domingo, 2 de maio de 2021

Histórica diferença de 14 penaltis, entre os 2 melhores ataques da Liga! Vergonha!

Nunca se tinha visto tamanha diferença arbitral entre o FCP e o Benfica! 14 penaltis de diferença, é algo que em condições arbitrais normais não acontece numa Liga Profissional, como podemos confirmar:

  • Os 2 melhores ataques da Liga Portuguesa, são o FCP com 61 golos marcados (usufruindo de 15 penaltis favoráveis) e o Benfica com 58 golos marcados (apenas foi assinalado 1 favorável ao Benfica)! São 14 penaltis de diferença entre as 2 equipas, que supostamente deveria ter condições arbitrais equiparáveis, para poderem disputar realmente a mesma posição. O 3º melhor ataque é o do Sporting com 54 golos, ou seja, apenas existe no máximo 7 golos de diferença entre as 3 equipas, mas o C. A. concedeu ao FCP uma vantagem de 7 penaltis sobre o Sporting e uns inacreditáveis 14 penaltis de vantagem sobre o Benfica!
  • Em Inglaterra, ao melhor ataque com 71 golos foram concedidos 8 penaltis (Manchester City) e ao 2º melhor ataque com 64 golos foram concedidos 9 penaltis (Manchester United), ao 3º melhor ataque com 61 golos (Leicester) foram concedidos 10 penaltis, ou seja, as 3 melhores tem uma diferença máxima de 10 golos e há apenas 2 penaltis de diferença entre as 3 melhores equipas.
  • Em Espanha, ao melhor ataque com 77 golos foram concedidos 6 penaltis (Barcelona) e ao 2º melhor ataque com 61 golos foram concedidos 7 penaltis (Atlético Madrid), ao 3º melhor ataque com 58 golos (Real Madrid) foram concedidos 3 penaltis, ou seja, as 3 melhores tem uma diferença de 19 golos e há apenas 4 penaltis de diferença entre as 3 melhores equipas.
  • Em Itália, ao melhor ataque com 77 golos foram concedidos 6 penaltis (Atalanta) e ao 2º melhor ataque com 74 golos (Inter Milão) foram concedidos 6 penaltis, ao 3º melhor ataque com 73 golos foram concedidos 7 penaltis (Nápoles), ou seja, as 3 melhores tem uma diferença de 4 golos e apenas 1 penalti de diferença entre as 3 melhores equipas.
  • Na Alemanha, ao melhor ataque com 86 golos foram concedidos 8 penaltis (Bayern Munique) e ao 2º melhor ataque com 66 golos foram concedidos 7 penaltis (Dortmund), ao 3º melhor ataque com 55 golos (RB Leipzig) foram concedidos 9 penaltis, ou seja, as 3 melhores tem uma diferença de 31 golos e  apenas 2 penaltis de diferença entre as 3 melhores equipas.
  • Em França, ao melhor ataque com 79 golos foram concedidos 10 penaltis (PSG) e ao 2º melhor ataque com 71 golos foram concedidos 14 penaltis (Mónaco), ao 3º melhor ataque com 67 golos (Lyon) foram concedidos 10 penaltis, ou seja, as 3 melhores tem uma diferença de 12 golos e há apenas 4 penaltis de diferença entre as 3 melhores equipas.

Como podemos comprovar, a Liga Portuguesa é de longe aquela em que se deteta a maior diferença de penaltis entre os 3 primeiros classificados, em todas as outras Ligas na Europa, não encontramos mais do que 4 penaltis de diferença entre os 3 primeiros classificados (em Itália só temos 1 penalti de diferença, em Inglaterra e na Alemanha só temos 2 penaltis de diferença). 14 penaltis de diferença é um absurdo! É mais do que evidente que se exige mudanças na arbitragem da Liga Portuguesa!

