46-30)! 




Retirando da equação os penaltis assinalados pelo Artur Soares Dias, constatamos que nestas últimas 15 épocas, só por si, o Benfica nos 42 jogos apitados pelo Artur Soares Dias apresenta um saldo positivo de 46 golos, enquanto que o FCP tem um saldo positivo de 30 golos nos seus 36 jogos. A grande diferença é que o Artur Soares Dias concede 1 penalti favorável a cada 6 golos marcados ao FCP , mas só concede 1 penalti a favor do Benfica a cada 13 golos marcados pelo Benfica. Na ânsia de tentar travar o Benfica, acabou concedendo 4 penaltis favoráveis ao Sporting nos 8 Derbies Benfica-Sporting que apitou, em nenhum desses jogos o Sporting estava em condicões de ser campeão, a luta era entre o Benfica e o FCP, por isso, é obvio que esses penaltis concedidos ao Sporting foram para ajudar o FCP.


Prova nº4 que ASD é o arbitro do todo o quadro da Liga mais  favorável ao rendimento do FCP. 

Todos nós sabemos que em condições arbitrais normais, as equipas que mais atacam, são as que mais golos acabam marcando e são as que mais penaltis acabam obrigando os adversários a comenter, dai que, é estatisticamente incompreensível, como o Benfica conseguiu marcar 91 golos e sofrer apenas 47 nos 42 jogos arbitrados pelo Artur Soares Dias e mesmo assim, este arbitro tenha conseguido assinalar mais penaltis desfavráveis ao Benfica (-9) do que favoráveis (7). Obrigou o Benfica a competir em desvantagem no que toca a penaltis assinalados, algo impensável de ocorrer com umcandidato ao titulo que oficialmente obteve nesses 42 jogos um saldo positivo de 44 golos (91-47), já ao FCP concedeu um saldo favorável de 10 penaltis (dos 4 candidatos é o que teve a sorte de usufruir de melhor saldo de penaltis nos jogos controlados pelo Artur Soares Dias).


O FCP obter um saldo favorável de 10 decisões arbitrais relevantes (penaltis e expulsões) em apenas 35 jogos, demonstra de uma forma indismentível, que o Artur Soares Dias tende essencialemte a assinalar decisões arbitrais favoráveis aos interesses desportivos do FCP, em desfavor dos do Benfica (principal rival do FCP, obrigado a competir obtendo um saldo nulo de decisões arbitrais em 42 jogos). O Sporting é 2º candidato com melhor saldo de decisões, mas como já foi explicado anteriormente, os 4 penaltis assinalados a favor do Sporting nos 8 confrontos diretos com o Benfica, acabaram por beneficiar mais as possíbilidades desportivas do FCP do que do Sporting (por exemplo, o último penalti que assinalou há 2 semanas no Benfica 2 - Sporting 2, com o Sporting a 12 pontos da liderança, evidentemente que potencialemente é muito mais útil para sucesso desportivo do FCP do que do Sporting). Na única vez, que teve oportunidade de conceder 1 penalti ao Sporting com o clube ainda na corrida pelo titulo, foi no Dragão, ainda com 0-0 no marcador, mas ai, alertado pelo VAR que o Dalot derrubou o Doumbia na área, mesmo assim se recusou a assinalar esse penalti, pudera seria desfavorável ao seu FCP.


Prova nº5 que ASD é o arbitro do todo o quadro da Liga mais  favorável ao rendimento do FCP. 

O Artur Soares Dias defende tanto os interesses desportivos do FCP, que é capaz de não tomar decisões arbitrais relevantes desfavoráveis ao seu FCP mesmo quando o VAR lhe alerta para corrigir um erro arbitral claro e evidente, como aconteceu nesse penalti cometido pelo Dalot ou no cartão vermelho que se recusou a exibir ao Mbemba mesmo alertado pelo VAR num Derby FCP-Boavista.


O Artur Soares Dias há 2 semanas atrás, alertado para um possível contacto foi capaz de aproveitar isso para assinalar o PENALTI PAULINHO, que servia os interesses do FCP, mas anteriormente se tinha recusado a assinalar penalti contra o FCP, ou punir o pisão do Mbemba no tendão de Aquiles,mesmo devidamente alertado pelo VAR dessas faltas/infrações. Caminhando também para ser tão tendencioso, será que ainda vamos ver o Tiago Martins a contrariar o VAR num pisão semelhante ao do Bah protagonizado por um jogador do Sporting no futuro? É bem provável de virmos a assistir a algo semelhante no futuro, tal o descaramento que estes 2 árbitros tem demonstrado a utilizar una dualidade arbitral, consoante esteja em jogo a equipa cujo  rendimento desportivo querem potenciar ou a principal rival que querem prejudicar.


Prova nº6 ASD que é o arbitro do todo o quadro da Liga mais  favorável ao rendimento do FCP. 

Artur Soares Dias, como se pode ver no quadro resumo da prova nº4, nestas últimas 15 épocas no total assinalou 29 penaltis desfavoráveis aos candidatos ao titulo, mas em vez de vermos, cada uma das 4 equipas penalizadas com 25% do total desses penaltis, constata-se que, desses castigadores 29 penaltis, apenas 3 foram assinaldos contra ao FCP (1 deles aos 90 minutos num jogo com o FCP a vencer por 3-0, ou seja, com nenhuma possibilidade de diminuir o rendimento desportivo do clube). Apenas em 10% dos penaltis com que castigou os candidatos, o castigado foi o FCP, contriamente vemos que 31% dos penaltis  desfavoráveis aos 4 candidatos ao titulo em Portugal penalizaram o Benfica (9 penaltis desfavoráveis ao Benfica, de longe é o arbitro que nestes últimos 15 anos assinalou mais penaltis desfavoráveis ao Benfia, para que conste também nenhum outro assinalou no mesmo período 9 penaltis desfavoráveis ao FCP ou Sporting).  Artur Soares Dias após ser coagido pelos SD no centro de treinos da Maia em 06/01/2022 nos jogos seguintes tem feito vista grossa a inumeras infrações cometidas na área do FCP, mesmo que para isso tenha que contrariar a indicação dada pelo VAR, como aconteceu no penalti cometido por Diogo Dalot, aqui seguem-se alguns exemplos dos diversos erros arbitrais evidentes que conduziram aos míseros 3 3 penaltis desfavoráveis ao FCP assinalados em 29 com que castigou os candidatos ao titulo em Portugal.
   
A viciação de resultados como VAR, o Artur Soares Dias também teve, como se viu no jogo da 7ª jornada desta época 2022/23, numa partida em que ignorou 2 infrações cometidas na área do FCP (o FCP é após 20 jornadas, a única equipa em Portugal que ainda não sofreu 1 penalti desfavorável), posteriormente no lance acima documentado, como VAR ignoando os diversos jogadores em fora-de-jogo, ainda viria a mandar o arbitro assinalar o penalti com o qual o FCP fixou o Estoril 1- FCP 1 final aos 99 minutos! Basta esta pequena amostra de 10 infrações na área do FCP acima, aos quais o Artur Soares Dias fechou os olhos, para qualquer um ficar ilucidado, do que ele teve de viciar a competição para chegar ao cumulo de constatarmos que, apenas assinalou 3 penaltis desfavoráveis ao FCP nas últimas 15 épocas, em claro contraste com os 9 com que castigou o principal rival, o Benfica.



Prova nº7 que ASD é o arbitro do todo o quadro da Liga mais  favorável ao rendimento do FCP. 

Não é somente nos penaltis que tem uma tendência favorável ao FCP em prejuizo do Benfica, como se prova por estes diversos exemplos em que perdou expulsões aos jogadores do FCP por vermelho direto ou 2 amarelo. Clique onde diz ver no Youtube para vizualizar a agressão do Pepe ao Taarabt.





