sábado, 8 de janeiro de 2022

Foram anulados 2 golos ao Estoril. Em Portugal, o VAR é quem decide o resultado que se quer no fim.

Nesta 17ª jornada, para o Estoril - F. C. Porto foi nomeado o arbitro António Nobre, no VAR esteve o Artur Soares Dias, assistido pelo Rui Licínio e mais uma vez, ficou demonstrado a viciação arbitral existente na Liga Portuguesa. Foram anulados 2 golos ao Estoril, o do 3-1 então é escandaloso, tendo em conta o critério que tem sido utilizado até agora na competição, nesse mesmo Estádio! Vergonhoso! 

Quem apenas acompanha o campeonato pelos resultados finais que oficialmente homologados, pode até pensar que o Estoril esteve hoje pior do que quando recebeu outro grande (Benfica), jogo em que conseguiu marcar aos 92 minutos, o golo de empate 1-1 também na sequência de um canto. Contra o Benfica, apesar de as imagens serem claras que, o Gonçalo Ramos é empurrado pelas costas com as duas mãos do Rosier antes deste conseguir cabecear para o golo, o VAR aqui não anulou o golo. Nessa jornada, o Benfica foi literalmente empurrado da liderança, tendo sido ultrapassado pelo FCP e Sporting, situação que se mantem até hoje, em que também na sequência de 1 canto, o atacante do Estoril consegue vencer o duelo aéreo e marcar aquele que seria o 3-1 aos 64 minutos, mas aqui se viu a importância de ter no VAR quem trabalha para o sucesso desportivo do FCP, que tratou de anular esse golo, que seguramente significaria que o clube perderia pontos nesta jornada. Estamos a falar do mesmo campeonato e de equipas com o mesmo objetivo desportivo, só que uma é protegido pelo arbitro/VAR (nas últimas 2 épocas, FCP é a equipa com mais penaltis assinaladas a seu favor e a que tem mais golos sofridos anulados pelo VAR) e a outra (Benfica, é a que tem menos penaltis assinalados a seu favor na Liga Portuguesa e a que tem mais golos marcados anulados pelo VAR). Estes dados estatísticos não acontecem por uma aleatoriedade qualquer, só chegamos a esses extremos, entre equipas com o mesmo objetivo desportivo, porque existe objetivamente influência arbitral na Liga Portuguesa. Por parte de quem dirige o Futebol Português, não há a mínima preocupação nos responsáveis pela arbitragem, em garantir equidade arbitral entre todos participantes na competição.

Porquê? Numa mesma Liga, o VAR valida um destes golos e anula outro, em que não há um empurrão tão evidente quanto no golo que decidiram não invalidar, pois era uma forma garantir, que o Benfica perderia 2 pontos e a liderança isolada da competição (após isso conseguiram a crise que desejavam).
Golos validados e anulados conforme o resultado que o VAR pretende atingir é isso que se vê na Liga!

Antes, o primeiro golo marcado pelo Estoril nesse jogo já tinha sido anulado por 14 cm, tal como tinha sido anteriormente, o golo de empate do Famalicão com o FCP aos 92 anulado por 4 cm, golo do Darwin com FCP anulado por 6 cm, golo do Darwin com o Sporting anulado por 4 cm, etc.
É vergonhoso o que se passa na Arbitragem Portuguesa e os dados estatísticos absurdos a que se chegou, é apenas a consequência duma tendência arbitral vincada, que qualquer um a vista desarmada consegue ver. Não existe um critério arbitral universal, aplicável ao FCP, Sporting, Benfica ou aos seus rivais em cada jornada. 

Todos os adeptos sabem que sendo, os portuenses Artur Soares Dias ou Manuel Oliveira, tenderão a fazer de tudo para que o campeão, seja o clube que representam na arbitragem (FCP), contrariamente os lisboetas Hugo Miguel e Tiago Martins, tenderão a fazer de tudo para que o campeão seja o clube que representam na arbitragem (Sporting), o Benfica tem o azar de ser o alvo a abater por qualquer 1 destes 4 árbitros, que estão descaradamente em busca de fazer do seu clube campeão. É por isso, que chegamos a situação atual em que o Benfica é entre os 116 que disputam as 6 principais Ligas de Futebol da Europa, a equipa que usufruiu de menos penaltis nas últimas 2 épocas (51 jogos), pois em época e meia já decorridas temos:
  1. F. C. Porto, com 17 penaltis penaltis assinalados a seu favor em 51 jogos.
  2. Sporting, com 14 penaltis penaltis assinalados a seu favor em 51 jogos.
  3. V. Guimarães, com 12 penaltis penaltis assinalados a seu favor em 50 jogos.
  4. Santa Clara, com 11 penaltis penaltis assinalados a seu favor em 51 jogos.
  5. Tondela, com 11 penaltis penaltis assinalados a seu favor em 51 jogos.
  6. Moreirense, com 10 penaltis penaltis assinalados a seu favor em 51 jogos.
  7. Gil Vicente, com 10 penaltis penaltis assinalados a seu favor em 50 jogos.
  8. Braga, com 9 penaltis penaltis assinalados a seu favor em 51 jogos.
  9. Famalicão, com 9 penaltis penaltis assinalados a seu favor em 50 jogos.
  10. P. Ferreira, com 8 penaltis penaltis assinalados a seu favor em 51 jogos.
  11. Marítimo, com 8 penaltis penaltis assinalados a seu favor em 51 jogos.
  12. Farense, com 8 penaltis penaltis assinalados a seu favor em apenas 34 jornadas de 2020/21.
  13. Portimonense, com 7 penaltis penaltis assinalados a seu favor em 51 jogos.
  14. Estoril, com 5 penaltis penaltis assinalados a seu favor em apenas 17 jornadas de 2021/22.
  15. Rio Ave, com 5 penaltis penaltis assinalados a seu favor em apenas 34 jornadas de 2020/21.
  16. Boavista, com 4 penaltis penaltis assinalados a seu favor em 51 jogos.
  17. Belenenses, com 4 penaltis penaltis assinalados a seu favor em 50 jogos.
  18. Vizela, com 3 penaltis penaltis assinalados a seu favor, em apenas 17 jornadas de 2021/22.
  19. Benfica, com 3 penaltis penaltis assinalados a seu favor em 51 jogos.
  20. Arouca, com 2 penaltis penaltis assinalados a seu favor em apenas 17 jornadas de 2021/22.

É estatisticamente incompreensível, como a equipa com mais golos marcados na Liga Portuguesa no acumulado da época passada e está até a 17ª (Benfica com 118 golos marcados), consegue simultaneamente também ser a equipa com menos penaltis assinados a seu favor em toda a Liga. É inacreditável, como se contata que, em média na Liga Portuguesa sendo assinalado 1 penalti a cada 7 golos marcados, o FCP e o Sporting usufruem de 1 penalti a cada 6,9 golos marcados e o Benfica apenas usufrui de 1 penaltis a cada 39,3 golos marcados (118 golos marcados mesmo com apenas 3 penaltis). Indesmentível, o Benfica tem de marcar muito mais golos, chegar muitas mais vezes a área adversária que qualquer equipa de futebol Europeu, para algum arbitro ou VAR conseguir finalmente ver alguma infração cometida na área. É o que dá não ter um Artur Soares Dias, Manuel Oliveira, Hugo Miguel ou Tiago Martins claramente a lutar pelo sucesso desportivo do clube. Por alguma razão, Artur Soares Dias é aquele que garante a maior diferença de penaltis, entre o FCP e o Benfica, de todos os árbitros que apitaram nas últimas 14 épocas (sozinho garantiu 13 dos 30 penaltis de vantagem que o FCP leva em relação ao Benfica). O outros árbitros mais tendenciosos foram, o Carlos Xistra que garantiu 9 penaltis de vantagem ao FCP e o Pedro Proença que garantiu 6 penaltis de vantagem ao FCP em relação ao Benfica. Infelizmente para a verdade desportiva, estes são árbitros que pertencem ao BANDO DOS 5, os quais o Conselho de Arbitragem incumbiu de controlar 70% dos confrontos diretos do FCP contra os outros 3 candidatos ao titulo nestas últimas 14 épocas. Aos olhos do BANDO DOS 5, o FCP é o único com condições arbitrais para se sagrar campeão em Portugal nas últimas 14 épocas.

3 comentários:

Mark Trencher disse...

Boas Influência Arbitral, acredito que deva dar imenso trabalho que feito só por "carolice" será quase sinónimo de "burrice", mas seria interessante o mesmo trabalho a nível de golos anulados contra e a favor. E digo isto porque sei que existe um trabalho acerca das expulsões contra e a favor. Se calhar iríamos descobrir que apesar das "sabotagens", "apostas falhadas", e "silêncios cobardes ou cúmplices" (nem sei qual o pior, cobarde ou cúmplice) nestes quatro campeonatos que só ganhámos um com igualdade de condições arbitrais, teríamos dois ou três e não teríamos sido terceiro lugar na época passada.

Claro que esse trabalho deveria ser levado a cabo ou pelo próprio Benfica, ou por parceiros do Benfica, (os dragartos) poderiam questionar a isenção do trabalho feito, mas pelo menos os benfiquistas deixariam de se levar por narrativas "mal amanhadas".

Saudações benfiquistas

Anónimo disse...

Chora bebé

dezazucr disse...

Grande trabalho mais uma vez. Sugestão: listar os golos anulados por jogo pelo VAR. Pelo que escreves presumo que já os tenhas conpilado. Sei que dá uma trabalheira mas é um dado muito relevante.

Acho incrível como no Benfica não usa estes dados para defender o Benfica. É quase impossível competir assim. Ainda mais quando temos a equipa fragilizada pelo perfil ee slguns jogadores.
O que me deixa mais piurso é como é possível ninguém dentro do Benfica gritar estes números. São factos, não são insinuações.
Ontem mais uma vez o VAR ganhou o jogo.
Como dizia na outra tarja "O VAR veio provar, que não é erro, é mesmo roubar!" - A velha lenga lenga de que os arbitros são incompetentes é uma mentira pegada, são até muito competentes para o trabalho que lhes é encomendado, falham muito pouco como se viu ontem em que viraram um 2-0 para uma vitória dos patrões.