Aqui está a tabela da Liga Portuguesa, com a indicação dos penaltis que cada clube usufruiu, com realce para o máximo de 15 penaltis e o mínimo de 1 penalti e também para o facto dos 36 golos do Benfica ser destacadamente o melhor SALDO GOLOS DEDUZINDO OS PENALTIS da Liga Portuguesa:




No longo histórico dos gloriosos feitos do Benfica, FCP ou Sporting, será que alguma vez algum deles conseguiu ultrapassar na classificação um rival que tenha usufruído de mais 14 penaltis? Quando o C. A. concede 15 penaltis a um clube e apenas 1 ao seu principal rival, fica evidente a influência arbitral nessa Liga. Nestas últimas 13 épocas, os 3 grandes em conjunto marcaram 2.573 golos, beneficiando de 336 penaltis, ou seja, em média ocorre 1 penalti a cada 7,7 golos, logo em condições arbitrais normais, só é expectável encontrarmos 14 penaltis de diferença entre equipas que tem 108 golos de diferença! Uma diferença de golos dessa magnitude é improvável de acontecer, num mesmo campeonato, mesmo entre o 1º e o 10º classificado. Também como é obvio, não foi a diferença de capacidade ofensiva que causou a atual diferença de 14 penaltis, entre o FCP e o Benfica (atuais 2º e 3º classificado)! 

Sem surpresa, tal como nos anos anteriores, o Benfica e o FCP são as equipas que mais atacam e mais golos marcam na Liga Portuguesa. O que é anormal, é que passados 30 jornadas, termos o Benfica como a equipa que usufruiu de menos penaltis na Liga Portuguesa, aliás é mesmo o 116º e último no ranking Europeu de penaltis, enquanto o líder destacado de penaltis da Liga Portuguesa (FCP) é o 2º do Ranking Europeu de penaltis, estando apenas a 1 penalti de ser o clube Europeu com mais penaltis em 2020/21. 

Os penaltis ajudam muito no rendimento desportivo, ninguém tem dúvidas que uma equipa top, nunca desaproveitaria uma vantagem de 14 penaltis sobre uma outra com o mesmo potencial? 14 penaltis de diferença entre equipas que lutam pelo mesmo objetivo é uma barbaridade deste atual C. A., que retira qualquer possibilidade das 2 equipas poderem competir pela mesma posição na tabela classificativa.

Quem no seu perfeito juízo, pode afirmar que já assistiu com todo o interesse, um campeonato em que existe 14 penaltis de diferença entre os 2 melhores ataques da competição? Qualquer adepto, mesmo o mais desatento para as questões arbitrais, repara na viciação da Liga Portuguesa através de penaltis durante esta temporada, em que o FCP usufrui de 1 penalti por cada 4 golos que consegue marcar e o seu rival (Benfica) usufrui de 1 penalti por cada 58 golos que consegue marcar (esta mesmo muito distante do que é o nº médio de golos para se usufruir de 1 penalti)!

O C.A. concedeu ao FCP condições para acrescentar, diretamente com penaltis mais 21 pontos (9 penaltis assinalados ainda com o jogo empatado e 3 quando estava a perder por 1 golo de diferença), concedeu ao Sporting condições para acrescentar, diretamente com penaltis mais 12 pontos (5 penaltis assinalados ainda com o jogo empatado e 2 quando estava a perder por 1 golo de diferença) e apenas concedeu ao Benfica condições para acrescentar, diretamente com penaltis mais 2 pontos, ou seja, nesta temporada 2020/21, o C. A. criou condições através dos penaltis que foram assinalados, para o Benfica ter uma desvantagem de 10 pontos para o Sporting e 19 pontos para o F. C. Porto. Como o Benfica poderia ser campeão em condições arbitrais tão desvantajosas. Aqui está o quadro resumo das últimas 13 épocas, separando os primeiros 6 anos dos últimos 7 (período da atual liderança de Fontelas Gomes no Conselho de Arbitragem):







6 comentários:

Anónimo disse...

