domingo, 19 de fevereiro de 2023

A Liga da VARgonha também se destaca pelos penaltis que o arbitro/VAR não sanciona

Numa era em que está em vigor o VAR, é incompreesível como o VAR Luis Ferreira consegue ignorar infrações evidentes para qualquer elemento neutro que esteja tranquilamente em frente a uma TV, com a função de ajudar o arbitro a defender a verdade desportivo e a integridade da competição.

Já aqui no blog demonstramos que a Liga Porruguesa é uma das que são assinaladas mais frequentemente grandes penalidades, é por isso que o FCP é entre os 116 clubes que disputam as 6 principais Ligas de Futebol da Europa, a equipa que usufruiu de mais penaltis assinalados a seu favor na sua Liga Nacional e o Sporting é a 3ª equipa com mais penaltis, somente 1 a menos do que as que usufruiu o PSG, equipa que nestas últimas 5 temporadas marcou 415 golos, enquanto no mesmo período o FCP apenas marcou 356 golos e o Sporting apenas marcou 299 golos.

A evidência de que existe uma enorme influência arbitral na Liga Portuguesa, não se nota somente no nº de penaltis favoráveis que são assinalados a favor do FCP e Sporting comparativamente ao Benfica, também se nota na extrema dificuldade que existe em assinalar penaltis desfavoráveis aos candidatos ao titulo em Portugal. Como já vimos, em Portugal em média é assinalado 1 penalti a cada 9 golos, daí que se estranhe que nas últimas 3 épocas, o Benfica, com 13 penaltis, é apenas a 10ª equipa Portuguesa que usufruiu de mais penaltis, o Sporting usufruiu de 26 penaltis (o dobro do Benfica) e o F. C. Porto usufruiu de 29 penaltis (mais do dobro do Benfica). É inadmissível após 89 jogos, vermos equipas que lutam para os mesmos objetivos com 16 ou 13 penaltis de diferença entre elas. Quando analisamos os penaltis desfavoráveis aos candidatos ao titulo que são assinalados em Portugal, constatamos que também são menos penalisados do que os candidatos das outras 5 melhores Ligas de Futebol da Europa.

Decorridas 21 jornadas, é verdade que já só existe em Portugal 1 clube que ainda não foi castigado com nenhum penalti desfavorável assinalado pelos árbitros Portugueses, o F. C. Porto, que curiosamente quando analisamos todos os 4 principais candidatos ao titulo de todas as 6 principais Liga Europeias, vemos que o F. C. Porto é também a equipa menos penalisada entre todas elas. 

Por qui se vê, que aos olhos dos árbitros, nestas últimas 3 épocas, em Portugal só o FCP e o Sporting tiveram condições arbitrais para lutar pelo titulo de campeão, as 2 equipas juntas, usufriram de 82% do saldo de penaltis que foi concedido aos 4 candidatos ao titulo.

Nesta época 2022/23, analisando as qualidades defensivas das equipas Portuguesas, temos:

  • Benfica, com 12 golos sofridos (já penalizado com 2 penaltis desfavoráveis).
  • F. C. Porto, com 12 golos sofridos, sendo a única equipa que ainda não sofreu nenhum penalti desfavorável.
  • Braga, com 20 golos sofridos (já penalizado com 2 penaltis desfavoráveis).
  • Casa Pia, com 20 golos sofridos (já penalizado com 7 penaltis desfavoráveis, ou seja sem penaltis desfavoráveis como o FCP, poderia neste momento ter apenas 13 golos sofridos após 21 jornadas disputadas).
  • Guimarães, com 20 golos sofridos (já penalizado com 2 penaltis desfavoráveis, ou seja sem penaltis desfavoráveis como o FCP, poderia neste momento ter apenas 18 golos sofridos).
  • Sporting, com 21 golos sofridos (já penalizado com 4 penaltis desfavoráveis, ou seja sem penaltis desfavoráveis como o FCP, poderia neste momento ter apenas 17 golos sofridos).

Sem comentários: