quinta-feira, 16 de junho de 2022

Penaltis - Comparação estatística dos 4 candidatos ao titulo nas últimas 14 épocas

 A Influência Arbitral pode ser mais notória num campeonato do que noutro, para melhor aferirmos o nível de interferência arbitral no rendimento desportivo nada melhor que utilizar os dados estatísticos de uma amostra significativa de jogos. Aqui no Blog, compilamos os dados das últimas 14 épocas (452 jogos de cada equipa) e o agregado total de penaltis assinalados a favor dos 4 candidatos ao titulo foram 442 penaltis, em média é assinalado 1 penalti favorável aos candidatos por cada 8 golos marcados. Os 442 penaltis favoráveis aos candidatos foram assim distribuidos:

  1. F. C. Porto usufruiu de 135 penaltis assinalados a seu favor, conseguindo marcar no total 1.002 golos, ou seja, em média nestas 14 épocas usufruiu de 1 penalti a cada 7 golos marcados.
  2. Sporting usufruiu de 122 penaltis assinalados a seu favor, conseguindo marcar no total 801 golos, ou seja, em média nestas 14 épocas usufruiu de 1 penalti a cada 7 golos marcados.
  3. Benfica usufruiu de 108 penaltis assinalados a seu favor, conseguindo marcar no total 1.041 golos, ou seja, em média nestas 14 épocas usufruiu de 1 penalti a cada 10 golos marcados.
  4. Braga usufruiu de 77 penaltis assinalados a seu favor, conseguindo marcar no total 746 golos, ou seja, em média nestas 14 épocas usufruiu de 1 penalti a cada 10 golos marcados. 
Salta a vista, que no campeonato nacional, temos 2 candidatos (F. C. Porto e Sporting, que usufruem de 1 penalti a cada 7 golos marcados, enquanto os outros 2 candidatos só conseguem 1 penalti a cada 10 golos marcados (Benfica e Braga)! Indiscutivelmente, estatisticamente se comprova que o F. C. Porto e o Sporting usufruem de melhores condições arbitrais, no que toca a penaltis assinalados a seu favor. Quando se agrega dados de 14 épocas (452 jogos de cada equipa), em que vemos que em média é assinalado 1 penalti a favor de cada candidato por cada 8 golos marcados, não seria expectável encontrarmos 2 clubes a usufruírem de 1 penalti a cada 7 golos e os outros 2 a usufruírem de 1 penalti a cada 10 golos marcados. Saberá Fontelas Gomes, explicar como se chegou a estes dados estatísticos agregados nas últimas 14 épocas? Sabendo o porquê destas diferenças, quererá elucidar os adeptos, tornando o futebol Português mais transparente?

Dividindo as últimas 14 épocas em 2 períodos de 7 anos cada, verifica-se que nos primeiros 7 anos, o F. C. Porto foi claramente a equipa que usufruiu de melhores condicões arbitrais, usufruiu de um saldo favorável de 50 penaltis (em 5 destas 7 épocas foi a equipa com melhor saldo de penaltis), seguido do Benfica com um saldo de 34 penaltis, do Sporting com um saldo de 22 penaltis e do Braga com um saldo de 9 penaltis. Já nas últimas 7 épocas, vemos que a equipa em Portugal com melhor saldo de penaltis, continua sendo o F. C. Porto com um saldo favorável de 50 penaltis, agora seguido de muito perto pelo Sporting, que usufruiu de um saldo de 48 penaltis (em 3 destas 7 épocas foi a equipa com melhor saldo de penaltis em Portugal), passando o Benfica a ser a 3ª equipa com melhor saldo de penaltis, com 32 penaltis (nas 2 ultimas épocas foi mesmo o candidato com menor saldo de penaltis) e o Braga com um saldo de 3 penaltis continuou sendo o 4º e último candidato no que toca a ter condições arbitrais mais favoráveis na Liga Portuguesa. 


Aqui está o quadro resumo época a época, com os penaltis assinalados nas últimas 14 épocas.

