terça-feira, 3 de novembro de 2020

10-1 E AGORA, ONDE ESTÃO OS LESADOS DO DEZ.

Quando o Benfica venceu o Nacional por 10-0, apareceram muitos especialistas da especialidade a choramingar/pugnar por maior equilíbrio na competição (como se 1 só jogo pudesse ser uma amostra representativa de alguma tendência num campeonato de 34 jornadas), incompreensivelmente agora em relação aos recentes 10-1 em penaltis nas últimas 13 jornadas, estes mesmos comentadores não aparecem na Comunicação Social a reclamar por maior equilíbrio/equidistância arbitral entre F. C. Porto e Benfica (é que neste caso, 13 jornadas já representam mais de 1/3 de um campeonato, meus amigos!). Com 13 jornadas já dá para se detetar uma tendência, caso exista efetivamente uma clara tendência arbitral, como tem acontecido na nossa Liga, estatisticamente comprovável pelo menos nas últimas 13 épocas e que se tornaram mais evidentes do que nunca nestas últimas 13 jornadas. Porquê tal acontece, só o C. A. sabe, só os responsáveis pela arbitragem conseguem explicar se ... quiserem!

Desde a 28ª jornada de 2019/20 até a 6ª jornada da época 2020/21, é o 10º penalti favorável concedido ao F. C. Porto nessas últimas 13 jornadas da Liga Portuguesa de Futebol! Comprova-se que o F. C. Porto é a única equipa que, reúne as condições arbitrais para se sagrar campeão em Portugal, como se sagrou em 2019/20, assim não há rival (neste mesmo período, o Benfica apenas usufruiu de 1 penalti)! Tudo começou na conferência de imprensa de 22/06/2020 e desde aí até hoje temos, 10-1 em penaltis assinalados a favor do F. C. Porto comparativamente ao Benfica. Inacreditável, 10-1 em penaltis favoráveis assinalados na Liga Portuguesa, entre os 2 únicos clubes que tem discutido/repartido entre si os títulos em Portugal nas últimas épocas (6 para uma das equipas)! 

Em 22/06/2020, na antevisão à 28ª jornada, Sérgio Conceição pediu publicamente ajuda ao Artur Soares Dias, que foi solicito como é seu apanágio ("Temos de ter mais penaltis a favor para fazer golos. Todos os jogos começam a ganhar o seu peso"), numa altura em que disputadas 27 jornadas, o F. C. Porto e o Benfica partilhavam a liderança do campeonato com 64 pontos para cada uma das equipas. Nestas 27 jornadas, o F. C. Porto com um saldo positivo de 34 golos (52 marcados e 18 sofridos), tinha usufruído de um saldo de 8 penaltis (9 favoráveis e 1 desfavoráveis) e o Benfica com um saldo positivo de 39 golos (56 marcados e 17 sofridos), tinha usufruído de um saldo de um saldo de 6 penaltis (8 favoráveis e 2 desfavoráveis). Ou seja, como o Benfica só tinha uma vantagem de 5 golos, valeu a pena o F. C. Porto pedir ajuda aos árbitros amigos, para lhes permitir marcar mais golos que o rival, com a posterior enorme diferença arbitral no que toca a penaltis assinalados, o F. C. Porto conseguiu reverter a situação nesses 7 jogos restantes e terminar 2019/20 com uma vantagem de 7 golos sobre o Benfica (saldo positivo de 52 golos para o F. C. Porto e de 45 golos para o Benfica).  

Como se comprova, enquanto tiveram números de penaltis mais ou menos equiparáveis, à 27ª jornada de 2019/20, os 2 candidatos tinham a mesma pontuação de 64 pontos, após essa declaração de 22/06/2020 até hoje, os dados estatísticos denunciam uma enorme diferença arbitral entre os 2 candidatos ao titulo, deteta-se uma diferença de 10 penaltis favoráveis ao F. C. Porto, pois entre a 28ª jornada de 2019/20 e a 6ª jornada da época 2020/21, verificamos que: 

O F. C. Porto usufruiu de um saldo favorável de 8 penaltis (10 favoráveis e 2 desfavoráveis).

O Benfica jogou com um saldo desfavorável de -2 penaltis (1 favorável e 3 desfavoráveis). O único penalti favorável ao Benfica foi assinalado, no jogo contra um já despromovido Aves! Incrível!

Caro leitor, tens ideia do que é uma diferença de 10 penaltis em 13 jornadas, entre 2 equipas que lutam pelo mesmo objetivo? Se fores seguidor assíduo deste blog, acredito que tens. Um esclarecimento para aqueles que ainda acreditam que os penaltis não influenciam as classificações finais, consultando o quadro resumo das últimas 13 épocas, dividindo os períodos em dois grandes blocos (as primeiras 6 épocas e as últimas 7 épocas), facilmente se constata que nas primeiras 6 épocas, o F. C. Porto com uma vantagem de 13 penaltis em relação ao Benfica, conquistou 4 dos 6 títulos de campeão, enquanto nas últimas 7 épocas, com um menor desequilíbrio arbitral (em que já só teve uma vantagem de 10 penaltis), já só conseguiu conquistar 2 dos últimos 6 títulos atribuídos (seria 1 em 6 em condições arbitrais normais, pois todos compreendem neste momento, que não conquistaria o da época passada, se desde a jornada 28 até agora, fosse o Benfica a usufruir de uma vantagem de 10 penaltis em relação ao F. C. Porto, em vez de ser o F. C. Porto, a usufruir dessa vantagem arbitral). Esta é uma verdade que escondem e é uma verdade estatisticamente indiscutível! As equipas tendem a aproveitar os penaltis (em condições arbitrais normais, não ocorre uma grande diferença de penaltis entre equipas com os mesmos objetivos, com rendimentos médios pontuais muito semelhantes). 
Eis o quadro resumo de penaltis assinalados pelos árbitros nas últimas 13 épocas na nossa Liga. 

