terça-feira, 14 de junho de 2022

Evolução do saldo de penaltis dos candidatos ao título nas últimas 14 épocas

Os ignorantes no que toca a influência que a arbitragem tem no rendimento desportivo e fazedores de opinião publica nos diversos órgãos de comunicação social, estão sistematicamente a afirmar que os erros arbitrais acontecem a favor de uns nuns jogos e são desfavoráveis noutros e que a longo prazo, as coisas tendem a se equilibrar. Será que é mesmo assim, na Liga Portuguesa? Não, em Portugal, qualquer um que olhe para os dados, verá que existe uma tendência declarada.

Todos sabemos que quando agregamos 14 épocas (452 jogos de cada uma das equipas), só seria detetável grandes diferenças de penaltis entre equipas que lutam pelos mesmos objetivos desportivos, caso houvesse uma clara viciação arbitral em Portugal, infelizmente é o que acontece na nossa Liga. Os dados objetivos recolhidos das últimas 14 épocas são os seguintes:

  1. O F. C. Porto usufruiu de um saldo favorável de 100 penaltis, para assim, apresentar oficialmente um saldo positivo de 711 golos. Ou seja, sem esta enorme vantagem concedida pela arbitragem, se tivesse competido com um saldo nulo de penaltis poderia apresentar um saldo de golos de somente 611 golos.
  2. O Sporting usufruiu de um saldo favorável de 70 penaltis, para assim, apresentar oficialmente um saldo positivo de 422 golos. Ou seja, com um saldo nulo de penaltis poderia apresentar um saldo de golos de somente 352 golos.
  3. O Benfica usufruiu de um saldo favorável de 66 penaltis, para assim, apresentar oficialmente um saldo positivo de 701 golos. Ou seja, com um saldo nulo de penaltis poderia apresentar um saldo de golos de somente 635 golos. Sem o efeito dos penaltis, o Benfica é destacadamente a equipa que evidencia melhor desempenho desportivo, são mais 24 golos que o FCP (635-611), mais 283 golos que o Sporting (635-352) e mais 355 golos que o Braga (635-280).
  4. O Braga usufruiu de um saldo favorável de 12 penaltis, para assim, apresentar oficialmente um saldo positivo de 292 golos. Ou seja, com um saldo nulo de penaltis poderia apresentar um saldo de golos de somente 280 golos. Uma curiosidade, que salta a vista, se o Braga tivesse usufruído de um saldo favoravel de 70 penaltis tal como o Sporting usufruiu, poderia neste momento apresentar um saldo positivo de 350 golos, quase equivalente aos 352 golos de saldo que o Sporting apresenta. Em 452 jogos, encontrarmos 2 equipas com uma diferença de apenas 2 golos se retirarmos o efeito dos penaltis, é revelador de que o Braga nestas últimas 14 época desportivamente vem demonstrando competência suficiente para poder se intrometer nos 3 primeiros lugares da tabela classificativa. A pouca sorte do Braga é que o nosso campeonato é completamente influenciado pela arbitragem, o Braga tem tido é uma enorme desvantagem de penalti em relação aos 3 grandes em Portugal, pois o FCP usufruiu de mais 88 penaltis, o Sporting de mais 58 penaltis e o Benfica de mais 44 penaltis que o Braga nestas últimas 14 épocas.

Aqui está o gráfico com o saldo acumulado de penaltis dos candidatos nas últimas 14 épocas, em que, em média, cada candidato usufruiu de um saldo favorável de 62 penaltis.

Quando vemos o gráfico com o saldo acumulado de penaltis com que as equipas competiram em Portugal, facilmente se compreende porque o F. C. Porto é o clube que controla a arbitragem em Portugal, por alguma razão, o último jogo da carreira de arbitro do Pedro Proença, Olegário Benquerença, Jorge Sousa, Carlos Xistra foi para serem homenageados pelo F. C. Porto, tal como será o Artur Soares Dias como todos sabemos. Estes 5 árbitros foram os que controlaram 8 em cada 10 classícos Benfica - F. C. Porto nestas últimas 14 épocas, o que demonstra claramente que se procurou nomear para os confrontos diretos os árbitros que são claramente favoráveis ao F. C. Porto. Estes 5 árbitros apitaram 119 dos 452 jogos do F. C. Porto nas últimas 14 épocas e garantiram em conjunto uma vantagem de 31 penaltis do F. C. Porto em relação ao Benfica, ou seja, 31 dos 34 penaltis de vantagem que o F. C. Porto leva é da responsábilidade deste BANDO DOS 5 utilizado pelo Conselho de Arbitragem para apitarem os clássicos.

O Fontelas Gomes sabe que todos os outros candidatos desejavam poder ter usufruido de um saldo favorável de 100 penaltis como foi concedido ao F. C. Porto! Quem não gostaria de ter tamanha vantagem competitiva?

Fontelas Gomes sabe que o Braga não tem a minima hipótese de ser campeão em Portugal, havendo 3 clubes com condições arbitrais (penaltis), muito mais vantajosas do que as que são concedidas ao Braga?

Sem comentários: