quinta-feira, 24 de março de 2022

Dados estatísticos: Penaltis assinalados nas últimas 14 épocas

 

Penaltis assinalados - Porto, Benfica, Braga e Sporting 

Temos os dados atualizados desde a época 2008/09 até a 27ª Jornada da época 2021/22, estamos a falar portanto do resumo do acumulado das últimas 14 temporadas, em que, o F. C. Porto beneficiou de 131 penaltis favoráveis para marcar 984 golos, o Sporting já beneficiou de 116 penaltis favoráveis para marcar 782 golos e o Benfica que marcou 1.031 golos, só beneficiou de 107 penaltis favoráveis. Inacreditavelmente, nestas últimas 14 épocas (445 jogos), o Benfica é destacadamente o melhor ataque em Portugal, mas é apenas o 3º clube que usufruiu de mais penaltis. O Sporting e principalmente o F. C. Porto tiveram a sorte de terem tido muitos mais penaltis do que o Benfica. Os maiores responsáveis por está grande desvantagem de penaltis do Benfica em relação ao F.C. Porto foram:

  1. Artur Soares Dias, em 32 jogos apitados do clube concedeu ao F. C. Porto uma vantagem de 12 penaltis em relação ao Benfica, nestas últimas 14 épocas (Vejam bem o quão viciado é a competição em Portugal, nomearam este arbitro para controlar 7 dos últimos 27 clássicos Benfica-F. C. Porto)! Artur Soares Dias não reúne condições de imparcialidade para apitar estes 2 rivais.
  2. Carlos Xistra, em 34 jogos apitados do clube concedeu ao F. C. Porto uma vantagem de 9 penaltis em relação ao Benfica, nestas últimas 14 épocas (Vejam bem o quão viciado é a competição em Portugal, nomearam este arbitro para controlar 1 dos últimos 27 clássicos Benfica-F. C. Porto)!
  3. Pedro Proença, em 16 jogos apitados do clube concedeu ao F. C. Porto uma vantagem de 6 penaltis em relação ao Benfica, nestas últimas 14 épocas (Vejam bem o quão viciado é a competição em Portugal, nomearam este arbitro para controlar 4 dos últimos 27 clássicos Benfica-F. C. Porto)!
  4. Jorge Sousa, em 27 jogos apitados do clube concedeu ao F. C. Porto uma vantagem de 4 penaltis em relação ao Benfica, nestas últimas 14 épocas (Vejam bem o quão viciado é a competição em Portugal, nomearam este arbitro para controlar 7 dos últimos 27 clássicos Benfica-F. C. Porto)!
Somente estes 4 árbitros, garantem do sucesso desportivo do F. C. Porto nas últimas 14 épocas, sozinhos conseguiram criar uma vantagem de 31 penaltis do FCP em relação ao Benfica. Se neste momento constatamos que com todos os árbitros no geral o F. C. Porto leva uma vantagem de 32 penaltis, já vimos que 31 desses 32 penaltis de diferença são da responsabilidade destes 4 árbitros. Olha a coincidência, estes 4 árbitros sozinhos apitaram 19 dos últimos 27 clássicos, ou seja, controlaram 8 em cada 10 confrontos diretos entre os 2 principais candidatos na Liga Portuguesa! Para se viciar uma competição, bastou ter 4 ou 5 árbitros completamente alinhados em defesa dos interesses desportivos do FCP. Com estes árbitros acima referidos é por demais evidente que não são imparciais, equidistantes, a grande diferença nos penaltis e consequentemente nos rendimentos desportivo dos 2 rivais, os denunciam claramente. Com os restantes árbitros já não se nota esta flagrante diferenciação no tratamento dos candidatos ao título, mas infelizmente para a verdade desportiva, estes outros árbitros equidistantes dos candidatos ao titulo nenhum foi nomeado para apitar 2 dos últimos 27 clássicos.

Aqui está o quadro resumo dos penaltis assinalados nas últimas 14 épocas:



Nestas últimas 14 épocas, só convertendo os penaltis, o FCP poderia acrescentar 143 pontos (usufruiu de 62 penaltis com o jogo empatado e 19 quando estava a perder por 1 golo), o Sporting poderia acrescentar 115 pontos (usufruiu de 47 penaltis com o jogo empatado e 21 quando estava a perder por 1 golo) o Benfica poderia acrescentar 102 pontos (usufruiu de 42 penaltis com o jogo empatado e 18 quando estava a perder por 1 golo). Ou seja, se as equipas em tudo o resto fosse semelhantes, só pelo efeito arbitral dos penaltis, o FCP teria conquistado mais 41 pontos que o Benfica nestas últimas 14 épocas e mais 28 pontos que o Sporting.


Segue-se o gráfico com a evolução do saldo de penaltis dos candidatos nas últimas 14 épocas:



Todos sempre soubemos que o poder na arbitragem ´consegue garantir muito sucesso desportivo, mas o que ninguém esperaria encontrar é uma diferença de 32 penaltis entre 2 equipas que apresentam o mesmo saldo oficial de golos em 445 jogos (quer o F, C, Porto, quer o Benfica, apresentam um saldo positivo de 696 golos). Esclarecido sobre a influência arbitral existente na Liga Portuguesa?
Os dados estatísticos demonstram ou não que tem existido viciação arbitral através de penaltis?

Sem comentários: