quinta-feira, 16 de fevereiro de 2023

As diferenças entre um competente arbitro Europeu e um da Liga Nacional (Liga da VARgonha)

Benfica contra o Braga viu 5 amarelos e 2 vermelhos, pelas 6 faltas que cometeu em 120 minutos e agora contra o Club Brugge fez 8 faltas e viu 1 amarelo! Até parece completamente outro desporto!

Contra o Club Brugge, ainda na 1ª parte com o resultado em aberto (0-0), Gonçalo Ramos é pontapeado por trás dentro da área, o arbitro assinala logo penalti, nem foi preciso esperar pela intervenção do VAR, quando os árbitros não se revelam tão tendenciosos, este Benfica tem tudo para obter sucesso desportivo, agora nas condições em que o Benfica compete em Portugal, lances semelhantes a este não os comandados do Fontelas Gomes teimam em não assinalar penaltis favoráveis ao Benfica, até mesmo em casos como aconteceu na última 5ª feira, em que Tiago Martins não foi capaz de assinalar aos 20 minutos um penalti nítido, nem o VAR Fábio Melo, teve a honestidade de alertar o arbitro do erro claro e evidente que estava a cometer. Como é possível perante essas imagem do Guedes a ser pontapeado por trás, um individuo que está a cumprir uma função de arbitro, possa dizer ao arbitro que não viu nenhuma infração cometida na área? Estes 2 últimos jogos, do Benfica deixam evidente a enorme diferença que é as infrações na área serem sancionadas ou não pelo arbitro, só nessa simples decisão de um individuo poderá estar a diferença entre ser eliminado ou ter sucesso desportivo.

Há muitos comentadores e putativos "especialistas da especialidade futebolistica", que com a maior cara de pau conseguem afirmar sem se rir perante as câmaras de TV, que o Benfica nestas últimas 3 épocas quase que não usufruiu de penaltis na Liga da VARgonha, porque ataca pouco, chega poucas vezes a área (rídiculo quando se constata que o Benfica foi quem marcou mais golos só por si descontando os penaltis) ou porque os avançados Benfiquistas não sabem cair na área (que lhes falta o "curso de piscineiro Taremi" ou a arte suficiente para sacar "Penaltis Paulinho"), quando se vê que os mesmos jogadores, em representação do mesmo Benfica, com os árbitros Europeus já consegue usufruir de penaltis a seu favor. Nas últimas 3 épocas, com os árbitros Eurppeus 

Nas últimas 3 épocas, o mesmo plantel do Benfica em Portugal usufruiu de 13 penaltis em 88 jogos em que marcou 198 golos, ou seja, em média usufrui de um penalti a cada 15 golos marcados, já com os árbitros Europeus, consegui usufruir de 11 penaltis em 34 jogos, ou seja, usufruiu de um penalti a cada 7 golos marcados. Afinal o Benfica chega a área, consegue obrigar os adversários a cometer infrações na sua área, mesmo sabendo nós que grande parte dos 34 jogos Europeus foram contra o PSG, Juventus, Bayern, Barcelona, Liverpool, Ajax, PSV, Dinamo Kiev, Bruges, etc, mas ainda nos querem fazer crer que o Benfica chega menos vezes a área adversária em Portugal defrontando maioritariamente os colossos Estoril, Arouca, Vizela, Gil Vicente, Portimonense, Boavista, Rio Ave, Marítimo, Casa Pia, etc!

Em Portugal, nas últimas 15 épocas, foram assinalados 461 penaltis favoráveis aos 4 candidatos ao titulo (139 penaltis favoráveis ao FCP, 126 favoráveis ao Sporting, 114 favoráveis ao Benfica e 82 favoráveis ao Braga), sendo que em conjunto marcaram 3.773 golos, ou seja, no acumulado de 472 jogos de cada uma das 4 equipas, em média ocorre 1 penalti a cada 8 golos marcados. 

O futebol é um jogo em que em condições arbitrais normais, vamos encontrar sempre uma correlação positiva entre a nº de golos marcados e o nº de penaltis, quanto mais se ataca, mais vezes se chega a área adversária, mais penaltis se obriga o adversário a cometer e mais golos se consegue marcar. As equipas que lutam pelos mesmos objetivos tendem a usufruir de números muito semelhantes de penaltis, é de todo impensável encontrarmos uma Liga Profissional de futebol em que após 88 jogos, 2 equipas que lutam pelos mesmos objetivos tenham 16 penaltis de diferença entre elas (o FCP e o Sporting usufruiram neste período em média de 1 penalti a cada 7 golos marcados, assim sendo, 16 penaltis de diferença só seria expetável de acontecer entre 2 equipas que registaram um diferença de 112 golos entre elas) e não constatarmos que aos rivais do Benfica foram concedidos o dobro ou mais penaltis do que foram concedidos ao Benfica,  que seguramente com mais 16 penaltis seria o melhor ataque das últimas 3 épocas. Compreendem agora porque razão que uma equipa como o Benfica que está em vias de conseguir estar 2 épocas seguidas entre as 8 melhores equipas Europeias, não consegue vencer nenhum trofeu em Portugal a mais de 3 anos (nem campeonato, nem Taça de Portugal, nem Taça da Liga!

2 comentários:

Rui dos Santos disse...

É só ver as estatisticas da GOALPOINT, o S.L.B. é a equipa da Liga com mais ACÇÕES na area adversária.
O ROUBO agora não é só nos penaltis, mas tb nos amarelos e vermelhos carregados na equipa e perdoados aos adversários.

dezazucr disse...

Convém recordar em que condições é que assinalaram penalidades ao Benfica nas 2 épocas anteriores, quando já não contavam para nada, ou seja, quando já o Benfica não tinha qualquer hipótese de ganhar algo.