terça-feira, 21 de fevereiro de 2023

FCP e Sporting são as 2 equipas Europeias que usufruiram de mais penaltis na sua Liga Nacional nas últimas 5 épocas

Nas últimas 5 épocas, apenas o FCP e o Sporting usufruiram de mais de 50 penaltis favoráveis na Liga, nem o Bayern Munique, crónico campeão Alemão e melhor ataque Europeu das últimas 5 épocas, com 445 golos, nem o Manchester City campeão por diversos vezes nestes últimos 5 anos, com 439 golos marcados é o 2º melhor ataque Europeu, nem o PSG, crónico campeão Francês e 3º melhor ataque Europeu com 439 golos, tiveram a sorte de usfruir do mesma sorte com os penaltis.

Quando se analisa o agregado das últimas 5 épocas, nas 6 principais campeonatos de futebol na Europa, nas grandes Ligas disputadas por 20 equipas, temos neste momento as equipas Inglesas com 176 jogos disputados, as equipas Francesas também com 176 jogos disputadas, as equipas Italianas com 175 jogos disputados e as equipas Espanholas com 174 jogos disputados, sendo que a Liga Alemã e a Liga Portuguesa as únicas disputadas por apenas 18 equipas, dai que que nas últimas 5 épocas, em Portugal cada equipa tenha disputado apenas 157 jogos (34x4+21=157). 

Mesmo com apenas 157 jogos realizados, constata-se que, com surpresa ou talvez não, na Liga Portuguesa estão as 2 equipas que usufruiram de mais penaltis assinalados a seu favor nos últimos 5 campeonatos (desde 2018/09 até 2022/2023). Neste período foram assinalados 51 penaltis favoráveis ao F. C. Porto e com os 2 penaltis desta semana passaram a ser também 51 favoráveis ao Sporting. 

A 3ª equipa Europeia, que usufruiu de mais penaltis favoráveis, foi o PSG, o crónico campeão Francês que atualmente caminha lider da classificação para o seu 8º titulo de campeão nas últimas 10 temporadas. A equipa francesa com um nº de penaltis mais próximo ao do PSG é o Lille que usufruiu de 38 penaltis, menos 12 do que o PSG. Lille foi o último clube que conseguiu terminar a frente do PSG em 2020/21.

Quem vê o nº acumulado de penaltis que o FCP e o Sporting usufruiram nas últimas 5 épocas, chega a conclusão que, em toda a Europa somente o PSG consegue se equiparar no mesmo grupo de cubes, que já usufruiram de 5 dezenas de penaltis. 

No caso do PSG foram 50 penaltis favoráveis em 176 jogos e não apenas 157 jogos, de realçar que o PSG marcou 415 golos, ou seja, em média usufruiu de 1 penalti a cada 8 golos que conseguiu marcar, enquanto o FCP e o Sporting em média usufruem de 1 penalti a cada 7 e 6 golos marcados respetivamente. Como o Benfica usufruindo de 1 penalti a cada 12 golos que consegue marcar conseguirá competir com o FCP e o Sporting, os campeões Europeus de penaltis nas últimas 5 temporadas. 



Quando vemos que nas últimas 5 épocas, o melhor ataque em Portugal, o Benfica com 375 golos marcados não é nem sequer o 2º ou 3º clube que acabou tendo mais penaltis assinalados a seu favor, só podemos chegar a conclusão, que existe viciação arbitral em Portugal, pois em condições arbitrais normais após 157 jogos, deveria ser evidente nos nºs uma correlação positiva entre os penaltis e os golos marcados. Não é admissível, o Benfica com 375 golos marcados, ter menos penaltis assinalados a sei favor, do que equipas com apenas 356 golos, 302 ou mesmo 204 golos marcados!
É obrigatória uma mudança radical na Arbittragem em Portugal, como está não pode continuar!
Só os responsáveis pela arbitragens ainda não perceberam o que os dados estatísticos deixam a nu!



Sem comentários: