sábado, 1 de outubro de 2022

Sem surpresas Bracarenses: Artur Soares Dias nomeado é garantia de sucesso desportivo do FCP

Com um fulgurante inicio de temporada (6 vitórias seguidas depois do empate na ronda inicial com o Sporting), o Braga do estreante Artur Jorge entrou para esta 8ª jornada acreditando, que poderia ser esta a temporada em que, finalmente conseguiria o seu 1º titulo de campeão Nacional, mas seria prudente não olvidar as curiosas vicissitudes da Liga Portuguesa. É que, derrotar o FCP num jogo arbitrado pelo Artur Soares Dias, não é uma tarefa fácil para qualquer treinador no mundo inteiro! Quantos se podem gabar de ter vencido o FCP quando está reforçado pelo Artur Soares Dias em campo? 

É algo, só mesmo ao alcance duma raposa velha! Jorge Jesus foi o único treinador a vencer o FCP para o campeonato, em jogos apitados pelo Artur Soares Dias! 1 único! Incrível, né! Incrível, este dado estatístico de um arbitro que é internacional há tantos anos, ele que apitou o FCP no campeonato pela 1ª vez na época 2005/06, ou seja, 18 anos a apitar o FCP!

É a a pura verdade, que os responsáveis pela arbitram em Portugal sabem de ginjeira! Aquando da nomeação, todos os que estão atentos as questões arbitrais, já sabiam que simplesmente por se tratar  de um jogo controlado por este arbitro, as probabilidades do Braga ser bem-sucedido, seriam diminutas neste confronto no Dragão.

O jovem treinador Artur Jorge não conseguiu entrar no restrito lote dos afortunados treinadores, que conseguiram ser extremamente competentes na preparação da sua equipa, ao ponto de vencerem o FCP num jogo arbitrado pelo Artur Soares Dias. Desde que Artur Soares Dias é arbitro, já apitou 49 jogos do FCP (9 vezes contra o Benfica, 6 vezes contra o Sporting, 7 vezes contra o Braga, etc), mas os 2 únicos treinadores que conseguiram tão extraordinário feito de derrotar o FCP nesses 49 jogos foram o:

  • Jorge Jesus, que no inesquecível jogo com os 11 Eusébios conseguiu a única derrota de sempre do FCP para o campeonato num jogo arbitrado pelo Artur Soares Dias, numa altura da época em que matematicamente o FCP ainda estava na luta pelo titulo. Incrível, com a arbitragem do Artur Soares Dias, nos jogos que verdadeiramente contam para o campeonato, o FCP só terminou derrotado por 1 única vez, pois o Artur Soares Dias sempre fez todos os possíveis para evitar o insucesso desportivo do FCP. Nesse Benfica 2 - FCP 0, ainda com o Benfica a vencer apenas por 1-0, Artur Soares Dias, fez vista grossa ao corte do Mangala com a mão na área, mas nem assim conseguiu evitar a derrota do FCP nesse dia. Convenhamos, num jogo disputado em pleno Estádio da Luz, em que o Benfica entrou com 11 Eusébios em campo, é compreensível que nem mesmo, o Artur Soares Dias consiga salvar o FCP nesse dia. Jorge Jesus nas 6 épocas em que esteve no Benfica, também conseguiu derrotar o FCP por 3-2 num jogo da Taça de Portugal, arbitrado pelo Artur Soares Dias. Jorge Jesus na extraordinária época realizada ao comando do Sporting (em que obteve 86 pontos, que é historicamente o máximo de pontos conquistado no clube), também venceu o FCP, mas foi na 32ª jornada e aí o FCP já não tinha matematicamente hipóteses de se sagrar campeão, aliás nessa altura o que interessava aos portistas, era mais que o Sporting conseguisse evitar o tricampeonato do Benfica, por isso, seguramente aos olhos dos portistas como Artur Soares Dias, não foi propriamente uma derrota (se bem que não podemos esquecer que, nesse jogo aos 34 minutos ainda concedeu 1 penalti favorável ao FCP, que permitiu na altura voltar a igualar o jogo 1-1, mas o Sporting acabaria mesmo vencendo por 3-1). 
  • Carlos Carvalhal, no Braga que já trazia uma vantagem de 3-1 na 1ª mão e entrou muito forte no jogo da 2ª mão da 1/2 final da Taça da Portugal, fazendo 3 golos sem resposta nos primeiros 28 minutos, antes do Artur Soares Dias entrar em cena, expulsando um jogador do Braga aos 34 minutos, mesmo em inferioridade numérica, o Braga somente permitiu ao FCP atenuar a derrota para 3-2. Num jogo comandado por Artur Soares Dias, Jorge Jesus foi o único a conseguir vencer o FCP em jogos para o campeonato, mas mesmo para as competições menores, além do Jorge Jesus, apenas Carlos Carvalhal o conseguiu. Como se vê, mesmo num dia inspiradíssimo dos Bracarenses, que conseguiram estar a vencer por 3-0 na primeira meia hora de jogo, foi preciso muita luta, um esforço épico da equipa para terminar o jogo com uma vitória por 3-2, conseguindo defender a sua baliza com os 10 jogadores que tinha em campo desde a primeira parte. 

Apenas 2 treinadores já venceram o FCP em jogos dirigidos pelo Artur Soares Dias, foram só 4 derrotas do FCP em 49 jogos, 4 jogos em que os jogadores do FCP tiverem péssimos desempenhos, ao ponto de permitir aos adversários a oportunidade de marcar 3 golos, somente no jogo dos 11 Eusébios, esse 3º golo não foi efetivamente marcado, mas mais como resultado do esforço do Artur Soares Dias, que se recusou a assinalar, o penalti flagrante que o Mangala cometeu, numa tentativa desesperada de manter o FCP na luta pelos pontos desse jogo. Para perder, o clube tem de estar num dia muito mau.

Segue-se está o quadro resumo dos 49 jogos do FCP contra cada adversário, apitados pelo Artur Soares Dias, resultaram em 33 vitórias (Dados que podem ser consultados no site ZEROZERO).

Quando se olha este quadro, confirma-se alguns dados estatísticos que nos demonstram claramente que o Artur Soares Dias não é um elemento neutral no jogo, quando está envolvido o FCP na equação, pois:
  • Com a arbitragem do Artur Soares Dias, vemos que o FCP defrontou o Benfica por 9 vezes, tendo marcado 13 golos e o Benfica marcou 11 golos. O arbitro conseguiu conduzir esses 9 jogos entre estes principais candidatos em Portugal, em que houve apenas 2 golos de diferença entre as equipas (esta diferença advém do golo de penalti que assinalou ao Ferro, quando ele foi anteriormente empurado nas costas pelo Tiquinho Soares), de modo a que se traduzissem em 5 vitórias do FCP, 2 empates e apenas 2 vitórias do Benfica. 
  • Com a arbitragem do Artur Soares Dias, vemos que o FCP defrontou o Sporting por 6 vezes (14 golos marcados e 8 sofridos), conseguindo arrecadar 5 vitórias, a única excepção foi 1 vitória do Sporting, no tal jogo da 32ª jornada de um campeonato que já só convinha ao FCP, que o Sporting interrompesse o tricampeonato do Benfica.
  • Com a arbitragem do Artur Soares Dias, vemos que o FCP defrontou o Braga por 7 vezes (14 golos marcados e 10 sofridos, sendo que 3 desses 4 golos de vantagem aconteceram ontem), Artur Soares Dias conduziu estes 7 confrontos a 3 vitórias do FCP, 3 empates e apenas 1 vitória do Braga. Antes da atual goleada de 4-1 do FCP sobre o Braga neste último jogo, qualquer um com muita perplexidade conprovaria que FCP, em 21 jogos contra os outros 3 candidatos ao titulos, somente com uma vantagem de 9 golos sobre esses rivais teve a sorte de ter conseguido obter mais 8 vitorias do que as derrotas averbadas (o FCP usufruíu nesses 21 jogos de 6 penaltis favoráveis e sofrendo 2 desfavoráveis, que assinalou nos últimos minutos de jogos em que o FCP já não corria risco desportivo, vencia por 3 e 2 golos de diferença). Isto é a extrema arte Artur Soares Dias, que grande optimização dos poucos golos do FCP em rendimento pontual.
  • Aqui no Blog, nos acompanhamos estatisticamente o nº de decisões arbitrais tomadas por cada arbitro nas últimas 15 épocas e inacreditavelmente, comprova-se que nesse período analisado, o Artur Soares Dias assinalou 54 decisões arbitrais desfavoráveis aos 4 candidatos ao titulos, mas dessas 54 apenas 6 foram para punir o FCP (3 penaltis e 3 expulsões), já para punir o Braga foram 20, para punir o Benfica foram 14 decisões desfavoráveis (8 penaltis e 7 expulsões) e 14 para punir o Sporting (7 penaltis e 7 expulsões). Artur Soares Dias nos últimos 15 campeonatos assinalou 13 penaltis favoráveis ao FCP e tambem 3 expulsões, permitindo assim ao FCP conquistar, uns incríveis 80 pontos em 34 jogos, tendo em conta que 17 desses 34 jogos foram confrontos diretos contra os outros 3 candidatos ao titulo. É que nas últimas 15 épocas, apenas por 5 vezes, o FCP conseguiu fazer mais de 80 pontos numa temporada e olhe que, por época, seguramente o clube não tem metade dos jogos contra candidatos ao titulo, em vez de 17 jogos contra candidatos são apenas 6 jogos contra os candidatos ao titulo em cada temporada. Comprova-se que com Artur Soares Dias só o FCP pode ser campeão em Portugal, com ele em média o FCP conquista 78% dos pontos possíveis, o Sporting conqusista 64% dos pontos e o Benfica 62% dos pontos possíveis. Havendo mais de 10% de diferença, então essas equipas não são equipas que jogam pelos mesmos objetivos.
  • Artur Soares Dias, é comprovadamente entre todos árbitros os que participaram nas últimas 15 épocas na Liga Portuguesa, aquele que garante a maior diferença de penaltis entre o F. C. Porto e o Benfica, sozinho é responsvel por 11 penaltis de vantagem do FCP em relação ao Benfica. 11 penaltis de diferença, mesmo tendo apitado 41 jogos do Benfica e 34 jogos para o campeonato do FCP, em que o FCP conquistou 80 pontos, mesmo sendo metade desses jogos confrontos ditretos contra os outros 3 candidatos ao título (17 dos 34 jogos)! É incompreensível, como o arbitro que mais diferencia arbitralmente os 2 principais candidatos portugueses, acabou sendo o que foi mais vezes nomeado para apitar, os classicos entre o FCP e o Benfica! A titulo de curiosidade o arbitro com o qual, o Benfica obteve a maior vantagem de penaltis comparativamente ao FCP nestas últimas 15 épocas, foi o Bruno Paixão, com o qual o Benfica obteve uma vantagem de 4 penaltis em relação ao FCP, pois nos 14 jogos do Benfica apitados pelo Bruno Paixão, o clube usufruiu de um saldo de 6 penaltis favoráveis, enquanto nos 7 jogos do F. C. Porto apitados pelo Bruno Paixão, o clube usufruiu de um saldo de 2 penaltis favoráveis.