Prova nº8 que ASD é o arbitro do todo o quadro da Liga mais  favorável ao rendimento do FCP. 

Entre todos os árbitros das últimas 15 edições da Liga Portuguesa, Artur Soares Dias foi aquele que criou a maior diferença de penaltis entre o FCP e o Benfica, ao conceder uma vantagem de 12 penaltis ao F. C. Porto em relação ao Benfica, o 2º arbitro que mais diferenciou nos penaltis foi o Carlos Xistra com 9 penaltis de diferença e o 3º foi o Pedro Proença que criou 6 penaltis de diferença entre o FCP e o Benfica. No quadro resumo que se segue podemos ver a diferença de penaltis criada pelos 20 arbitros com mais jogos dirigidos dos 2 principais clubes candidatos ao titulo de campeão em Portugal nas últimas 15 épocas.






Prova nº9 que ASD é o arbitro do todo o quadro da Liga mais  favorável ao rendimento do FCP.

Aprova dos 9, que deixa aos olhos de todos evidente e indismentível que o Artur Soares Dias é o arbitro mais favorece o desempenho desportivo do FCP, é que sempre que o FCP tem um confronto direto contra um rival direto na luta pelo titulo, o próprio Sergio Conceição sem um pingo de vergonha na cara, pede que seja nomeado o Artur Soares Dias como aqui denunciamos em 04/03/2021Os responsáveis/representandes do FCP, tal como nós aqui no blog também identificam claramente o Artur Soares Dias, como o arbitro mais favorável aos interesses do F. C. Porto. Puderá com este histórico descomunalmente anormal para o que deve ser um arbitro, que foi possível retratar uma pequena parte nesta publicação para não ser maçador. Acredito que nem o Lider da Claque Fernando Madureira, com a responsabilidade de apitar jogos do FCP ou do Benfica consegueria se revelar tão tendêncioso e inclinar tanto o campo como o Artur Soares Dias inclinou nesses 15 anos.

5 comentários:

Anónimo disse...

Não é qualquer um que consegue extrair conclusões estatísticas de uma amostra de 6 jogos.

Mas o autor do blogue consegue! E as conclusões que extrai são fantásticas. Nomeadamente se atendermos que :

1º) Em nenhum desses 6 jogos houve expulsões

2º) Nos 6 jogos em disputa só houve 1 jogo em que em resultado de decisões arbitrais existe um ajustamento de 2 pontos. 2 pontos em 6 jogos dá - 0.33 pontos por jogo. Se o autor acha muito o que achará em jogos do Benfica dos 0,41 pontos por jogo de Luis Godinho, dos 0,50 pontos por jogo de João Pinheiro, dos -0,48 pontos em jogos do Hugo Miguel, dos -0,67 em jogos de Vitor Ferreira em jogos do Benfica?

Estaria melhor o autor do blogue se em vez de tirar conclusões de 6 jogos, as tirasse de 118 jogos.

Artur Soares Dias apitou desde o início da sua carreira e até ao final da época 21/22 42 jogos do Sporting, 34 do Porto e 42 jogos do Benfica.

O Sporting nos 42 jogos apitados por ASD nesse período de tempo obteve 67% dos pontos em disputa, menos 3% do que os 70% que obteve nos 682 jogos entre 2001/02 e 2021/2022.

O Benfica nos 42 jogos apitados por ASD nesse período de tempo obteve 68% dos pontos em disputa, menos 7% do que os 75% que obteve nos 682 jogos entre 2001/02 e 2021/2022.

E o Porto?

Pois o Porto nos 34 jogos que foram apitados por ASD nesse período de tempo obteve 71% dos pontos em disputa, menos 8% do que os 79% que obteve nos 682 jogos entre 2001/02 e 2021/2022.

Ou seja, dos 3 clube o que se afasta mais nos jogos apitados por ASD é imagine-se o Porto!!!

Palavras para quê? É um artista português!!!!!

Anónimo disse...

O autor do blogue insurge-se porque Artur Soares Dias apenas marcou 3 penalties contra o Porto em 35 jogos.

