quarta-feira, 28 de abril de 2021

F. C. Porto 2020/21 recordista de penaltis

Qual foi a última vez na história que, o F. C. Porto com 14 penaltis falhou a conquista do título? 14 penaltis em 29 jogos é uma barbaridade, se calhar até já tinha acontecido no período do apito dourado, mas não deixa de ser um elevado nº de penaltis numa só temporada. Nas últimas 13 épocas, cujos dados estatísticos são analisados aqui no blog, o Benfica nunca tive a sorte arbitral de terem sido assinalados sequer 13 penaltis a seu favor num campeonato inteiro.

Será que uma equipa do nível do F. C. Porto/Benfica, desperdiça a oportunidade de conquistar o titulo, numa temporada em que usufruiu de uma vantagem de 13 penaltis para o seu grande rival? 

Nunca como hoje, se encontrou tamanha diferença de penaltis entre FCP e Benfica (14-1=13 Penaltis)! Na sua já longa lista de grandes feitos desportivos, será que o Benfica, FCP ou Sporting, se pode vangloriar de já ter ultrapassado na classificação, alguma equipa que tenha usufruído de mais 13 penaltis que o seu clube?

Ao igualar os 14 penaltis da época 2019/20, quando ainda faltam 5 jornadas, o atual FCP 2020/21 prepara-se para fixar novo máximo histórico de penaltis de sempre e para gáudio dos fanáticos seguidores de Pinto da Costa, isto ocorre numa temporada em que o seu grande rival (Benfica) usufruiu do mínimo numero de penaltis de sempre (que contraste).

Incrível, 13 penaltis de diferença entre os 2 melhores ataques da Liga Portuguesa, entre o FCP que marcou 58 golos (usufruindo de 14 penaltis, ou seja, beneficiou de 1 penalti a cada 4 golos marcado) e o Benfica que marcou 56 golos (com apenas 1 penalti assinalado a seu favor por cada 56 golos que consegue marcar)!

13 penaltis de diferença entre 2 candidatos ao titulo é ridículo! A Liga Portuguesa é uma autentica farsa! Quem acredita que em alguma Liga profissional, haja condições arbitrais para 2 equipas, poderem sonhar que podem disputar a mesma posição na tabela classificativa, havendo 13 penaltis de diferença entre elas? 

A equipa campeão é normalmente uma das equipas que usufruiu de mais penaltis na Liga, as equipas do topo da tabela são normalmente aquelas que marcam mais golos e usufruem de mais penaltis. Quem já viu um campeonato em que, a equipa da Liga com menos penaltis (lanterna vermelha dos penaltis), conseguiu mesmo assim ultrapassar na classificação geral, todos os outros clubes e até o líder destacado dos penaltis dessa Liga (o FCP usufruiu de 14 penaltis e a 2ª equipa com mais penaltis na Liga, o Santa Clara teve 8 penaltis e a 3ª equipa, o Sporting usufruiu de 7 penaltis)? 

Ou seja, o F. C. Porto usufruiu do dobro dos penaltis que foram concedidos ao Sporting e de catorze vezes mais penaltis do que o Benfica, esclarecedor sobre as condições arbitrais, concedidas aos 3 primeiros classificados da Liga.

Nas últimas 13 épocas, o F. C. Porto e o Benfica conquistaram 6 campeonatos cada um, época após época, tem contruído os melhores plantéis na Liga Portuguesa e tem tido um rendimento médio bastante bom, ao ponto de conquistarem em média 78% dos pontos possíveis, nos jogos em que não beneficiaram de penaltis e mais de 84% dos pontos possíveis nos jogos em que beneficiam de 1 penalti, sendo que o F. C. Porto jogou apenas 301 jogos em que não beneficiou de penaltis e o Benfica jogou 323 jogos em que não beneficiou de penaltis. Foram assinalados 124 penaltis favoráveis ao F. C. Porto em 112 dos últimos 413 jogos para o campeonato e no mesmo período, o Benfica usufruiu de 102 penaltis em 90 jogos e o Sporting usufruiu de 108 penaltis em 98 jogos. 

Aqui está o quadro resumo das últimas 13 épocas, em que se descontarmos o efeito dos penaltis no saldo de golos das equipas, podemos ver que entre o FCP e o Benfica normalmente acaba sendo campeão, a equipa que conseguiu um melhor saldo de golos sem os penaltis. 

Sem o efeito dos penaltis, em 2008/09, o FCP teve uma vantagem de 15 golos (foi campeão), em 2009/10, o Benfica teve uma vantagem de 10 golos (foi campeão), em 2010/11, o FCP teve uma vantagem de 23 golos (foi campeão), em 2011/12, o FCP teve uma vantagem de 9 golos (foi campeão), em 2012/13, o Benfica teve uma vantagem de 2 golos (mas o campeão foi o FCP que usufruiu de mais penaltis), em 2013/14,  o Benfica teve uma vantagem de 12 golos (foi campeão), em 2014/15, o Benfica teve uma vantagem de 12 golos (foi campeão), em 2015/16, o Benfica teve uma vantagem de 27 golos (foi campeão), em 2016/17, o Benfica teve uma vantagem de 2 golos (foi campeão), em 2017/18, o FCP teve uma vantagem de 10 golos (foi campeão), em 2018/19, o Benfica teve uma vantagem de 20 golos (foi campeão), em 2019/20, o FCP com uma vantagem de 1 golo (foi campeão), agora em 2020/21 o Benfica leva uma vantagem de 14 golos sem o efeitos dos penaltis e está atrás do FCP porque tem menos 13 penaltis que o F. C. Porto. 


Incrível o que está a suceder nesta edição 2020/21 em Portugal, em que o Benfica é entre os 116 clubes que disputam as 6 principais Ligas, a equipa que beneficiou de menos penaltis a seu favor. Analisando historicamente vemos que o C.A. ao tomar a decisão de privar o Benfica de usufruir de penaltis em 2020/21 já sabia que estaria a condicionar completamente o sucesso desportivo do clube, um ataque arbitral semelhante já havia sido concretizado em 2010/11 (2ª época do JJ no Benfica, em que o Benfica acabou a temporada com um saldo nulo de penaltis, 2º pior registo de penaltis, logo a seguir ao desta temporada). 

 Nunca o Benfica havia sido a equipa Portuguesa com menos penaltis numa temporada desportiva, como acontece nesta temporada 2020/21, disputadas que estão 29 jornadas. Inacreditável, um dos 3 grandes, ser a equipa com menos penaltis na Liga nacional e estamos a falar da equipa Portuguesa, que marcou mais golos nesta temporada (pois, o Benfica marcou 98 golos e o F. C. Porto marcou 91 golos em todas as competições). 

Se compararmos os 22 clubes Europeus com o melhor saldo de golos sem o efeito de penaltis, confirmamos que só existem na Europa 5 clubes com melhor saldo de golos sem os penaltis do que o do Benfica (são eles o PSG, Barcelona, Bayern Munique, Manchester City e Inter Milão). Este quadro, comprova que em condições arbitrais de normalidade da mesma forma que estes 5 clubes são os principais favoritos a conquistar os seus respetivos campeonatos, o Benfica nunca poderia estar nesta altura fora da luta pelo titulo, só o está porque o C.A. privou a equipa de usufruir de penaltis, pois como se pode ver pela consulta do quadro, em média estes 22 clubes com melhor saldo de golos já usufruíram de 7 penaltis cada. Aqui está, o Ranking dos Clubes Europeus ordenados pelo saldo de golos deduzindo os penaltis


Por este quadro, sem uma enorme influência arbitral (penaltis) entre os candidatos, podemos ver que: 

  • Em França, o campeão seria o PSG (saldo de 41 golos sem penaltis) ou o Lille (saldo de 32 golos).
  • Em Espanha, o campeão seria o Barcelona (saldo de 40 golos) ou Atlético Madrid (saldo de 31 golos).
  • Na Alemanha, o campeão seria o Bayern Munique (saldo de 38 golos sem penaltis). Como a influência arbitral nesta Liga não é significativa, vai mesmo ser a equipa campeã.
  • Em Inglaterra, o campeão seria o Manchester City (saldo de 37 golos sem penaltis). Como a influência arbitral nesta Liga não é significativa, vai mesmo ser a equipa campeã.
  • Em Itália, o campeão seria o Inter de Milão (saldo de 37 golos sem penaltis). Como a influência arbitral nesta Liga não é significativa, vai mesmo ser a equipa campeã.
  • Em Portugal, o campeão seria o Benfica (saldo de 34 golos sem penaltis) ou o Sporting (saldo de 30 golos sem penaltis). Como é muito difícil de ultrapassar na classificação uma boa equipa que tenha usufruído de mais 13 penaltis, então o F. C. Porto é quem mantem grandes probabilidades de se sagrar campeão.

3 comentários:

troza disse...

O recorde ainda devem ser os 17 pênaltis do Sporting em 01/02

Mark Trencher disse...

Bom post, apesar de outros benfiquistas já terem alvitrado razões para termos tão poucos penalties, razões essas com que concordo em parte, quando vemos esta discrepância nos números, ainda por cima quando em termos de golos marcados estamos tão próximos, roça a ingenuidade acreditar que não há aqui uma dualidade de critérios gritante.

Nuno disse...

Já falta pouco.