Os responsáveis pela arbitragem em Portugal não se questionam como é possível, um individuo estar em campo em 49 jogos do FCP durante 18 épocas e conseguir com que somente 2 treinadores tenham efetivamente vencido o F. C. Porto nesse largo período de tempo? 

Dos 49 jogos apitados do clube, 22 deles foram contra os outros 3 candidatos ao título em Portugal, 1 contra o Ajax e 1 contra o Lyon, são 24 jogos que podemos classificar como imprevissíveis em condições arbitrais normais, ou seja, cerca de metade dos 49 jogos que apitou do FCP foram contra equipas que lutam pelos mesmos objetivos que o FCP, mas nesses jogos controlados pelo Artur Soares Dias, o FCP praticamente não perdeu, foram apenas 4 derrotas no total (2 delas nas Taças, 1 num campeonato que já estava matematicamente perdido e 1 única derrota no campeonato quando o FCP ainda estava a disputar o titulo). 

Se alguém ainda acredita, que qualquer encontro do FCP, arbitrado por Artur Soares Dias, não é potencialmente um jogo que será disputado com os dados viciados, então não sei de que informação extra ainda mais esclarecedora falta ser partilhado. Segue-se o quadro resumo dos últimos 15 campeonatos, que temos temos analisado neste blog.

A grande diferença no nº de decisões arbitrais concedidas a cada candidato e o rendimento médio % permitido a cada equipa, nos jogos apitados pelo Artur Soares Dias, deixa bem a vista a sua tendência.


Com o que já se conhece, já é evidente que não há salvação ou sequer esperança de melhorias!

Nomear Artur Soares Dias para jogos em que esão em jogo os interesses portistas é um embuste!

1 comentário:

Cuska disse...

O que é que isso tem a haver com o jogo de ontem?! O Braga foi roubado?