Mas estranhamente nunca vi o autor escrever uma linha que fosse sobre o número de penalties contra o Benfica assinalados por João Ferreira em 28 jogos.

Não foram 3 penalties. Não foram 2 penalties. Não foram 1 penalties. Foram 0 penalties!!!!

Influência Arbitral disse...

Seria aconselhável se assinasses com um nome/cognome, mas responderei na mesma ao anónimo, os longos comentários que fez, assim o exigem.

Obviamente que não foi numa amostra de 6 jogos que se concluiu que o Artur Soares Dias favorece o rendimento desportivo do FCP em desfavor do Benfica, ao criar uma diferença de 17% entre eles nos jogos que apita, permite ao FCP conqusitar 78% dos pontos possíveis e ao Benfica apenas 61% dos pontos possíveis.

Nas últimas 15 épocas para o campeonato, Artur Soares Dias apitou 6 clássicos FCP-Sporting, nos quais o FCP conquistou uns incríveis 83% dos pontos possíveis, quando os mesmos planteis com todos os outros árbitros, em média o FCP conquistou 53% dos pontos possíveis nesses 24 jogos. Qualquer um percebe que não são os 24 jogos com diversos árbitros é que podem estar influenciados por algum arbitro mas sim o rendimento nos 6 jogos é que foi adulterado. Sporting nos jogos contra o FCP apitados pelo Artur Soares Dias é uma adversário até inferior a média dos adversários que o FCP encontrou nestas últimas 15 épocas, pois em média contra todos na Liga, o FCP conquistou menos de 83% dos pontos possíveis neste mesmo período.

Com todos os outros árbitros, o FCP conquistou em média os mesmos 53% dos pontos possíveis nos 22 clássicos Benfica-Sporting (muitos desses jogos foram dirigidos por Pedro Proença ou Jorge Sousa, cujos dados estatísticos também denotam uma clara tendência favorável ao FCP), mas nos 7 jogos apitados pelo Artur Soares Dias, o FCP aumenta também nesse caso o seu rendimento médio de pontos conquistados, conquistou 67% dos pontos possiveis nesses 7 clássicos.

Só em jogos contra os candidatos ao titulo, estamos a falar de 18 jogos (7 contra o Benfica, 6 contra o Sporting e 5 contra o Braga) em que concedeu 4 penaltis favoráveis ao FCP e o único desfavorável ao FCP nesses confrontos com os 3 candidatos ao titulo, foi aos 89 minutos de um jogo com o marcador em FCP 3 - Braga 0 (sem nenhuma possibilidade de influenciar a repartição dos pontos).

Não sei onde consultaste os dados de 2001/2 a 2007/8, aqui no blog só temos uma base de dados das últimas 15 épocas (472 jogos de cada equipa, já é uma significativa amostra para ter conclusões bem fundamentadas, até porque duvido muito que antes do apito dourado o FCP não usufruisse de uma maior vantagem arbitral do que os 34 penaltis de vantagem que leva em relação ao Benfica nas últimas 15 épocas). Artur Soares Dias, sozinho é responsável por 12 desses 34 penaltis que o FCP leva de vantagem, foi de longe o arbitro que mais diferenciou os 2 principais candidatos ao titulo em Portugal nas últimas 15 épocas. Mesmo o Pedro Proença, que é quem tem a 3ª maior diferença, diferenciou os clubes em 6 penaltis, apenas metade do que fez Artur Soares Dias.

Por muito que não se queira reconhecer, é evidente que Artur Soares Dias favorece o rendimento desportivo do FCP. 36 jogos em que metade deles (18) é contra os outros 3 candidatos ao titulo, o rendimento médio da equipa é praticamente igual ao que o FCP obtem em média, os defrontando apenas por 6 vezes em cada campeonato de 34 jornadas! 36 jogos equipara-se praticamente a um campeonato inteiro de 34 jornadas.