A questão é mais simples: são bem assinalados ou não? O resto são tentativas de fazer equivaler a estatística à realidade, ao passo que a estatística segue na peugada dela, não a constrói. Caso contrário, a Dinamarca nunca teria sido campeã da Europa ao substituir a Jugoslávia
Miguel

Anónimo disse...

Tanto Benfica como o Porto passam a maioria do tempo no meio campo do adversário logo a diferença nunca pode ser de 14 penaltis.
O Benfica está época viu serem "roubados"penaltis nestes jogos:
Marítimo (fora) 1 penalti
Santa Clara (fora) 1 penalti
Tondela (casa) 1 penalti
Nacional (casa) 1 penalti
Guimarães (casa) 1 penalti
Moreirense (fora) 2 penaltis
Farense (fora) 1 penalti.
São 8 penaltis.

O Porto dos 15 que tem 5 foram marcados incorretamente

E foi roubado em 3 penaltis
Guimarães (casa) 1 penalti
Moreirense (fora) 2 penaltis

Com arbitragens honestas o Benfica deveria ter 9 penaltis e o Porto 13 penaltis.

Se eram golo ou não isso é outra conversa.

Carlos


Zé Pincel disse...

São bem assinalados ou são sonegados ao Benfica? O que tu queres sei eu, pá.

Anónimo disse...

A questão é quem decide que são bem ou mal marcados? Um painel independente ou o adepto do clube? E passamos meses nisto, uns acham que são cinco outros dez, etc. Basta ver o humor semanal da Lixívia do blogue indefectível. Aí se vê como um adepto indefectível vê sempre as decisões a favor do seu clube. Se fosse criado um blogue igual do Guimarães, Braga, Sporting, etc, íamos ver o mesmo fenómeno.
Miguel

Anónimo disse...

Se há coisa que me tira do sério, é mesmo o quase ilimitado poder discricionário que é dado aos árbitros. Os atletas, ou os treinadores, e outros agentes desportivos, são castigados, e quais são os castigos dos árbitros, quando penalizam a verdade desportiva?

Ora vejamos os "erros desumanos" cometidos pelo "Internacional" Hugo Miguel "bolinhas" (filho do "bandeirinha" Moreira Miguel), erros esses que desvirtuaram a verdade desportiva, isto em apenas 3 meses.

A coisa começou no dia 10 de fevereiro, 1ª mão da meia final da Taça de Portugal, Braga 1 FC Porto 1 (4 dias antes, para o campeonato também fomos "martelados" em Braga), mas para a Taça, quando o FC Porto vencia 1-0, e estava por cima do jogo, procurava o 2º golo, aos 70 minutos, o Luís Diaz por rematar à baliza é expulso, quem deu indicações ao alentejano de Borba para que o Diaz fosse expulso? O VAR Hugo "bolinhas", numa decisão tão absurda quanto estupida, aliás, levou mesmo o CA a dar razão ao FCP. Consequências diretas e indiretas dessa expulsão? O Braga foi para cima, e empatou o jogou, com a Equipa do FCP nervosa, descontrolada emocionalmente depois daquela absurda expulsão, por consequência indireta, o também Colombiano Uribe foi expulso nesse mesmo jogo (essa uma expulsão justa).

Consequências desportivas da expulsão do Diaz? O FC Porto levou para a 2ª mão no Dragão apenas um empate, e não uma vitória. Com as expulsões do Diaz e do Uribe (efeito carambola), o FCP ficou privado desses dois titulares no jogo em que empatou no Dragão com o Boavista, e que falta fez o Uribe para equilibrar a equipa, naquele empate com o Boavista!

