quarta-feira, 16 de março de 2022

Benfica continua a fazer história na Europa

Depois de na temporada passada, pela 1ª vez na história, o Benfica, último no Ranking de penaltis dos 116 clubes que participaram nos 6 melhores Ligas de Futebol da Europa, ter milagrosamente se apurado para a Liga dos Campeões, agora temos a mesma equipa que continua traumatizada, sendo a penultima da Liga portuguesa em penaltis nas últimas 2 épocas, a conseguir a proeza de se apurar para os 1/8 final da LC. Este Benfica numa crise profunda de resultados desportivos, afinal tem qualidade para estar entre as 8 melhores equipas Europeias. Nós aqui, no Blog já tinhámos reparado que se todas as equipas jogassem nas mesmas condições arbitrais, todas sem penaltis, nestas últimas 2 épocas, o Benfica apresenta um saldo positivo de 84 golos, o FCP de 80 golos e o Sporting de 69 golos. Sem o efeito dos penaltis, com o melhor desempenho do que os 84 golos que o Benfica conseguiu, somente encontramos, o Manchester City, com um saldo positivo de 96 golos, o Bayern Munique com um saldo positivo de 95 golos. O Benfica não teve condições arbitrais para lutar por nenhum dos titulos de campeão e muito provavelmente o Manchester City e o Bayern Munique vão se sagrar bi-campeãs, tal como o Inter de Milão que também apresenta um saldo positivo de 84 golos sem o efeito dos penaltis. A 6ª e 7ª equipa com melhor rendimento sem o efeito dos penaltis são o PSG e o Real Madrid, que apresentam um saldo positivo de 78 golos e também já tem praticamente garantido 1 titulo de campeão.

No agregado das últimas 2 épocas, apenas temos 100 equipas, que se mantiveram na 1ª divisão nestas últimas 2 edições das 6 melhores ligas de futebol da Europa. Os dados estatísticos comprovam que na Liga Portuguesa, tem privado o Benfica de usufruir de penaltis favoráveis, tem existido viciação arbitral, quer através dos penaltis, quer com recurso as expulsões! Para terem uma ideia, da brutal diferença arbitral entre o Benfica e os seus rivais portugueses nas últimas 2 épocas, podemos verificar que:

  • Foram assinalados 6 penaltis favoráveis ao Benfica e 6 desfavoráveis. O clube jogou, usufruindo de um saldo favorável de 264 minutos em superioridade numérica (8 expulsões favoráveis e 3 expulsões desfavoráveis).
  • Foram assinalados 20 penaltis favoráveis ao F. C. Porto e 7 desfavoráveis. O clube jogou, usufruindo de um saldo favorável de 409 minutos em superioridade numérica (12 expulsões favoráveis e 8 expulsões desfavoráveis). Além dos penaltis as expulsões são também uma forma de adulteração dos resultados desportivos, para se ter uma ideia da importância das expulsões, só nestas 26 jornadas já disputadas na temporada 2021/22, o FCP marcou 15 golos depois de expulsões de jogadores do adversário.
  • Foram assinalados 15 penaltis favoráveis ao Sporting e 4 desfavoráveis.
O anti-Benfiquismo é tal na arbitragem Portuguesa, que nem se apercebem do mal que estão a fazer, prejudicando os representantes dos clubes Portugueses que tem potencial para somar pontos no ranking. A viciação arbitral é tal em Portugal, que 3 dias antes do importante jogo da pré-eliminatória da LC contra o Spartak Moscovo, o Benfica foi obrigado a jogar 43 minutos em inferioridade numérica contra o Moreirense e 3 antes do jogo decisivo com o Ajax para acesso aos 1/4 final, o Benfica voltou a ser obrigado a jogar em inferioridade numérica, desta vez, durante 83 minutos contra o Vizela. Mesmo nestas circunstâncias desfavoravéis, o Benfica lá vai continuando estoicamente em prova.