Nota ainda para o facto de existir uma diferença de 11 penaltis assinalados com o jogo empatado, favorável ao F. C. Porto em relação ao Benfica (51-40=11, como se pode verificar no quadro acima). Ou seja, no total foram assinalados 115 penaltis favoráveis ao F. C. Porto e 101 favoráveis ao Benfica, mas desses 14 penaltis favoráveis a mais que o F. C. Porto usufruiu, 11 deles foram assinalados quando o jogo se encontrava empatado! Que pontaria, são mesmo estes penaltis que mais interessam, que o F. C. Porto teve a sorte de usufruir, pois são aqueles que permitem diretamente acrescentar mais 2 pontos! São mesmo esses penaltis decisivos, que o F. C. Porto tem tido e que tem faltado ao seu principal rival (o Benfica), também tem faltado ao Sporting (usufruiu de 37, também muito longe dos 51 assinalados a favor do F. C. Porto, com o jogo empatado).

Curiosamente, o Sporting que nas primeiras 6 épocas, foi claramente aquele que teve o pior saldo de penaltis, usufruiu apenas de um saldo favorável de 18 penaltis, quando o Benfica e F. C. Porto tinham usufruído de 31 e 44, dobrou o seu saldo de penaltis para 36 nas últimas 7 épocas (este aumento para o dobro de penaltis de 18 para 36, permitiu ao Sporting nas últimas 7 épocas conquistar apenas menos 36 pontos que o F. C. Porto, uma vez que já só regista uma desvantagem de 6 penaltis para o F. C. Porto nas últimas 7 épocas, quando nos 6 primeiros anos tinha conquistado, menos 106 pontos que o F. C. Porto, usufruindo de um saldo de penaltis inferior em 26). Já nas últimas 7 épocas, o Benfica passou a ser o candidato ao titulo com piores condições arbitrais, pois apenas usufruiu de um saldo favorável de 32 penaltis, quando o Sporting usufruiu de um saldo favorável de 36 penaltis e o F. C. Porto de um saldo favorável de 42 penaltis. Comprova-se estatisticamente que, o F. C. Porto era anteriormente nas primeiras 6 épocas (com saldo favorável de 44 penaltis) o clube mais beneficiado e continua a ser, o clube com melhores condições arbitrais nestas últimas 7 épocas (com saldo favorável de 42 penaltis)!

Em termos gráficos, esta é a evolução ao longo das últimas 13 épocas, do saldo acumulado de penaltis que os candidatos ao titulo usufruíram. Neste momento, vemos que o F. C. Porto leva um saldo acumulado de 86 penaltis favoráveis, o Benfica leva um saldo acumulado de 63 penaltis (ou seja, menos 23 que o F. C. Porto!) e o Sporting leva um saldo acumulado de 54 penaltis (ou seja, menos 32 que o F. C. Porto!).  Este é o gráfico com a evolução do saldo acumulado de penaltis.



Todos sabemos que o penalti, é a decisão arbitral mais relevante numa partida de futebol, é aquela que mais diretamente influencia o marcador final, os pontos conquistados. O Conselho de Arbitragem sabe o efeito dessa influência arbitral, sabe perfeitamente porque utiliza, o Artur Soares Dias nos confrontos diretos, entre o F. C. Porto e o Benfica. É que é, de entre todo o quadro de árbitros em atividade nas últimas 13 épocas, o arbitro que garante a maior vantagem arbitral ao F. C. Porto (sozinho conseguiu criou uma diferença de 11 penaltis entre o F. C. Porto e o Benfica!). Existem outros árbitros claramente tendenciosos, como o Carlos Xistra, que também criou sozinho uma diferença de 9 entre os 2 rivais, o Pedro Proença, que sozinho criou uma vantagem de 6 penaltis para o F. C. Porto e Jorge Sousa, que sozinho criou uma vantagem de 4 penaltis entre o F. C. Porto e o Benfica. Estes foram de longe os 4 árbitros que mais contribuíram para o sucesso desportivo do F. C. Porto em prejuízo do Benfica (coincidentemente também são os que se consegue comprovar estatisticamente que os penaltis que assinalam são tendencialmente claramente favoráveis ao F. C. Porto, não é uma pequena diferença de 1 ou 2 penaltis. O Conselho de Arbitragem tem estes dados estatísticos e sabem as tendência destes árbitros que nestas últimas 13 épocas, apitaram mais de 17 jogos de cada uma destas 2 equipas que repartiram os títulos em Portugal. Sabem eles e sabemos todos os adeptos! Todos sabem porque, o BANDO DOS 5 foi nomeado para controlar cerca de 80% dos clássicos Benfica-F. C. Porto das últimas 12 épocas (19 dos 24 confrontos diretos)!

Sem comentários: