sábado, 20 de novembro de 2021

Os dados estatísticos de penaltis comprovam a viciação arbitral na Liga Portuguesa

Em 22/06/2020, Sérgio Conceição dá a famosa conferência de imprensa em que pede publicamente que sejam concedidos mais penaltis a favor do seu clube para poder marcar mais golos. E o Fontelas Gomes, solicito a satisfazer os pedidos do FCP, nomeou o portista Artur Soares Dias para o próximo jogo do F. C. Porto (que acabou concedendo 2 penaltis favoráveis ao seu FCP nesse jogo, terminando assim Artur Soares Dias, a temporada 2020/21 com 4 penaltis assinalados a favor do FCP nos 4 jogos do clube que apitou, sendo 1 desses penaltis o que permitiu a vitoria por 3-2 no clássico FCP-Benfica).  


Nessa data (22/06/2020), com 27 jornadas de 2019/20 disputadas, o F. C. Porto e o Benfica partilhavam a liderança da Liga, ambas as equipas com 64 pontos, com o Benfica com uma ligeira vantagem de 5 golos, pois tinha um saldo positivo de 39 golos e o FCP um saldo positivo de 34 golos (nestas primeiras 27 jornadas de 2019/20, o FCP tinha usufruído de uma ligeira vantagem de 2 penaltis em relação ao Benfica. Basicamente a diferença estava no penalti, assinalado pelo Artur Soares Dias, quando dirigiu o confronto direto desses 2 rivais, pois representa mais 1 penalti favorável para o FCP e também mais 1 penalti desfavorável do Benfica). Como se comprova, enquanto tiveram números de penaltis mais ou menos equiparáveis, à 27ª jornada de 2019/20, os 2 candidatos tinham a mesma pontuação de 64 pontos, depois disso até hoje, os dados estatísticos denunciam uma enorme diferença arbitral entre os 2 candidatos ao titulo, deteta-se uma diferença de 20 penaltis favoráveis ao F. C. Porto, pois entre a 27ª jornada de 2019/20 e a 11ª jornada da época 2021/22, estes são os dados estatísticos agregados: 

O F. C. Porto usufruiu de um saldo favorável de 17 penaltis (23 favoráveis e -6 desfavoráveis).

• O Sporting usufruiu de um saldo favorável de 12 penaltis (15 favoráveis e -3 desfavoráveis)

• O Benfica jogou com um saldo desfavorável de -3 penaltis (3 favoráveis e -6 desfavoráveis). 

Sabendo que, em condições arbitrais normais, nunca ocorre uma diferença de penaltis superior a 10 penaltis entre equipas que lutam pelos mesmos objetivos desportivos, apelidamos o atual como o PERÍODO ARBITRAL MAIS NEGRO DA HISTÓRIA DO FUTEBOL PORTUGUÊS. Desde que começou este período arbitral mais negro da Liga Portuguesa, o único penalti favorável ao Benfica na época 2019/20 foi assinalado, num jogo contra um já despromovido Aves e depois do titulo 2019/20 já estar matematicamente atribuído! Na atual temporada ainda não foi assinalado nenhum penalti favorável ao Benfica, sendo que na época passada os 2 penaltis a favor do Benfica só foram assinalados quando já era impossível matematicamente ao Benfica se sagrar campeão! 

Aqui está o quadro resumo dos 4 candidatos ao título em Portugal desde a data em que Sérgio Conceição fez o pedido publico para ter mais penaltis (22/06/2020) até hoje: 


Vemos que nesses 52 jogos o FCP e o Sporting conquistaram 128 pontos cada (1 titulo de campeão para cada clube) e o Benfica conquistou apenas 120 pontos (tendo sido obrigado a competir com um desvantagem de 20 penaltis para o FCP e 15 penaltis para o Sporting). Na situação arbitral atual é impossível ao Benfica obter sucesso desportivo, da mesma forma que se invertemos a situação, ninguém tem duvidas de quem seria o campeão, é que seriam precisos assinalar pelo menos 30 penaltis a mais para o Benfica, de modo a que o Benfica possa terminar com 15 penaltis de vantagem para o Sporting. 

Caro amigo, tens ideia do quão extraordinário é encontrarmos uma diferença de 20 penaltis, entre 2 equipas que lutam taco a taco pelo mesmo objetivo? É algo que nunca acontece em nenhuma outra Liga do Mundo, em que os responsáveis da Arbitragem assumem o seu dever de garantir a equidistância! Nunca encontraremos 20 penaltis de diferença, nem entre o 1º e o 10º classificado de uma Liga Profissional de Futebol. É preciso não ter a noção do ridículo para ai se chegar! Olhar para os dados estatísticos e não ver nenhuma anormalidade, diz muito do estado atual da Liga Portuguesa. 

Chegarmos ao ponto do clube que é o melhor ataque só por si (sem os penaltis), ser entre todas as 18 equipas da Liga, aquela que usufruiu de menos penaltis assinalados a seu favor! Aliás, é mesmo a que usufruiu de menos penaltis entre todas as 116 equipas que participaram as 6 principais Liga do continente Europeu. Mesmo juntando os jogos das 11 jornadas de 2021/22 às 34 jornadas de 2020/21, foram assinaladas menos penaltis favoráveis ao Benfica do que a qualquer uma das 16 piores equipas  de 2020/21 nas 6 principais Ligas da Europa. As 16 equipas que acabaram por descer de divisão usufruíram em média de 5 penaltis cada. Aos olhos da equipa de Fontelas Gomes o Benfica chega menos vezes a área que as equipas que não conseguem sequer evitar a despromoção. O que aconteceu na época anterior é uma autentica anormalidade estatística, nunca a 116ª e última equipa do ranking de penaltis, conseguiu se apurar para a Liga dos Campeões! 


2 comentários:

Mark Trencher disse...

Obrigado pelo bom trabalho em defesa do Benfica e da verdade desportiva, Influência Arbitral.

Influência Arbitral disse...

Incrível, o Fontelas Gomes, quer que os Benfiquistas acreditem que não ocorreu nenhuma infração na área a favor do Benfica em 52 jogos, ainda com o titulo de campeão em disputa na Liga Portuguesa! Como uma equipa consegue marcar 113 golos como o Benfica conseguiu nesse período, sem que os adversário tenham cometido nenhuma infração na área (é que em média é necessário fazer 4 remates dentro da área enquadrados com a baliza para marcar 1 golos, agora imaginem a quantidade de vezes que o Benfica teve de chegar a área para marcar 113 golos, sem que alguém da equipa do Fontelas Gomes tenha visto uma infração.

O presidente Rui Costa fez hoje um apelo a união dos Benfiquistas na defesa dos interesses do Benfica, pois o clube tem de lutar com todas as suas forças para anular a desvantagem de 20 penaltis para o FCP e de 15 penaltis para o Sporting. Em toda a história do futebol português, nenhum clube conseguiu ultrapassar na classificação um rival que tenha usufruído de mais 20 penaltis. Ter 2 rivais, um com mais 20 penaltis, outro com mais 15 penaltis, torna praticamente impossível, o objetivo do titulo para qualquer equipa do mundo, que seja obrigado a jogar nestas circunstâncias.