A classificação dos candidatos pelo saldo de penaltis, mostra-nos que se o rendimento desportivo dependesse exclusivamente das condições arbitrais nas últimas 14 épocas teriámos o seguinte:

  1. F. C. Porto, por 7 vezes foi a equipa com melhor saldo de penaltis, por 6 vezes foi a 2ª equipa com melhores condições arbitrais, 1 só vez como a 3ª equipa com melhor saldo de penaltis e não foi nenhuma vez o 4º, aproveitando estas condições arbitrais que são destacamente as melhores que uma equipa da Liga Portuguesa usufruiu, o FCP oficialmente neste período analisado arrecadou o titulo de campeão por 7 vezes, foi 2º classificado por 4 vezes e foi 3º classificado por 3 vezes. 
  2. Sporting, por 4 vezes foi a equipa com melhor saldo de penaltis, foi a 2ª equipa com melhores condições arbitrais por 5 vezes, 3 vezes no 3º lugar e por 2 vezes foi o 4º candidato, aproveitando estas condições arbitrais, o Sporting oficialmente neste período analisado arrecadou 1 titulo de campeão, foi 2º classificado por 3 vezes, foi 3º classificado por 6 vezes e foi o 4º candidato por 4 vezes.
  3. Benfica, por 3 vezes foi a equipa com melhor saldo de penaltis, foi a 2ª equipa com melhores condições arbitrais por 3 vezes, 6 vezes foi a 3ª equipa com melhor saldo de penaltis e por 2 vezes foi o 4º candidato, mesmo nestas condições arbitrais francamente desfavoráveis, o Benfica nestas últimas 14 épocas, arrecadou oficialmente, 6 titulos de campeão, foi 2º classificado por 5 vezes, 3º classificado por 3 vezes e não foi nenhuma vez o 4º classificado.
  4. Braga, nestas últimas 14 épocas, não foi nenhuma vez, uma das 2 equipas com maior saldo de penaltis na Liga Portuguesa, o que prova que a arbitragem nunca concedeu ao Braga reais condições arbitrais favoráveis para se superiorizar aos outros candidatos, foi por 4 vezes a 3ª equipa com melhor saldo de penaltis e nas restantes 10 épocas, foi o 4º candidato com melhor saldo de penaltis, por isso, nestas condições arbitrais adversas não admira que nestas últimas 14 épocas, não tenha sido campeão, apenas tenha conseguido um 2º lugar, por 4 vezes o 3º lugar, sendo nas restantes 9 épocas foi dos 4 candidatos aquele que ficou na 4º e ultima posição.
Quando comparamos o saldo de penaltis do Benfica (66) e do Sporting (70) nas últimas 14 épocas, vemos que, existe uma vantagem de 4 penaltis para o Sporting. Pode-se afirmar que os 2 clubes usufruiram em termos absolutos de um número de penaltis bastante similar nesses 452 jogos, mas quando vemos que nesse período em analise, o Benfica apresentou um rendimento desportivo médio bastante superior ao do Sporting, em condições arbitrais normais, tal deveria se refletir também nos penaltis que obrigaram os seus adversários a cometer. É estatisticamente inexplicável, como uma equipa que apresenta um saldo favorável de 701 golos em 452 jogos pode apresentar um saldo de penaltis inferior a outra que apenas conseguiu um saldo favorável de 422 golos. Com 279 golos de diferença em 452 jogos, em condições arbitrais normais, é inpossível ocorrer menos penaltis favoráveis a equipa cujo ataque consegue marcar muitos mais golos. Só o Fontelas Gomes ou responsáveis pela arbitragem Portuguesa podem explicar estes dados arbitrais absurdos que se detetam na Liga Portuguesa. Apenas em 6 das 14 épocas o Benfica foi uma das 2 melhores no que respeita ao saldo de penaltis, sendo que em 8 das 14 épocas, o Benfica viu não 1 mas sim, 2 candidados ao titulo a usufruirem de mais penaltis que o Benfica. Em 8 das 14 épocas, aos olhos dos responsáveis pela arbitragem o Benfica não ficaria nas 2 primeiras posições da tabela classificativa.

Em 14 épocas, vemos que o Benfica só conseguiu usufruir de melhor saldo de penaltis do que o Sporting em 5 épocas, tendo o Sporting conseguido usufruir de melhor saldo de penaltis do que o Benfica em 8 épocas e as 2 equipas se equivaleram durante a temporada 2015/16. Fontelas Gomes, consegue nos explicar, as razões destes dados estatísticos tão diferentes entre estas 2 equipas?

Em 14 épocas, vemos que o Benfica só conseguiu usufruir de melhor saldo de penaltis do que o F. C. Porto em 3 épocas, tendo o F. C. Porto conseguido usufruir de melhor saldo de penaltis do que o Benfica em 10 épocas e as 2 equipas se equivaleram durante a temporada 2016/17. Fontelas Gomes, consegue nos explicar, as razões destes dados estatísticos tão diferentes entre estas 2 equipas?

Sem comentários: