segunda-feira, 21 de março de 2022

Esta Liga da VARgonha é realmente decidida por penaltis e expulsões

Ao analisarmos todos os pontos conquistados e golos marcados após uma expulsão nesta época 2021/22, constatamos que:

  1. F. C. Porto, conseguiu marcar 15 golos nos 472 minutos que usufruiu em superioridade numérica. 
  2. Sporting, conseguiu marcar 8 golos nos 170 minutos que usufruiu em superioridade numérica.
  3. Benfica, conseguiu marcar 4 golos nos 163 minutos que usufruiu em superioridade numérica.
  4. Braga, conseguiu marcar 1 golo nos 90 minutos que usufruiu em superioridade numérica.

Em 27 jornadas, jogar 472 minutos em superioridade numérica é uma enorme vantagem competitiva! Uma equipa que tem a sorte arbitral de jogar em superioridade 51 minutos contra o 2º classificado, 43 minutos, contra o 3º classificado 97 minutos contra o 5º classificado, 42 minutos em superioridade contra o 6 classificado, só pode ter sucesso desportivo. Como podia não ter sucesso? Só se não fossem assinalados penaltis a seu favor, enquando via os seus adversários a ser constantemente presenteados com muitos penaltis assinalados ainda com a partida empatada. O FCP lidera a classificação obviamente, pois nas últimas 2 épocas, só diretamente com os penaltis, o FCP pôde acrescentar mais 27 pontos (12 penaltis com o jogo empatado e 3 quando estava a perder por 1 golo), enquanto ao Benfica só foi concedido a oportunidade de acrescentar 5 pontos (2 penaltis com o jogo empatado e 1 quando estava a perder por 1 golo). Nas condições arbitrais atuais, a única equipa Portuguesa a poder competir pelo titulo com o FCP é o Sporting, que apesar de não usufruir de tantos minutos em superioridade numérica, nem de tantos penaltis (uma vez que o FCP teve 21 e Sporting 16 penaltis) ao menos usufruiu da oportunidade de acrescentar mais 25 pontos com os penaltis (usufruiu de 11 penaltis com o jogo empatado e 3 quando estava a perder por 1 golo).


As expulsões podem provocar alterações no marcador, mesmo que não seja de uma forma tão evidente como os penaltis, que se convertem diretamente em golos. Os penaltis que são assinalados com o jogo empatado permitem acrescentar mais 2 pontos, os que são assinalados favoráveis quando estás a perder por 1 golo de desvantagem, podem permitir-te acrescentar diretamente com esse penalti 1 ponto. Todos os adeptos conhecem este efeito dos penaltis no rendimento desportivo das equipas, por isso todos compreendem que existe uma grande diferença entre o penalti assinalado a favor do FCP aos 45 minutos que permitiu fazer o 1-0 contra o Tondela e o penalti assinalado a favor do Benfica, quando já estava a vencer por 5-0 o Belenenses. Enquanto o titulo se disputava, verdadeiramente não foram assinalados penaltis a favor do Benfica nem na época 2020/21, nem na época 2021/22, por isso, chegamos a esse ponto, de vermos que só com penaltis, o Benfica teria uma desvantagem de 22 pontos para o FCP e 20 para o Sporting. Os árbitros concederem duas dezenas de pontos de vantagem em relação a um rival é um brutalidade! Só o Fontelas Gomes é que não percebe, que algo de verdadeiramente anormal se passa na arbitragem nestas últimas 2 épocas!

Estes são os dados estatísticos de penaltis assinalados nas últimas 14 épocas. Incrivel, as últimas 2!


O futebol das equipas foi sempre avaliado pelos golos marcados e golos sofridos e todos sabemos que a forma mais fácil de marcar um golo é através de um penalti! Sabendo que o FCP usufrui nestas últimas 2 épocas de um saldo favorável de 14 penaltis (21-7), o Sporting de um saldo favorável de 12 penaltis (16-4), torna-se por demais evidente, que o Benfica com um saldo nulo de penaltis, não tem as mínimas condições arbitrais, para conseguir anular essa desvantagem de 14 e 12 golos em relação aos rivais. Se realmente sem penaltis não tivesse um desempenho melhor do que o dos rivais, o Benfica não apresentaria um saldo de golos sem penaltis de 85 golos, enquanto os rivais, FCP (80 golos) e Sporting (70 golos). Com os 14 e 12 penaltis, então sim, o FC atinge os 94 golos e o Sporting os 82 golos de saldo de golos oficiais que apresentam nestas últimas 2 épocas. Há viciação na Liga através de penaltis!

A viciação dos resultados desportivos por parte de quem dirige a Arbitragem Nacional, é por demais evidente, quando agregamos mais de 60 jogos. Em condições arbitrais normais ao agregarmos dados de 2 campeonatos, ou seja, mais de 60 partidas de cada equipa, não é suposto encontrarmos grandes diferenças de penaltis e expulsões entre equipas que apresentam rendimentos médios muito semelhantes. Se as encontramos é sinal que existe viciação arbitral na Liga. Em condições arbitrais normais, um candidato ao titulo (1º ou 2º melhor ataque da Liga), nunca seria último ou penúltimo no ranking de penaltis, no acumulado de 2 campeonatos! Isto só acontece com viciação arbitral, Fontelas!

4 comentários:

Carlos disse...

O Bruno Paixão e o Paulo Gonçalves riram-se.

troza disse...

O Bruno Paixão não é aquele com quem o Porto e o Sporting ganharam maior percentagem de pontos disputados que o Benfica no período de tempo incluído numa notícia?

Fantástico... Corrupção para ganhar menos pontos que os adversários com o mesmo árbitro!

A mentira tem perna curta. Vê os dados e pensa no que dizes. Não é por dizeres uma mentira muitas vezes que se torna verdade.

Mark Trencher disse...

Boas Influência Arbitral, obrigado pelo trabalho em prol do Benfica. Só falta uma análise aos golos anulados. Talvez com algum tempo me dê a esse trabalho e partilhe, pois parece-me um dado bastante relevante. O estado de espírito de uma equipa que nunca tem a certeza se os seus golos serão validados pode ter efeitos no seu desempenho. É certo que não existe equipa nenhuma no mundo que tenha a certeza que não terá nenhum golo anulado, mas as percentagens de golos anulados não são iguais para todos e aqui no Corruptugão ainda mais.

Obrigado e saudações benfiquistas

Influência Arbitral disse...

Tem toda a razão, caro Mark Trencher, é deverás intrigante a quantidade de golos anulados ao Benfica, nesta semana foi anulado mais um, foi mais um arbitro a apitar apressadamente antes que a bola entre na baliza, para não possibilitar que o VAR seja chamado a verificar se realmente há ilegalidade no golo ou não.

Já anteriorente tinhamos dedicado algum tempo a contabilizar os golos anulados ao Benfica e na altura, constatou-se que 1 em cada 5 golos que o ataque do Benfica consegue marcar, esse golo acaba anulado pelo VAR. É realmente uma barbaridade, alguém imagina a confiança com que os jogadores do Benfica estariam se fosse o inverso, ou seja, 1 em cada 5 golos sofridos fosse anulado. Aqui está o link: http://influenciaarbitral.blogspot.com/2022/02/rui-costa-com-o-benfica-vencer-por-2-0.html

Essa sorte de golos do adversário anulados, não tem acompanhado o Benfica, só mesmo o FCP, que aos 93 minutos vê o golo do empate do Famalicão anulado supostamente por 4 cm, vê o golo que seria o 3 do Estoril anulado, etc.