Avançamos para abril, mês de sonho do Hugo Miguel "bolinhas", porque assinou um hat-trick em apenas 3 jornadas (e consecutivas), vou recordar esse hat-trick do "bolinhas":

Jornada 27, Farense 0 Sporting 1, em cima dos 45 minutos, há um penálti claro a favor do Farense, uma falta de Nuno Mendes, sobre Tomás Tavares dentro de área. Nessa 1ª parte, há também um lance mt duvidoso na área do Sporting, protagonizado pelo Coates, e pelo lateral Abner.

Jornada 28, Portimão 1 Benfica 5, aos 6 minutos Gabriel tem uma entrada para vermelho direto (todos os especialistas o escreveram) , contudo, o VAR "bolinhas" nenhuma indicação deu ao árbitro para a expulsão do Gabriel. Em contraste, o "bolinhas" também como VAR deu indicações para expulsar o Taremi no Dragão no FCP/SLB (expulsão justa), isto sem esquecer a expulsão surreal do Diaz em Braga, mas em Portimão, o VAR "bolinhas" ficou com a visão turvada, ou desfocada..

(continuando em Portimão), aos 50 minutos, o Benfica faz o 2-1 em Portimão pelo Darwin, numa jogada em que o uruguaio deu duas cotoveladas no central Mauricio, o brasileiro ficou mesmo a sangrar, contudo, o VAR "bolinhas" nem se deu ao trabalho de ir escrutinar toda a jogada, para saber as razões pelas quais o Mauricio estava a sangrar, isto é, deu ok ao árbitro para validar um golo irregular (unanimidade dos especialistas da arbitragem).

Jornada 29, Moreira 1 FC Porto 1. Aos 45 minutos, em cima do intervalo (o FCP perdia 1-0), o Abdoulaye comete um penálti sobre Pepe (todos os especialistas o sublinharam). Aos 82 minutos novo penálti por assinalar, esse um penálti COMBOIO, cometido sobre o Chico Conceição (unanimidade de todos os especialistas). Isto sem esquecer um amarelo mostrado ao Pepe de forma absurda, e correspondente livre perigoso, porque o Pepe após um corte pelo chão, tocou a bola com a mão, em queda no sol, metia as mãos aonde, para amortecer a queda? Novamente, unanimidade entre os especialistas sobre este amarelo que impediu o Pepe de defrontar o Famalicão!

(este comentário que já vai longo, tem um complemento final)

Anónimo disse...

Depois de elencado em cima, este Festival de erros "desumanos" do Hugo "bolinhas", todos eles com o padrão da incompetência, e também com uma tendência de sentido único, pergunto, terá o Hugo "bolinhas" condições para apitar Ligas profissionais? Um árbitro que em 3 jornadas sucessivas (numa fase decisiva deste campeonato), mas também numa eliminatória da Taça de Portugal (meia final), penalizou, e adulterou a verdade desportiva de forma grosseira, vai continuar a apitar nas Ligas Profissionais?

1 Porque razão as notas atribuidas pelos observadores da arbitragem, não são tornadas públicas?

2 Haverá um lado oculto nas classificações dos árbitros?
(é o pelouro do inefável Lucilio que até apadrinha uma competição oficial, a Lucilio Cup)

Perante este recital de disparates do Hugo "bolinhas", com influência direta em resultados que condicionaram o campeão e vice campeão da Liga 2020/21 (mas também o acesso aos 40 M€ da Champions), assim como, a influencia direta que teve no finalista desta edição da Taça de Portugal, ficaremos todos muito surpreendidos se no final desta temporada, o Hugo "bolinhas" não for mesmo despromovido, se tal não acontecer, é uma VERGONHA para a arbitragem Portuguesa, será o descrédito total!

Só uma nota final, como é sabido, o Hugo Miguel "bolinhas", para além das poucas valências e competências para apitar, revela outra deficiência, acompanha os lances a 20/30 metros, apresenta notórias dificuldades fisicas, alguém sabe os resultados dos testes fisicos do Hugo Miguel "bolinhas"? Consta que terá chumbado, e nem foi a primeira vez ...

José Ferreira Nunes (ex árbitro de andebol)