Achas aceitável num campeonato, o campeão usufruir de uma vantagem de 12 penaltis para sequer o último classificado, quando mais para o 2º? Eu se me dissessem que o atual Conselho de Arbitragem iria cair porque permitiu ao FCP uma vantagem de 12 penaltis e que na próxima temporada seria o Benfica a jogar com 12 penaltis de vantagem sobre o FCP, eu também aqui não teria dúvidas em concluir que o campeonato é viciado. É impossível ocorrer 12 penaltis de diferença entre os 2 primeiros, normalmente ocorre 1 penalti a cada 7 golos, logo 12 penaltis de diferença só ocorre entre equipas com 84 golos de diferença (algo dificil de ocorrer mesmo entre o 1º e o último, em condições arbitrais normais)!

Anónimo disse...

Se o autor do blogue perdesse um pouco que fosse do seu tempo analisar sem lentes vermelhas os números talvez tivesse reparado que:

1. 5 desses 6 jogos do Porto contra o Sporting apitados pelo ASD foram realizados no Dragão (83% dos jogos)

2. Que nesses 5 jogos no Dragão o Porto teve 4 vitórias e 1 derrota. Ou seja, obteve 12 pontos em 15 pontos possíveis . Ou seja 80% de aproveitamento.

3. Que nos restantes 17 jogos no Dragão desde 01/02 o Porto obteve 38 pontos em 51 pontos. Ou seja 75% de aproveitamento.

4. Resulta de 3. e 4. que a diferença entre ASD e os restante árbitros foi de 5%

5. Não sei o que diga sobre a comparação dos resultados obtidos com um arbitro que apitou 83% dos jogos no Dragão com um amostra em que apenas 50% dos jogos são disputados no Dragão .

Na minha opinião não passa mesmo de incompetência.

PS
Os dados de 2001/02 a 2007/2008 estão disponíveis na internet. Se o autor do blogue perdesse menos tempo a escrever comentários ao arrepio do que anuncia nas primeiras linhas do seu blogue (Neste Blog pretende-se DETERMINAR OBJETIVAMENTE OS PONTOS CONQUISTADOS pelas equipas ANTES DUMA EXPULSÃO E SEM INFLUÊNCIA DE UM ÚLTIMO GOLO DE PENALTI.) rapidamente chegaria a esses números…….

Anónimo disse...

O autor do blogue gosta de tirar conclusões apressadas sobre situações que não domina:

“Qualquer um percebe que não são os 24 jogos com diversos árbitros é que podem estar influenciados por algum arbitro mas sim o rendimento nos 6 jogos é que foi adulterado.”

Se não fosse maçada poderá o autor do blogue explicar como é que Artur Soares Dias adulterou os resultados nesses 6 jogos?
1º) Recordo-lhe que em nenhum desses 6 jogos houve expulsões
2ª) No que respeita a penalties só houve um penalti. Marcado quando o Porto esteva a perder por 0-1 e num jogo em que o Porto perdeu por 1-3….

Para lhe facilitar o trabalho aqui vão os dados relativos aos 6 jogos em questão:

12/02/2023 SCP-FCP 1-2 Jornada 20
02/03/2018 FCP-SCP 2-1 Jornada 25
30/04/2016 FCP-SCP 1-3 Jornada 32
01/03/2015 FCP-SCP 3-0 Jornada 23
27/10/2013 FCP-SCP 3-1 Jornada 08
17/04/2011 FCP-SCP 3-2 Jornada 27

É realmente espantoso tantas linhas sobre uma suposta manipulação feita por um árbitro a favor de um clube (FCP) quando os dados disponíveis mostram que relativamente a esse arbitro é esse clube que dos 3 grandes regista um afastamento maior do que era suposta ser a sua taxa de aproveitamento:

Porto: 71% com ASD versus taxa de aproveitamento média de 79% : menos 8 %
Benfica: 68% com ASD versus taxa de aproveitamento média de 75% : menos 7 %
Benfica: 67% com ASD versus taxa de aproveitamento média de 70% : menos 3 %