quinta-feira, 6 de janeiro de 2022

Só Sporting e FCP tiveram condições arbitrais para serem campeãs nas últimas 2 épocas

Não resta dúvidas, se agregarmos as 16 jornadas desta época 2021/22 às 34 jornadas da temporada anterior, temos então 50 jogos, em que o Benfica leva uma desvantagem de -14 penaltis para o Sporting e -13 penaltis para o F. C. Porto. E mesmo assim, os 3 apresentam praticamente mesmo saldo de golos.

Só diretamente com os penaltis, o F. C. Porto pôde acrescentar mais 25 pontos (11 penaltis assinalados com o jogo empatado e 3 quando estava a perder por 1 golo de diferença) e o Sporting pôde acrescentar mais 22 pontos (10 penaltis assinalados com o jogo empatado e 2 quando estava a perder por 1 golo de diferença). E mesmo assim, nem o FCP nem o Sporting conseguiram conquistar mais 20 do que o Benfica, conquistou mesmo tendo jogado praticamente sem penaltis. Pois, época anterior, o Benfica foi o último no ranking de penaltis, entre os 116 clubes que disputaram as 6 principais Ligas de Futebol na Europa e na atual temporada 2021/22, aproveitaram um jogo que estava 5-0 contra a B-SAD para assinalar o único penalti a favor do Benfica (deixando-se assim para a B-SAD desta vez, o triste fado de ser o último da Liga a poder usufruir de um penalti em 2021/22, neste momento só resta a B-SAD sem penaltis nestes 16 jornadas já disputadas). 

Basta olhar para o top 8 da Liga Portuguesa no agregado das últimas 2 épocas, para concluirmos que o Benfica nunca teve as mínimas condições arbitrais para poder estar no topo da tabela.


Podemos comparar o que aconteceu em Portugal nas últimas 2 épocas, com o que se passa nos 5 principais campeonatos da Europa, em que vemos que no topo da tabela, nenhum clube permite que um rival que tenha um saldo de penaltis inferior em 14 ou 13 penaltis possa ter veleidades de se intrometer na luta pelo titulo, esse clube sequer consegue estar no top 8 dessa Liga, quanto mais ser campeão.

Na Liga Inglesa, vemos que existem 4 equipas com condições arbitrais que as permitiriam ser campeãs, nem que seja numa das últimas 2 edições (Man. City, Chelsea, Liverpool e Man. United).

Na Liga Italiana, vemos que existem 3 equipas com condições arbitrais que as permitiriam ser campeãs, nem que seja numa das últimas 2 edições (Inter Milão, AC Milão e Nápoles).

Na Liga Espanhola, vemos que existem 4 equipas com condições arbitrais que as permitiriam ser campeãs, nem que seja numa das últimas 2 edições (Real Madrid, Atlético Madrid, Sevilha e Barcelona).

Na Liga Francesa, vemos que existem 3 equipas com condições arbitrais que as permitiriam ser campeãs, nem que seja numa das últimas 2 edições (PSG, Lille e Mónaco).

Na Liga Alemã, vemos que existem 3 equipas com condições arbitrais que as permitiriam ser campeãs, nem que seja numa das últimas 2 edições (Bayern Munique, Dortmund e RB Leipzig).

Nenhuma destas equipas candidatas ao título nas principais Ligas da Europa, enfrenta o que o Benfica tem sido obrigado a enfrentar em Portugal, conseguir anular 14 e 13 golos de diferença para os rivais não é tarefa fácil! Quando em média na Liga Portuguesa acontece 1 penalti a cada 7 golos, estranha-se muito que o Benfica necessite de marcar em média 39 golos para que seja assinalado 1 a seu favor e se não fosse o penalti assinalado contra a B-SAD então a média seria a cada 54 golos! Incrível!

É evidente que, na "Liga Fontelas Gomes, só o Sporting e o F. C. Porto tiveram condições arbitrais para vencer um dos títulos de campeão nas últimas 2 épocas, mais nenhuma outra equipa, usufruiu de um saldo favorável de penaltis que se possa comparar ao saldo de 12 e 11 que o Sporting e o FCP tiveram.


Sem comentários: