quinta-feira, 25 de março de 2021

Na Liga Portuguesa, será que todos os jogadores que acumulam 5 amarelos, cumprem 1 jogo de castigo?

 A bem da verdade desportiva, as leis devem ser aplicadas de igual forma a todos os clubes que participam na mesma competição.

Na Liga Portuguesa, a norma é todos os jogadores que acumulem 5 amarelos, cumprirem 1 jogo de castigo e ao completarem 9 cartões amarelos, cumprem o 2º jogo de castigo. Foi o que aconteceu ao Otamendi, mesmo tendo sido punido injustamente com 1 cartão amarelo, num lance de clara simulação do Douglas Tanque, o Benfica não conseguiu a despenalização desse amarelo e por isso, o Otamendi não pode ser utilizado no jogo contra o Santa Clara, numa altura em que o seu substituto natural, o Jardel estava em isolamento por causa da Covid-19. O Benfica acabaria por empatar contra o Santa Clara 1-1 nessa jornada, em que o Otamendi foi obrigado a cumprir castigo pelo 5º amarelo. Posteriormente ao fazer a sua 29ª falta na competição, o Otamendi viria a completar o seu 9º amarelo na competição e a cumprir o seu 2º jogo de castigo. Os outros jogadores que recorrem a um nº considerável de faltas, também estão sujeitos a acumular 5 amarelos e a ter de cumprir 1 jogo de castigo, se a lei for igual para todos os jogadores que participam na mesma competição desportiva. 


Palhinha, tal como Otamendi já atingiu a 5º amarelo na competição, ao completar a sua 35ª falta e por isso estava impossibilitado de ser utilizado no Sporting-Benfica da 16ª jornada, tentou contornar os castigos previstos nos regulamentos desportivos, recorrendo a justiça civil. E acabou mesmo entrando em campo nessa jornada desrespeitando os regulamentos da competição que todos os clubes se tinham comprometido a cumprir. Depois dessa data, o Palhinha fez mais 26 faltas, sem que ver mais nenhum cartão amarelo. Nesta Liga 2020/21 é possível fazer 26 faltas sem ver nenhum amarelo, como é possível ver 9 amarelos em 29 faltas, tudo depende da sensibilidade com que os árbitros as cores das camisolas que o jogador enverga. Nenhum jogador gostaria de ser punido com o rigor, que é aplicado ao Otamendi e todos gostariam que as suas faltas fossem analisadas com o mesmo rigor, que tem sido aplicado ao Palhinha nas últimas 9 jornadas.

Qual é a punição para quem aldrabar as regras gerais da competição, falseando a verdade desportiva?

Como a Liga conseguirá garantir a integridade da competição e que a mesma regra dos 5 cartões amarelos, levará obrigatoriamente a 1 jogo de castigo e ao 9º amarelo, se aplica o 2º jogo de castigo?

1 comentário:

Luis disse...

ao sporting é possivel tudo ,o clube dos caloteiros que não pagam nada a ninguém e não descem de divisão como o Setubal tudo é permitido ,bem dizia o Marquizes que tinha um procurador e juizes para defenderem um clube e,não é queé verdade? e a direcção do Benfica não se insurge contra esta pouca vergonha ,um jogador com 5 cartões amarelos que não cumpre castigo e continua a jogar só pode ter um destino derrota em todos os jogos disputadas, perda de pontos e, até descida de divisão ,o que espera a direcção do Benfica para fazer queixa á UEFA e FIFA por ter terem recorrido aos tribunais civis.