O Conselho de arbitragem tem de fazer uma completa investigação, das razões que levam que o Benfica, apresente em Portugal dados estatísticos mais consentâneos com as equipas que lutam para não descer do que de uma equipa candidata ao título. Um Benfica, que joga 2 vezes contra o Bayern Munique, Barcelona, Ajax, PSV, Dinamo Kiev, Spartak Moscovo e só é derrotado pelo campeão Alemão, não pode ser a equipa tão fraca (94º no ranking de penaltis), que os comandados do Fontelas Gomes, querem manter no fundo do ranking de penaltis entre as 100 equipas que disputaram as últimas 2 épocas nas 6 melhores Ligas de futebol da Europa.

Aqui estão as 16 equipas que disputaram os 1/8 final da Liga dos Campeões 2021/22, ordenados pela posição que ocupam no ranking de penaltis das últimas 2 épocas nas suas Ligas domesticas, com os golos marcados, os golos sofridos, o saldo de golos e a média de golos para ser assinalado 1 penalti a seu favor. Neste ponto, se comprova que o Benfica é a única equipa que necessita de marcar mais de 22 golos para que seja assinalado 1 penalti a seu favor, quando a média destes 16 clubes é de usufruir de 1 penalti a cada 10,3 golos marcados, já o FCP usufrui de 1 penalti cada 7,1 golos que consegue marcar.

Em média, cada uma das 16 equipas que se qualificaram para estes 1/8 final da LC 2021/22, usufruíram  de 14 penaltis e marcaram 134 golos, já o Benfica marcou 135 golos mas os árbitros Portugueses só assinalaram 6 penaltis favoráveis ao Benfica, é destacadamente o clube que usufruiu de menos penaltis na sua Liga interna, entre todos estes 16 melhores clubes Europeus desta temporada 2021/22.
O Benfica está apurado para os 1/4 final da LC e a amarelo temos as outras 5 equipas que já confirmaram o apuramento, resta saber se os outros 2 apurados amanhã (Chelsea e Juventus em princípio devem ser os felizardos). Uma curiosidade é o Benfica ter eliminado, o Ajax, o clube que apresenta o maior saldo golos na Europa, depois de já ter jogado contra o Bayern Munique (2º maior saldo de golos na Europa). O Sporting foi eliminado pelo Manchester City (3º maior saldo de golos na Europa). 

Entre os 8 clubes apurados para os 1/8 final, só o Bayern Munique (saldo positivo de 104 golos) e o  Manchester City (saldo positivo de 101 golos), apresentam um saldo melhor do que o do Benfica (saldo positivo de 84 golos, mesmo praticamente privado de penaltis e consequentemente em crise interna). Depois, aparece o Liverpool  (saldo positivo de 79 golos), o Real Madrid (saldo positivo de 77 golos), Atlético Madrid (saldo positivo de 58 golos). Obviamente que as hipóteses de sucesso do Benfica na próxima eliminatória aumentariam muito caso o adversário fosse o Villarreal (saldo positivo de 38 golos) ou o Lille (saldo positivo de 43 golos), caso alguma destas 2 equipas consiga sair vitoriosa nos 1/8 final. Ainda é possível a uma equipa Portuguesa, sonhar com o acesso as 1/2 final? Além de um excecional Benfica, já só restam equipas das BIG 5 nesta edição da Liga dos Campeões!

O FCP com 20 penaltis, praticamente já se pode afirmar, que já garantiu que usufruirá de mais penaltis assinalados a seu favor nas últimas 2 épocas, do que o campeão Europeu 2021/22. Está bem encaminhada para se sagrar campeão Europeu do ranking de penaltis nas últimas 2 épocas, já o Benfica, tem de lutar com todas as suas forças para não cair do 94º para 100º e último do ranking de penaltis.

5 comentários:

Mark Trencher disse...

Bom dia Influência Arbitral, talvez dados acerca dos golos anulados ajudassem um pouco mais, mas não duvido que isso dê bastante trabalho e que exista quem seja pago pelo Benfica e que possa fazer essas trabalho. À consideração dos responsáveis do Benfica, se isso lhes interessar claro.

JPF disse...

Parabéns pelo excelente trabalho.

JPF disse...

Parabéns pelo excelente trabalho

dezazucr disse...

Mais uma vez Obrigado pela trabalho de qualidade.
Como diz o Mark, sería também útil uma análise dos golos anulados pelo VAR.

Pena é que o Benfica como organização não faça uso destes Factos para a defesa do Benfica.

Cuska disse...

Agora imaginem o Belenenses...